Estudo Dirigido: Massas de Ar e dinâmica climática brasileira

Fala galera! Tudo Bem! Na aula de hoje vamos estudar a dinâmica climática brasileira. Para isso, destacaremos a atuação das  massas de ar na origem e determinação dos cinco grandes domínios climáticos que atuam em nosso território, pois são estas porções da atmosfera com suas características próprias de temperatura, umidade e pressão que determinam ou modificam os tipos climáticos existentes em nosso país. Esse assunto é muito cobrado e recorrente nos vestibulares em todo o país. Então vamos lá!!

Noções Preliminares:
Em virtude da grande extensão territorial do Brasil, o país apresenta diferentes domínios climáticos. Nesse sentido, são verificados no país desde climas superúmidos quentes, provenientes das massas Equatoriais, como é o caso de grande parte da região Amazônica, até climas semi-áridos muito fortes, próprios do sertão nordestino. Como também clima subúmido e frios no sul do país.

Dessa forma, para compreender melhor o estudo dos climas do Brasil é fundamental observar primeiro a caracterização e a dinâmica das massas de ar que atuam em nosso território pois são estas porções da atmosfera com características próprias de temperatura, umidade.

O que seria então uma Massa de Ar?

Pensando nisso vamos conceituar o que é uma Massa de Ar.

Massa de ar: é uma parcela extensa e espessa da atmosfera, com milhares de quilômetros de extensão, que apresenta características próprias de pressão, temperatura e umidade, determinadas pela região na qual se origina. Devido às diferenças de pressão, as massas de ar que compõem a atmosfera estão em constante movimento.
 
  Vejamos agora como é que se comportam as cinco massas de ar que atuam no território brasileiro.




De acordo com as principais característica dessas cinco massas de ar, teremos cinco grandes domínios climáticos brasileiros.
Veja:  
•mEc– Massa Equatorial Continental – quente e úmida (devido à floresta e hidrografia amazônica)
•mEa– Massa Equatorial Atlântica – quente e úmida
•mTc–Massa Tropical Continental – quente e seca
•mTa– Massa Tropical Atlântica – quente e úmida
•mPa– Massa Polar Atlântica – fria e úmida

Vejamos agora as principais características dessas cinco massas de ar mais detalhadas. 

•mPa– Massa Polar Atlântica – se DESTACA no inverno:
- fria e úmida;
- origina-se nas porções do oceano atlântico próximas à Patagônia
- atua mais no inverno, em quase todo o território brasileiro (quando entra no Brasil como frente fria), provocando quedas de temperatura.
- exerce forte influência em todas as regiões brasileiras .
- ela é responsável pela ocorrência de três fenômenos bem específicos no Brasil:

- Friagem (amazônia)
No inverno com diminuição da influência do centro de baixa do Chaco permite que o anticiclone do Atlântico Sul e da Argentina avance sobre o continente, fazendo com que a umidade dessa massa de ar entre nas calhas do relevo (acompanhando o cursos dos rios) cruzando o território nacional de norte (passa pela planície do pantanal mato grossense e chegue ao oeste da floresta amazônica) favorecem a ocorrência das friagens na Amazônia.

- Geada (região sul)
As geadas ocorrem quando a temperatura do ar próximo do solo ou superfícies expostas cai abaixo de 0°C. Dependendo da quantidade de vapor d’água existente no ar ela pode ou não vir acompanhada de depósitos de cristais de gelo sobre o solo, vegetação ou qualquer superfície exposta.
A principal causa da formação de geada ocorrem na região sul do Brasil e corresponde a advecção de mPa. No Brasil meridional a ocorrência de geadas no inverno é relativamente comum nas regiões mais elevadas. A neve é fenômeno mais raro e limitado a poucas regiões situadas em altitude.
No município de São Joaquim (Santa Catarina) neva, em média, um dia a cada ano, com acumulação no solo.
Consequência:
Dependendo da intensidade e da extensão da geada, o fenômeno pode causar sérios danos a agricultura, queimando e ressecando a folhagem das plantas, especialmente das hortaliças. As temperaturas abaixo de 0°C podem danificar e até matar os tecidos das plantas.

