Estudo Dirigido: domínios morfoclimaticos



Uma maneira interessante e rápida de os vestibulandos revisarem as principais características das grandes paisagens naturais do Brasil é estudar a partir dos domínios morfoclimáticos.

Esses domínios correspondem a áreas com relativa homogeneidade no quadro natural composto pelo relevo, pelo clima, pela vegetação e pela hidrografia. É muito importante observar que as paisagens não são homogêneas, podendo ocorrer, por exemplo, mais de uma vegetação em um mesmo tipo de relevo. Ainda assim, é possível fazer uma síntese do quadro natural do país em seis grandes domínios.

As perguntas de vestibulares costumam questionar também o modo como essas áreas foram e são transformadas pela ação antrópica (do homem). Veremos em outra aula!!



Então vamos lá!

A cobertura vegetal é influenciada pelo clima. Assim, os grandes conjuntos vegetacionais se espacializam, principalmente de acordo com o tipo climático dominante. Com base na aula sobre CLIMA: MASSAS DE AR e a CLASSIFICAÇÃO CLIMÁTICA DO BRASILEIRA, em que você aprender as principais características das massas de ar que atuam no território brasileiro, vamos construir um esquema resumo das principais características dos domínios morfoclimáticos brasileiros.


Pela distribuição das massas de ar e suas características:
- temperatura: quente ou fria. 

- pluviosidade: úmida ou seca. 

Fica fácil mapear as principais características vegetacionais da flora brasileira.

A 1ª dica é:  Em relação a pluviosidade a formação vegetacional tipo  ARBORÉA sempre vai ocorrer em áreas de clima úmido (nunca seco):
Em relação a temperatura  a formação vegetacional tipo  ARBORÉA sempre vai ocorrer em áreas de clima quente (só ocorrerá em clima temperado em áreas com altitudes superiores a 1000m):

Nesse caso nós temos três área no território brasileiro onde os climas são distintos porém são ambos úmidos, sendo dois deles quentes e um temperado e esse ultima área com altitudes superiores a 1000m .

- equatorial úmido= quente e úmido (região da ocorrência da Floresta Amazônica)
- tropical de altitude= quente e úmido (região da ocorrência da Mata Atlântica)
- subtropical = temperado úmido + altimétria superior a 1000m  (região da ocorrência da Mata Araucária)

Essas características climáticas possibilitam a ocorrência de vegetação do tipo de porte grande: arbórea: Dessa forma, teremos na área de abrangência do clima:
 - equatorial úmido= quente e úmido = Floresta Amazônica ou floresta equatorial úmida, indicado pela número 1.
Veja o mapa abaixo:
- tropical de altitude = quente e úmido = Mata Atlântica ou floresta tropical úmida, indicado pela número 3.
Veja o mapa abaixo: 
- subtropical = temperado úmido + altimétria superior a 1000m  = Mata de Araucária ou floresta subtropical úmida, indicado pela número 5. 

Veja o mapa abaixo:
 IMPORTANTE: Nesses tipos climáticos chove o ano inteiro, e estas são bem distribuídas no território de abrangência desses tipos climáticos.

A 2ª dica é:  CONTINUANDO: Tomando a pluviosidade como parâmetro em climas quentes: a medida em que as chuvas (pluviosidade) vão diminuindo, também percebe-se a diminuição do porte físico (altura) dos tipos vegetacional predominante nessas áreas. Dessa forma, em áreas de clima quente, e não sendo úmido o clima, mas subúmido ou até mesmo semi -árido, o porte da formação vegetacional será arbustiva (médio porte) mesclada com  gramíneas(pequeno porte=capim).

Nesse caso nós temos duas área no território brasileiro onde os climas são distintos e que também não são úmidos nem  são climas frios ou temperados:
- tropical típico(subúmido)= quente e subúmido.
- tropical semi-árido= quente e semiárido.

