O ESPAÇO GEOGRÁFICO: ENSINO E REPRESENTAÇÃO (1ª Parte)



1)Relações Espaciais Topológicas

As primeiras relações espaciais que a criança estabelece são chamadas relações espaciais topológicas elementares. Essas são relações que se estabelecem no espaço próximo, usando referenciais elementares como: dentro, fora, ao lado, na frente, perto, longe e etc.
As relações topológicas começam a ser estabelecidas pela criança desde o nascimento e é a base para a gênese posterior das relações espaciais complexas. Percebemos que as relações espaciais se processam na seguinte ordem: de vizinhança; separação; ordem; envolvimento; continuidade.
A relação de vizinhança corresponde aquela em que os objetos são percebidos no mesmo plano, próximos, contíguos. A criança percebe que objetos vizinhos são separados, isto é, não estão unidos. A percepção da separação aumenta com a idade e o desenvolvimento da capacidade de análise.A relação de ordem ou sucessão implica na questão em que os objetos ocupam uma posição anterior ou posterior a partir de um determinando ponto de vista.
Apesar das relações espaciais topológicas elementares não envolverem referenciais precisos de localização, elas são a base para o trabalho sobre o espaço geográfico. E é a partir dele que se desenvolvem as noções de limites políticos-admimistrativo entre municípios, estados e países e suas fronteiras.
A localização geográfica constroí-se à medida que o sujeito se torna capaz de estabelecer relações de vizinhança (o que está ao lado), separação (fronteira), ordem (o que vem antes e depois), envolvimento (o espaço que está em torno), continuidade (a que recorte do espaço a área considerada corresponde), entre os elementos a serem localizados.
Para evitar que o estudo geográfico de uma região se torne uma discussão cansativa, é preciso que o aluno estabeleça relações entre a região estudada e aquela que ele já conhece.
O ESPAÇO GEOGRÁFICO: ENSINO E REPRESENTAÇÃO (1ª Parte) O ESPAÇO GEOGRÁFICO: ENSINO E REPRESENTAÇÃO (1ª Parte) Reviewed by Gilvan Fontanailles on agosto 10, 2013 Rating: 5

Nenhum comentário

Slider

[recent]

Anuncios!