ENEM: Interpretação de Gráficos - como se preparar para não passa vexame na hora da prova
Objetivos da Aula:
Fala galera tudo bem!! Para prestar o Enem e os vestibulares, bem como entender as noticias na imprensa, é fundamental extrair as informações contidas em imagens. Nesta aula, demonstraremos como fazer isso.
NOÇÕES PRELIMINARES:
O Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) observa na Matriz de Referência para Matemática e suas Tecnologias, das chamadas habilidades desejáveis de um futuro aluno dos cursos de graduação, três delas que estão relacionadas diretamente ao Tratamento da Informação:
Fala galera tudo bem!! Para prestar o Enem e os vestibulares, bem como entender as noticias na imprensa, é fundamental extrair as informações contidas em imagens. Nesta aula, demonstraremos como fazer isso.
NOÇÕES PRELIMINARES:
Já
é de conhecimento comum de todos que a prova do Enem é muito rica em gráficos,
mapas e tabelas. O problema maior na hora de responder uma questão que envolva
gráficos, mapas ou tabelas, não é o aluno não conhecer profundamente o assunto
tratado no gráfico ou que este não saiba interpretar o gráfico (visto que
muitos conhecem bem o assunto tratado nos gráficos e sabem interpretar
gráfico). O problema está em não saber fazer a leitura adequada do que ele
(vestibulando) deve extrair do gráfico para responder a questão
corretamente.
O
vestibulando (aluno) tem que tomar muito cuidado em entender o que é que ele
(aluno) tem que levar em consideração no gráfico para que ele consiga obter
realmente desse gráfico as informações essenciais para responder corretamente o
que se pede na questão sobre a leitura do gráfico. OK!
Então vamos lá!
Então vamos lá!
O Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) observa na Matriz de Referência para Matemática e suas Tecnologias, das chamadas habilidades desejáveis de um futuro aluno dos cursos de graduação, três delas que estão relacionadas diretamente ao Tratamento da Informação:
Essas
três habilidades não aparecem necessariamente separadas em situações presentes
no Exame Nacional do Ensino Médio. É muito mais frequente observá-las, pelo
menos duas a duas, juntas. Compreenda que as habilidades apresentadas estão
contidas numa das competências (são sete competências ao todo). É a competência
6 assim especificada:
Não
é difícil imaginar a diversidade de formas de apresentação de
situações-problema a serem resolvidas: tabelas com informações sobre
desmatamento; gráficos evidenciando distribuição de riquezas conforme classe;
contas de consumo de energia elétrica ou de água, etc.
Vejamos agora analisar um dos modelos de gráfico (gráficos de linhas) que o Enem costuma utilizar com muita frequência nas suas provas.
ENEM/2008
O
gráfico abaixo mostra a área desmatada da Amazônia, em km2, a cada ano, no
período de 1988 a 2008.
Esse gráfico é um dos mais simples!
RELEMBRANDO: o que são gráficos de linhas?
RELEMBRANDO: o que são gráficos de linhas?
Gráficos de linha: determina
pontos na quadrícula (base quadrangular= retângulo) que são unidos por uma
linha. Mostra o comportamento das quantidades ao longo do tempo.
a)
LEITURA DE GRÁFICOS
DICA:
Existem alguns pontos chaves que você deve observar na hora de fazer a análise (leitura) do gráfico:
Existem alguns pontos chaves que você deve observar na hora de fazer a análise (leitura) do gráfico:
TÍTULO:
(Ler o título do gráfico) Qual é a importância disso?
Para
que você faça a leitura do gráfico quanto dos enunciados já sabendo o que é importante para encontrar a resposta da questão raciocinando em cima
do assunto.
VALORES
EXTREMOS: (o mediano nunca é usado)
É bom observar sempre na análise nesse tipo de gráfico quem que é maior e o que é menor
Vamos
analisar um gráfico de uma questão do Enem de 2008?
DICA:
1º Passo: Faça a leitura do Título: Observe que o gráfico acima apresenta o desmatamento da Amazônia brasileira entre o período de 1988 à 2008. Você já saber o que o título trata! OK!!
2º Passo: Faça a leitura dos Pontos Extremos: Observe que o gráfico acima apresenta o desmatamento da Amazônia de forma linear, isto é, através de linhas e que estas são unidas por uma linha, mostrando o comportamento das quantidades ao longo do tempo (1988 à 2008).