Essas caracteristicas climáticas possibilitam a ocorrência de vegetação do tipo de porte médio: arbustivas:
Dessa forma, teremos na área de abrangência do clima:
- tropical típico(subúmido)= quente e subúmido a predominância da vegetação do cerrado(arbustivas e gramíneas) indicado pela número 2.
Veja o mapa ao lado:
- tropical semi-árido= quente e semiárido = a predominância da vegetação do caatinga (arbustivas e gramíneas) indicado pela número 3.
Veja o mapa ao lado:



IMPORTANTE: Nesses tipos climáticos, no caso do tropical típico(subúmido) chove 6 meses= verão com 6 meses de estiagem= inverno, isto é, duas estações bem definidas. No caso, do clima semiárido no nordeste brasileiro, só chove 3 meses, e as chuvas são irregulares e mal distribuídas no território de abrangência desse clima. 

Obs: Tanto o Cerrado quanto a caatinga são vegetações de médio porte físico, isto é, são arbustivas com resquícios  de gramíneas (pequeno porte) e ambas são savanas, a diferença de uma para a outra está na quantidade de chuva que ocorre na área da ocorrência da caatinga que é a penas a metade do índice pluviométrico da região de abrangência dos cerrados, o que explica por exemplo na caatinga a presença de vegetação do tipo xerófila (plantas em que suas folhas são espinhos= de regiões características de desertos quentes.)

A 3ª dica éCONTINUANDO: Tomando a temperatura como parâmetro: quando o clima não for quente e mesmo que  seja do tipo úmido, não necessariamente ocorrerá vegetação de grande ou médio porte físico. Por que? porque nesse caso, é necessário a atuação do relevo com elevadas altitudes, isto é, só ocorrerá tipos vegetacionais do porte físíco grande (arbórea) e médio (arbustivas) em áreas com relevo seja acidentado e que este seja acima de 1000m em relação ao nível do mar.  Exemplo, disso, é o tipo de vegetação arbórea que ocorre na região do planalto catarinense no sul do Brasil, onde o clima não é quente (mas é úmido), e está situando acima de 1000 m de altitude. 

Então galera! no estado do Rio Grande do Sul onde predomina o clima subtropical (úmido) existe uma área de altitudes próximas ao nível do mar, ou seja, o relevo dessa área, é plano e com baixas altitudes. Logo nessa região não ocorrerá vegetação de grande ou médio porte físico. Porque mesmo sendo úmido o clima não é quente e nem está área está situado em elevadas altitudes. OK!!


Nesse caso nós temos uma área no território brasileiro onde o clima é úmido, mas nem quente e onde predominam baixas altitudes:

- subtropical: temperado úmido + altimétria inferior a 1000m predominam baixas altitudes 

Essas caracteristicas climáticas possibilitam a ocorrência de vegetação do tipo de porte médio: gramíneas:
 - subtropical: temperado úmido + altimétria inferior a 1000m predominam baixas altitudes: predominância da vegetação das pradarias ou campos (gramíneas) indicado pela número 6.
Veja o mapa ao lado:



























 Noções preliminares:
 


 As diversas paisagens que se estendem pelo globo terrestre podem ser agrupadas segundo alguns critérios, capazes de agregar regiões com características semelhantes e facilitar o entendimento dos fenômenos naturais e sociais. Quando falamos em paisagens naturais, há dois conceitos importantes: bioma e domínio morfoclimático.

a) BIOMAS: De origem grega, a palavra bioma (bio = vida + oma = grupo) foi utilizada pela primeira vez nos anos 1940 por Frederic Clements para designar grandes unidades caracterizadas pela uniformidade na distribuição e predomínio de espécies de flora e fauna, associadas a relevo, solos e macroclimas. Mais tarde, a classificação foi aprimorada, passando a designar grandes unidades com características semelhantes no que se refere à sua fisionomia, formas de vida, estruturas e fatores ambientais associados - clima, relevo, solos e hidrografia.



b) DOMÍNIOS MORFOCLIMÁTICOS:
O conceito de domínios morfoclimáticos (morpho = formas + clima) foi proposto nos anos 1970 por Aziz Ab´Saber, sendo utilizado para classificar as interações entre os elementos naturais construídas ao longo do tempo. Os domínios se referem a unidades paisagísticas a partir, em especial, das relações entre clima e relevo, pontuadas por paisagens distintas geradas pela variação de fatores naturais. Dentro do conceito de domínios, são valorizadas as faixas de transição entre uma paisagem e outra, deixando claro que essa passagem se dá de forma gradual e não abrupta.
 Esse geógrafo determinou a existẽncia de seis domínios morfoclimáticos. A saber: o Amazônico; dos Cerrados; dos Mares de Morros; das Caatinga; das Araucárias e das pradarias.

