LEIA ANTES DE ACESSAR O CONTEÚDO

Este blog tinha como objetivo, apenas de ser um complemento para alunos do ensino médio, no que refere as Ciência Humanas AGORA também estaremos postando aulas com assuntos das Ciências Natureza (Biologia, Química e Física).


24/04/2017

LISTA 01 – Embriologia Animal: Fecundação e Segmentação - AULA 01


RESUMO TEÓRICO

OBJETO DO CONHECIMENTO
Assunto: Embriologia Animal- fecundação e segmentação

Nessa aula vamos falar um pouco especificamente sobre fecundação e segmentação, o desenvolvimento embrionário e, usaremos para isso, o modelo do anfioxo, que é o modelo dos cordatas, que é o tipo de estrutura que nós seres humanos apresentamos durante o desenvolvimento embrionário, do qual fazemos parte!

Desenvolvimento embrionário do ANFIOXO:
Gelara a primeira coisa que você precisa saber que acontece após a fecundação de um anfioxo é que existem várias fases ou estágios.
- Fecundação;

- Segmentação;

- Gastrulação;

- Organogêneses ou neuralização;

Então após a fecundação tem que haver uma segmentação que é a divisão celular que ocorre no zigoto para iniciar a formação do embrião.

Essa segmentação passa por um estágio de GASTRULAÇÃO, que é o estágio que levará o desenvolvimento das GASTRA, que é, uma das fases do desenvolvimento e depois, a ORGANOGÊNESE, que é a formação de tecidos de órgãos.

O que é que você precisa saber sobre fecundação e segmentação?
Fecundação:
A primeira coisa que acontece é que ao fecundar o óvulo o espermatozoide gera o zigoto (celular-ovo).
Segmentação:
Esse zigoto vai começar a sofre a segmentação ou clivagem, que são as sucessivas mitoses (divisões celulares que ele vai sofrer) para formar as novas células              

Veja:



Inicialmente o zigoto se divide em duas novas células. Aqui é interessante nota uma coisa, o volume dessas células novas não mudam em relação ao volume da célula que lhe deu origem, nesse caso do zigoto, ou seja, cada uma desses duas novas células tem o mesmo volume da célula inicial (zigoto). Ocorre  ai novamente a divisão nas 2 células, que passam a ser 4 células, e novamente ocorre a divisão,  que passam a ser 8 células, e novamente ocorre a divisão, que passam a ser 16 células, e novamente ocorre a divisão, que passam a ser 32 células. Nesse estágio esse grupo de células chamamos de MÓRULA.


Ou seja, Estas clivagens sucessivas vão levar à formação de um aglomerado de 32 células, que será o primeiro estágio do desenvolvimento embrionário que estamos estudando, a mórula. 

Mórula: Estrutura compacta de células = ou – composta por 32 células compactadas que continuam se dividindo até chegar a estrutura de BLÁTULA OU BLASTOCISTO.

Galera esse processo todo é chamado de segmentação ou CLIVAGEM.

EXERCÍCIOS RESOLVIDO

1ª Questão: (Unifor-CE) A figura mostra o desenvolvimento inicial de um animal:
Pela figura, o desenvolvimento foi mostrado até a fase de
A) zigoto.
B) mórula.
C) gástrula.
D) blástula.
E) nêurula.
EEEP Dep. José Maria Melo Comenta:
Segmentação:
A divisão ocorre a partir do zigoto (célula ovo). Inicialmente o zigoto se divide em duas novas células. Aqui é interessante nota uma coisa, o volume dessas células novas não mudam em relação ao volume da célula que lhe deu origem, nesse caso do zigoto, ou seja, cada uma desses duas novas células tem o mesmo volume da célula inicial (zigoto). Ocorre novamente a divisão nas 2 células, que passam a ser 4 células, e novamente ocorre a divisão, que que passam a ser 8 células, e novamente ocorre a divisão, que passam a ser 16 células, e novamente ocorre a divisão, que passam a ser 32 células. Nesse estágio esse grupo de células chamamos de MÓRULA.

2ª Questão: (UniEvangélica) Analise a figura a seguir.

a) A neurulação, quando se acentuam ainda mais o crescimento e diferenciação celular, com a formação do mesoderma e de outras estruturas.
b) O processo de segmentação ou clivagem, que é a série de divisões mitóticas a partir do zigoto, resultando na formação da mórula.
c) A implantação ou nidação, que é a fixação à parede do útero, dando início ao desenvolvimento intrauterino do embrião.
d) A gastrulação, que se caracteriza por acentuado crescimento e diferenciação das células em tecidos ou folhetos embrionários, resultando na gástrula.

3ª Questão: (Unesp) Considere os esquemas, numerados de 1 a 6, que mostram os diferentes estágios que ocorrem durante o processo de clivagem. Observe que eles não estão na sequência correta de acontecimentos. 

Em qual alternativa o desenvolvimento embrionário está em ordem sequencial totalmente correta?

a) 3 - 6 - 1 - 4 - 5 - 2.
b) 5 - 3 - 1 - 4 - 6 - 2.
c) 3 - 5 - 2 - 1 - 6 - 4.
d) 1 - 3 - 5 - 6 - 4 - 2.
e) 3 - 1 - 5 - 2 - 6 - 4.

4ª Questão: (Udesc 2014) O desenvolvimento embrionário é diversificado entre os diferentes grupos animais, e ocorre, de maneira geral, em três fases consecutivas. Assinale a alternativa correta quanto ao desenvolvimento embrionário dos anfioxos.

a) A organogênese é a fase em que o arquêntero, ou intestino primitivo, é formado a partir da blastocele.
b) A gastrulação é o processo de formação dos órgãos, sendo possível visualizar o tubo neural e o intestino, ao final dessa fase.
c) A organogênese é o processo de transformação da blástula em gástrula.
d) A segmentação é um processo em que o zigoto sofre clivagens (divisões), originando os blastômeros.
e) A neurulação é o início da formação dos folhetos embrionários denominados ectoderme e endoderme, a partir da gástrula.


QUESTÕES DISCURSIVAS
1ª Questão: (Vunesp-SP) Observe o esquema que representa parte do sistema reprodutor feminino. Momentos após a ejaculação, vários espermatozoides percorrem a mucosa do útero e dirigem-se para uma das trompas. Parte desses espermatozoides encontra o óvulo e libera enzimas que enfraquecem as barreiras que o envolvem. Um espermatozoide entra em contato com a superfície do óvulo, e as membranas celulares e os núcleos de ambos se fundem.

a) Quais são os fenômenos ocorridos em I e II, respectivamente?

b) Qual o nome da fase do desenvolvimento embrionário representado em III? E qual o processo de divisão celular ocorrido até a implantação observada em IV?

QUER MAIS QUESTÕES -- CLICK AQUI

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...