LISTA 01 – Embriologia Animal: Fecundação e Segmentação - AULA 01


RESUMO TEÓRICO

OBJETO DO CONHECIMENTO
Assunto: Embriologia Animal- fecundação e segmentação

Nessa aula vamos falar um pouco especificamente sobre fecundação e segmentação, o desenvolvimento embrionário e, usaremos para isso, o modelo do anfioxo, que é o modelo dos cordatas, que é o tipo de estrutura que nós seres humanos apresentamos durante o desenvolvimento embrionário, do qual fazemos parte!

Desenvolvimento embrionário do ANFIOXO:
Gelara a primeira coisa que você precisa saber que acontece após a fecundação de um anfioxo é que existem várias fases ou estágios.
- Fecundação;

- Segmentação;

- Gastrulação;

- Organogêneses ou neuralização;

Então após a fecundação tem que haver uma segmentação que é a divisão celular que ocorre no zigoto para iniciar a formação do embrião.

Essa segmentação passa por um estágio de GASTRULAÇÃO, que é o estágio que levará o desenvolvimento das GASTRA, que é, uma das fases do desenvolvimento e depois, a ORGANOGÊNESE, que é a formação de tecidos de órgãos.

O que é que você precisa saber sobre fecundação e segmentação?
Fecundação:
A primeira coisa que acontece é que ao fecundar o óvulo o espermatozoide gera o zigoto (celular-ovo).
Segmentação:
Esse zigoto vai começar a sofre a segmentação ou clivagem, que são as sucessivas mitoses (divisões celulares que ele vai sofrer) para formar as novas células              

Veja:



Inicialmente o zigoto se divide em duas novas células. Aqui é interessante nota uma coisa, o volume dessas células novas não mudam em relação ao volume da célula que lhe deu origem, nesse caso do zigoto, ou seja, cada uma desses duas novas células tem o mesmo volume da célula inicial (zigoto). Ocorre  ai novamente a divisão nas 2 células, que passam a ser 4 células, e novamente ocorre a divisão,  que passam a ser 8 células, e novamente ocorre a divisão, que passam a ser 16 células, e novamente ocorre a divisão, que passam a ser 32 células. Nesse estágio esse grupo de células chamamos de MÓRULA.


Ou seja, Estas clivagens sucessivas vão levar à formação de um aglomerado de 32 células, que será o primeiro estágio do desenvolvimento embrionário que estamos estudando, a mórula. 

Mórula: Estrutura compacta de células = ou – composta por 32 células compactadas que continuam se dividindo até chegar a estrutura de BLÁTULA OU BLASTOCISTO.

Galera esse processo todo é chamado de segmentação ou CLIVAGEM.

EXERCÍCIOS RESOLVIDO

1ª Questão: (Unifor-CE) A figura mostra o desenvolvimento inicial de um animal:
Pela figura, o desenvolvimento foi mostrado até a fase de
A) zigoto.
B) mórula.
C) gástrula.
D) blástula.
E) nêurula.
EEEP Dep. José Maria Melo Comenta:
Segmentação:
A divisão ocorre a partir do zigoto (célula ovo). Inicialmente o zigoto se divide em duas novas células. Aqui é interessante nota uma coisa, o volume dessas células novas não mudam em relação ao volume da célula que lhe deu origem, nesse caso do zigoto, ou seja, cada uma desses duas novas células tem o mesmo volume da célula inicial (zigoto). Ocorre novamente a divisão nas 2 células, que passam a ser 4 células, e novamente ocorre a divisão, que que passam a ser 8 células, e novamente ocorre a divisão, que passam a ser 16 células, e novamente ocorre a divisão, que passam a ser 32 células. Nesse estágio esse grupo de células chamamos de MÓRULA.

2ª Questão: (UniEvangélica) Analise a figura a seguir.

a) A neurulação, quando se acentuam ainda mais o crescimento e diferenciação celular, com a formação do mesoderma e de outras estruturas.
b) O processo de segmentação ou clivagem, que é a série de divisões mitóticas a partir do zigoto, resultando na formação da mórula.
c) A implantação ou nidação, que é a fixação à parede do útero, dando início ao desenvolvimento intrauterino do embrião.
d) A gastrulação, que se caracteriza por acentuado crescimento e diferenciação das células em tecidos ou folhetos embrionários, resultando na gástrula.

3ª Questão: (Unesp) Considere os esquemas, numerados de 1 a 6, que mostram os diferentes estágios que ocorrem durante o processo de clivagem. Observe que eles não estão na sequência correta de acontecimentos. 

Em qual alternativa o desenvolvimento embrionário está em ordem sequencial totalmente correta?

a) 3 - 6 - 1 - 4 - 5 - 2.
b) 5 - 3 - 1 - 4 - 6 - 2.
c) 3 - 5 - 2 - 1 - 6 - 4.
d) 1 - 3 - 5 - 6 - 4 - 2.
e) 3 - 1 - 5 - 2 - 6 - 4.

4ª Questão: (Udesc 2014) O desenvolvimento embrionário é diversificado entre os diferentes grupos animais, e ocorre, de maneira geral, em três fases consecutivas. Assinale a alternativa correta quanto ao desenvolvimento embrionário dos anfioxos.

a) A organogênese é a fase em que o arquêntero, ou intestino primitivo, é formado a partir da blastocele.
b) A gastrulação é o processo de formação dos órgãos, sendo possível visualizar o tubo neural e o intestino, ao final dessa fase.
c) A organogênese é o processo de transformação da blástula em gástrula.
d) A segmentação é um processo em que o zigoto sofre clivagens (divisões), originando os blastômeros.
e) A neurulação é o início da formação dos folhetos embrionários denominados ectoderme e endoderme, a partir da gástrula.


QUESTÕES DISCURSIVAS
1ª Questão: (Vunesp-SP) Observe o esquema que representa parte do sistema reprodutor feminino. Momentos após a ejaculação, vários espermatozoides percorrem a mucosa do útero e dirigem-se para uma das trompas. Parte desses espermatozoides encontra o óvulo e libera enzimas que enfraquecem as barreiras que o envolvem. Um espermatozoide entra em contato com a superfície do óvulo, e as membranas celulares e os núcleos de ambos se fundem.

a) Quais são os fenômenos ocorridos em I e II, respectivamente?

b) Qual o nome da fase do desenvolvimento embrionário representado em III? E qual o processo de divisão celular ocorrido até a implantação observada em IV?

QUER MAIS QUESTÕES -- CLICK AQUI

LISTA 01 – Embriologia Animal: Fecundação e Segmentação - AULA 01 LISTA 01 – Embriologia Animal: Fecundação e Segmentação - AULA 01 Reviewed by Gilvan Fontanailles on abril 24, 2017 Rating: 5

Nenhum comentário

Slider

[recent]

Anuncios!