LISTA 02 – CINEMÁTICA: mecânica- Função horária das posições do MU - AULA 03
RESUMO TEÓRICO
OBJETO DO CONHECIMENTO
Função horária das
posições do MU
Fala
galera! Tudo bem na aula de hoje vamos falar ou pouco sobre função horária do espaço do movimento
uniforme. Bem! O que você precisa saber a esse respeito? Bem! Ela é
utilizada com a finalidade de nos fornece o espaço de um móvel em qualquer
instante t0, desde que sejam conhecidos o espaço inicial e a velocidade.
Nas
resoluções de provas de vestibular e nas provas do ensino médio você pode
observar que para encontrar a o espaço de um móvel em qualquer instante t0
pedido por exemplo numa questão de Física, basta aplicar a fórmula S = S0 + v ×
t para descobrir o espaço solicitado! E que são
geralmente algum pontos de encontro entre carrinhos em linha reta, trens
passando por pontes e para calcular o alcance máximo de um projétil e também em
qualquer conjunção coordenativa adversativa que você conhecer.
Mas
o que é mesmo que você precisa saber, para encontrar o espaço de um móvel em
qualquer instante?
Bem
para qualquer situação envolvendo Função horária das posições do UM,
você vai precisar apenas coletar os dados da questão e transferir esses dados
para Formula: S = S0 + v ×
t, que é também conhecida como SORVETE!
Também chamada de função horária dos movimentos – porque S é uma função de t
que permite calcular, para um movimento com velocidade constante, as posições
(S) à partir do tempo (t), uma vez conhecidas a posição inicial (S0)
e a velocidade (V).
O
que ela significa?
S
= é a posição que quer se saber, (posição final)
S0
= é a posição inicial de acordo com a trajetória e o sentido do percurso,
V
= é a velocidade constante
t=
é o tempo = instante
Exemplo
Um
carro movimenta-se segundo a função horária S = 50 + 8t (no SI)
Faremos
o seguinte
S
= S0 + vt
⇣ ⇣ ⇣
S = 50 + 8t
S = 50 + 8t
Comparando
as duas sentenças teremos
S0
= 50 m; v = 8m/s
OBSERVAÇÃO
Você
tem, que saber o que está entre parentes faz parte da questão, logo percebemos
que ele pediu no sistema internacional de medidas. Onde “S” é dado por metro e
“v” é dado por m/s.
EXERCÍCIO RESOLVIDOS:
1ª Questão:
Uma bicicleta movimenta-se sobre uma trajetória retilínea segundo a função
horária S=10+2t (no SI). Pede-se:
a)
sua posição inicial;
b)
sua velocidade.
Geografalando COMENTA:
1º
Passo: Aplicação dos dados na equação:
S = S0 + v × t Faz-se apenas a correspondência entre os valores da fórmula
⇣ ⇣ ⇣
S =10 + 2 t dada na questão com equação da
função horária da posição
Resposta:
a)
sua posição inicial é10 m
b)
sua velocidade é 2 m/s
2ª Questão:
Um corpo movimenta-se sobre uma trajetória retilínea obedecendo à função
horária
S = 60 – 10t (no SI). Determine:
a)
Sua posição inicial e sua velocidade ;
b)
Sua posição no instante 3s ;
c)
A distância percorrida no intervalo de 1 s a 10s.
Sua Vez
3ª Questão:
(UFMG) Um automóvel viaja a 20 Km/h durante a primeira hora e a 30Km/h nas duas
horas seguintes. Sua velocidade média durante as três primeiras horas, em km/h,
é aproximadamente:
a)
20
b) 30
c) 31
d) 25
e) 27
b) 30
c) 31
d) 25
e) 27
Geografalando COMENTA:
Observe
o gráfico.
20 km/h 30 km/h
0 1h
3h
Com
base na leitura do enunciado observando
1º Passo:
Organização dos dados:
V1=
20 km/h
t1 = 1 hora
V2
= 30km/h
t2= 2
horas
2º Passo:
Aplicação dos dados na equação:
Vamos
aos cálculos da primeira hora!