- Frente fria (região sudeste e litoral nordestina)
As frentes frias são conseqüência da própria dinâmica da atmosfera, resultado da colisão entre duas massas de ar com características distintas. No caso em questão, da Massa Polar Atlântica e da Massa Tropical Atlântica.
Em razão do seu local de origem as frentes frias começam a produzir repercussões inicialmente na região Sul do país, podendo se estender à região Nordeste, no inverno, caso sua trajetória seja litorânea, ou alcançar o norte do Brasil, também no inverno, causando o fenômeno das friagens.
•mEc– Massa Equatorial Continental – se DESTACA no verão:
- quente e úmida
- origina-se na porção ocidental da floresta amazônica,
- no inverno atua somente na porção noroeste da região norte. Isso só ocorre devido no inverno a mPa inibe a presença da mEc que fica restrita ao noroeste da região norte) .
- no verão atua em quase todo o território brasileiro por não encontrar obstáculo, a mEc se expande por boa parte do território nacional. 

•mTa– Massa Tropical Atlântica – é IMPORTANTE porém sua atuação é marcada de forma secundária tanto no inverno pela mPa como no verão pela mEc
- no inverno age conjuntamente com a mPa quando ocorre a formações de chuvas frontais na região sudeste seguindo pelo litoral em direção litoral nordestino. 
mEa– Massa Equatorial Atlântica é POUCO EXPRESSIVA
- quente e úmida
- domina parte do litoral da região amazônica e do litoral nordestino em alguns momentos do ano,
- tem o seu centro de origem no oceano atlântico.

mTc–Massa Tropical Continental
- quente e seca
- se origina na depressão do Chaco (Paraguai) 
- abrange uma área de atuação muito limitada, permanecendo, durante quase todo o ano, em sua região de origem

Vejamos agora uma lista de exercícios para você treina o que você aprendeu até aqui! Ok!

01 Questão: (Fuvest - 2002) Considere o mapa e o texto abaixo.



A alternância de períodos chuvosos ao Sul e ao Norte da Bacia, garante uma alimentação farta e permanente do rio __________________ o ano inteiro, fazendo com que as oscilações do nível das águas apresentem uma amplitude bem menor do que ocorreria se ele fosse subordinado a um único regime pluvial. Esse relativo equilíbrio hidrológico decorre do deslocamento anual da massa _________________.”
Fonte: Adap. IBGE, 1977.
Assinale a alternativa que completa corretamente o texto.
a) Amazonas – Equatorial Atlântica
b) Paraguai – Tropical Continental
c) Paraguai – Equatorial Atlântica
d) Amazonas – Equatorial Continental
e) Amazonas – Tropical Continental

02 Questão: (UFAC) Atuam no território brasileiro cinco massas de ar, que estão representadas pelas letras A, B, C, D e E no mapa a seguir:

   
Com base na leitura do mapa podemos verificar:

A - A massa de ar correspondente a letra B, representa a massa equatorial continental que influencia o território brasileiro, deslocando calor e umidade.
B - As massas de ar, representadas pelas letras A, B, C e D, são originárias da Planície do Chaco, as quais contribuem para manifestação de períodos quentes e secos.
C - A massa de ar indicada pela letra E, no mapa, é originária do Sul do Oceano Atlântico. É quente e úmida e forma os ventos alísios de sudeste.
D - No mapa, a letra A corresponde à massa polar atlântica, que exerce forte influência em todas as regiões brasileiras. Ela é responsável pela queda de temperatura na região Norte e Planície do Pantanal, fenômeno conhecido como “friagem”.
E - A massa tropical continental corresponde à letra D, no mapa, a qual atua nas áreas do interior das regiões Sudeste, Sul e Centro Oeste.

03  Questão: (Unifesp) Durante o inverno, pode ocorrer a chamada friagem, por meio da ação da

a) Massa Tropical Atlântica, que diminui as chuvas no Rio Grande do Sul.
b) Massa Equatorial Atlântica, que abaixa as temperaturas em São Paulo.
c) Massa Equatorial Continental, que aumenta a temperatura no Ceará.
d) Massa Tropical Continental, que incrementa as chuvas em Brasília.
e) Massa Polar Atlântica, que reduz a temperatura no Amazonas.

04 Questão:  (UDESC) Observe o mapa abaixo.


Analise as proposições sobre as massas de ar que atuam no Brasil, representadas no mapa pelos números arábicos.