OBSERVAÇÕES:
- Período que houve o maior índice de desmatamento: Analisando o gráfico o pontos de maior índice de desmatamento foi no período de: 95 à 94.
OBS.: Veja que ele foi maior do que o que ocorreu entre 2003 à 2004 (período que aparentemente parece ser o período em que ocorreu o maior índice de desmatamento, mas não foi!).
1º Passo: Faça a leitura do Título: Observe que o gráfico acima apresenta o desmatamento da Amazônia brasileira entre o período de 1988 à 2008. Você já saber o que o título trata! OK!!
2º Passo: Faça a leitura dos Pontos Extremos: Observe que o gráfico acima apresenta o desmatamento da Amazônia de forma linear, isto é, através de linhas e que estas são unidas por uma linha, mostrando o comportamento das quantidades ao longo do tempo (1988 à 2008).
OBSERVAÇÕES:
- Período que houve o maior índice de desmatamento: Analisando o gráfico o pontos de maior índice de desmatamento foi no período de: 95 à 94.
OBS.: Veja que ele foi maior do que o que ocorreu entre 2003 à 2004 (período que aparentemente parece ser o período em que ocorreu o maior índice de desmatamento, mas não foi!).
Agora vejamos a questão na integra:
ENEM/2008
O
gráfico abaixo mostra a área desmatada da Amazônia, em km2, a cada ano, no
período de 1988 a 2008.
As informações do gráfico indicam que
a) o maior desmatamento ocorreu em 2004.
b) a área desmatada foi menor em 1997 que em 2007.
c) a área desmatada a cada ano manteve-se constante entre 1998 e 2001.
d) a área desmatada por ano foi maior entre 1994 e 1995 que entre 1997 e 1998.
e) o total de área desmatada em 1992, 1993 e 1994 é maior que 60.000 km2.
Então agora é só fazer a leitura das alternativas verificando se realmente se ela (alternativa) se refere corretamente ao que é pedido pedido com base na leitura do gráfico
A partir da leitura das alternativas você vai perceber (com base na da leitura correta do gráfico) que a alternativa adequada, correponde a área desmatada por ano foi maior entre 1994 e 1995 que entre 1997 e 1998, portanto a alternativa correta com relação a leitura do gráfico é a letra "D"
01. ENEM/2009
- O gráfico mostra o percentual de áreas ocupadas, segundo o tipo de
propriedade rural no Brasil, no ano de 2006.
Área ocupada pelos
imóveis rurais
MDA/INCRA
(DIEESE, 2006)
Disponível em: http://www.sober.org.br. Acesso em: 6 ago. 2009.
Disponível em: http://www.sober.org.br. Acesso em: 6 ago. 2009.
De
acordo com o gráfico e com referência à distribuição das áreas rurais no
Brasil, conclui-se que
a)
imóveis improdutivos são predominantes em relação às demais formas de ocupação
da terra no âmbito nacional e na maioria das regiões.
b)
o índice de 63,8% de imóveis improdutivos demonstra que grande parte do solo
brasileiro é de baixa fertilidade, impróprio para a atividade agrícola.
c)
o percentual de imóveis improdutivos iguala-se ao de imóveis produtivos somados
aos minifúndios, o que justifica a existência de conflitos por terra.
d)
a região Norte apresenta o segundo menor percentual de imóveis produtivos,
possivelmente em razão da presença de densa cobertura florestal, protegida por
legislação ambiental.
e) a região Centro-Oeste apresenta o menor percentual de área ocupada por minifúndios, o que inviabiliza políticas de reforma agrária nesta região.
e) a região Centro-Oeste apresenta o menor percentual de área ocupada por minifúndios, o que inviabiliza políticas de reforma agrária nesta região.
02. ENEM/2009
- No mundo contemporâneo, as reservas energéticas tornam-se estratégicas para
muitos países no cenário internacional. Os gráficos apresentados mostram os dez
países com as maiores reservas de petróleo e gás natural em reservas
comprovadas até janeiro de 2008.
Disponível em: http://indexmundi.com. Acesso em: 12 ago. 2009 (adaptado).
