FUSOS HORÁRIOS: Noções preliminares
Conteúdos:
-
Linhas de Fuso; Meridiano de Greenwich; Linha Internacional de Mudança de Datas
(LID); Horário de Verão;
-
A posição geográfica planetária do Brasil;
-
Fusos horários brasileiros / primeiro fuso / segundo fuso / terceiro fuso;
Objetivos
da Aula:
-
Compreender o sistema mundial de fusos horários;
-
Classificar os diferentes fusos horários que ocorrem no Brasil e entender que
isso acontece em razão das dimensões continentais que o país possui;
- Compreender que os fusos situados à direita (leste) de um ponto qualquer terão seus horários adiantados e os que estiveerem situados à esquerda do mesmo ponto terão seus horários atrasados;
- Saber usar o fuso inicial de Greenwich como ponto de referência na resolução de situações problemas envolvendo a localização de um ou mais fusos horários no mesmo hemisfério ou em hemisférios diferentes.
Fala
galera! Tudo bem!! Hoje vamos falar um pouco sobre fuso horário! Iniciaremos
nossa aula revisando alguns conceitos gerais sobre, destacando para isso
dois item (linhas imaginarias e o movimento de rotação da Terra) que julgamos
necessários para o entendimento do assunto.
NOÇÕES PRELIMINARES:
O FUSO HORÁRIO NO VESTIBULAR E NO ENEM
Para
o estudante do ensino médio que está se preparando para o vestibular ou para o
ENEM, uma dica é dar uma olhada no conteúdo sobre fuso horário, pois diversas
universidades tem colocado questões sobre fuso em seus processos seletivos e principalmente no ENEM.
Confira agora uma dica
de Geografia no Enem
Eixo cognitivo 4: A questão propõe relacionar informações,
representadas em diferentes formas (Sistema de Fusos Horários) e
conhecimentos em situações
concretas (a hora legal/local
e sua relação
com as horas
de outras localidades), para
construir argumentação consistente.
Competência 4: A questão propõe
ao aluno entender as
transformações técnicas e
tecnológicas (Sistema Internacional de
Fusos Horários) e seu impacto
nos processos de produção
(organizada mundialmente:
globalização), no desenvolvimento do conhecimento e na vida social.
Habilidade 16:
A
questão propõe ao
aluno identificar registros sobre
o papel das
técnicas e tecnologias
na organização do trabalho (Sistema Internacional de Fusos Horários)
e/ou da vida social.
Vejamos a questão:
Enquanto os
piauienses estão tomando o café da manhã, os italianos já estão almoçando e os
japoneses já se preparam para o jantar. Isso ocorre porque foram estabelecidos
diferentes fusos horários para os vários países do mundo, conforme a
localização geográfica de cada um, com base nas diferenças de luminosidade
decorrentes do movimento de rotação da Terra. Sobre essa questão, está correto
afirmar que:
a) todos os países localizados ao longo de um mesmo paralelo têm o mesmo fuso horário.
b) a Terra está dividida em 24 faixas de meridianos, que equivalem a 15° cada uma, calculadas em relação ao Equador, chamadas de fusos horários.
c) o estabelecimento da "hora legal" tem base nos fusos horários, considerando as faixas de 15° formadas pelos meridianos terrestres, enquanto a "hora local" tem base na posição dos locais em relação às suas latitudes.
d) considerando que a Terra gira de oeste para leste, o Sol "nasce" primeiro nos países de fusos horários a leste do meridiano zero.
e) cada fuso horário contém paralelos de 15 graus, por isso ocorrem diferenças de horas nos países que se localizam no leste em relação aos do oeste do globo terrestre.
A alternativa correta é a letra: D
GEOGRAFALNDO COMENTA:
a) Incorreta
Os
fusos horários são
definidos por meridianos
e não os paralelos, portanto, pontos de mesma latitude podem estar
em fusos diferentes.