I. O número 1 representa a Massa Equatorial Atlântica.
II. O número 2 representa a Massa Equatorial Amazônica.
III. O número 3 representa a Massa Tropical Atlântica.
IV. O número 4 representa a Massa Tropical Continental.
V. O número 5 representa a Massa Polar Atlântica.

Assinale a alternativa correta.

a) Somente as afirmativas I, III, IV e V são verdadeiras.
b) Somente as afirmativas I, II e V são verdadeiras.
c) Somente as afirmativas I, II e III são verdadeiras.
d) Somente as afirmativas IV e V são verdadeiras.
e) Todas as afirmativas são verdadeiras.

Resposta: E
GEOGRAFALANDO COMENTA:
A questão exigia que o aluno soubesse identificar num mapa a área de ocorrência das massas de ar e à estas relacionar suas respectivas denominações. A ordem das respectivas sequência dos números estão todas corretas.

05 Questão:  (Vunesp-1997) Observe o mapa e as gravuras adiante.



Fonte: Simielli, MILE. - Geoatlas Básico - Editora Ática. Garcia, Helio C. e Caravello, T.M. - Lições de Geografia Editora Scipione

No mapa do Brasil, os algarismos romanos indicam os tipos climáticos e as gravuras numeradas de 1 a 3 representam alguns tipos de vegetação. Assinale a alternativa que apresenta a correspondência correta entre os tipos climáticos e as paisagens vegetais.
a) I -1; II - 2; III - 3.
b) II - 1; III- 3; IV - 2.
c) V - 1; III - 2; IV - 3.
d) II - 3; III - 1; V - 2.
e) I - 3; IV - 1; III - 2.
Resposta: E
GEOGRAFALANDO COMENTA:
Questão bem elaborada, apontando as gravuras de Percy Lau:
Figura 1 – Matas das Araucárias ou Floresta aciculifoliada, típica da Região Sul, dos planaltos e serras de Clima Subtropical.
Figura 2 – Domínio da Caatinga, Nordeste Brasileiro, com plantas xerófitas, clima tropical semi-árido, solos cristalinos pouco permeáveis e ácidos.
Figura 3 – Floresta Amazônica, típico da Região Norte, com vegetação densa, arbórea. formação da cobertura vegetal de floresta ombrófila, com árvores de grande porte e folhagens sempre verdes.
06 Questão:  (UEFS/BA) –(Adaptada)





Com base no mapa, no climograma e nos conhecimentos sobre climas do Brasil, é correto afirmar que o tipo de clima e a vegetação predominante apresentado corresponde:
a) – tropical típico e o Cerrado
b) – equatorial úmido e Floresta Amazônica.
c) – semiárido e a Caatinga.
d) – tropical de altitude e Mata Atlântica.
e) – subtropical e Cerrado.

Resposta: A
GEOGRAFALANDO COMENTA:
No mapa representa o domínio dos cerrados ocupa vastas extensões do Brasil Central e do Meio Norte, além de áreas periféricas, totalizando cerca de 20 a 25% do território brasileiro. Corresponde, predominantemente, ao clima tropical típico, com estação seca prolongada e temperatura média anual em torno de 22-23 °C. Observando o climograma este destaca duas estações bem definidas, uma seca e outra úmida, caracterizando o clima tropical típico, portanto a opção correta é a letra “A”
07 Questão: (Ufg) Observe os mapas a seguir.


A dinâmica das massas de ar é um dos  fatores que explica a caracterização climática de uma área. A leitura e a interpretação dos mapas  indicam que o clima do  território goiano é  influenciado pela atuação  da massa

a) Equatorial continental durante o ano todo.
b) Tropical atlântica no verão e Polar atlântica durante o inverno.
c) Equatorial continental no verão e Equatorial atlântica no inverno.
d) Tropical atlântica durante o ano todo.
e) Equatorial continental no verão e Tropical atlântica no inverno.
Resposta: E
GEOGRAFALANDO COMENTA:
A leitura e a interpretação dos mapas indicam que o clima do  território goiano é  influenciado pela atuação  da Massa Tropical Atlântica (mTa) no inverno e no verão pela  massa Equatorial continental (mEc) que por não encontra obstáculos e se expande por boa parte do território brasileiro inclusive pelo território goiano nesse período. Pois no inverno o avanço da massa Polar atlântica inibe a presença da massa Equatorial continental que nessa área ficando restrita ao noroeste amazônico.

