LEIA ANTES DE ACESSAR O CONTEÚDO

Este blog tinha como objetivo, apenas de ser um complemento para alunos do ensino médio, no que refere as Ciência Humanas AGORA também estaremos postando aulas com assuntos das Ciências Natureza (Biologia, Química e Física).


23/04/2017

LISTA 01 – TEORIA ATÔMICA - MOLECULAR: Massa atômica. (AULA 01)



RESUMO TEÓRICO

OBJETO DO CONHECIMENTO
 Assunto: Massa atômica.
Na aula de hoje vamos aprender como medir a massa de uma substância muito pequena como é caso de um átomo ou de uma molécula. OK!

Vamos iniciar nossa aula falando um pouco sobre a ideia de medir.

INTRODUÇÃO:
Você sabe que para determinar a massa, a altura ou o comprimento de um objeto é prática muito familiar para nós. Lidamos bem com os valores dessas medidas, fazendo comparações. Porém, nunca paramos para nos perguntar o que significa o ato de medir, ou por que se utiliza o quilograma como medida de massa, e não o metro.

Se pensarmos em átomos e moléculas, a conversa fica mais nebulosa, já que não conseguimos ver essas partículas.
Nesta aula, vamos discutir um pouco sobre o que é medir e como interpretamos as medidas de massas atômicas e moleculares.

Então vamos!

MEDIR
– O que é medir?
–  medir é comparar o peso de alguma coisa, ou objeto com o peso de um padrão estabelecido, por exemplo, quando eu falo que a minha massa é de 70 quilogramas, na verdade eu estou comparando o peso de minha massa corpórea com um peso de uma unidade de medida padrão, que é o quilograma e isso significa que a minha massa é 70 vezes a massa de um quilograma. 

Ou seja, para medir a massa do seu corpo, utiliza-se o quilograma (kg). Por exemplo, se você diz pesar 65 kg, isto significa que você é 65 vezes mais pesado que a unidade escolhida (1 kg).

O peso do seu corpo, nesse caso foi possível chegar a uma aferição por comparação com uma grandeza padrão convenientemente escolhida, que foi nesse caso o quilograma.

IMPORTANTE: A escolha de um padrão é fundamental porque ele tem que ser apropriado para a medição daquilo que eu quero medir.

Como assim?
Por exemplo, eu quero medir a massa de um grão de areia. Será que eu posso medi-lo utilizando o padrão da medida do quilograma? Posso! Mas, ele não é apropriado.

O quilograma (kg) é uma unidade prática, mas nem sempre é adequada para uma determinada situação, como para indicar a massa de um grão de areia, em que o padrão conveniente seria o miligrama (mg), ou mesmo de um navio, em que a tonelada (ton) seria o padrão mais adequado; mas nenhum desses padrões citados seria utilizado para medir a massa de um átomo.

1 - MASSA ATÔMICA
Átomos individuais são muito pequenos para serem vistos e muito menos pesados. Porém, é possível determinar as massas relativas de átomos diferentes, quer dizer, podemos determinar a massa de um átomo comparando com um átomo de outro elemento utilizado como padrão.


1.1  - UNIDADE DE MASSA ATÔMICA (u)
Em 1961, na Conferência da União Internacional de Química Pura e Aplicada (IUPAC), adotou-se como padrão de massas atômicas o isótopo 12 do elemento carbono (12C), ao qual se convencionou atribuir o valor exato de 12 unidades de massa atômica.

Uma unidade de massa atômica (1 u) corresponde desta forma a 1/12 de massa de um átomo de isótopo 12 do carbono.
Portanto:
O valor de 1 u é de 1,66 · 10–24 g, o que corresponde aproximadamente
à massa de um próton ou de um nêutron.

Numa parlava podemos dizer que Massa atômica é o número que indica quantas vezes a massa de um átomo de um determinado elemento é mais pesada que 1u, ou seja, 1/12 do átomo de 12C.

Galera a gente não precisa saber decorado o valor da massa de um átomo pasta saber interpretá-lo comparando com o valor de 1 u é de 1,66 · 10–24 g, o que corresponde aproximadamente à massa de um próton ou de um nêutron.

Exemplo:
Quando dizemos que a massa atômica do átomo de 32S é igual a 32 u, concluímos que:

– a massa atômica de um átomo de 32S é igual a 32 u;
– a massa atômica de um átomo de 32S é igual a 32 vezes a massa de 1/12 do átomo de C-12.
– a massa de um átomo de 32S é igual a 2,7 vezes a massa de um átomo de C-12.

Outro exemplo:

He = 4u (massa atômica)
- Isso significa dizer que um átomo de hélio contem 4 vezes a massa de 1u. ou seja,
- O hélio tem 4 vezes 1/12 da massa de um átomo de carbono-12 (12C).

Outro exemplo:

Mg = 24 u (massa atômica)
-Isso significa dizer que um átomo de magnésio contem 24 vezes a massa de 1u.
ou seja, 
O magnésio tem 24 vezes 1/12 da massa de um átomo de carbono-12 (12C).

DICA: para saber qual é massa atômica de um átomo basta saber quantos prótons eles possui. A quantidade de prótons é o valor da sua massa atômica. Veja! 

He= possui 4 prótons  →  He = 4u (massa atômica)
Mg= possui 24 prótons  →  Mg= 24u (massa atômica)
Porque como vimos 1u é igual a massa de um próton, que por sua vez um próton igual a massa de um nêutron aproximadamente.

COMO CALCULAR A MASSA DE UM ÍON OU DE UM CÁTION?

Caso você queira obter a massa atômica de um íon ou de um cátion! Como proceder?
Bem a massa atômica do cátion por exemplo, do Mg2+ tem 2 prótons a mais do que o número de elétrons que o átomo de magnésio possui ou melhor que esse átomo perdeu 2 elétrons.

Então qual deve ser a massa atômica desse cátion? Será menor que a do magnésio?

A resposta será que sim! Porque como já falamos a massa do elétron é desprezível.

LEMBRANDO:
Mg = possui massa atômica de 24 u e isso quer dizer que um átomo de magnésio contem 24 vezes a massa de 1u ou seja, 24 vezes 1/12 da massa de um átomo de carbono-12 (12C).

 Dessa forma, a massa do cátion de Mg é a própria massa do átomo. Então o cátion de Mg pesa 24u.Galera para um cátion ou íon, ou aníon a carga não interfere na massa. Por que? Porque a carga desrespeita se o elemento ganha ou perde elétrons. Como a massa do elétron é desprezível, isso não vai interferir na massa do íon, do cátion ou do aníon.

EXERCÍCIOS PROPOSTOS
 

1ª Questão:  O padrão para se medir a massa de um isótopo é o átomo________________

2ª Questão:  O carbono-12 possui, por convenção, massa igual a ________________

3ª Questão: A unidade de massa atômica (u) corresponde a ______ da massa do carbono-12.


4ª Questão: Qual o átomo usado como padrão para a medida de massas atômicas?

5ª Questão: Qual a massa do padrão de massas atômicas?

6ª Questão: Quanto vale a unidade de massa atômica (u)?

7ª Questão: A massa atômica do alumínio vale 27 u. O que isto significa?

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...