ASPECTOS FISÍCOS (solos, Clima, vegetação e regionaização) DO BRASIL: exercícios gerais de Vestibulares comentados (1ª Parte)

Fala galera do 3º ANO, tudo bem!! Na prova de DOMÍNIOS NAT URAIS brasileiro. Veja o que você precisa estudar, para se dá bem na avaliação de GEOGRAFIA

ASUNTO
Número de questões
Detalhamento do Assunto





Regionalização

1ª Questão
- Analisar ou relacionar textos ou mapas com tipos de critérios utilizados nas classificações entre os vários modelos de regionalização utilizados na regionalização do espaço geográfico brasileiro 

1ª Questão
- Relacionar os vários modelos de regionalização estudadas a partir da leitura de mapas, relacionando a estes suas principais características dos respectivos modelos. 



Solos

1ª Questão
- Analisar o perfil de um determinado tipo de solo e relacionar cada um destes às suas respectivas características correspondentes a cada tipo de horizonte.

1ª Questão
- Analisar gravuras, sobre a relação existente entre atuação da temperatura e da pluviosidade como fator de determinação da profundidade dos solos, da densidade das floresta, e dos tipos de rios.
 



Clima

1ª Questão
- Identificar ou relacionar as características das diversas massas de ar em mapas ou em textos diversos.

1ª Questão
- Identifica ou relacionar os fenômenos climáticos como a friagem, frente fria, geada à atuação da mPa no território brasileiro no período do inverno em textos ou em fotografias.

1ª Questão

- Identificar ou relacionar as áreas de ocorrência dos tipos climáticos predominantes no Brasil a partir da leitura  de texto ou da leitura de mapas.

(Vegetação)

Domínios
Morfoclimáticos

1ª Questão
- Identificar ou relacionar em mapas a área de ocorrência dos domínios morfoclimáticos relacionando à estes suas respectivas características.

1ª Questão
- Identificar o tipo de domínios morfoclimático a partir da leitura de textos, mapas ou fotografias da paisagem relacionadas à um determinado domínio.

1ª Questão

- Relacionar área de ocorrência (mapa), ou perfil do solo, climograma ou fotografias da paisagem relacionadas ao um determinado domínio.

Veja agora alguns exemplos do tipo de questões enquanto metodologia e grau de dificuldade que poderão ser cobradas na avaliação de geografia no dia 27 de junho de 2013

(FUVEST 2014 - Primeira Fase) Estas fotos retratam alguns dos tipos de formação vegetal nativa encontrados no território nacional.
Correlacione as formações vegetais retratadas nas fotos às áreas de ocorrência indicadas nos mapas abaixo.
Então vejamos as questões:

 
1 Questão: Observe o mapa abaixo, sobre os domínios morfoclimáticos:




 

Indique o número correspondente ao domínio morfoclimático:


(    )  domínio da caatinga
(    )  domínio do cerrado
(    )  domínio das pradarias
(    )  domínio amazônico
(    )  domínio dos mares e morros
(    )  domínio das araucárias
(    )  faixas de transição

Assinale a alternativa que contém a sequência correta, de cima para baixo.

a.  (   )  2 – 6 – 1 – 4 – 5 – 7 – 3
b.  (   )  2 – 4 – 6 – 1 – 3 – 7 – 5 
c.  (   )  4 – 2 – 1 – 7 – 3 – 5 – 6 
d.  (   )  4 – 2 – 6 – 1 – 3 – 5 – 7 
e.  (   )  6 – 1 – 3 – 5 – 4 – 2 – 7  
Resposta: D
GEOGRAFALANDO COMENTA:
A questão exigia que o aluno soubesse interpretar as legendas e, a partir delas, identificar o tipo de domínios morfoclimático a partir dessa leitura  localizar no mapa os domínios morfoclimáticos brasileiros. A sequência dos domínios geoecológicos estão de acordo com a seqüência 4 – 2 – 6 – 1 – 3 – 5 – 7 

02 Questão: (Ufg) Observe os mapas a seguir.
A dinâmica das massas de ar é um dos  fatores que explica a caracterização climática de uma área. A leitura e a interpretação dos mapas  indicam que o clima do  território goiano é  influenciado pela atuação  da massa
a) Equatorial continental durante o ano todo.
b) Tropical atlântica no verão e Polar atlântica durante o inverno.
c) Equatorial continental no verão e Equatorial atlântica no inverno.
d) Tropical atlântica durante o ano todo.
e) Equatorial continental no verão e Tropical atlântica no inverno.
Resposta: E
GEOGRAFALANDO COMENTA:
A leitura e a interpretação dos mapas indicam que o clima do  território goiano é  influenciado pela atuação  da Massa Tropical Atlântica (mTa) no inverno e no verão pela  massa Equatorial continental (mEc) que por não encontra obstáculos e se expande por boa parte do território brasileiro inclusive pelo território goiano nesse período. Pois no inverno o avanço da massa Polar atlântica inibe a presença da massa Equatorial continental que nessa área ficando restrita ao noroeste amazônico.