08 Questão (UFAL) A imagem de satélite a seguir mostra a ação de um importante sistema atmosférico que age sobre o Brasil e que está indicado pela seta. Assinale-o.


a) Convergência Intertropical
b) Ciclone Extratropical
c) Massa Equatorial Continental
d) Frente Polar Atlântica
e) Onda de Leste.

Resposta: D
GEOGRAFALANDO COMENTA:

Trata-se de um sistema frontal caracterizado por uma frente fria.
Lembre-se que os sistemas frontais formam-se a partir do deslocamento de ar por diferenças de pressão atmosférica. O ar circula na atmosfera das zonas de alta para as zonas de baixa pressão.
Veja a entrada de um sistema frontal de frente fria no sul de Minas pode resultar em chuvas frontais, seguidas pela massa de ar frio, que provoca queda de temperatura e, em casos de frentes mais fortes, a formação de geadas no sul do país. Essas características deixam claro que a imagem de satélite mostra a ação do deslocamento de uma frente fria polar no território brasileiro.
09 Questão: (Ufrrj 2005) O texto a seguir se refere aos grandes conjuntos climatobotânicos. A vegetação é reflexo das condições naturais, principalmente do solo e do clima do lugar onde ocorre. O Brasil, por contar com grande diversidade climática, apresenta várias formações vegetais. Tem desde densas florestas latifoliadas tropicais, que ocupam mais da metade de seu território, até formações xerófitas, como a caatinga.
SENE, E. de e MOREIRA, J. C. "Geografia Geral
e do Brasil: Espaço Geográficoe Globalização".
São Paulo: Scipione, 1998. p.484.

Correlacione as colunas, associando a vegetação aos tipos climáticos.

COLUNA 1
1 - Floresta Amazônica
2 - Floresta de Araucária
3 - Floresta Atlântica
4 - Cerrado
5 - Caatinga

COLUNA 2
( ) Clima Tropical Típico
( ) Clima Equatorial Úmido
( ) Clima Tropical Litorâneo Úmido
( ) Clima Subtropical
( ) Clima Tropical Semi-árido

A seqüência correta que representa a correlação acima está na opção
a) 4, 1, 2, 3 e 5.
b) 4, 1, 3, 2 e 5.
c) 4, 1, 5, 2 e 3.
d) 1, 2, 3, 4 e 5.
e) 2, 1, 3, 4 e 5.

Resposta: B
GEOGRAFALANDO COMENTA:
A questão exigia que o aluno soubesse  identificar e relacionar num  os tipos climáticos que ocorrem   nas áreas de ocorrência dos domínios morfoclimáticos  As relação correta dos domínios em relação aos tipos climáticos predominantes estão de acordo com a seqüência:  4 – 1 – 3    2 e  5

10 Questão:  (FGV- 2002)  Essa região brasileira apresenta as seguintes características geoambientais: pluviosidade irregular, em torno de 750mm/ano, concentrada num período de 3 a 5 meses. Ocorrem períodos agudos de estiagem, quando a precipitação pluviométrica cai para cerca de 450-500mm/ano. As temperaturas são altas, com taxas elevadas de evapotranspiração e balanço hídrico negativo durante parte do ano. A insolação é muito forte, 2.800horas/ano, e está aliada à baixa umidade relativa.
Fonte: http://www.cnpma.embrapa.br/projetos/prod_int/regiaosf.html

O tipo climático e a região brasileira correspondentes ao texto são:

a) Subtropical – Região Centro-Sul.
b) Tropical de altitude – Região Sudeste.
c) Semi-árido – Região Nordeste.
d) Tropical – Região Sudeste.
e) Desértico – Região Nordeste.

Resposta: C
GEOGRAFALANDO COMENTA:

As características climáticas citadas no texto são típicas do domínio semi-árido do Brasil. Na região Nordeste, tal domínio ocupa grandes partes da sub-região denominada Sertão Nordestino.

11 Questão  (UNIR/RO) A coluna da esquerda apresenta tipos climáticos brasileiros e a da direita, suas características. Numere a coluna da direita de acordo com a da esquerda.