Vm = D
t
20 = D
1
Agora
é só realizar uma regra de três
20 .......
……........ D
x .................... 1
D=
20 ×
1
D = 20
D
= 20km
Vamos aos cálculos das
duas seguintes horas!
Vm
= D
t
30 = D
2
Agora
é só realizar uma regra de três
30 .......
……........ D
x . ................... 2
D=
30 ×
2
D = 60
D = 60 km
3º
Passo: Somar os valores encontrados nos dois momentos analisados:
Vmt
= D1 + D2 Vmt = 20 + 60
t1 + t2 ⟹ 1 + 2
Vmt = 80 ⟹ Vmt = 26,6 ≅ 27
3
Resposta: Letra E
4ª Questão:
Um móvel passa pela posição 10 m no instante zero (t0 = 0) com a velocidade de
+5 m/s. Escreva a função horária desse movimento.
Geografalando COMENTA:
Quando
a questão fala que o objeto passou pelo instante ZERO (t=0) quer dizer posição
inicial
1º Passo:
Organização dos dados:
S
= ?
S0
= 10m
V
= 5m/s
t=
Para
a equaçãoÞ
S = S0 + v×t
(soverte)
2º Passo:
Aplicação dos dados na equação:
Agora
basta substituir os valores conforme a equação da função horária. Veja:
S
= S0 + v×t
S
=10 + 5×t
Resposta:
S = 10+5.t
5ª Questão:
Um ponto material movimenta-se sobre uma trajetória retilínea segundo a função
horária S = 10 + 2t (no SI). Determine o instante em que o ponto material passa
pela posição 36 m?
Geografalando COMENTA:
Na
questão deve-se usar a equação da função horária da posição!
S
= S0 + v ×
t
S
= é a posição que você quer saber, (posição final)
S0
= é a posição inicial de acordo com a trajetória e o sentido do percurso,
V
= é a velocidade constante
t=
é o tempo = instante
1º Passo:
Organização dos dados:
S
= 36m
S0
= 10m
V
= 2m/s
t= ?
Escolha
da equação adequada
S
= S0 + v × t
2º Passo:
Aplicação dos dados na equação:
Faz-se
apenas a correspondência entre os
valores da fórmula dada na questão
com equação da função horária da posição
S
= S0 + v × t
⇣ ⇣ ⇣
⇣ ⇣ ⇣
36
=10 + 2 ×
t
36
- 10 = 2 ×
t
26
= 2 ×t
t = 26
2
t= 13s
Resposta:13s
6ª Questão:
A velocidade escalar média de um ônibus que se moveu sempre no mesmo sentido
foi de 10 m/s, em certo intervalo de tempo. Isso significa que:
a)
o ônibus percorreu necessariamente 10 metros em cada segundo.
b)
o ônibus iniciou o movimento no espaço 10 m.
c)
é possível que o ônibus tenha percorrido 10 metros em cada segundo.
d)
certamente, o ônibus nunca parou durante o intervalo de tempo considerado.
e)
o ônibus não pode ter percorrido 15 metros em algum segundo.
Resposta: c
7ª Questão:
A função horária dos espaços do movimento de uma bolinha é
S= 4 + 3t - t2 (SI). Determine:
S= 4 + 3t - t2 (SI). Determine:
a)
Os espaços nos instantes t = 0 e t = 2 s.
b) A variação de espaço entre os instantes t = 0 e t = 1 s.
b) A variação de espaço entre os instantes t = 0 e t = 1 s.