Lembrando:


Classificação da paisagem vegetal



    Quanto à umidade:

-                 Higrófita: elevada umidade;
-                 Tropófita: alternância (chuvoso e seco);
-                 Xerófita: pouca umidade;
-                 Ombrófila: elevada umidade em altitudes elevadas;
-                 Halófitas: elevada umidade em ambiente rico em sal
  Quanto às folhas:
-                 Latifoliado – folhas largas;
-                 Aciculifoliado – folhas finas.
   Quanto ao comportamento sazonal:
-                 Perenifólio – as folhas não caem durante o ano;
-                 Caducifólio ou decíduo – as folhas caem num período

  Relembrando: as diferentes paisagens do Brasil e os  tipos climáticos brasileiro:
 



Relembramos as áreas de ocorrência dos domínios morfoclimáticos e você deve ter reparado que é a vegetação que é utilizada para identificar a maior parte dos elementos da paisagem. Isso se deve sobretudo ao fato de ser ela o aspecto mais marcante, mais facilmente visualizado quando observamos as paisagens brasileiras.

Ao estudarmos o domínio do cerrado, encontramos uma vegetação que pode ser caracterizada como complexa, não-florestal, com extratos herbáceos, arbustivos e arbóreos. É comumente comparada à savana africana, aquela conhecidíssima paisagem dos documentários de TV sobre os grandes mamíferos africanos, com leões, elefantes e girafas. Os mamíferos do nosso cerrado são, por exemplo, o tatu e o tamanduá.

O clima é tropical, com grande concentração de chuvas no verão e estiagem no inverno. Corresponde a um relevo planáltico, pouco acidentado, marcado pelas chapadas. Os solos ácidos ajudaram por bastante tempo a manter o mito de que a área não era propícia para a agricultura. No entanto a expansão da fronteira agrícola naquela direção, ocorrida nas últimas décadas, transformou o Brasil central em um grande produtor particularmente de soja.

O domínio amazônico tem sua característica mais marcante também na vegetação, a exuberante floresta equatorial, que, por possuir folhas grandes, é chamada de latifoliada. É comumente subdividida em três partes: a floresta de terra firme (em áreas livres das inundações), a floresta de várzea (que pode sofrer alguma inundação de vez em quando) e a floresta de Igapó, de áreas permanentemente inundadas.

O relevo é pouco acidentado e de baixas altitudes, e o clima apresenta as maiores médias de temperatura, com as menores amplitudes térmicas (diferenças entre as máximas e as mínimas) e os mais elevados índices pluviométricos do país. Possui a maior rede hidrográfica e a maior biodiversidade do planeta.


Como é cobrado esse assunto (conteúdo) no vestibular?

Geralmente nos enunciados o vestibulando deverar: 
- identificar a área de ocorrência dos domìnios morfoclimáticos através de leitura de mapas, imagens (ilustrativas sobre a vegetação predominante do domínio) ou ainda a leitura de climogramas ou 
(Mack-2005)

—Vegetação do tipo arbórea, homogênea e aciculifoliada.—Recobre vastas áreas do Planalto Meridional, de terrenos geologicamente sedimentar-basáltico.—Desenvolve-se em áreas de clima com verões quentes e invernos amenos.— Sofre e sofreu intensa devastação, restando menos de 5% da área de ocorrência original.
As características citadas correspondem a um domínio morfoclimático brasileiro que se localiza em


