ENEM:um vestibular diferente! O que muda na hora de estudar?
O Exame Nacional do Ensino Médio não é como
qualquer outra prova de vestibular. Bem, isso todos sabem, mas quais são as
principais diferenças entre o ENEM e os tradicionais vestibulares? Certamente,
a distinção mais importante é que o ENEM traz questões baseadas em competências
e habilidades, enquanto a maioria das outras provas se baseia nos chamados
conteúdos programáticos.
Pensando nisso, surge uma pergunta ainda mais
relevante: o que muda quando um exame é feito para avaliar competências e
habilidades dos alunos?
IMPORTANTE: O fato de os conteúdos não serem mais o foco principal deveria, em tese, alterar a forma de preparação dos candidatos, pois conhecer todos os afluentes de um rio, as equações da Física, a disposição dos elementos químicos na tabela periódica e o nome do tutor de D. Pedro II deixa de ser a essência.
Então o que é que fez o ENEM ?
Para se mensurar o quanto um aluno é competente e hábil (competência), são feitas perguntas de caráter mais reflexivo.
IMPORTANTE: O fato de os conteúdos não serem mais o foco principal deveria, em tese, alterar a forma de preparação dos candidatos, pois conhecer todos os afluentes de um rio, as equações da Física, a disposição dos elementos químicos na tabela periódica e o nome do tutor de D. Pedro II deixa de ser a essência.
Então o que é que fez o ENEM ?
Para se mensurar o quanto um aluno é competente e hábil (competência), são feitas perguntas de caráter mais reflexivo.
Exemplificando:
- Como minimizar o impacto ambiental que uma usina hidrelétrica
causaria se fosse instalada em determinado rio?
- Qual a economia mensal de
energia elétrica em uma residência se seus moradores adotarem determinados
hábitos sustentáveis?
- Por que a emissão de alguns gases poluentes pode provocar
chuva ácida?
- Por que a nomeação de José Bonifácio como tutor de D. Pedro II
pode ser encarada como um exemplo de conflito entre os poderes Executivo e
Legislativo?
Partindo das capacidades de, por exemplo, comparar, classificar, analisar, discutir e descrever, o ensino baseado em habilidades e competências fundamenta-se no como desenvolvê-las, enquanto o ensino baseado no conteúdo conceitual preocupa-se, principalmente, com o que se vai comparar, classificar, analisar...
Partindo das capacidades de, por exemplo, comparar, classificar, analisar, discutir e descrever, o ensino baseado em habilidades e competências fundamenta-se no como desenvolvê-las, enquanto o ensino baseado no conteúdo conceitual preocupa-se, principalmente, com o que se vai comparar, classificar, analisar...
Confira agora uma dica de Geografia no Enem
ATENÇÃO!!!
No momento de responder a questão: Observe se o texto é extenso, se for, leia primeiro a comanda. Veja que a comanda pede sobre o texto:
É isso mesmo!! A primeira grande sacada sobre qualquer tema tratado nas questões do enem e que eles levam em consideração na comanda da questão (o seja, o que ele te pede em relação a habilidade).
VAMOS ANALISAR A QUESTÃO ABAIXO:
LEMBRANDO: Vamos deixar a comanda da questão de verde!!!
No momento de responder a questão: Observe se o texto é extenso, se for, leia primeiro a comanda. Veja que a comanda pede sobre o texto:
É isso mesmo!! A primeira grande sacada sobre qualquer tema tratado nas questões do enem e que eles levam em consideração na comanda da questão (o seja, o que ele te pede em relação a habilidade).
VAMOS ANALISAR A QUESTÃO ABAIXO:
LEMBRANDO: Vamos deixar a comanda da questão de verde!!!
Enem
2012 – Questão 21
A
moderna “conquista da Amazônia” inverteu o eixo geográfico da colonização da
região. Desde a época colonial até meados do século XIX, as correntes
principais de população movimentaram-se no sentido Leste-Oeste, estabelecendo
uma ocupação linear articulada. Nas últimas décadas, os fluxos migratórios
passaram a se verificar no sentido Sul-Norte, conectando o Centro-Sul à
Amazônia.
OLIC, N. B. Ocupação da Amazônia,
uma epopeia inacabada. Jornal Mundo, ano 16, n. 4, ago. 2008 (adaptado).
O
primeiro eixo geográfico de ocupação das terras amazônicas demonstra um padrão
relacionado à criação de
a)
núcleos urbanos em áreas litorâneas.
b) centros agrícolas modernos no interior.
c) vias férreas entre espaços de mineração.
d) faixas de povoamento ao longo das estradas.
e) povoados interligados próximos a grandes rios
b) centros agrícolas modernos no interior.
c) vias férreas entre espaços de mineração.
d) faixas de povoamento ao longo das estradas.
e) povoados interligados próximos a grandes rios
Ao identificar a comanda fica mais facil de responder a questão!!
