CORRETES DO PENSAMENTO GEOGRÁFICO - Escolas geográficas (Quadro síntese) )
Tabela 01
Escolas
geográficas:
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Tipos de argumentos utilizados
pelos Estados-nações na legitimação de seus interesses geopolíticos nos séculos XIX e no século XX com o auxilio das escolas geográficas.
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Determinismo ambiental:
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Serviu para legitimar
a política expansionista Bismarckiana na Alemanha e depois serviu para
legitimar a política expansionista do nazismo na 2ª Guerra Mundial
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Possibilismo:
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Serviu para (embora se utilizando do discurso de neutralidade científica (como crítica ao determinismo alemão e a política expansionista de Bismarck), essa escola geográfica atendia aos interesses da França ao contrapor a política expansionista bismarckiana ao) efetivar a política colonialista francesa do final do século XIX, ao instalar colônias francesas tanto na África quanto na Ásia. |
Método regional:
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Serviu para legitimar a manutenção das colônias europeias na África e na Ásia do final do século XIX e início do século XX. |
Quantitativa ou Teorética
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Serviu para legitimar a apropriação dos recursos naturais dos países subdesenvolvidos no início da segunda metade do século XX, quando a situação de pobreza e miséria existente nos países subdesenvolvidos era vista como um estágio a ser superado a partir da adoção de políticas de industrialização. Nesse caso, o estado capitalista (países ricos) bancaria o progresso dos países pobres, com a instalando suas indústrias e criando emprego para as populações pobres desses países e consequentemente o promoveria o desenvolvimento econômico nesses países pobres. Mas como se sabe, o lucro dessas indústrias não ficam nos países pobres, são transferidas para os países de origem dessas indústria. |
Crítica:
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Escolas geográficas:
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Base
metodológica:
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Como encaravam o
subdesenvolvimento
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Determinismo
ambiental:
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Positivismo
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Como
resultado dos condicionantes naturais.
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Possibilismo:
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Positivismo
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Superável
após o contato com o gênero de vida das civilizações europeias (desenvolvidas).
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Método
regional:
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Positivismo
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A
divisão do espaço em regiões favorecem o planejamento, mas se qualquer finalidade
de redução das desigualdades sociais.
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Quantitativa
ou Teorética
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Neo-positivismo.
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Superável. É um estágio necessário para se chegar ao
desenvolvimento que passa pela industrialização.
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Crítica:
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Materialismo histórico e a dialética marxista.
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Desmascara as outras escolas geográficas ao demonstrar que o
papel dessas escolas é o de legitimar os interesses econômicos das classes
dominantes.
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Escolas
geográficas:
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Principais
características
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Determinismo ambiental:
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Para
os deterministas, o espaço geográfico estruturou-se a partir das relações
que si dão entre o homem e a natureza, comanda- das pela ultima. Isto é, as
características intrínsecas do meio natural são responsáveis pelos diferentes
formas e níveis de organização das sociedades.
Dessa
forma, as condições naturais determinam o comporta- mento do homem,
interferindo na sua capacidade de progredir.
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Possibilismo:
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Para os possibilistas, o espaço geográfico estruturou-se a partir das relações que si dão entre o homem e a natureza, só que é a natureza que sofre a ação do homem. Nessa perspectiva a natureza é considerada como fornecedora de possibilidade para se quiser o homem poderá modificá-la a seu favor. |
Método regional:
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Muito parecida com as ideias de La Blache em seu espaço vital, contudo no Método Regional de Richard Hartshorne (Estudos das diferenciações das áreas) os espaços eram divididos em classes de área, nas quais os elementos mais homogêneos determinariam cada classe, e assim as descontinuidades destes trariam as divisões das áreas. Focalizando assim o estudo de áreas e atribuindo à diferenciação como objeto de geografia. |
Quantitativa ou Teorética
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Utilizou-se da situação de po-breza e miséria existente nos países subdesenvolvidos para legitimar o expansionismo das industrias Norte-americanas e europeias no mundo subdesen-volvido, quando afirmava que a pobreza e o subdesenvolvi- mento era um estágio superável a partir de adoção de políticas de plane-jamento do espaço a partir do uso de estudos com base em métodos matemático-estatísticos, que ao serem analisados serviriam para orientar a ações do homem sobre a natureza, em regiões (países) que fossem economicamente viável para o estado capitalista. |
Crítica:
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o espaço geográfico é visto como a própria sociedade
(espacializada), fruto da reprodução do modo capitalista de produção.Critica o empirismo exacerbado da Geografia Tradicional e todas as outras
decorrências da fundamentação positivista, o apego as velhas teorias, e
criticava ainda, dentre muitas coisas colocadas pelas correntes anteriores, a
despolitização ideológica do discurso geográfico, que afastava do âmbito dessa
disciplina a discussão das questões sociais. Luta pela conscientização da
população e defesa do saber como instrumento de mudança da realidade das
classes menos favorecidas.
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CORRETES DO PENSAMENTO GEOGRÁFICO - Escolas geográficas (Quadro síntese) )
Reviewed by Gilvan Fontanailles
on
março 05, 2013
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PARABÉNS PELO BLOG SÃO CONTEÚDOS QUE REALMENTE VEM DE ENCONTRO COM ENSINO PROPOSTO PELOS PCNs. ME AJUDOU E MUITO. E O MELHOR QUE PODEMOS COPIAR, PORQUE TEM ALGUNS SITE QUE POSTAM COM RESTRIÇÕES E NÃO AJUDAM MUITO. EXCELENTE!! AMEI!
ResponderExcluirMuito bom o blog, me ajudou muito no meu estudo de prova, só falta algumas atualizações de conteúdo e estará perfeito
ResponderExcluirMaravilhosooo!!
ResponderExcluirSobre as três escolas de geografia atuais, apontando suas inovações e retomadas especialmente na maneira de conceber o objeto de estudo?
ResponderExcluirSeu blog é maravilhoso, parabéns. Conteúdos que saem do "mesmismo" de todos os outros sites e te entregam muito além do que você imagina.
ResponderExcluirEscolas geográficas possibilismo e determilismo
ResponderExcluirmuito bom! só faltou um exercício de fixação kkk
ResponderExcluiro positivismo e o marxismo são as piores correntes filosóficas aplicadas a Geografia.
ResponderExcluirMassa demais companheiro. Parabéns.
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