Exercício/Comentado: BRASIL - características físicas gerais

Questões de aprofundamento:
Observe o mapa abaixo:


Questão 01-  - A grande extensão territorial do Brasil proporciona ao país, fronteira com quase todas as nações sul-americanas. Os  dois países que não se limitam co o Brasil são:
a) Uruguai e Peru;
b) Chile e Equador;
c) Bolívia e Venezuela;
d) Argentina e Chile;
e) Peru e Colômbia.

Alternativa correta: letra “B”.
Comentários:

Questão 02- Sobre as características territoriais do Brasil é correto afirmar que:
a) Com extensão territorial de 8.514.876 quilômetros quadrados, o Brasil é o maior país sul-americano.
b) O território brasileiro é banhado pelos oceanos Atlântico e Pacífico.
c) O Brasil está regionalizado em cinco grandes complexos regionais: Centro-Oeste, Nordeste, Norte, Sudeste e Sul.
d) A grande extensão territorial proporciona ao país fronteira com todas as nações da América do Sul.

a) VFVF             b) VVVF            c) VFFF           d) FVFV

Resposta: Alternativa correta: letra “A”.
Comentários:

 
a) Verdadeiro – O Brasil é o maior país em extensão territorial da América do Sul (8.514.876 quilômetros quadrados), sua área corresponde a 48% desse subcontinente.
b) Falso – O território brasileiro é banhado somente pelo oceano Atlântico.
c) Verdadeiro – Conforme a atual regionalização do Brasil, o país possui cinco grandes complexos regionais (Centro-Oeste, Nordeste, Norte, Sudeste e Sul).
d) Falso – O território brasileiro limita-se com a maioria dos países sul-americanos, somente Chile e Equador não fazem fronteira com o Brasil.

Questão 03Analise as afirmativas sobre a posição geográfica do Brasil e marque (V) para as verdadeiras e (F) para as falsas.
a) O território brasileiro está totalmente ao sul da linha do Equador, portanto, o país pertence somente ao Hemisfério meridional.
b) Os extremos do território do Brasil no sentido leste-oeste são: Monte Caburaí (Roraima) e Arroio Chuí (Rio Grande do Sul).
c) O Brasil pertence ao Hemisfério ocidental, visto que o país está situado a oeste do meridiano de Greenwich.
d) O Trópico de Capricórnio “corta” o território brasileiro na sua porção sul.
e) Cortado ao norte pela linha do Equador, o Brasil possui 7% do seu território no Hemisfério setentrional e 93% no Hemisfério meridional.

a) VFVFF             b) FFVVV            c) VFFFF           d) FVFVV  

Resposta: Alternativa correta: letra “B”.

Comentários:

a) Falso – O extremo norte do território brasileiro é “cortado” pela linha do Equador, fato que proporciona ao país ter uma parte da sua área localizada no Hemisfério setentrional e outra porção situada no Hemisfério meridional. 
b) Falso – Os extremos do Brasil no sentido leste-oeste são a Serra Contamana, no Acre, a oeste e Ponta do Seixas (Paraíba), a leste.
c) Verdadeiro – O território brasileiro está totalmente localizado a oeste do meridiano de Greenwich, portanto, o país pertence ao Hemisfério ocidental.
d) Verdadeiro – A porção sul da área do Brasil é cortada pelo Trópico de Capricórnio. Essa linha imaginária passa pelos estados de São Paulo, Paraná e Mato Grosso do Sul.
e) Verdadeiro – A linha do Equador (imaginária) passa no extremo norte do Brasil, mais precisamente nos estados do Amapá, Pará, Roraima e Amazonas. Com isso, o país possui 7% do território no Hemisfério setentrional (norte) e 93% no Hemisfério meridional (sul).
Questão 04Analise o mapa e marque a alternativa INCORRETA.

a) O Brasil está localizado na América do Sul e é banhado somente pelo oceano Atlântico.
b) Dos países sul-americanos, somente Chile e Equador não possuem fronteira o Brasil.
c) A porção sul do Brasil é cortada pela linha do Equador, mais precisamente nos estados Amapá, Pará, Roraima e Amazonas.
d) Bolívia e Peru estão localizados a oeste do território brasileiro.
e) O Trópico de Capricórnio corta o território brasileiro na porção sul.

Resposta: Alternativa correta: letra “C”.
Comentários:

a) Verdadeiro – O território brasileiro integra subcontinente sul-americano. Sua área é banhada pelo oceano Atlântico (a leste).
b) Verdadeiro – Com exceção do Chile e Equador, todas as outras nações sul-americanas possuem fronteira com o Brasil.
c) Falso – A linha do Equador “corta” o território brasileiro na porção norte.
d) Verdadeiro – Os territórios da Bolívia e do Peru estão situados a oeste do Brasil.
e) Verdadeiro – O Trópico de Capricórnio passa pelos estados de São Paulo, Paraná e Mato Grosso do Sul, portanto, ela corta o Brasil na porção sul.