As
reservas venezuelanas figuram em ambas as classificações porque
a) a Venezuela já está integrada ao MERCOSUL.
b) são reservas comprovadas, mas ainda inexploradas.
c) podem ser exploradas sem causarem alterações ambientais.
d) já estão comprometidas com o setor industrial interno daquele país.
e) a Venezuela é uma grande potência energética mundial.
a) a Venezuela já está integrada ao MERCOSUL.
b) são reservas comprovadas, mas ainda inexploradas.
c) podem ser exploradas sem causarem alterações ambientais.
d) já estão comprometidas com o setor industrial interno daquele país.
e) a Venezuela é uma grande potência energética mundial.
03. ENEM/2008 - O
gráfico a seguir ilustra a evolução do consumo de eletricidade no Brasil, em
GWh, em quatro setores de consumo, no período de 1975 a 2005.
A
racionalização do uso da eletricidade faz parte dos programas oficiais do
governo brasileiro desde 1980. No
entanto, houve um período crítico, conhecido como “apagão”, que exigiu mudanças de hábitos da população
brasileira e resultou na maior, mais rápida e significativa economia de energia. De acordo com o gráfico, conclui-se que o “apagão” ocorreu no biênio
entanto, houve um período crítico, conhecido como “apagão”, que exigiu mudanças de hábitos da população
brasileira e resultou na maior, mais rápida e significativa economia de energia. De acordo com o gráfico, conclui-se que o “apagão” ocorreu no biênio
a)
1998-1999.
b) 1999-2000.
c) 2000-2001.
d) 2001-2002.
e) 2002-2003.
b) 1999-2000.
c) 2000-2001.
d) 2001-2002.
e) 2002-2003.
05. ENEM/2008
É
título adequado para a matéria jornalística em que o gráfico acima seja
apresentado:
a)
Apicultura: Brasil ocupa a 33ª posição no ranking mundial de produção de mel — as
abelhas estão desaparecendo no país.
b) O milagre do mel: a apicultura se expande e coloca o país entre os seis primeiros no ranking mundial de produção
c) Pescadores do mel: Brasil explora regiões de mangue para produção do mel e ultrapassa a Argentina no ranking mundial
d) Sabor bem brasileiro: Brasil inunda o mercado mundial com a produção de 15 mil toneladas de mel em 2005
e) Sabor de mel: China é o gigante na produção de mel no mundo e o Brasil está em 15º lugar no ranking
b) O milagre do mel: a apicultura se expande e coloca o país entre os seis primeiros no ranking mundial de produção
c) Pescadores do mel: Brasil explora regiões de mangue para produção do mel e ultrapassa a Argentina no ranking mundial
d) Sabor bem brasileiro: Brasil inunda o mercado mundial com a produção de 15 mil toneladas de mel em 2005
e) Sabor de mel: China é o gigante na produção de mel no mundo e o Brasil está em 15º lugar no ranking
06. FUVEST/2010
ESTRUTURA FUNDIÁRIA BRASILEIRA
Fonte: INCRA,
2003.
Os gráficos revelam
a) pequena quantidade de
propriedades, com até 100ha, ocupando a maior parcela da área, o que significa uma
distribuição desigual da terra.
b) grande quantidade de
propriedades, com mais de 1000ha, correspondendo à maior parcela da área
ocupada, o que significa uma distribuição equitativa da terra.
c) grande quantidade de
propriedades, com até 100ha, correspondendo às menores parcelas da área
ocupada, o que significa uma distribuição desigual da terra.
d) pequena quantidade de
propriedades, de 100 a 1000ha, ocupando a maior parcela da área, o que
significa uma distribuição equitativa da terra.
e) pequena quantidade de
propriedades, com mais de 1000ha, correspondendo à menor parcela da área
ocupada, o que significa uma distribuição desigual da terra.
GEOGRAFALANDO COMENTA: Os gráficos revelam a desigualdade na distribuição
de terras no Brasil, marcada pela concentração fundiária. Apenas 1,6% dos
estabelecimentos rurais concentra 43,8% das terras do espaço agrícola nacional,
sendo que a grande maioria dos estabelecimentos (85,2%) correspondem a apenas
20% da área ocupada.
07.