GEOGRAFALANDO COMENTA:
A “vegetação do tipo arbórea, homogênea e a aciculifoliada” a que se refere o texto é a Mata das Araucárias. Esse domínio vegetal ocorre nas áreas mais elevadas do Planalto Meridional, onde o clima dominante é o Subtropical.
Resposta: e
 Observe os perfis de solo 1, 2 e 3, característicos de três dos domínios morfoclimáticos existentes no Brasil.
(imagem abaixo)


Eles são, respectivamente, representações esquemáticas de solos dos domínios morfoclimáticos
a) amazônico, da caatinga e dos mares de morro.
b) amazônico, dos mares de morro e do cerrado.
c) da caatinga, do cerrado e amazônico.
d) do cerrado, da caatinga e amazônico.
e) do cerrado, amazônico e da caatinga.

 
GEOGRAFALANDO COMENTA:

 ECOSSISTEMA A
- FATORES DE DEGRADAÇÃO: garimpo, mineração industrial, projetos agropecuários, hidrelétricas, caça e pesca predatórias.
- PRINCIPAIS IMPACTOS: assoreamento, erosão e poluição dos rios, desmatamento, inundação de florestas e áreas indígenas.

ECOSSISTEMA B
- FATORES DE DEGRADAÇÃO: pecuária extensiva, plantio de soja e trigo, queimadas.
- PRINCIPAIS IMPACTOS: erosão, desertificação, desmatamento, perda da fertilidade do solo.

A e B são corretamente substituídos por:
a) Sistemas Costeiros e Insulares e Mata Atlântica.
b) Campos do Sul e Caatinga.
c) Pantanal e Amazônia.
d) Caatinga e Cerrado.
e) Amazônia e Campanha Gaúcha.
- relacionando essas gravuras às caracteísticas climatólogicas, botânicas, pedologicas, hidrograficas etc. de um ou mais domínio morfoclimático.

(Uel) Observe as figuras abaixo.
Tendo como base os domínios morfológicos descritos por Ab’Saber, numa viagem pelo Brasil, as paisagens reproduzidas nas figuras 1, 2 e 3, pertencem respectivamente às regiões:
a) Norte, Sul e Centro-Oeste.
b) Centro-Oeste, Norte e Nordeste.
c) Nordeste, Sudeste e Sul.
d) Sudeste, Sul e Norte.
e) Norte, Sudeste e Centro-Oeste.
 
(Fdels) As ilustrações abaixo retratam as formações vegetais bem características de dois domínios morfoclimáticos brasileiros:
A respeito das duas formações vegetais, assinale a afirmativa correta:
a) As duas formações vegetais estão adaptadas ao tipo climático tropical com duas estações muito bem definidas, uma chuvosa, no verão, e outra seca, no inverno
b) A vegetação 1 domina as depressões interplanálticas semi-áridas do Nordeste, enquanto a vegetação 2 é característica dos extensos planaltos e chapadões do Centro-Oeste
c) Das duas formações vegetais, a primeira já sofreu uma maior alteração em sua configuração original, tendo em vista o uso mais intensivo do território pelas atividades econômicas
d) A formação vegetal 2 domina as coxilhas subtropicais brasileiras, sendo um prolongamento do pampa argentino e uruguaio no sul do país
e) O xeromorfismo caracteriza ambas as formações vegetais, com a presença de espécies adaptadas a longos períodos, às vezes anos, de estiagem

(Uft) Os fatores básicos que diferenciam os cerrados das caatingas estão relacionados com a posição e o volume da água existente logo abaixo da superfície durante a estação seca. Nesses ambientes o lençol d`água fica abaixo do nível dos talvegues, entretanto, no cerrado existe água permanentemente disponível para vegetais de raízes longas e pivotantes.
Figura: A caatinga na visão de Percy Lau (AB`SABER, 2003)

Figura: O cerrado na visão de Percy Lau.
Fonte: AB`SÁBER, Aziz Nacib. Os domínios de natureza no Brasil: Potencialidades
paisagísticas. São Paulo: Ateliê Editorial, 2003. p. 32 – 33.
Com base no texto e na figura é CORRETO afirmar que:
a) É nos suportes ecológicos da dinâmica das águas superficiais que reside a grande diferença entre os ecossistemas cerrado e caatinga.
b) É nos suportes ecológicos da dinâmica geológica que reside a grande diferença entre os ecossistemas cerrado e caatinga.
c) É nos suportes ecológicos da dinâmica dos lençóis d`água subsuperficiais que reside a grande diferença entre os ecossistemas cerrado e caatinga.
d) É nos suportes ecológicos da dinâmica geomorfológica que reside a grande diferença entre os ecossistemas cerrado e caatinga.
  