Questão 05(Faculdade Trevisan) Em síntese, o Brasil é um país inteiramente ocidental, predominantemente do Hemisfério Sul e da Zona Intertropical.
Considere as afirmações:

I) O Brasil situa-se a oeste do Meridiano de Greenwich.
II) O Brasil é cortado ao norte pela Linha do Equador.
III) Ao sul, é cortado pelo Trópico de Câncer.
IV) Ao sul, é cortado pelo Trópico de Capricórnio, apresentando 92% do seu território na Zona Intertropical, entre os Trópicos de Câncer e de Capricórnio.
V) Os 8% restantes estão na Zona Temperada do Sul.

a) Apenas I, II e IV são verdadeiras.
b) Apenas I e II são verdadeiras.
c) Apenas IV e V são verdadeiras.
d) Apenas I, II, IV e V são verdadeiras.
e) Apenas I, II, II e V são verdadeiras.


Resposta: Alternativa correta: letra “D”.
Comentários:

I) Verdadeiro - O território brasileiro está localizado em sua totalidade, a oeste do Meridiano de Greenwich, portanto, sua área está no hemisfério ocidental.
II) Verdadeiro - A linha do Equador passa no extremo norte do Brasil, fazendo com que 7% de seu território pertença ao hemisfério setentrional (Norte) e 93% localizados no hemisfério meridional (Sul).
III) Falso – O Trópico de Câncer não corta o território brasileiro, esse trópico está localizado ao norte do Brasil, cortando o México.
IV) Verdadeiro – O Trópico de Capricórnio passa no sul do território do Brasil (nos estados do Mato Grosso do Sul, Paraná e São Paulo), a Zona Intertropical está localizada entre o Trópico de Câncer e o Trópico de Capricórnio, sendo a área do Brasil, em sua maioria (92%), localizada nessa zona.
V) Verdadeiro – Os 8% restantes do território nacional estão localizados entre o Trópico de Capricórnio e o Círculo Polar Antártico, sendo essa região, denominada de Zona Temperada do Sul.

Questão 06 - (UFSC) Assinale as proposições corretas:

1) O Brasil é o único país sul-americano que tem suas terras distribuídas por três hemisférios: o Norte, o Sul e o Oeste.
2) Santa Catarina está situada totalmente ao sul do Trópico de Capricórnio, o que influencia na sua caracterização climática.
4) O Norte e o Nordeste são as duas únicas regiões do Brasil totalmente localizadas em Zona Intertropical.
8) O Brasil faz fronteiras com todos os países da América do Sul, com exceção do Chile e do Equador.

Total:
Resposta14
Comentários:

1) Falso – Além do Brasil, Colômbia e Equador também estão localizados nos hemisférios Norte, Sul e Oeste.

2) Verdadeiro – O estado de Santa Catarina está localizado em sua totalidade, ao sul do Trópico de Capricórnio, seu clima é diretamente influenciado pela zona temperada do sul.

4) Verdadeiro – Os estados nordestinos e nortistas do Brasil são os únicos que estão totalmente localizados na Zona Intertropical, ou seja, entre o Trópico de Câncer e o Trópico de Capricórnio. O Sul do Brasil tem a maioria de sua área na Zona Temperada do Sul; o sudeste possui uma pequena porção (Sul do estado de São Paulo) localizada na Zona Temperada do Sul; o Centro-Oeste está quase todo localizado na Zona Intertropical, apenas o extremo Sul do Mato Grosso do Sul pertence à Zona Temperada do Sul. Portanto, apenas as Regiões Norte e Nordeste estão totalmente localizadas na Zona Intertropical.   

8) Verdadeiro – O território brasileiro faz fronteiras com a maioria dos países sul-americanos, apenas Chile e Equador não possuem fronteiras com o Brasil.

 
Exercício/Comentado: BRASIL - características físicas gerais Exercício/Comentado: BRASIL - características físicas gerais Reviewed by Gilvan Fontanailles on março 27, 2013 Rating: 5

7 comentários

  1. Otimo mapa para se estudar e voce consegue ter um otimo estudo. eu recomendo a todos que queira fazer pesquisa,estudos e curosidade é voce pode pesquisa em geografalando que voce aprede rapidinho. victorya laryssa 7 serie!!!!!!

    ResponderExcluir
  2. ei galera que gosta de estudar pela a internet vaoms aprender mais com o geoagrafalando vamos vai ser um esperiencia munto legal vc ñ pode perder essa!! Anna rossa professora de geografia do rio de janeiro....

    ResponderExcluir
  3. Boa tarde!
    Acho que a 2 tem um equívoco...
    O nome 'complexos regionais' é a separação do território brasileiro em 3 regiões, feita por GEIGER: Amazônia, Nordeste e Centro-Sul.
    Já a divisão em 5 REGIÕES sim, é feita pelo IBGE.

    ResponderExcluir
  4. c) O Brasil está regionalizado em cinco grandes complexos regionais: Centro-Oeste, Nordeste, Norte, Sudeste e Sul. Está ERRADO - O Brasil está Regionalizado em 3 complexos Regionais - Centro-Sul, Amazônia e Nordeste ,. Agora de acordo com o IBGE em 5 grandes Regiões - Sul, Sudeste, Nordeste, Centro-Oeste e Norte. ok
    Portanto, questão 2 é a alternativa C

    ResponderExcluir

Slider

[recent]

Anuncios!