1 – Clima Equatorial 
2 – Clima Tropical  
3 – Clima Subtropical   
4 – Clima Semiárido
  
 (     ) Predominante no território brasileiro, ocupa a parte  central com duas estações bem definidas: uma seca e outra chuvosa.
 (     ) Localiza-se nas proximidades da linha do Equador;  possui chuvas abundantes o ano todo.
 (     ) A quantidade de chuva não varia muito ao longo do  ano, mas as temperaturas mudam constantemente.
 (     ) Caracterizado por baixa umidade, pouca chuva e  elevadas temperaturas.

Assinale a sequência correta.
A - 1, 3, 4, 2
B - 2, 1, 3, 4
C - 2, 1, 4, 3
D - 3, 2, 1, 4
E - 4, 1, 3, 2
Resposta: B
GEOGRAFALANDO COMENTA:

12ª Questão (Uespi) - O chamado “Planalto das Araucárias” é uma porção do  Brasil composta de quatro grandes unidades geomorfológicas distintas e um clima que a diferencia consideravelmente das demais regiões brasileiras. Identifique  esse tipo climático entre as opções a seguir.

a)  Subtropical
b)  Frio
c)  Temperado continental
d)  Tropical continental
e)  Subequatorial
 
13ª Questão: (UEPB) Observe o mapa a seguir:

15


Observe no mapa as massas de ar que atuam no território brasileiro. Com base no seu conhecimento sobre o assunto e com o auxílio do cartograma, assinale com V ou com F as proposições, conforme sejam respectivamente Verdadeiras ou Falsas em relação aos aspectos climáticos do Brasil.

(      ) As chuvas no litoral nordestino se concentram no inverno quando a massa Polar Atlântica, que é fria, alcança o litoral do Nordeste oriental e entra em contato com a massa Tropical Atlântica, que é quente e úmida, provocando as chuvas frontais.
(     ) A massa Equatorial Continental que se origina na Amazônia Ocidental é úmida devido à presença da floresta e da rica rede hidrográfica amazônica. É a responsável por provocar chuvas de verão na maior parte do território brasileiro.
(     ) A massa de ar Tropical Atlântica tem sua atuação mais restrita ao litoral quando encontra o planalto brasileiro ocasionando aí as chuvas orográficas. Ao penetrar para o interior do continente, esta massa, já sem umidade, apresenta significativa redução dos índices pluviométricos.
(    ) Os tipos de clima no Brasil são definidos apenas pela circulação atmosférica, com os ventos alísios de sudeste que agem sobre todo o nosso território, visto que o nosso relevo tem altitudes modestas que são incapazes de interferir na atuação das massas de ar que se formam no hemisfério sul.

Assinale a sequência correta das assertivas:
A - V F V F
B - F F F V
C - V V V F
D - F V V F
E - V F F V
 14ª Questão: (UFMA) As áreas I e II, no Mapa do Brasil abaixo, correspondem aos tipos climáticos:


a) Tropical e Subtropical Úmido
b) Tropical e Litorâneo Úmido
c) Equatorial Úmido e Litorâneo Úmido
d) Equatorial Úmido e Subtropical Úmido

15ª Questão: O cartograma assinala as áreas de ação das massas de ar que influenciam o clima do território brasileiro. Elas estão indicadas pelos números 1, 2, 3 e 4 e referem-se, respectivamente, às massas de ar.

 
a) equatorial atlântica, tropical atlântica, tropical marítima, polar atlântica.
b) equatorial marítima, equatorial atlântica, tropical oceânica, polar continental.
c) equatorial continental, tropical atlântica, tropical continental, polar atlântica.
d) equatorial amazônica, equatorial atlântica, tropical continental, tropical oceânica.
e)equatorial continental, equatorial atlântica, tropical atlântica, polar atlântica.


16ª Questão: UFMT / 2010 (adaptada)
Considere os principais climas do Brasil: clima equatorial úmido, clima tropical, clima subtropical úmido e clima tropical  semiárido.
Relacione os tipos climáticos com algumas das suas características descritas abaixo.

(   )  Abrange  a  maior  parte  das  regiões  Centro-Oeste  e  Sudeste  e  grande  parte  da  região  Norte.  Caracteriza-se  pela existência  de  duas estações  bem  diferenciadas:  verões  quentes  e  chuvosos  e  invernos  secos.  No  verão, é influenciado pelas massas de ar Equatorial Continental e Tropical Atlântica, responsáveis pelas chuvas da época.