Como é que você deve estudar esse assunto?
Quando você for analisar um mapa a esse respeito  o principal aspecto a ser levado em consideração é o clima, em segundo lugar o relevo da área, depois vem como consequência o tipo de solo e a hidrografia do lugar. Juntos estes quatros aspectos naturais determinam a VEGETAÇÃO de uma ÁREA

O que é que você precisa entender sobre esse assunto?


1º - que o clima (temperatura e umidade) de um lugar são determinados quase exclusivamente pela LATITUDE em que a área está localizada, mais precisamente as ZONAS TÉRMICAS DA TERRA.

OBS: O clima, considerado em diferentes escalas, é o fator mais importante de variação da vegetação. O clima é influenciado em grande medida pelo balanço da radiação solar. Os efeitos da radiação solar sobre condições de luminosidade, temperatura e disponibilidade de água para os vegetais são mediados por estratégias de adaptação.

2ª - a altitude é o segundo fator geográfico a ser observado


Como a vegetação pode ser cobrada no ENEM em relação a latitude?


Exemplo de Questão:

Observe o esquema abaixo:


Com base no esquema, é CORRETO afirmar que:
a) a maior profundidade do solo que ocorre na faixa de vegetação de Taiga se deve à elevada precipitação e baixa queda da quantidade de folhas.
b) a vegetação de Tundra apresenta uma profundidade de solo semelhante à faixa de vegetação de deserto, em razão da escassez da pluviosidade.
c) a evaporação apresenta uma linha de tendência de aumento da faixa de climas quentes e úmidos para os climas secos e frios.
d) a vegetação nas latitudes médias é menos exuberante, em razão da evaporação ser maior em relação à faixa de vegetação da floresta tropical.

GEOGRAFALANDO COMENTA: 

O solo da tundra é chamado de permafrost, que em uma tradução literal significa “sempre congelado”, e é justamente essa característica que dá a tundra suas feições naturais.
O permafrost é um solo típico das regiões antárticas composto por terra, pedras e gelo. Sua profundidade pode alcançar até mais de 1 metro e ele é totalmente impermeável o que faz com que surjam áreas lamacentas no verão quando a camada de gelo superficial, que pode chegar a 300 metros em alguns lugares, derrete.
Os solos que se formam em climas áridos são predominantemente minerais com pouca matéria orgânica. A repetida acumulação de água em alguns solos forma muitos depósitos de sal. Sua profundidade é semelhante à do permafro
st.



QUESTÕES DISCURSIVAS (02 Pontos)


01 Questão: Os domínios morfoclimáticos (ou morfoclimatobotânicos) correspondem a porções da superfície terrestre nas quais os elementos naturais como a estrutura geológica, o relevo, o clima, a hidrografia e a vegetação se combinam, criando uma paisagem individualizada e diferenciada das demais. O geógrafo Aziz N. Ab'Sáber determinou a existência de seis domínios morfoclimáticos, no Brasil.



a) Explique o que é domínio morfoclimático enfocando a abordagem conceitual desse termo usado exclusivamente na geografia?



b) Quais, quantos são e como são classificados (quanto ao porte estrutural dos vegetais) os domínios morfoclimáticos brasileiros ;



c) Relacione o nome de cada domínio com o local de sua abrangência juntamente com o tipo de relevo e clima predominante da área.



d) Compare os domínios Amazônico e do Cerrado, ressaltando as diferenciações entre os dois tipos de paisagem natural.