03 Questão:  (UFMG) Analise os perfis de solo característicos de alguns domínios morfoclimáticos brasileiros.

A partir da análise dos perfis, A, B e C, é possível afirmar-se que esses representam, respectivamente, configurações dos solos desenvolvidos nos domínios morfoclimáticos.

a) Amazônico, da Caatinga e do cerrado.
b) Amazônico, do Cerrado e da Caatinga.
c) Caatinga, do Cerrado e Amazônico.
d) Cerrado, da Caatinga e Amazônico.
e) Nenhuma das Anteriores.


Resposta: D
GEOGRAFALANDO COMENTA:
Perfil A, corresponde ao tipo de solo predominante no cerrado brasileiro onde os solos são profundos,  ácidos, arenosos, com baixos teores de matéria orgânica e baixos teores de nutrientes minerais. O principal tipo de problema encontrado nesses solos é a laterização.
Perfil B, corresponde ao tipo de solo predominante na área onde ocorre a vegetação da Caatinga brasileira possuem  solos rasos, com elevados teores de nutrientes minerais e baixíssimos teores de nutrientes orgânicos. O principal tipo de problema encontrado nesses solos é a salinização.
Perfil C, corresponde ao tipo de solo predominante na área onde ocorre a vegetação da floresta amazônica brasileira onde os solos são profundos e  arenosos, ácidos, com baixos teores de nutrientes minerais e elevados teores de nutrientes orgânicos, devido ao espesso mento de decomposição que os recobre. O principal tipo de problema encontrado nesses solos é a lixiviação e a laterização.

04 Questão:  (UNEAL) O Brasil está dividido em três regiões geoeconômicas que refletem as diferentes formas de ocupação humana ao longo do tempo histórico: Nordeste, Centro-Sul e Amazônica. Analise os aspectos que caracterizam essas regiões:

I. O Nordeste é a principal área de refluxo (saída) de pessoas nas migrações internas do país.
II. A região Centro-Sul é a mais industrializada, povoada e urbanizada do país.
III. A Amazônia é a região menos povoada do Brasil e sofre grandes impactos ambientais.
IV. A região nordestina apresenta muitas marcas da colonização e, por praticamente três séculos, foi a região mais rica do Brasil.

Está correto o contido em

a) I e II, apenas.
b) I, II e III, apenas.
c) I, II e IV, apenas.
d) I, III e IV, apenas.
e) I, II, III e IV.
Resposta: E
GEOGRAFALANDO COMENTA:
O nordeste foi a primeira região a ser colonizada e hoje é um área de saída de pessoas por conta das condições de vida pouco favoráveis. Já o sudeste é a região mais urbanizada e industrializada.
A região norte permanece a com maior incidência de vazios demográficos.

05 Questão:  (UFV/MG adaptada ) Observe o esquema abaixo:

Com base no esquema, é CORRETO afirmar que:
a) a maior profundidade do solo que ocorre na faixa de vegetação de Taiga se deve à elevada precipitação e baixa queda da quantidade de folhas.
b) a vegetação de Tundra apresenta uma profundidade de solo semelhante à faixa de vegetação de deserto, em razão da escassez da pluviosidade.
c) a evaporação apresenta uma linha de tendência de aumento da faixa de climas quentes e úmidos para os climas secos e frios.
d) a vegetação nas latitudes médias é menos exuberante, em razão da evaporação ser maior em relação à faixa de vegetação da floresta tropical.
Resposta: B
GEOGRAFALANDO COMENTA: 
O solo da tundra é chamado de permafrost, que em uma tradução literal significa “sempre congelado”, e é justamente essa característica que dá a tundra suas feições naturais.
O permafrost é um solo típico das regiões antárticas composto por terra, pedras e gelo. Sua profundidade pode alcançar até mais de 1 metro e ele é totalmente impermeável o que faz com que surjam áreas lamacentas no verão quando a camada de gelo superficial, que pode chegar a 300 metros em alguns lugares, derrete.
Os solos que se formam em climas áridos são predominantemente minerais com pouca matéria orgânica. A repetida acumulação de água em alguns solos forma muitos depósitos de sal. Sua profundidade é semelhante à do permafrost.