(   ) Ocorre na região Sul do país. É controlado pela Massa de Ar Tropical Atlântica e influenciado no inverno pela Massa de Ar Polar Atlântica. Apresenta chuvas bem distribuídas durante o ano, estações bem diferenciadas e invernos rigorosos.
(   )  Abrange  o  sertão  nordestino  e  o  norte  de  Minas  Gerais.   Caracteriza-se  por  temperaturas  muito  elevadas  e  chuvas escassas e mal distribuídas durante o ano. Apresenta os menores índices pluviométricos do país e as médias térmicas mais elevadas.
(   )    Predomina  na  maior  parte  da  Amazônia.  É controlado  pela  Massa  de  Ar  Equatorial  Continental.  Apresenta temperaturas sempre elevadas, baixa amplitude térmica anual e chuvas abundantes e bem distribuídas durante o ano.

1  Clima Equatorial Úmido
2  Clima Tropical semiárido
3  Clima Subtropical Úmido
4  Clima Tropical Típico

(A) 4, 3, 1 e 2.
(B) 2, 4, 1 e 3.
(C) 4, 3, 2 e 1.
(D) 1, 2, 3 e 4.
(E) 3, 4, 1 e 2.

17ª Questão: (UFPEL) A temperatura, a luminosidade e a umidade são influências exercidas pelas diversas zonas climáticas existentes no Brasil sobre os diferentes tipos de vegetação encontrados. Observe os tipos climáticos enumerados a seguir e os associe com as informações das características dos diferentes tipos de vegetação.
Relacione os tipos climáticos encontradas no Brasil com  suas  respectivas  formas de vegetação predominantes em suas áreas de ocorrência com descritas abaixo.
Coluna 1
1) Clima Tropical
2) Clima Equatorial
3) Clima Subtropical
4) Clima Semi-Árido

Coluna 2
( )Vegetação arbustiva (árvores de pequeno porte)e herbácea (gramíneas e vegetação rasteira) que se encontra principalmente na região Centro- Oeste do país.
( ) Vegetação pobre - com plantas xerófilas, principalmente cactáceas - onde se podem perceber também arbustos e pequenas árvores, como o juazeiro e a aroeira branca.
( )Floresta aciculifoliada, assemelhando-se, na densidade vegetal, a um bosque onde predominamas araucárias, sendo registrada também a ocorrência de erva-mate, ipê, canela, cedro e outras espécies.
 ( )Mata heterogênea, com milhares de espécimes vegetais perenes (sempre verdes, sem perder as folhas no outono/inverno), floresta densa e intrincada, que costuma ser dividida em andares (igapó, várzea e terra firme).

É correto afirmar que a alternativa com a numeração que estabelece a relação correta entre o clima e as características vegetais é:

(A) 4, 2, 3 e 1.
(B) 2, 4, 1 e 3.
(C) 1, 4, 3 e 2.
(D) 1, 2, 3 e 4.
(E) 3, 4, 1 e 2

18ª Questão:(Unifor-CE) A  questão  está  relacionada  à  paisagem  vegetal  a seguir.
 
A paisagem vegetal apresentada encontra-se em pequenas áreas do Brasil caracterizadas pelos seguintes tipos de clima:
a)  subtropical e tropical de altitude.
b)  subtropical e tropical marítimo.
c)  tropical continental e subtropical.
d)  tropical de altitude e tropical semi-úmido.
e)  tropical semi-úmido e tropical marítimo.

19ª Questão: Clima que abrange a maior parcela da região Centro-Oeste, é caracterizado por apresentar duas estações bem  definidas: inverno seco e verão chuvoso. Tanto o cerrado quanto o Pantanal estão sob a influência desse clima. O clima descrito é o:
a) Equatorial
b) Subtropical
c) Semiárido
d) Tropical
e) Tropical de altitude
  
20ª Questão:(Uespi) O chamado “Planalto das Araucárias” é uma porção do
Brasil composta de quatro grandes unidades geomorfológicas distintas e um clima que a diferencia consideravelmente das demais regiões brasileiras. Identifique
esse tipo climático entre as opções a seguir.
a)  Subtropical
b)  Frio
c)  Temperado continental
d)  Tropical continental
e)  Subequatorial

21ª Questão:O mapa do Brasil, abaixo, apresenta a classificação  climática de Strahler. Observe atentamente as regiões numeradas e assinale a(s) proposição(ões) correta(s).

