DEMOCRACIA Grega, DEMOCRACIA Brasileira e DITADURA



Fala galera!! Tudo bem? Na aula de hoje, vamos falar sobre DEMOCRACIA. Quando a gente fala da noção de democracia,é impossível a gente não pensar na Grécia, e mais especificamente na democracia ateniense. E por esse motivo vale a pena a gente começar essa aula retomando uma noção aristotélica em que esse filósofo fala da existência de três formas de governos:  

✓  Monarquia 

✓  Oligarquia  

✓  Democracia 

Segundo Aristóteles os três modelos de governos, eles podem apresentar não só suas versões positivas mas também as suas versões negativas. Nenhuma das três formas garantiria portanto, por si só o perfeito funcionamento da sociedade.

Para Ele a monarquia poderia levar a um governo tirano(Tirania), a aristocracia poderia levar a um governo oligárquico e a democracia a um governo demagógo (demagogia).

Aliás é até interessante a gente pensar que Aristóteles, discípulo de Platão, nesse aspecto, ele não ver a democracia com bons olhos. A verdade é que aos poucos a democracia ao lado da aristocracia e da monarquia essas noções, elas foram dando origens a outros regimes de governo que conhecemos hoje, e que hoje a gente costuma falar e escutar de regimes: absolutista, constitucional, liberal, populista, autoritário, totalitários. isso é claro para falar de sociedade moderna no sentido histórico (do século XV, XVI e adiante). Você pode ter uma monarquia ligada ao modelo de sistema absolutista. A gente pode ter um governo aristocrático e com características totalitária.

Retomando a ideia de Aristóteles a respeito da democracia, ela foi se impondo ao longo dos séculos como a melhor forma de governo(pelos menos como a menos pior).

Concorda comigo? Veja a imagem que se segue para a gente discutir isso? 


Essa imagem é uma fotografia dos protesto que ocorreram no Brasil em 2013, especificamente essa manifestação ocorreu  na cidade do Rio de janeiro. E tudo isso envolveu basicamente os preços das passagem de ônibus. Essa manifestação, elas foram se espalhando por todo o país e muitos dos governos tiveram que ceder e barrar esses aumentos. Ora o que a gente costuma dizer é que esses tipos de manifestação só faz sentido no governo democrática. 

Esse tipo de manifestação para chegar a obter uma resposta do poder publico só ocorre na democracia. E por que? porque sem duvida algum em outro tipo de governo haveria uma repressão violenta. O que não significa que não possa haver repressão também na democracia, num estado não democrático haveria uma repressão tão violenta que no final das contas, os governos não-democráticos eles proibiram esse tipo de manifestação.

Partindo dessa ultima ideia, a gente pode tentar então, construir qual seria as características desse tipo de democracia mais comum no mundo moderno que são as democracias representativas.

Em primeiro lugar essas democracias, elas são constitucionais (existe uma constituição que é aprovada por uma assembleia constituinte com representantes eleitos pelo voto direto ou indiretamente pelo povo)

✓ Constituição aprovada por representantes eleitos       


Bom! isso, nos leva a uma segunda característica! è necessário que exista eleições livres e regulares e reconhecidas, com o voto secreto (para que não haja nenhum tipo de imposição)   

Eleições livres, regulares e reconhecidas, com voto secreto 

Além dessas duas características outras duas características reforçam o modelo de um governo de democracias representativas.

Liberdade de expressão (impressa, arte, religião)

Liberdade de organização (sindicatos, partidos, etc)   

Galera! essas duas ultimas características pensando nas manifestações retratadas na fotografia ou em qualquer outra manifestação é importante você perceber que ela é uma combinação da liberdade de expressão com a liberdade de organização (política ou sindical). Esse tipo de manifestação só tem sentido dentro do modelo de um governo democrático!

Para fazer o contraditório, ou seja o contra ponto, no Brasil nós já tivemos um peodo de Ditadura. E o que seria a ditadura?

A primeira característica de um governo ditatorial seria a concentração de poder em caráter ilimitado, nas mãos de uma única pessoa ou de um grupo muito restrito de pessoas. Então nesse caso, a gente vai dizer que normalmente o executivo, ele comanda também o legislativo e o judiciário.   

Concentração do poder (caráter ilimitado)  

Outras características são: 
manipulação de massas populares , geralmente os governos ditatoriais também são populista! 
Regras de sucessão precárias/Eleições fraudulentas ou inexistentes, não existe eleições ou elas são forjadas. Então as regras de sucessão são precárias pois elas mudam a sabor das circunstâncias, por esse motivo existem perseguições arbitrárias

Censura, repressão e perseguição arbitrárias ,quando a gente pensa no caso do Brasil moderno a gente sabe que em 1964, ocorreu um golpe militar que estabeleceu no Brasil  justamente uma Ditadura. Por que? porque todas as características mencionadas acima passam a está presente no governo do Brasil entre 1964 à 1984 E é por isso que nessa época fazer uma manifestação era algo como as que ocorrem no Brasil em 2013 era algo extremamente perigoso, porque normalmente elas eram reprimidas com imensa violência

Show!!!!! de bolo🌎🌍🌎. 
Agora vamos responder uma seguencia de questões sobre esse assunto!.                     

DEMOCRACIA Grega, DEMOCRACIA Brasileira e DITADURA DEMOCRACIA Grega, DEMOCRACIA Brasileira e DITADURA Reviewed by Gilvan Fontanailles on dezembro 31, 2014 Rating: 5

Nenhum comentário

Slider

[recent]

Anuncios!