OFICINA - II Orientação pelos astros:Como fazer?
Orientação
em um mapa pelos pontos cardeais
1º
momento: Despertar no aluno a necessidade de orientação no espaço, partindo da
localização do próprio aluno e de sua necessidade de deslocamento, até os meios
de transporte como avião, navio etc.
2º
momento: Explicação dos pontos cardeais tomando sempre a posição do sol e o
local onde o aluno estiver (se próprio corpo) como pontos de referencia .
Marcar com um giz no chão, da sala de aula , os quatros pontos cardeais.
1ª
Atividade: Orientação do aluno dentro da sala de aula. Exemplo:
a)
Qual a direção que o aluno X tomaria se quisesse sair do seu lugar e ir até a
mesa d professor pelo caminho mais curto?
b)
Quais as direções que o aluno A tomaria para sair da sala pelo caminho mais
curto partindo do seu lugar?
3º.
Momento: Despertar no aluno a necessidade de outros pontos
de orientação (explicações dos pontos colaterais).
2ª
atividade: Alguns colegas de nossa turma
resolveram, no sábado jogar uma “pelada” num campinho aqui perto. Esse é um
desenho que mostra a posição de cada um, num determinado momento do jogo, em
que Marcelo e Renato estão disputando a bola no meio de campo.
Complete
os espaço abaixo com os pontos Cardeais e Colaterais de acordo cm o desenho e
as suposições feitas sobres o que aconteceu logo depois.
Atenção
Observe a posição do Sol – são 6 horas da tarde
a)
Se o Renato jogar a bola para o Marcos, ele chutará na direção________________
b)
Se Renato atrasar a bola para o João,ele vai chutá-la na
direção________________
c)
Se a jogada for Marcelo-José-Ricardo, a bola irá primeiro na direção
_______________ e depois tomará a direção______________
d)
Se o Marcelo ganhar a bola e quiser atrasá-la para o Paulo,ele chutará na
direção ___________________
e)
Se o Marcelo foi o craque do jogo e marcou um golaço no “frangueiro” do Carlos,
ele chutou na direção
3ª.
Atividade: Esta é a planta de uma pequena cidade com seus
pontos mais importantes marcados. Observecom atenção a planta e a sua legenda e
responda o que for pedido.
Observando
a posição do Sol e considerando que são 6 horas da manhã, responda:
a)
Se você estiver no hotel e precisar ir até hospital, que direção você tomará?
b)
Se você, ao sair da fabrica, for fazer compras no supermercado,que direção você
vai tomar?
c)
Se você sair do correio e quiser ir até a igreja, pelo caminho mais curto, você
tomará as direções ___________ e _____________________.
d)
Se você estiver no aeroporto e quiser ir até a estação rodoviária atravessando
a praça, que direção você tomará?
4º.
Momento:
-
Explique porque o Leste,nos mapa do atlas, está sempre à direita,utilizando o
globo terrestre,com movimento de rotação da Terra e um planisfério.
-Fazer
o aluno compreender que os diversos mapas dos atlas são como “partes”
planisfério representados na mesma posição, mas com escalas diferentes.
RUA,
J.: WASZKIAVICUS, F. A.; TANNURI. M. R. P.; PÓVOA NETO, H. para ensinar
Geografia: contribuição para o trabalho com 1º e 2 graus. Ri de Janeiro:
Access, 1993. P. 22-25.
O jogo de Futebol
- solicite aos alunos que observem a representação gráfica de um campo de futebol, conforme a figura 9. Os jogadores Os jogadores de uma equipe são: A,B,C,D,E,F,G,H,IJ,L. Os demais jogadores pertencem à equipe adversária.
- Peça que planejem jogadas que conduzam seu time a realizar um gol. A bola inicialmente encontra-se cm o goleiro. Eles deverão traçar setas indicando as direções das mesmas, preenchendo a tabela abaixo e empregando os pontos cardeais e colaterais
- solicite aos alunos que observem a representação gráfica de um campo de futebol, conforme a figura 9. Os jogadores Os jogadores de uma equipe são: A,B,C,D,E,F,G,H,IJ,L. Os demais jogadores pertencem à equipe adversária.
- Peça que planejem jogadas que conduzam seu time a realizar um gol. A bola inicialmente encontra-se cm o goleiro. Eles deverão traçar setas indicando as direções das mesmas, preenchendo a tabela abaixo e empregando os pontos cardeais e colaterais
-
Após a realização do gol, peça aos alunos que respondam as questões como essas:
1.
Suponha que a bola esteja com o jogador D, para quem você acredita que ele deva
passar a bola, a fim de que ocorra um gol mais facilmente? Por quê?
2.
Em que setor do estádio você gostaria de assistir à partida – Sul, Norte, Leste
ou Oeste, sendo que o jogo ocorre em Porto Alegre, no mês de janeiro e inicia
às 14 horas?
CASTRO GIOVANNI,
A.C. (Org.). Ensino de Geografia: práticas e textualização no cotidiano. Porto
Alegre Mediações, 2000.p. 45-47.
OFICINA - II Orientação pelos astros:Como fazer?
Reviewed by Gilvan Fontanailles
on
março 08, 2013
Rating:
alguem tem as respostas?
ResponderExcluir