Geografalando COMENTA:
Resolução
Resolução
a)
t = 0 Δs = 4 + 3 × 0 – (0)2 => S0 = 4 m;
t = 2 s => s = 4 + 3 × 2 – (2)2 => S2 = 6 m
t = 0 Δs = 4 + 3 × 0 – (0)2 => S0 = 4 m;
t = 2 s => s = 4 + 3 × 2 – (2)2 => S2 = 6 m
b)
t = 1 s => s = 4 + 3.1 – (1)2 => s = 6 m
∆s = 6 m – 4 m => ∆s = 2 m )2
Respostas: S0 = 4 m; S2 = 6 m e ∆s = 2 m
t = 1 s => s = 4 + 3.1 – (1)2 => s = 6 m
∆s = 6 m – 4 m => ∆s = 2 m )2
Respostas: S0 = 4 m; S2 = 6 m e ∆s = 2 m
8ª Questão:
Na figura estão representadas as posições de um carrinho em diversos instantes,
ao longo de uma trajetória retilínea.
Determine:
a) O espaço inicial do carrinho.
b) O espaço do carrinho no instante t = 1s.
c) A variação de espaço entre os instantes t1 = 0s e t2 = 3s.
a) O espaço inicial do carrinho.
b) O espaço do carrinho no instante t = 1s.
c) A variação de espaço entre os instantes t1 = 0s e t2 = 3s.
Geografalando COMENTA:
Resolução
Resolução
a)
O espaço inicial é o espaço do carrinho no instante t = 0: S0
= - 2 m
b) No instante t = 1 s o espaço do carrinho é zero: S1 = 0
c) No instante t = 3 s o espaço do carrinho é 6 m: S3 = 6 m
A variação do espaço entre os instantes 0 e 3 s é igual a:
∆s = 6 m - (-2 m) => ∆s = 6 + 2 = 8 m
Respostas:
b) No instante t = 1 s o espaço do carrinho é zero: S1 = 0
c) No instante t = 3 s o espaço do carrinho é 6 m: S3 = 6 m
A variação do espaço entre os instantes 0 e 3 s é igual a:
∆s = 6 m - (-2 m) => ∆s = 6 + 2 = 8 m
Respostas:
S0
= - 2 m;
S1
= 0; S3 = 6 m
∆s
= 8 m
9ª Questão:
O espaço de um móvel varia com o tempo conforme indica a tabela abaixo:
Determine a variação de espaço entre os instantes:
a) 1 s e 3 s
b) 1 s e 5 s
c) 3 s e 6 s.
Determine a variação de espaço entre os instantes:
a) 1 s e 3 s
b) 1 s e 5 s
c) 3 s e 6 s.
Geografalando COMENTA:
Resolução
Resolução
a)
∆s = 12 m – 8 m => ∆s = 4 m
b) ∆s = 8 m – 8 m => ∆s = 0
c) ∆s = 6 m – 12 m => ∆s = - 6m
Respostas: ∆s = 4 m; ∆s = 0; ∆s = - 6m
b) ∆s = 8 m – 8 m => ∆s = 0
c) ∆s = 6 m – 12 m => ∆s = - 6m
Respostas: ∆s = 4 m; ∆s = 0; ∆s = - 6m
10ª Questão:
Dois atletas A e B disputam uma corrida. Eles partem de um mesmo local que é
adotado como origem dos espaços. A trajetória é orientada no sentido dos
movimentos. Suas funções horárias são respectivamente:
SA
= 5 ×
t e SB = 4 × t, para SA e SB
em metros e t em segundos. Com quantos segundos de diferença os atletas atingem
o ponto de chegada situado a 1.000 m da origem, medidos ao longo da trajetória?
Geografalando COMENTA:
Resolução
Resolução
Atleta
A: para SA= 1000 m
temos:
1000 = 5×
t A
tA
= 1000
5
tA
= 200 s
Atleta B: para SB= 1000m
temos:
1000 = 4 ×
tB
tB
= 1000
4
tB
= 250 s
Os atletas atingem o ponto de chegada com uma diferença de tempo de 250 s – 200 s = 50 s
Os atletas atingem o ponto de chegada com uma diferença de tempo de 250 s – 200 s = 50 s
Resposta:
50 s
11ª Questão: Um
garoto paralisado de medo agarra-se ao carrinho de uma roda gigante. O menino
está em repouso ou em movimento?
