LISTA 01 – HIDROSTÁTICA: Introdução (AULA 01)


RESUMO TEÓRICO
OBJETO DO CONHECIMENTO
 Assunto: Hidrostática e Fluido.

1- Hidrostática é o ramo da Física que está inserida dentro de outra área maior da Física chamada de Mecânica dos Fluídos.

A Mecânica dos fluídos é dividida em dois grandes blocos que estuda as propriedades relacionadas  aos líquidos em equilíbrio estático;


Pode ser dividida em:
- hidrostática: que trata dos fluidos parados; isto é, em repouso.
- hidrodinâmica: que leva em consideração as forças envolvidas no escoamento dos fluidos (forças da gravidade, da pressão, da tensão tangencial, da viscosidade, da compressibilidade e outras). Isto é, em movimento

A hidráulica pode ser também dividida em: teórica e prática.
- a hidráulica teórica também é conhecida na física como Mecânica dos Fluidos;
- a hidráulica prática ou hidráulica aplicada é, normalmente, também intitulada de Hidrotécnica.

Galera, dentre as aplicações da hidráulica destacam-se as máquinas hidráulicas (bombas e turbinas), as grandes obras de saneamento, fluviais ou marítimas, como as de usinas hidrelétricas, como a Usina hidrelétrica de Tucuruí, por exemplo, diques, polderes, molhes, quebra-mares, portos , vias navegáveis, emissários submarinos, estações de tratamento de água e de esgotos, etc.

2- Fluido: Denominamos fluidos os corpos que não têm forma própria. Quando encerrados num recipiente, os fluidos adquirem a forma do recipiente. Os líquidos e os gases são considerados fluidos.

• Os líquidos têm volume praticamente invariável.
Quando se transfere água de um recipiente para outro, seu volume permanece o mesmo.
• Os gases têm volume variável, ocupando
totalmente o recipiente que o contém.

Uma experiência simples

Esta experiência mostra que a densidade de fluidos como a água não é sempre a mesma, mudando conforme a quantidade de substâncias que a ela são acrescentadas. Se você observar na tabela, a densidade da água salgada é maior que a densidade da água "doce", portanto é bem mais fácil flutuar na água do mar do que na piscina.Para realizar esta experiência você vai precisar de:
- 1 ovo
- 1 copo de vidro transparente
- 1 colher de sopa água e sal
Como fazer:Encha o copo com água. Coloque o ovo. Você observará que o ovo afunda na água, pois a densidade do ovo é maior do que o da água.Vá colocando sal à água e mexa com cuidado. O ovo vai subir ligeiramente. Vá acrescentando mais e mais sal à água, até que o ovo flutue na superfície do fluido. Observe que a densidade do ovo continua a mesma, o que mudou foi a densidade da água.

Concluindo: podemos notar que a água salgada apresenta uma densidade maior que a água "doce".A imagem abaixo apresenta uma pessoa flutuando no Mar Morto,na Palestina.

Devido ao clima, a água da superfície se evapora e o sal dissolvido permanece, tornando a água ainda mais salgada. A quantidade de sal normal nos mares é de 2% a 3%. No Mar Morto essa concentração é em torno de 27%, aumentando com a profundidade. Portanto, a quarta parte do Mar Morto constitui-se de sal dissolvido em água

Então a Hidrostática é a parte da Física que estuda os fluídos (tanto líquidos como os gasosos) em repouso, ou seja, que não estejam em escoamento (movimento).
Galera, além do estudo dos fluídos propriamente ditos, serão estudadas as forças que esses fluídos exercem sobre corpos neles imersos, seja em imersão parcial, como no caso de objetos flutuantes, como os totalmente submersos.
LISTA 01 – HIDROSTÁTICA: Introdução (AULA 01) LISTA 01 – HIDROSTÁTICA: Introdução (AULA 01) Reviewed by Gilvan Fontanailles on abril 23, 2017 Rating: 5

Nenhum comentário

Slider

[recent]

Anuncios!