06 Questão (UFAL) A imagem de satélite a seguir mostra a ação de um importante sistema atmosférico que age sobre o Brasil e que está indicado pela seta. Assinale-o.

 
a) Convergência Intertropical
b) Ciclone Extratropical
c) Massa Equatorial Continental
d) Frente Polar Atlântica
e) Onda de Leste.

Resposta: D
GEOGRAFALANDO COMENTA:

Trata-se de um sistema frontal caracterizado por uma frente fria.
Lembre-se que os sistemas frontais formam-se a partir do deslocamento de ar por diferenças de pressão atmosférica. O ar circula na atmosfera das zonas de alta para as zonas de baixa pressão.
Veja a entrada de um sistema frontal de frente fria no sul de Minas pode resultar em chuvas frontais, seguidas pela massa de ar frio, que provoca queda de temperatura e, em casos de frentes mais fortes, a formação de geadas no sul do país. Essas características deixam claro que a imagem de satélite mostra a ação do deslocamento de uma frente fria polar no território brasileiro.

07 Questão -  (Ufpe 2002) Observe atentamente o mapa abaixo e identifique a seguir o que ele representa.

a) As grandes zonas climáticas do Brasil
b) As regiões geoeconômicas do Brasil
c) Os três grandes biomas brasileiros
d) As mesorregiões naturais do Brasil
e) Os três grandes escudos brasileiros

Resposta: B
GEOGRAFALANDO COMENTA:

O mapa representa a regionalização do território brasileiro idealizado por Pedro Pinchas que divide o Brasil em três grandes unidades geoeconômicas ou complexos regionais, para isso ele utilizou critérios mais abrangentes que os utilizados pelo IBGE, considerando principalmente os aspectos sócio-econômicos, ligados aos tipos de espaços produzidos no território brasileiro desde a sua colonização. Essa divisão considera a formação histórico-econômica do Brasil e a recente modernização econômica que se manifestou nos espaços urbano e rural, estabelecendo novas formas de relações no território brasileiro. Nesse sentido a sua regionalização segui o nível de desenvolvimento socio economico produzidos no teritório brasileiro ao longo de sua formação, isto é, segundo a realidade geoeconômica do Brasil a partir da década de 1960. 

08 Questão: (Ufrrj 2005) O texto a seguir se refere aos grandes conjuntos climatobotânicos. A vegetação é reflexo das condições naturais, principalmente do solo e do clima do lugar onde ocorre. O Brasil, por contar com grande diversidade climática, apresenta várias formações vegetais. Tem desde densas florestas latifoliadas tropicais, que ocupam mais da metade de seu território, até formações xerófitas, como a caatinga.
SENE, E. de e MOREIRA, J. C. "Geografia Geral
e do Brasil: Espaço Geográficoe Globalização".
São Paulo: Scipione, 1998. p.484.

Correlacione as colunas, associando a vegetação aos tipos climáticos.

COLUNA 1
1 - Floresta Amazônica
2 - Floresta de Araucária
3 - Floresta Atlântica
4 - Cerrado
5 - Caatinga

COLUNA 2
( ) Clima Tropical Típico
( ) Clima Equatorial Úmido
( ) Clima Tropical Litorâneo Úmido
( ) Clima Subtropical
( ) Clima Tropical Semi-árido

A seqüência correta que representa a correlação acima está na opção
a) 4, 1, 2, 3 e 5.
b) 4, 1, 3, 2 e 5.
c) 4, 1, 5, 2 e 3.
d) 1, 2, 3, 4 e 5.
e) 2, 1, 3, 4 e 5.

Resposta: B
GEOGRAFALANDO COMENTA:
A questão exigia que o aluno soubesse  identificar e relacionar num  os tipos climáticos que ocorrem   nas áreas de ocorrência dos domínios morfoclimáticos  As relação correta dos domínios em relação aos tipos climáticos predominantes estão de acordo com a seqüência:  4 – 1 – 3    2 e  5

09  Questão: (Fuvest - 2001) No trajeto destacado no mapa, predominavam, até fins do século XIX, diferentes tipos de vegetação original.
Assinale a alternativa que indica a sequência correta, segundo a direção NO-SE.



Resposta: A
GEOGRAFALANDO COMENTA:
No perfil observado, na direção noroeste-sudeste, partimos de Rondônia, área de domínio da Floresta Equatorial, para, em seguida, passarmos pela formação complexa do Pantanal no Mato Grosso do Sul. Continuando na direção sudeste do perfil, encontramos o Cerrado, ainda no Centro-Oeste e Oeste
Paulista, e a Floresta Tropical Atlântica no interior do Estado de São Paulo.