Geografalando COMENTA:
Resolução
Resolução
Galera
pra resolver essa questão você vai ter que observar que sempre a resposta vai depende
do referencial adotado. Em relação ao carrinho, o garoto está em repouso; em
relação ao Sol, o garoto está em movimento. Em relação à Terra, se a roda
gigante estiver em movimento, o garoto também estará
12ª Questão: Um
móvel com velocidade constante percorre uma trajetória retilínea à qual se
fixou um eixo de coordenadas. Sabe-se que no instante t0 = 0, a
posição do móvel é x0 = 500m e, no instante t = 20s, a posição é x = 200m. Determine:
a)
A velocidade do móvel.
b) A função da posição.
b) A função da posição.
c)
A posição nos instantes t = 1s e t = 15s.
d) O instante em que ele passa pela origem.
d) O instante em que ele passa pela origem.
Geografalando COMENTA:
Resolução
Resolução
A
velocidade do móvel
v = Δs
v = Δs
Δt
v = (200-500)
v = (200-500)
(20-0)
v = -300
v = -300
20
v = -15m/s (velocidade negativa implica em movimento retrógrado)
v = -15m/s (velocidade negativa implica em movimento retrógrado)
A
função da posição
x = x0 + v.t
x = 500 - 15t
x = x0 + v.t
x = 500 - 15t
A
posição nos instantes t = 1s e t = 15s
Para
t = 1s temos:
x = 500 – 15.1
x = 500 – 15
x = 485m
x = 500 – 15.1
x = 500 – 15
x = 485m
Para
t = 15s temos:
x = 500 – 15.15
x = 500 – 225
x = 275m
x = 500 – 15.15
x = 500 – 225
x = 275m
O
instante em que ele passa pela origem
para
x = 0
temos que:
0 = 500 – 15.t
15.t = 500
t = 500/15
t = 33,3 s em valor aproximado.
0 = 500 – 15.t
15.t = 500
t = 500/15
t = 33,3 s em valor aproximado.
13ª Questão:
Dois carros A e B encontram-se sobre uma mesma pista retilínea com velocidades
constantes no qual a função horária das posições de ambos para um mesmo
instante são dadas a seguir: xA = 200 + 20.t e xB = 100 + 40.t. Com base nessas
informações, responda as questões abaixo.
a)
É possível que o móvel B ultrapasse o móvel A? Justifique.
b) Determine o instante em que o móvel B alcançará o móvel A, caso este alcance aconteça.
b) Determine o instante em que o móvel B alcançará o móvel A, caso este alcance aconteça.
Geografalando COMENTA:
Resolução
Resolução
a)
Sim, pois a posição do móvel B é anterior a de A, e B possui uma
velocidade constante maior que a de A; estando eles em uma mesma trajetória
retilínea dentro de um intervalo de tempo Δt, B irá passar A.
b)
xA = xB
200 + 20.t = 100 + 40.t
40.t - 20.t = 200 - 100
20.t = 100
t = 100/20
t = 5s
200 + 20.t = 100 + 40.t
40.t - 20.t = 200 - 100
20.t = 100
t = 100/20
t = 5s
14ª Questão:
A função horária do espaço de um carro em movimento retilíneo uniforme é dada
pela seguinte expressão: x = 100 + 8.t. Determine em que instante esse móvel
passará pela posição 260m.
Geografalando COMENTA:
Resolução
Resolução
v
= Δs/Δt
v = (250 – 50)/(10 - 0)
v = 200/10
v = 20m/s – velocidade
v = (250 – 50)/(10 - 0)
v = 200/10
v = 20m/s – velocidade
LISTA 02 – CINEMÁTICA: mecânica- Função horária das posições do MU - AULA 03
Reviewed by Gilvan Fontanailles
on
abril 29, 2017
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