02 Questão: O domínio dos cerrados ocupa vastas extensões do Brasil Central e do Meio Norte, além de áreas periféricas, totalizando cerca de 20 a 25% do território brasileiro. Corresponde, predominantemente, ao clima tropical típico, com estação seca prolongada e temperatura média anual em torno de 22-23 °C. Tanto no verão como no inverno, devido às latitudes relativamente baixas, a radiação solar é bastante intensa, provocando não raramente a ocorrência de queimadas por combustão espontânea.


Observe atentamente o mapa e o gráfico.
    

a) Aponte duas características do cerrado, tendo em vista as condições ambientais mencionadas.

b) Com base no climograma e no texto, identifique os meses de ocorrência mais prováveis de queimadas causadas por combustão espontânea, justificando sua identificação.

GEOGRAFALANDO COMENTA:

a) O cerrado é caracterizado por espécies herbáceo-arbustivas, com aspectos como capins ressecados, arbustos retorcidos com cascas grossas, folhas miúdas e raízes profundas. Trata-se de uma vegetação bem adaptada à baixa umidade.

b) As queimadas espontâneas tem maior probabilidade de ocorrência nos meses de agosto e setembro, caracterizados pelas temperaturas mais elevadas e pelos índices mais baixos de pluviosidade, correspondendo ao final do período de estiagem, próximo ao início da estação chuvosa.

03 Questão: (UNICAMP-2003) A floresta é um tipo de vegetação que se caracteriza pela predominância de árvores, quase sempre em densos agrupamentos Constitui a floresta uma formação clímax e ocorre sempre que do balanço de água no solo resulte um saldo favorável.
(Adap-tado de Dora de Amarante Romariz, Aspectos da Vegetação Brasileira. São Paulo, Livraria Bio-Ciência, 2....ed., 1996, p. 3.)
a) Conceitue clímax.
b) Conceitue evapotranspiração.
c) Cite duas formações florestais existentes no território brasileiro.

GEOGRAFALANDO COMENTA:

a) Consideram-se formações clímax aquelas ecocomunidades estáveis, que atingem o máximo de sua capacidade de biomassa e permanecem constantes, contribuindo ao extremo para a manutenção da biodiversidade.
b) Evapotranspiração é o processo de perda de água de um determinado ecossistema para a atmosfera, o que é causado pela evaporação da água acumulada no solo e pela transpiração das plantas.
c) Podemos citar a floresta Amazônica, que ocupa a porção norte do país, a Mata Atlântica, dispersa pelo litoral e a mata das Araucárias, floresta subtropical do sul do Brasil.

04 Questão: (UNICAMP-2003) O Brasil é um país de grande extensão territorial, marcado por uma diversidade de paisagens naturais que configuram diferentes domínios morfoclimáticos.
a) O que são domínios morfoclimáticos?
b) O que é uma faixa de transição morfoclimática?
c) Cite três domínios morfoclimáticos existentes no Brasil.

GEOGRAFALANDO COMENTA:
a) Os domínios morfoclimáticos correspondem a grandes porções da paisagem natural que apresentam relativa homogeneidade. Essas áreas, resultam da interação de elementos da natureza (relevo, estrutura geológica, clima, solo e vegetação) ao longo do tempo.
b) As faixas de transição morfoclimática correspondem às faixas existentes entre os domínios delimitados. Essas faixas se caracterizam pela presença de uma paisagem heterogênea.
c) O Brasil apresenta, em seu território, seis domínios morfoclimáticos. São eles: Amazônico, dos Cerrados, dos Mares de Morros, das Caatingas, das Araucárias e das Pradarias.


05 Questão: Leia o texto a seguir e faça o que se pede:
“A maior biodiversidade brasileira é encontrada nesse ecossistema. No entanto, esse ecossistema já foi muito devastado pelas diversas formas de ocupação a que foi submetido. Desde a extração do pau-brasil até o vertiginoso crescimento urbano-industrial.”
(Adap. ALMEIDA, L. M. A. de e RIGOLIN, T. B. “Geografia”. São Paulo: Ática, 2005. p.442.)

a) Identifique a que tipo de ecossistema o texto se refere.
b) Cite duas (2) características desse ecossistema.
GEOGRAFALANDO COMENTA
a) Floresta ou Mata Atlântica.
b) É perene - permanentemente verde, não perde as folhas; é heterogênea - constituída de várias espécies; é densa - fechada; é higrófila - várias espécies vivem em ambientes úmidos; predomina sobre terra firme; localiza-se em um relevo escarpado; tem a maior biodiversidade do mundo.
 


