ESTUDO DIRIGIDO I - EXERCÍCIO DE AULA (FIXAÇÃO) CLIMATOLOGIA e ENEM

UFSM 2012
Tradicional tema dos vestibulares o clima é sempre retratado com os climogramas. Neles as linhas correspondem as médias de temperatura mensal e as colunas aos índices pluviométricos.

(UFSM2012)  Os tipos de clima no Brasil são definidos com base em critérios variados, mas, sobretudo, com base na quantidade de chuva e temperatura média no decorrer do ano. Observando os climogramas referentes a localidades do território brasileiro, são possíveis as seguintes conclusões:
Imagem

I. A localidade A demonstra um clima em que o inverno e o verão são estações bem marcadas pela diferença de pluviosidade.
II. A localidade A caracteriza o clima tropical e a localidade B, o clima subtropical.
III. Na localidade B a quantidade de chuva e a temperatura não variam muito ao longo do ano, e na localidade A, observa-se que o verão é bastante chuvoso e há seca no inverno.
São corretas:
a) I, II e III
b) I e II
c) II e III
d) Nenhuma das alternativas está correta.
e) I e III.
Vamos resolver a questão.
O Climograma da localidade A retrata perfeitamente o clima tropical que domina parte considerável do território brasileiro.



- Durante o verão o clima tropical é dominado pela Massa Tropical Atlântica que acaba trazendo muita umidade do oceano. Assim os verões são chuvosos.


- Durante o inverno as massas polares frias e menos úmidas diminuem a quantidade de chuva.


O climograma da localidade B é tipicamente sub-tropical. No verão a Massa tropical Atlântica domina e no inverno a Massa Polar Atlântica chega na região com considerável umidade. Por isso chove a maior parte do ano naquela região. As temperaturas são mais baixas no inverno já que a Massa Polar chega muito forte nessa região.
 Imagem
Concluindo, a resposta B aponta para as alternativas corretas. O climograma da localidade A apresenta verões e invernos quentes (25°C a 20°C) e chuvas concentradas no verão, características do clima tropical, ao passo que o climograma da localidade B possui verões e invernos amenos (18°C a 8°C) com chuvas bem distribuídas durante o ano.



Gostou do Post e das Informações? Deixe seu Comentário ou Dúvidas para o GEOGRAFALANDO no espaço abaixo. Valeu galera!!
 
ESTUDO DIRIGIDO I - EXERCÍCIO DE AULA (FIXAÇÃO) CLIMATOLOGIA e ENEM ESTUDO DIRIGIDO I - EXERCÍCIO DE AULA (FIXAÇÃO) CLIMATOLOGIA e ENEM Reviewed by Gilvan Fontanailles on junho 04, 2013 Rating: 5

Um comentário

  1. Ótimos exercícios. Acompanho sempre o blog e encontro sempre conteúdos relevantes para as aulas que ministro.

    ResponderExcluir

Slider

[recent]

Anuncios!