O ESPAÇO GEOGRÁFICO: ENSINO E REPRESENTAÇÃO 3ª (Parte)
3) Relações Espaciais Projetivas e Euclidianas
O aparecimento
da perspectiva traz uma alteração qualitativa na concepção espacial na criança,
que passa a conservar a posição dos objetos e a alterar o ponto de vista até
atingir as Relações Espaciais Projetivas.
Isso ocorre
juntamente com o surgimento da noção de coordenadas que situam os objetos uns
em relação aos outros e englobam o lugar do objeto e seu deslocamento em uma
mesma estrutura. Isto corresponde às Relações Espaciais Euclidianas.
A organização
espacial do adulto envolve perspectiva e coordenadas, de modo que é capaz de
localizar-se e orientar-se usando referenciais abstratos (ver na figura 2),
buscando em relações espaciais projetivas e euclidianas.
As crianças na
faixa etária de 7-11 anos estão em fase de construção dessas noções. O uso de
um sistema de coordenadas corresponde ao ponto principal de abstração na
construção do espaço a nível psicológico. A construção das relações espaciais
euclidianas implica a conservação de distancia, comprimento e superfície e a
construção da medida de comprimento.
Nessa categoria
encontram-se as coordenadas geográficas (paralelos e meridianos) através das
quais se pode localizar qualquer ponto da superfície da terra. Devemos
considerar o seguinte:
- Crianças dos 7 aos 9 anos de idade:
noção de perspectiva;
- Crianças de 9 e 10 anos de idade:
desenvolvem a noção de medidas e de referencias, como: altura e comprimento,
horizontal e vertical. Essenciais para a construção do sistema de coordenadas;
- Após 10 anos de idade: noção de coordenadas
O ESPAÇO GEOGRÁFICO: ENSINO E REPRESENTAÇÃO 3ª (Parte)
Reviewed by Gilvan Fontanailles
on
agosto 10, 2013
Rating:
Nenhum comentário