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Este blog tinha como objetivo, apenas de ser um complemento para alunos do ensino médio, no que refere as Ciência Humanas AGORA também estaremos postando aulas com assuntos das Ciências Natureza (Biologia, Química e Física).


31/12/2014

2ª AULA: Sociologia - A Relação Indivíduo e Sociedade: Durkheime e o Fato Social - (1º Ano)



Antes de falarmos do pensamento de Durkheim, primeiramente precisamos contextualizá-lo em seu tempo para podermos entender melhor o seu pensamento.

Contexto Social
Emile Durkheim viveu a segunda metade do século XIX ao final da Primeira Grande Guerra (1914-1918). Na França, o momento era marcado pela instabilidade política e social. É o momento de reorganização política do estado, rompimento das tradições: separação Igreja/Estado, conflitos sociais grandes massa da população em péssimas condições de vida.

Por outro lado, havia um certo otimismo em virtude do progresso tecnológico e científico. É o momento de expansão do industrialismo, aumento da produção e melhorias em outras áreas, como a educação. Havia forte crença no racionalismo. Surgem mudanças na forma de pensar e conhecer a natureza e a sociedade, marcados pelo rompimento com o pensamento dominante anterior da Igreja: fé cristã. Surge grande interesse pelo homem e sua história


Pensamento de Durkheim

Para esse pensador “Não existe moralidade fora do
contexto social e a moralidade é a grande força coesiva da sociedade. A função básica da sociedade é justamente transmitir valores morais.”

Durkheim parte dos valores morais como elementos capazes de atenuar os conflitos sociais, adotando uma posição conservadora em relação à crise social de seu tempo. Acreditava que os conflitos seriam resolvidos pela recuperação dos valores morais, por meio da formação de instituições públicas, tais como a educação e o direito, capazes de se impor aos membros da sociedade e estabelecer a ordem.

Neste sentido segundo Durkheim, a sociedade prevalece sobre o indivíduo. Por que? Porque em toda sociedade existem leis que organizam a vida em conjunto.

A sociedade (objeto) é superior ao indivíduo (sujeito);
As estruturas sociais funcionam de modo independente dos indivíduos, condicionando suas ações.
O TODO(sociedade) condiciona as PARTES(os individuos).

Como assim? Bem! Galera, o indivíduo isolado não cria e nem modifica as leis. Essas leis são transmitidas para as gerações seguintes. Geralmente na forma de códigos, decretos, constituições, etc. Como indivíduos isolados, temos de aceitá-las, sob pena de castigos por violá-las.

A realidade social é idêntica à realidade da natureza: equipara-se aos fenômenos por ela estudados;
“a primeira regra [da sociologia] e a mais fundamental é considerar os fatos sociais como coisas” (1878, p. 94)


Durkheim afirma que os fatos sociais são justamente essas regras e normas coletivas que orientam a vida dos indivíduos em sociedades.

Uma definição simplificada de Fatos sociais é: São maneiras coletivas, exteriores e gerais de agir, pensar e sentir, pertencentes a determinados grupos sociais. Para que existam fatos sociais, é preciso que o ser humano seja socializado. Socialização é a assimilação de hábitos característicos do seu grupo social, todo o processo através do qual um indivíduo se torna membro funcional de uma comunidade, assimilando a cultura que lhe é própria (sem a socialização, não saberíamos nem andar nem falar).

Exemplos de fatos sociais: falar um idioma, usar roupas, obedecer regras, leis normas, agir conforme os usos, costumes, etc. até mesmo atitudes consideradas fora dos padrões tais como o crime em geral (roubo, furto, assassinato, etc) são considerados como fatos sociais, já que os mesmos são reprovados e sujeitos a punição.
Durkheim define os fatos sociais, atribuindo-lhes três características: COERCITIVIDADE, EXTERIORIDADE e GENERALIDADE

Revisando:
É o objeto da Sociologia são os fatos sociais. E os fatos sociais “são maneiras de agir, pensar e sentir exteriores ao indivíduo, e dotadas de poder coercitivo “, e que exercem influências sobre o indivíduo.

Os fatos sociais possuem três características:
 - A exterioridade: os fatos sociais existem antes do nascimento do indivíduo e atuam sobre ele independente de sua vontade.
 - A coercitividade: os fatos sociais exercem força social e força sobe os indivíduos, levando-os a agirem de acordo com as regras estabelecidas pela sociedade. Ex: a língua.
 - A generalidade: os fatos sociais são tomados coletivamente, pelo conjunto da sociedade. As crenças, os costumes, os valores.

É então fato social toda maneira de agir fixa ou não, suscetível de exercer sobre o indivíduo uma coerção exterior ou, ainda, que é geral em uma determinada sociedade, apresentando uma existência própria, independente das manifestações individuais.

De ssa forma, os fatos sociais existem fora dos indivíduos, mas são interiorizados e passam a existir em suas consciências. São externos porque foram transmitidos socialmente aos indivíduos.

A educação é um fato social, imposto aos indivíduos e pressiona-os a girem de acordo com leis, normas, valores, costumes e tradições de uma sociedade. O comportamento dos indivíduos é socialmente determinado e a educação é uma força essencial na conformação do indivíduo aos padrões morais e sociais de uma sociedade.

São fatos sociais:
- o direito (as regras jurídicas e morais),
- os dogmas religiosos,
- os sistemas financeiros,
- a educação, entre outros.


Concluindo: A sociedade e os grupos sociais exercem coerção sobre os indivíduos, fazendo-os assumirem papéis relacionados com um fenômeno em particular. Ao assumir o papel de torcedor de um time ou ao fazer parte de determinada religião, por exemplo, a pessoa toma atitudes especiais, que lhe são exteriores.

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