 ATIVIDADE DE ASSIMILAÇÃO DO CONTEÚDO: (OBRIGATÓRIO)

1ª Questão: (UFV) - 1ª ETAPA – TRIÊNIO 2009-2011- O clima e a vegetação variam de acordo com a latitude, constituindo fatores, entre outros, que regulam a distribuição da temperatura do ar e da pluviosidade no planeta Terra, que agem conjuntamente limitando a existência ou não de biomas terrestres. Assinale a alternativa que indica CORRETAMENTE as características dos biomas terrestres:

a) A floresta tropical é dominada por plantas perenifólias, que mantêm a maioria das folhas durante o ano todo, encontradas na zona intertropical.
b) As florestas de coníferas perenes, também chamadas Tundra, são localizadas ao sul da Taiga nas regiões do norte da Ásia, Europa e América do Norte.
c) As pradarias são formações vegetacionais, onde predominam plantas herbáceas, localizadas essencialmente nas latitudes temperadas.
d) Os ecossistemas montanhosos, localizados na Europa Central, apresentam durante todo o ano a presença de neves eternas e florestas latifoliadas, em sua grande maioria.


2ª Questão: (UFV) 1ª ETAPA – TRIÊNIO 2009-2011-  Leia o texto abaixo:
[...] Uma semana depois da grande cheia, já a lama estava de novo à mostra. E o seu cheiro podre subia ao ar, forte como nunca, misturando-se ao cheiro de carniça dos bichos mortos encalhados na vazante, mal recobertos pelos lençóis negros da lama. Só quem ressurgia triunfante no meio dessa desolação era o mangue [...].
(CASTRO, Josué de. Homens e Caranguejos. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2003. p. 91.)


Com base no texto e em conhecimentos sobre o assunto, é INCORRETO afirmar que os mangues são ambientes:



a) produtivos que filtram excessos de nutrientes vegetais.

b) vulneráveis a eventos de chuva intensa e enchentes.

c) de área costeira que convivem com a maré alta e baixa.

d) localizados em deltas na faixa intertropical.







3ª Questão: (UFV)  1ª ETAPA – TRIÊNIO 2009-2011 Observe, ao lado, o mapa dos domínios no território brasileiro, de Ab´Saber (1969), e assinale a alternativa que indica CORRETAMENTE o(s) critério(s) utilizado(s) pelo autor para a delimitação das áreas representadas:


a) Por macroregiões políticas, econômicas e populacionais.
b) Por conjunto de ecossistemas, que formam biomas.
c) Por condições físicas de relevo, clima, vegetação e hidrografia.
d) Por renda média dos domicílios brasileiros.
 
4ª Questão: (Marckzine -2009) Amazônia não é o ‘pulmão do mundo’, aponta pesquisador, mas sua destruição poderia ter efeitos catastróficos no clima do planeta.
Iberê Thenório, Globo Amazônia
Apesar de haver muitas evidências de que a Amazônia não exerce esse papel, é consenso entre os pesquisadores que as extensas áreas de floresta do Norte do Brasil têm grande influência no clima do planeta. Mesmo não sendo o tal pulmão, a Amazônia ainda se constitui em um órgão vital. A respeito dos aspectos naturais da Região Amazônica, é INCORRETO afirmar que

a) a Massa Equatorial Continental se forma a noroeste da Amazônia brasileira, sendo quente e úmida.
b) predominam os solos orgânicos, onde a camada superficial é rica em material em decomposição, de origem animal e de origem vegetal.
c) devido à sua dinâmica e à sua abundância natural, todo o oxigênio liberado é reabsorvido pelo ecossistema, não havendo, portanto, excedentes.
d) o solo amazônico é bastante fértil em sua estrutura, justificando a riqueza da biodiversidade desse domínio natural.
e) o clima predominante é o Equatorial, com nível pluviométrico intenso, apresentando pequena amplitude térmica anual e temperaturas médias acima de 25oC

GEOGRAFALANDO COMENTA:
No geral os solos amazônicos são naturalmente pouco férteis, apresentando somente algumas manchas de solo com maior fertilidade, principalmente nas áreas de várzea.