Esse procedimento ajudará você candidato a não perder tempo nem o foco do que a questão quer que você responda corretamente. Só depois é que você inicia a leitura do texto e da questão completa! Ok!!?
Esse procedimento ajudará você candidato a não perder tempo nem o foco do que a questão quer que você responda corretamente. Só depois é que você inicia a leitura do texto e da questão completa! Ok!!?
Por que isso é importante? Para que você não precise ler mais de uma vez toda a questão, (como comumente se faz) pois, como você já sabe o que será perguntado, ao ler o texto, a resposta acaba “saltando” aos olhos.
VAMOS VOLTA A QUESTÃO NOVAMENTE !!
Enem
2012 – Questão 21
A
moderna “conquista da Amazônia” inverteu o eixo geográfico da colonização da
região. Desde a época colonial até meados do século XIX, as correntes
principais de população movimentaram-se no sentido Leste-Oeste, estabelecendo
uma ocupação linear articulada. Nas últimas décadas, os fluxos migratórios
passaram a se verificar no sentido Sul-Norte, conectando o Centro-Sul à
Amazônia.
OLIC, N. B. Ocupação da Amazônia,
uma epopeia inacabada. Jornal Mundo, ano 16, n. 4, ago. 2008 (adaptado).
O
primeiro eixo geográfico de ocupação das terras amazônicas demonstra um padrão
relacionado à criação de
a)
núcleos urbanos em áreas litorâneas.
b) centros agrícolas modernos no interior.
c) vias férreas entre espaços de mineração.
d) faixas de povoamento ao longo das estradas.
e) povoados interligados próximos a grandes rios
b) centros agrícolas modernos no interior.
c) vias férreas entre espaços de mineração.
d) faixas de povoamento ao longo das estradas.
e) povoados interligados próximos a grandes rios
Então você já sabe que a pergunta é sobre o primeiro eixo geográfico de ocupação das terras amazônicas!
Vejamos
um mapa a esse respeito.
Como
pode ser observado, é característico o sentido Leste-Oeste no fluxo migratório
de população da região Nordeste sentido a região Norte, com destaque ao período
do Ciclo da Borracha (séc. XIX – XX).
GEOGRAFALANDO COMENTA:
O texto base da questão cita dois fluxos
migratórios: O primeiro eixo geográfico de ocupação de terras amazônicas,
elemento central da questão, remete ao Ciclo da Borracha, ocorrido no
século XIX. Este segundo o mapa dá-se de forma linear articulada com
movimentação Leste-Oeste, apresenta elementos históricos e fatores
físico-geográficos de importante relevância para o entendimento da dinâmica
deste deslocamento populacional nesse caso o uso dos rios. Esse
fluxo de migrantes oriundos da região Nordeste se desloca para região Norte, em
busca de melhores condições de vida, agravado principalmente por períodos de
estiagem, suprindo a necessidade de mão de obra nos seringais.
O uso dos leitos dos rios apresenta-se como o fator físico-geográficos e historicamente
como o único meio de transporte utilizado pelos indígenas e no final do século
XIX e início do século XX também vai ser o meio de transporte utilizados pelos
imigrantes nordestinos. Esse é o elementos históricos correspondente a uma das
características da ocupação da Amazônia nesse período com o fatores
físico-geográficos que deve ser levado em consideração na questão para o entendimento da dinâmica deste deslocamento
populacional desse período.
Assim, a formação dos povoados são
interligados à proximidades dos grandes rios, constituem até hoje as
comunidades ribeirinhas, está relacionada a este ciclo econômico. Tal ciclo
teve o seu término na década de 1920, em razão da concorrência do preço do
látex extraído na Ásia, assim como pela falta de investimento e estímulo por
parte do governo.
Então a resposta é a alternativa com a letra: E
O segundo fluxo migratório, sentido Norte-Sul, está relacionado com o processo de industrialização da região Sudeste, com destaque para o estado de São Paulo, especialmente a partir da segunda metade do século XX. Não é o foco da pergunta da questão! OK!!
ENEM:um vestibular diferente! O que muda na hora de estudar?
Reviewed by Gilvan Fontanailles
on
junho 05, 2013
Rating:
Olá, estou criando um blog de geografia pro enem.
ResponderExcluirgostei muito do seu blog e da sua didática.
parabéns.