No Sistema Internacional de
Fusos Horários todos
os pontos localizados em um mesmo
meridiano estão em um
mesmo fuso. No Sistema Real de Fusos Horários – limite prático – pode ocorrer
de áreas de um mesmo meridiano estar em fusos diferentes.
b) Incorreta
Os meridianos e os fusos horários são
definidos em relação ao meridiano Principal ou de Greenwich e não em relação ao
Equador.
c) Incorreta
A
hora legal é
definida pelo Sistema
internacional de Fusos Horários
enquanto a hora
local é uma adequação desse sistema para a realidade
local, ou seja, os países podem modificar a divisão segundo sua realidade
territorial ou interesse político.
d) Correta
O
movimento de rotação
da Terra ocorre
de oeste para leste, portanto, o
movimento “aparente” do Sol ocorre de leste
para oeste. Daí, as
localidades e países que
estão localizados a
leste (por exemplo, de Greenwich) apresentam horas
adiantadas.
e) Incorreta
Cada fuso horário contém 15
meridianos de um grau cada. Daí um
fuso ter 15
graus. Essa condição
foi definida da seguinte forma: Se uma volta completa da Terra em
relação ao seu próprio eixo – movimento de Rotação tem 360º e dura
aproximadamente 24 horas, tem-se:360º
÷ 24 horas (1 hora para cada fuso) = 15º (cada fuso 15º)
Então
pessoal o que você precisa saber sobre esse assunto? De modo geral entender
alguns conceitos e os sues significados em relação aos fenômenos
relacionados a eles, como por exemplo: o funcionamento do sistema de
fuso horário mundial (rotação da Terra esquerda para à direita e que corresponde
à 24 hora que são dividida por 360°, onde cada fuso corresponde a 15°= 1 hora) e saber como encontrar fusos a direita ou a esquerda de um ponto qualquer. Então vamos lá galera!!
a)
MOVIMENTO DE ROTAÇÃO:
Para
completar um giro completo sobre o seu eixo a Terra demora cerca de 24 horas.
Como ela é uma esfera ela possui uma abertura angular de 360°.
Devido
o seu movimento de rotação a terra se posiciona de forma inclinada em relação
os seus pólos no sentido vertical (norte/sul) e horizontalmente em linha reta
em relação ao Sol. Dessa forma a posição astronômica da Terra tomando
como referência o Sol, observa-se que os raios solares atingem a superfície
terrestre de forma quase perpendicular (ao mesmo tempo) de norte à sul
(no sentido vertical) tingindo apenas uma semi-circunferência,. OK!!! Observe a figura abaixo:
Devido
esse tipo de incidência solar, as horas terrestre foram determinadas através do
deslocamento aparente do sol. Contudo, isso causava confusão no momento da
determinação do horário de um local em relação aos ostros lugares.
Para a determinação do sistema de fuso horário
terrestre dividiram-se os 360º da Terra pelas 24 horas de duração do movimento
de rotação,
resultando em 15 graus. Logo, a cada 15 graus que a Terra gira, passa-se uma
hora. A cada uma das 24 divisões se deu o nome de fuso.
.
360º / 24 horas = 15º
Logo, 15º é igual a 1 hora
Pode-se afirmar também que:
1º = 4 minutos
Portanto, todos os locais situados a leste de um ponto
qualquer verão o Sol “nascer” antes, e os que estiverem a oeste verão o Sol nascer
depois, o que nos permite concluir que:
b) MERIDIANOS:
Ao estudar coordenadas geográficas, você deve ter aprendido que a superfície terrestre é dividida no sentio vertical em 360°, tomando como referência o meridiano de Greenwich, (180° a leste de Greewich e 180° a Oeste de Greenwich), e como o globo terrestre está dividido em 24 fusos. Cada fuso abrange uma determinada hora, e possui (quinze graus)
A hora de Greenwich tornou-se a hora universal, no sentido de que é em relação a ela que se determinam os horários em outros pontos do globo terrestre. A leste de Greenwich, as horas aumentam a cada faixa de 15o, variando entre 0 e 12. Ao contrário, a oeste de Greenwich, as horas diminuem, em idêntica variação. O horário de Greenwich também é chamado de GMT, ou seja, Greenwich Mean Time (mean significando "média").
COLACANDO EM PRATICA O QUE VOCẼ APRENDEU:
Como
resolver problemas de horário envolvendo mais de um fuso. Para resolver qualquer problema de fuso horário, você deve seguir alguns passos:
1º Passo.