10 Questão: (PUC-MG-2002) A caatinga cobre uma extensa área do território brasileiro, especialmente na região Nordeste. Trata-se de um tipo de vegetação complexa, não se constituindo em um tipo exclusivamente florestal ou herbáceo. Nesse caso, ela se assemelharia ao cerrado. A caatinga se distingue do cerrado principalmente por sua acentuada:

a) xerofilia.
b) altimetria.
c) homogeneidade.
d) higrofilia.

Resposta: A
GEOGRAFALANDO COMENTA: 
Tanto o Cerrado quanto a caatinga são vegetações de médio porte físico, isto é, são arbustivas com resquícios  de gramíneas (pequeno porte) e ambas são savanas, a diferença de uma para a outra está na quantidade de chuva que ocorre na área da ocorrência da caatinga que é a penas a metade do índice pluviométrico da região de abrangência dos cerrados, o que explica por exemplo na caatinga a presença de vegetação do tipo xerófila (plantas em que suas folhas são espinhos= de regiões características de desertos quentes.)

11 Questão:  (FGV- 2002)  Essa região brasileira apresenta as seguintes características geoambientais: pluviosidade irregular, em torno de 750mm/ano, concentrada num período de 3 a 5 meses. Ocorrem períodos agudos de estiagem, quando a precipitação pluviométrica cai para cerca de 450-500mm/ano. As temperaturas são altas, com taxas elevadas de evapotranspiração e balanço hídrico negativo durante parte do ano. A insolação é muito forte, 2.800horas/ano, e está aliada à baixa umidade relativa.
Fonte: http://www.cnpma.embrapa.br/projetos/prod_int/regiaosf.html

O tipo climático e a região brasileira correspondentes ao texto são:

a) Subtropical – Região Centro-Sul.
b) Tropical de altitude – Região Sudeste.
c) Semi-árido – Região Nordeste.
d) Tropical – Região Sudeste.
e) Desértico – Região Nordeste.

Resposta: C
GEOGRAFALANDO COMENTA:

As características climáticas citadas no texto são típicas do domínio semi-árido do Brasil. Na região Nordeste, tal domínio ocupa grandes partes da sub-região denominada Sertão Nordestino.

12 Questão  (UNIR/RO) A coluna da esquerda apresenta tipos climáticos brasileiros e a da direita, suas características. Numere a coluna da direita de acordo com a da esquerda.

1 – Clima Equatorial 
2 – Clima Tropical  
3 – Clima Subtropical   
4 – Clima Semiárido
  
 (     ) Predominante no território brasileiro, ocupa a parte  central com duas estações bem definidas: uma seca e outra chuvosa.
 (     ) Localiza-se nas proximidades da linha do Equador;  possui chuvas abundantes o ano todo.
 (     ) A quantidade de chuva não varia muito ao longo do  ano, mas as temperaturas mudam constantemente.
 (     ) Caracterizado por baixa umidade, pouca chuva e  elevadas temperaturas.

Assinale a sequência correta.
A - 1, 3, 4, 2
B - 2, 1, 3, 4
C - 2, 1, 4, 3
D - 3, 2, 1, 4
E - 4, 1, 3, 2
Resposta: B
GEOGRAFALANDO COMENTA:

13 Questão  Questão As características abaixo são da região brasileira denominada:
Uma das características físicas:
• vegetação de caatinga presente no Sertão fortemente associada às paisagens regionais
• clima semi-árido do Sertão Nordestino
• hidrografia sertaneja, marcada pelos rios temporários em função das características climáticas
• climas megatérmicos, marcados pela pequena amplitude térmica

Uma das características socioeconômicas:
• grandes desigualdades socioeconômicas
• concentração fundiária
• perfil de renda com médias inferiores às do restante do país
• predomínio, nas áreas rurais, das atividades agropecuárias tradicionais.

a) Concentrada
b) Centro-Oeste
c) Amazônia
d) Sul
e) Nordeste

Resposta: E
GEOGRAFALANDO COMENTA:

Para responder essa questão você precisa conhecer as características físicas e econômicas das regiões bem como as propostas de divisão regional. E se sabe é claro que você marcou a letra E
 
Não esqueça de visita também minha página na net!!!!
Acesse o blog: http://geografalando.blogspot.com.br/
Vai até a página Estudos Dirigidos 3º Ano


Lá você vai encontrar questões seguindo o modelo acima!!








 
ASPECTOS FISÍCOS (solos, Clima, vegetação e regionaização) DO BRASIL: exercícios gerais de Vestibulares comentados (1ª Parte) ASPECTOS FISÍCOS (solos, Clima, vegetação e regionaização) DO BRASIL: exercícios gerais de Vestibulares comentados (1ª Parte) Reviewed by Gilvan Fontanailles on agosto 19, 2013 Rating: 5

Nenhum comentário

Slider

[recent]

Anuncios!