ENEM/2008
O diagrama abaixo representa, de forma esquemática e simplificada, a distribuição
da energia proveniente do Sol sobre a atmosfera e a superfície terrestre. Na
área delimitada pela linha tracejada, são destacados alguns processos
envolvidos no fluxo de energia na atmosfera.
Com
base no diagrama acima, conclui-se que
a)
a maior parte da radiação incidente sobre o planeta fica retida na atmosfera.
b)
a quantidade de energia refletida pelo ar, pelas nuvens e pelo solo é superior
à absorvida pela superfície.
c)
a atmosfera absorve 70% da radiação solar incidente sobre a Terra.
d) mais da metade da
radiação solar que é absorvida diretamente pelo solo é devolvida para a
atmosfera.
e) a quantidade de radiação emitida para o espaço pela atmosfera é menor que a irradiada para o espaço pela
superfície.
e) a quantidade de radiação emitida para o espaço pela atmosfera é menor que a irradiada para o espaço pela
superfície.
08. UNICAMP/Simulado/2011 - Os gráficos abaixo
apresentam as expectativas de vida de homens e de mulheres nascidos nos anos de
1920 a 2000 no Brasil e de 1830 a 1990, na França.
(Jacques Villain Mortalidade, sexo e gênero, em
26/04/2010)
A partir desses gráficos, podemos concluir que a
diferença verificada na expectativa de vida entre os gêneros, na segunda metade
do século XX,
a) foi uma característica dos países mais industrializados,
como a França.
b) diminuiu quando os países se industrializaram,
uma vez
que as mulheres passaram a ter mais direitos e
oportunidades.
c) ocorreu apenas em países com altas taxas de
criminalidade entre jovens adultos do sexo masculino, como o Brasil.
d) aumentou quando a expectativa de vida alcançou
níveis mais altos.
09.
FUVEST/2009
O Índice de
Desenvolvimento Humano (IDH) é um indicador do nível de desenvolvimento
socioeconômico de um dado país que leva em conta, simultaneamente, diversos
aspectos, tais como expectativa de vida, índice de mortalidade infantil, grau
de escolaridade e poder de compra da população. A relação entre o consumo anual
de energia per capita (TEP) e o IDH, em vários países, está
indicada no gráfico ao lado, no qual cada ponto representa um país.
Fonte: Agência
Internacional de Energia – consumo de energia
de 2003; Organização das
Nações Unidas – IDH de 2005.
Com base nesse conjunto
de dados, pode-se afirmar que
a) o IDH cresce
linearmente com o consumo anual de energia per capita.
b) o IDH aumenta, quando
se reduz o consumo anual de energia per capita.
c) a variação do IDH
entre dois países é inferior a 0,2, dentre aqueles, cujo consumo anual de
energia per capita
é maior que 4 TEP.
d) a obtenção de IDH
superior a 0,8 requer consumo anual de energia per capita superior a 4 TEP.
e) o IDH é inferior a
0,5 para todos os países com consumo anual de energia per capita menor
que 4 TEP.
10. FUVEST/2009
Fonte: O estado do
mundo em 2007. Nosso futuro urbano
(2007 State of the
world. Our Urban Future). Linda Starke
(ed.). Nova Iorque e
Londres: W. W. Norton & Company,
2007, p. 69 e 70.
Adaptado.
Com base nesses gráficos
sobre 15 cidades, pode-se concluir que, no ano de 1995,
a) as três cidades com o
menor número de habitantes, por hectare, são aquelas que mais consomem gasolina
no transporte particular de passageiros.
b) nas três cidades da
América do Sul, vale a regra: maior população, por hectare, acarreta maior
consumo de gasolina no transporte particular de passageiros.
c) as cidades mais
populosas, por hectare, são aquelas que mais consomem gasolina no transporte
particular de passageiros.
d) nas três cidades da
América do Norte, vale a regra: maior população, por hectare, acarreta maior
consumo de gasolina no transporte particular de passageiros.
e) as três cidades da
Ásia mais populosas, por hectare, estão entre as quatro com menor consumo de
gasolina no transporte particular de passageiros
ENEM: Interpretação de Gráficos - como se preparar para não passa vexame na hora da prova
Reviewed by Gilvan Fontanailles
on
junho 03, 2013
Rating:
Muito bom! Parabéns!
ResponderExcluir