  
VESENTINI, J. William. Brasil Sociedade & Espaço: Geografia do
Brasil. Caderno de Atividades. São Paulo: Ática, 2001 (adaptado).
01. As amplitudes térmicas anuais são maiores na área assinalada pelo número 1 do que na área de número 2. O mesmo ocorre com os totais anuais de  precipitação  que  são  maiores  na  região  de número 1, onde provocam cheias com reflexos sociais.
02. A  porção  do  território  brasileiro  indicada  pelo número  2  apresenta  o  clima  subtropical  úmido, controlado por massas de ar tropicais e polares que atingem toda a região, onde vigoravam formações florestais e campestres fortemente alteradas pela ação humana.
04.  A região de número 1 refere-se ao clima tropical tendendo a seco pela irregularidade de ação das massas  de  ar.  Nela  dominam  o  intemperismo físico, uma vegetação xerófila e um processo de desertificação causado pela ação inadequada do homem.
08. A região de número 2 apresenta um inverno mais rigoroso no planalto, comparativamente com outras áreas do país, principalmente pela influência conjunta de fatores como a latitude, a altitude e a  distância  do  mar,  além  da  ação  das  massas polares.
16. As duas regiões numeradas localizam-se em zonas climáticas distintas, sendo que a de número 1 está na faixa intertropical e a de número 2, predominantemente, em zona temperada, o que, por  si  só,  determina  características  geográficas diferenciadas.

Dê a soma das proposições corretas.



22ª Questão:(UFRN 2004) Os cartogramas 1 e 2 representam, respectivamente, a classificação climática do Brasil, segundo Arthur Strahler, e as massas de ar que atuam no território brasileiro.


Adaptado de: VESENTINI, J. W. "Brasil: sociedade 
e espaço". São Paulo: Ática, 1999. p. 242-243.

Interpretando esses cartogramas, podemos afirmar que,

a) no encontro da Massa Tropical Continental com a Massa Polar Atlântica, forma-se a Frente Polar Atlântica, responsável pelas chuvas de verão no semi-árido.
b) nas áreas tropicais, atuam massas de ar quentes e frias, ocorrendo fortes precipitações pluviométricas e o fenômeno das geadas.
c) na maior parte do território brasileiro, predominam os climas quentes, tendo em vista a atuação das Massas Equatoriais e Tropicais.
d) na região Sul do Brasil, onde predomina o clima subtropical, a Massa Polar Atlântica é responsável pelos invernos rigorosos, provocando o fenômeno da friagem.


23ª Questão: Considerando que as massas de ar se constituem em um importante fator no condicionamento climática do Brasil, examine a descrição abaixo.

"[...] essa massa se forma sobre o continente aquecido onde dominam as calmas e ventos fracos do regime depressionário, sobretudo no verão. Nesta época, o continente é um centro quente para o qual afluem do norte e leste os ventos oceânicos [...] por se tratar de massa constituída de ventos oceânicos, e sujeita a freqüente condensação, a umidade relativa é elevada, sendo característica as precipitações abundantes".(NIMER, E. "Climatologia do Brasil", 2. ed. Rio de Janeiro: IBGE, 1989, p. 10, adaptado) .Assinale a alternativa que identifica a massa de ar descrita no texto acima:

a) Massa Polar Atlântica.
b) Massa Tropical Continental.
c) Massa Equatorial Continental.
d) Massa Tropical Atlântica.

Resposta: C
GEOGRAFALANDO COMENTA:

O texto se refere a massa equatorial continental que se destaca principalmente no verão. Por ser uma massa de ar quente e úmida atua em quase todo o território brasileiro por não encontrar obstáculo nesse período expandindo por boa parte do território nacional. 

