LEIA ANTES DE ACESSAR O CONTEÚDO

Este blog tinha como objetivo, apenas de ser um complemento para alunos do ensino médio, no que refere as Ciência Humanas AGORA também estaremos postando aulas com assuntos das Ciências Natureza (Biologia, Química e Física).


01/02/2013

FUSO HORÁRIOS BRASILEIROS



Fala galera na aula de hoje vamos tratar de um assunto bastante cobrado nos vestibulares, que é a questão do fuso horário brasileiro.

NOÇÕES PRELIMINARES:

Bem pessoal!!! Na aula passada a gente viu que essa padronização é feita para facilita as relações internacionais. Entretanto no interior de um mesmo país, esses limites não são tão rígidos. Os países podem estipular seus fusos horários a partir de suas divisões político-administrativo, que podem abranger regiões maiores ou menores do que as faixas de 15°.
Antes de 1913, O Brasil só tinha um fuso horário, mas o decreto nº 2.784, em 1913 assinado pelo então presidente Hermes da Fonseca, instituiu um conjunto de quatro diferentes horários para o país, medida que seguiu em vigor durante um longo período quando houve uma alteração no ano de 2008 que resumia o território nacional de quatro fusos para apenas três diferentes horários. No entanto, em 2013, parte do estabelecimento anterior foi retomado.Atualmente, o país é dividido em quatro fusos horários.



O Vai e Vem dos fusos brasileiros
Nesses últimos 10 anos o Brasil já possuiu pelo menos três leis que alteram a distribuição dos fusos horários no território brasileiro. A ultima mudança foi com a lei LEI Nº 12.876, DE 30 DE OUTUBRO DE 2013.(Altera o Decreto no 2.784, de 18 de junho de 1913, para restabelecer os fusos horários do Estado do Acre e de parte do Estado do Amazonas, e revoga a Lei no 11.662, de 24 de abril de 2008). 

A mudanças é sempre a cerca da região brasileira que se encontra mais a oeste do país, envolvendo os estados do Acre e do Amazonas, que antes de 2008 apresentava um fuso horário de duas horas de diferença em relação à capital Brasília (diferença que aumentava para três horas durante o Horário de Verão). Sob o argumento de que essa diferença traria grandes problemas econômicos para a região, em 2008, foi sancionada uma lei que alterava o fuso local, integrando-o às demais regiões próximas, sendo que a diferença para a capital do país era de apenas uma hora.


No entanto, essa alteração provocou certa polêmica, uma vez que não houve uma consulta à população local. Portanto, durante o segundo turno das eleições presidenciais de 2010, realizou-se um referendo sobre qual era a opinião pública sobre o horário local que deveria ser exercido. A população, então, votou para o restabelecimento do horário antigo, o que só foi executado em novembro de 2013.

Portanto, há, novamente, quatro fusos horários no Brasil, conforme podemos observar no mapa a seguir:


Acompanhe as alterações realizadas no esquema a seguir:
 

Veja no mapa como ficou a distribuição dos quatro fusos pelo território brasileiro.


1º FUSO BRASILEIRO(2 horas a menos  em relação ao horário de Greenwich considerado como o “marco zero” para a medição do horário mundial.)
Nesse fuso, encontram-se apenas algumas ilhas pertencentes ao Brasil.
- Fernando de Noronha, atol das Rocas e ilhas de São Paulo e São Pedro:
 1 hora a mais em relação à Brasília.
 
2º FUSO BRASILEIRO: (Encontra-se em três horas atrasado em relação ao horário oficial de Greenwich, sendo o mesma  da capital do Brasil.)



Esse fuso é o que abrange a maior parte do território brasileiro, incluindo a capital Brasília. 
Fazem parte desse fuso as regiões:
- Nordeste, Sudeste, Sul e partes das regiões Norte (apenas estados Tocantins, Amapá, Pará) e Centro-Oeste (apenas o estado de Goiás e o Distrito Federal). 
A mesma de Brasília.

3º FUSO BRASILEIRO(encontra-se quatro horas atrasado em relação ao horário oficial de Greenwich, estando uma hora atrasado em relação à capital do Brasil. 

Esse fuso envolve parte das regiões:
- Norte (os estados de Roraima, Rondônia, e quase a totalidade do estado do Amazonas) e Centro-Oeste (os estados do Mato Grosso e mato Grosso do Sul). 
1 hora a menos em relação à Brasília.



4º FUSO BRASILEIRO: O último fuso horário brasileiro encontra-se cinco horas atrasado em relação ao horário de Greenwich e duas horas atrasado em relação à capital Brasília. 
Conforme podemos observar no mapa anterior, ele abrange somente: 
- o estado do Acre e uma pequena parte do território do Amazonas.
2 horas a menos em relação à Brasília.




Um comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...