O ESPAÇO GEOGRÁFICO: ENSINO E REPRESENTAÇÃO (1ª Parte)
1)Relações Espaciais Topológicas
As primeiras relações espaciais que a criança
estabelece são chamadas relações espaciais topológicas elementares. Essas são
relações que se estabelecem no espaço próximo, usando referenciais elementares
como: dentro, fora, ao lado, na frente, perto, longe e etc.
As relações topológicas começam a ser
estabelecidas pela criança desde o nascimento e é a base para a gênese
posterior das relações espaciais complexas. Percebemos que as relações
espaciais se processam na seguinte ordem: de vizinhança; separação; ordem;
envolvimento; continuidade.
A relação de vizinhança corresponde aquela em que
os objetos são percebidos no mesmo plano, próximos, contíguos. A criança
percebe que objetos vizinhos são separados, isto é, não estão unidos. A
percepção da separação aumenta com a idade e o desenvolvimento da capacidade de
análise.A relação de ordem ou sucessão implica na questão em que os objetos
ocupam uma posição anterior ou posterior a partir de um determinando ponto de vista.
Apesar das relações espaciais topológicas
elementares não envolverem referenciais precisos de localização, elas são a
base para o trabalho sobre o espaço geográfico. E é a partir dele que se
desenvolvem as noções de limites políticos-admimistrativo entre municípios,
estados e países e suas fronteiras.
A localização geográfica constroí-se à medida que
o sujeito se torna capaz de estabelecer relações de vizinhança (o que está ao
lado), separação (fronteira), ordem (o que vem antes e depois), envolvimento (o
espaço que está em torno), continuidade (a que recorte do espaço a área
considerada corresponde), entre os elementos a serem localizados.
Para evitar que o estudo geográfico de uma região
se torne uma discussão cansativa, é preciso que o aluno estabeleça relações
entre a região estudada e aquela que ele já conhece.
O ESPAÇO GEOGRÁFICO: ENSINO E REPRESENTAÇÃO (1ª Parte)
Reviewed by Gilvan Fontanailles
on
agosto 10, 2013
Rating:
Nenhum comentário