24ª Questão:  Com base no mapa, pode-se afirmar que o clima da região assinalada por 1 caracteriza-se por: 



a) apresentar irregular distribuição das chuvas e por ser uma área de atuação da mTa.
b) ter grande amplitude térmica e atuação da mTa.
c) apresentar elevado índice pluviométrico no verão e por ser área de atuação da mTc.
d) ser área de convergência dos ventos alísios e pela atuação da mEc e da mEa.
e) apresentar estações definidas,temperaturas elevadas no verão e ser área de atuação da mPa.
Resposta: D
GEOGRAFALANDO COMENTA:



25ª Questão: (Ufpel 2005) O ar atmosférico está sempre em movimento, na forma de massa de ar ou de vento. Se uma massa de ar possui características particulares de temperatura e umidade, torna-se importante para a determinação do tempo e do clima de uma área. Dependendo da estação do ano, as massas avançam para o território brasileiro ou recuam, o que vai determinar o clima.

Observe o mapa representativo da ação das massas de ar no Brasil, no verão e no inverno.


Com base nas informações acima e em seus conhecimentos, é correto afirmar que  

a) a Massa Equatorial Continental (mEc) - indicada na figura pelo número 2 -, quente e úmida, com centro de origem na parte ocidental da Amazônia, domina, durante quase todo o ano, a porção noroeste dessa região.

b) a Massa Polar Atlântica (mPa) - indicada na figura pelo número 5 -, fria e seca, se origina na depressão do Chaco e abrange uma área de atuação muito limitada, permanecendo, durante quase todo o ano, em sua região de origem.

c) a Massa Tropical Continental (mTc) - indicada na figura pelo número 3 -, quente e úmida, originária do Oceano Atlântico, nas imediações do trópico de Capricórnio, exerce enorme influência sobre o clima da parte litorânea do Brasil.

d) a Massa Equatorial Atlântica (mEa) - indicada nas figuras pelo número 2 -, quente e úmida, domina a parte litorânea da Amazônia e do Nordeste, em alguns momentos do ano, e tem seu centro de origem no Oceano Atlântico.

e) a Massa Tropical Atlântica (mTa) - indicada na figura pelo número 4 -, fria e úmida, forma-se nas porções do Oceano Atlântico próximas à Patagônia. Atua mais no inverno, quando entra no Brasil como uma frente fria, provocando chuvas e queda de temperatura.
Resposta: FFVVV
GEOGRAFALANDO COMENTA:

26ª Questão:(Ufrs) A massa de ar que abrange grande parte do território brasileiro é a equatorial continental.Veja o mapa:



Essa massa de ar é Quente, úmida e instável, provoca chuvas abundantes, conhecidas como

a) chuvas de verão ou frontais.
b) chuvas de verão ou orográficas.
c) chuvas de verão ou convectivas.
d) chuvas de inverno ou frontais.
e) chuvas de inverno ou orográficas.

27ª Questão:(Unifesp) Durante o inverno, pode ocorrer a chamada friagem, por meio da ação da

a) Massa Tropical Atlântica, que diminui as chuvas no Rio Grande do Sul.
b) Massa Equatorial Atlântica, que abaixa as temperaturas em São Paulo.
c) Massa Equatorial Continental, que aumenta a temperatura no Ceará.
d) Massa Tropical Continental, que incrementa as chuvas em Brasília.
e) Massa Polar Atlântica, que reduz a temperatura no Amazonas.
Estudo Dirigido: Massas de Ar e dinâmica climática brasileira Estudo Dirigido: Massas de Ar e dinâmica climática brasileira Reviewed by Gilvan Fontanailles on junho 19, 2013 Rating: 5

6 comentários

  1. Questões muito legais! Adorei estudar pelas questões abordadas sobre climas e massas. A ideia de ter o gabarito e o comentário também ajuda muito! Parabéns pelo site. Heloísa Catunda.

    ResponderExcluir
  2. certas questões não possuem gabaritos. Das questões sem gabarito alguém sabe o gabarito correto ? . Obrigado desde já

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. 1-D / 3-E / Quanto a 2 eu fiquei na dúvida, porque na verdade nenhuma das alternativas condiz com a imagem, então acho que houve algum erro.

      Excluir
  3. galera do poli vai estar aki procurando as resposta do trabalho de geo!!kkkk

    ResponderExcluir
  4. Não existe Massa Equatorial Amazônica.Questão 4

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Realmente o nome da massa não é esse, o correto é mEc (Massa Equatorial Continental), a atuação dela é que é na região Norte (Amazônia).

      Excluir

Slider

[recent]

Anuncios!