FUSO HORÁRIOS BRASILEIROS



Fala galera na aula de hoje vamos tratar de um assunto bastante cobrado nos vestibulares, que é a questão do fuso horário brasileiro.

NOÇÕES PRELIMINARES:

Bem pessoal!!! Na aula passada a gente viu que essa padronização é feita para facilita as relações internacionais. Entretanto no interior de um mesmo país, esses limites não são tão rígidos. Os países podem estipular seus fusos horários a partir de suas divisões político-administrativo, que podem abranger regiões maiores ou menores do que as faixas de 15°.
Antes de 1913, O Brasil só tinha um fuso horário, mas o decreto nº 2.784, em 1913 assinado pelo então presidente Hermes da Fonseca, instituiu um conjunto de quatro diferentes horários para o país, medida que seguiu em vigor durante um longo período quando houve uma alteração no ano de 2008 que resumia o território nacional de quatro fusos para apenas três diferentes horários. No entanto, em 2013, parte do estabelecimento anterior foi retomado.Atualmente, o país é dividido em quatro fusos horários.



O Vai e Vem dos fusos brasileiros
Nesses últimos 10 anos o Brasil já possuiu pelo menos três leis que alteram a distribuição dos fusos horários no território brasileiro. A ultima mudança foi com a lei LEI Nº 12.876, DE 30 DE OUTUBRO DE 2013.(Altera o Decreto no 2.784, de 18 de junho de 1913, para restabelecer os fusos horários do Estado do Acre e de parte do Estado do Amazonas, e revoga a Lei no 11.662, de 24 de abril de 2008). 

A mudanças é sempre a cerca da região brasileira que se encontra mais a oeste do país, envolvendo os estados do Acre e do Amazonas, que antes de 2008 apresentava um fuso horário de duas horas de diferença em relação à capital Brasília (diferença que aumentava para três horas durante o Horário de Verão). Sob o argumento de que essa diferença traria grandes problemas econômicos para a região, em 2008, foi sancionada uma lei que alterava o fuso local, integrando-o às demais regiões próximas, sendo que a diferença para a capital do país era de apenas uma hora.


No entanto, essa alteração provocou certa polêmica, uma vez que não houve uma consulta à população local. Portanto, durante o segundo turno das eleições presidenciais de 2010, realizou-se um referendo sobre qual era a opinião pública sobre o horário local que deveria ser exercido. A população, então, votou para o restabelecimento do horário antigo, o que só foi executado em novembro de 2013.

Portanto, há, novamente, quatro fusos horários no Brasil, conforme podemos observar no mapa a seguir:


Acompanhe as alterações realizadas no esquema a seguir:
 

Veja no mapa como ficou a distribuição dos quatro fusos pelo território brasileiro.


1º FUSO BRASILEIRO(2 horas a menos  em relação ao horário de Greenwich considerado como o “marco zero” para a medição do horário mundial.)
Nesse fuso, encontram-se apenas algumas ilhas pertencentes ao Brasil.
- Fernando de Noronha, atol das Rocas e ilhas de São Paulo e São Pedro:
 1 hora a mais em relação à Brasília.
 
2º FUSO BRASILEIRO: (Encontra-se em três horas atrasado em relação ao horário oficial de Greenwich, sendo o mesma  da capital do Brasil.)



Esse fuso é o que abrange a maior parte do território brasileiro, incluindo a capital Brasília. 
Fazem parte desse fuso as regiões:
- Nordeste, Sudeste, Sul e partes das regiões Norte (apenas estados Tocantins, Amapá, Pará) e Centro-Oeste (apenas o estado de Goiás e o Distrito Federal). 
A mesma de Brasília.

3º FUSO BRASILEIRO(encontra-se quatro horas atrasado em relação ao horário oficial de Greenwich, estando uma hora atrasado em relação à capital do Brasil. 

Esse fuso envolve parte das regiões:
- Norte (os estados de Roraima, Rondônia, e quase a totalidade do estado do Amazonas) e Centro-Oeste (os estados do Mato Grosso e mato Grosso do Sul). 
1 hora a menos em relação à Brasília.



4º FUSO BRASILEIRO: O último fuso horário brasileiro encontra-se cinco horas atrasado em relação ao horário de Greenwich e duas horas atrasado em relação à capital Brasília. 
Conforme podemos observar no mapa anterior, ele abrange somente: 
- o estado do Acre e uma pequena parte do território do Amazonas.
2 horas a menos em relação à Brasília.




FUSO HORÁRIOS BRASILEIROS FUSO HORÁRIOS BRASILEIROS Reviewed by Gilvan Fontanailles on fevereiro 01, 2013 Rating: 5

2 comentários

Slider

[recent]

Anuncios!