2ª AULA: Sociologia - A Relação Indivíduo e Sociedade: Durkheime e o Fato Social - (1º Ano)
Antes de falarmos do pensamento de Durkheim, primeiramente precisamos
contextualizá-lo em seu tempo para podermos entender melhor o seu pensamento.
Contexto Social
Emile
Durkheim viveu a segunda metade do século XIX ao final da Primeira Grande
Guerra (1914-1918). Na França, o momento era marcado pela instabilidade
política e social. É o momento de reorganização política do estado, rompimento
das tradições: separação Igreja/Estado, conflitos sociais grandes massa da população
em péssimas condições de vida.
Por outro
lado, havia um certo otimismo em virtude do progresso tecnológico e científico.
É o momento de expansão do industrialismo, aumento da produção e melhorias em
outras áreas, como a educação. Havia forte crença no racionalismo. Surgem mudanças
na forma de pensar e conhecer a natureza e a sociedade, marcados pelo
rompimento com o pensamento dominante anterior da Igreja: fé cristã. Surge
grande interesse pelo homem e sua história
Pensamento de Durkheim
Para esse
pensador “Não existe moralidade fora do
contexto
social e a moralidade é a grande força coesiva da sociedade. A função básica da
sociedade é justamente transmitir valores morais.”
Durkheim parte dos valores morais
como elementos capazes de atenuar os conflitos sociais, adotando uma posição
conservadora em relação à crise social de seu tempo. Acreditava que os
conflitos seriam resolvidos pela recuperação dos valores morais, por meio da
formação de instituições públicas, tais como a educação e o direito, capazes de
se impor aos membros da sociedade e estabelecer a ordem.
Neste
sentido segundo Durkheim, a sociedade
prevalece sobre o indivíduo. Por que? Porque em toda sociedade existem leis que
organizam a vida em conjunto.
A sociedade
(objeto) é superior ao indivíduo (sujeito);
As estruturas
sociais funcionam de modo independente dos indivíduos, condicionando suas
ações.
O TODO(sociedade)
condiciona as PARTES(os individuos).
Como assim?
Bem! Galera, o indivíduo isolado não cria e nem modifica as leis. Essas leis
são transmitidas para as gerações seguintes. Geralmente na forma de códigos,
decretos, constituições, etc. Como indivíduos isolados, temos de aceitá-las,
sob pena de castigos por violá-las.
A realidade social é idêntica à
realidade da natureza: equipara-se aos fenômenos por ela estudados;
•“a primeira regra [da sociologia] e a mais fundamental é
considerar os fatos sociais como coisas” (1878, p. 94)
Durkheim afirma que os fatos sociais são justamente essas regras e normas coletivas que orientam a vida dos indivíduos em sociedades.
Uma definição simplificada de Fatos sociais é: São maneiras coletivas, exteriores e gerais de
agir, pensar e sentir, pertencentes a determinados grupos sociais. Para
que existam fatos sociais, é preciso que o ser humano seja
socializado. Socialização é a assimilação de hábitos característicos
do seu grupo social, todo o processo através do qual um indivíduo se torna
membro funcional de uma comunidade, assimilando a cultura que lhe é própria
(sem a socialização, não saberíamos nem andar nem falar).
Exemplos de
fatos sociais: falar um idioma, usar
roupas, obedecer regras, leis normas, agir conforme os usos, costumes, etc. até
mesmo atitudes consideradas fora dos padrões tais como o crime em geral (roubo,
furto, assassinato, etc) são considerados como fatos sociais, já que os mesmos
são reprovados e sujeitos a punição.
Durkheim define os fatos sociais, atribuindo-lhes três características: COERCITIVIDADE, EXTERIORIDADE e GENERALIDADE
Durkheim define os fatos sociais, atribuindo-lhes três características: COERCITIVIDADE, EXTERIORIDADE e GENERALIDADE
Revisando:
É o
objeto da Sociologia são os fatos sociais. E os fatos sociais “são maneiras de
agir, pensar e sentir exteriores ao indivíduo, e dotadas de poder coercitivo “,
e que exercem influências sobre o indivíduo.
Os fatos
sociais possuem três características:
- A exterioridade:
os fatos sociais existem antes do nascimento do indivíduo e atuam sobre ele
independente de sua vontade.
- A coercitividade:
os fatos sociais exercem força social e força sobe os indivíduos, levando-os a
agirem de acordo com as regras estabelecidas pela sociedade. Ex: a língua.
- A generalidade:
os fatos sociais são tomados coletivamente, pelo conjunto da sociedade. As
crenças, os costumes, os valores.
É então fato social toda maneira de agir fixa ou não,
suscetível de exercer sobre o indivíduo uma coerção exterior ou, ainda, que é
geral em uma determinada sociedade, apresentando uma existência própria,
independente das manifestações individuais.
De ssa
forma, os fatos sociais existem fora dos indivíduos, mas são interiorizados e
passam a existir em suas consciências. São externos porque foram transmitidos
socialmente aos indivíduos.
A
educação é um fato social, imposto aos indivíduos e pressiona-os a girem de
acordo com leis, normas, valores, costumes e tradições de uma sociedade. O
comportamento dos indivíduos é socialmente determinado e a educação é uma força
essencial na conformação do indivíduo aos padrões morais e sociais de uma
sociedade.
São fatos sociais:
- o
direito (as regras jurídicas e morais),
- os
dogmas religiosos,
- os
sistemas financeiros,
- a
educação, entre outros.
Concluindo:
A sociedade e os grupos sociais exercem coerção sobre os indivíduos, fazendo-os
assumirem papéis relacionados com um fenômeno em particular. Ao assumir o papel
de torcedor de um time ou ao fazer parte de determinada religião, por exemplo,
a pessoa toma atitudes especiais, que lhe são exteriores.
2ª AULA: Sociologia - A Relação Indivíduo e Sociedade: Durkheime e o Fato Social - (1º Ano)
Reviewed by Gilvan Fontanailles
on
dezembro 31, 2014
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