(FFFCMPA/RS – 2009) Ocupando extensa área do território brasileiro e composta, essencialmente, por uma formação florestal latifoliada com variedade enorme de espécies vegetais, este espaço está vinculado a um tipo climático equatorial úmido, caracterizando-se por ser uma das regiões mais chuvosas do planeta. Em certos locais, a existência de clareiras com vegetação rasteira, como os campos, contrasta com o restante da formação. O trecho acima se refere à (ao):
a) Mata atlântica.
b) Mata de araucária.
c) Floresta latifoliada tropical úmida de encosta.
d) Floresta amazônica.
e) Pantanal.

  (UFRRJ - 2009) A vegetação natural de uma área é a expressão das características do solo, relevo e clima, e das interações entre esses elementos ao longo do tempo. Leia as afirmativas I, II e III, que descrevem os tipos de vegetação do Brasil.
I. É uma floresta densa e intrincada, as plantas crescem muito próximas umas das outras, e é comum a ocorrência de plantas parasitas. Desenvolve-se em região de clima quente e úmido.
II. Constitui-se basicamente por vegetação arbustiva e herbácea. Desenvolve-se em clima tropical semiúmido.
III. Predominam as espécies lenhosas e herbáceas, de pequeno porte, geralmente dotadas de espinhos. Desenvolve-se em área de clima semiárido.
Assinale a única alternativa que contém todas as formações vegetais descritas:
a) I. Mata Atlântica, II. Caatinga e III. Mata de Araucária.
b) I. Pantanal, II. Cerrado e III. Floresta Amazônica.
c) I. Floresta Amazônica, II. Caatinga e III. Mata de Araucária.
d) I. Floresta Amazônica, II. Cerrado e III. Caatinga.
e) I. Mata de Araucária, II. Pantanal e III. Mangue.




UFPR

A dinâmica da natureza e as diferentes combinações entre os elementos produziram certas diferenciações dentro do  território brasileiro, configurando a existência de seis porções relativamente distintas, chamadas domínios morfoclimáticos ou domínios naturais
.
COELHO, M. de A.
Geografia do Brasil
. São Paulo: Moderna, 1996. p. 107.
Em relação ao relevo e à cobertura vegetal dos diferentes domínios, considere as afirmativas a seguir.
I. No domínio do cerrado, a vegetação característica é de herbáceas, com predomínio das gramíneas.
II. A Floresta Ombrófila Mista, ou floresta com Araucária, é típica das pradarias.
III. No domínio amazônico, o relevo caracteriza-se pela presença de planícies, depressões e baixos planaltos.
IV. Na faixa oriental do Brasil, marcadamente na região Sudeste, o relevo predominante é o de planaltos e serras, constituindo paisagens conhecidas como “mares de morros”.

Assinale a alternativa correta.
a) Somente as afirmativas III e IV são verdadeiras.
b) Somente a afirmativa I é verdadeira.
c) Somente a afirmativa II é verdadeira.
d) Somente as afirmativas I, III e IV são verdadeiras.
d) Todas as afirmativas são verdadeiras
 
Estudo Dirigido: domínios morfoclimaticos Estudo Dirigido: domínios morfoclimaticos Reviewed by Gilvan Fontanailles on junho 14, 2013 Rating: 5

5 comentários

  1. Compare os domínios Amazônico e do Cerrado, ressaltando as diferenciações entre os dois tipos de paisagem natural ?????

    ResponderExcluir
  2. Queria que você explicasse melhor o fato de nas pradarias apesar da alta pluviosidade terem desenvolvido um tipo de vegetação rasteira

    ResponderExcluir

Slider

[recent]

Anuncios!