Quando as longitudes estão em hemisfério opostos, devem ser somadas. Se forem longitudes em mesmo hemisfério,
devem ser subtraídas. Por exemplo:
diferentes
hemisférios (opostos)
HEM.
OESTE + HEM. LESTE
soma
mesmo
hemisfério (iguais)
HEM.
OESTE - HEM. OESTE
HEM.
LESTE - HEM. LESTE
diminui
2º Passo. O resultado obtido deve ser dividido por 15º,
o que permitirá descobrir a diferença horária entre os dois locais.
3º Passo. A diferença horária deverá ser somada à hora conhecida,
caso o local que deseja saber a hora, estiver situado a leste daquele horário que
já sabemos. Ou então, se o local que deseja saber a hora estiver a oeste
daquele já conhecido, a diferença deverá ser subtraída da hora conhecida.
PONTO A LESTE:
hora conhecida + diferença horária = hora do
local pedido no problema
PONTO A OESTE:
hora conhecida - diferença horária = hora do
local pedido no problema
EXEMPLIFICANDO:
Na
cidade X, situada a 60º de longitude oeste são 08:00 horas. Que horas serão na
cidade Y situada a 90º de longitude leste?
Resolução:
X
– 60º de longitude oeste = 08.00h
Y
- 90º de longitude leste = ?
01 Passo. Como as longitudes são opostas. Os valores devem
ser somados:
60º
oeste + 90º leste = 150º
02 Passo. Divide-se o valor encontrado por 15º
150º
/ 15º = 10 horas ou 10 fusos
A
diferença horária entre as duas cidades é de 10 horas.
03 Passo. Desejamos saber a hora em Y. Como Y está a
leste de X, significa que devemos somar os valores.
Assim:
08:00 horas + 10:00 horas = 18:00 horas
Resposta:
em X, serão 18:00 horas
E lembre-se !!!
Se houver resto na divisão, deveremos
multiplicar esse resto por 4 (quatro),
para transformá-lo
em minutos, porque a cada quatro minutos a Terra
gira 1º em torno de seu eixo.
Exercícios de Aula:
01. Na cidade X, situada a 60º de longitude
oeste são 08:00 horas. Que horas serão na cidade Y situada a 90º de longitude
leste?
a) 14:00 horas
b) 15:00 horas
c) 16:00 horas
d) 17:00 horas
e) 18:00 horas
02. (UFPR) Sobre fusos horários e hora legal, é correto
afirmar:
a) O meridiano de Greenwich passa pela Inglaterra
devido à posição estratégica desse país quanto à incidência da luz solar.
b) No Brasil, a hora legal está adiantada em relação
à hora legal dos países do Oriente.
c) Os fusos horários são definidos em relação a
um fuso inicial que marca permanentemente
12 horas (meio-dia).
d) O fator que determina a hora legal é o comprimento
do meridiano pelo qual passa o fuso horário.
e) Nem sempre os limites teóricos dos fusos são
aplicados. Por vezes e por conveniência,
como no caso brasileiro, consideram-se as fronteiras políticas.
03. (ENEM) O sistema de fusos horários foi
proposto na Conferência Internacional do Meridiano, realizada em Washington, em
1884. Cada fuso corresponde a uma faixa de 15º entre dois meridianos. O
meridiano de Greenwich foi escolhido para ser a linha mediana do fuso zero.
Passando-se um meridiano pela linha mediana de cada fuso, enumeram-se 12 fusos
para leste e 12 fusos para oeste do fuso zero, obtendo-se, assim, os 24 fusos e
o sistema de zonas de horas. Para cada fuso a leste do fuso zero, soma-se 1
hora, e, para cada fuso a oeste do fuso zero, subtrai-se 1 hora.
A
partir da Lei n.° 11.662/2008, o Brasil, que fica a oeste de Greenwich e tinha
quatro fusos, passa a ter somente 3 fusos horários.
Em
relação ao fuso zero, o Brasil abrange os fusos 2, 3 e 4. Por exemplo, Fernando
de Noronha está no fuso 2, o estado do Amapá está no fuso 3 e o Acre, no fuso
4.
A
cidade de Pequim, que sediou os XXIX Jogos Olímpicos de Verão, fica a leste de
Greenwich, no fuso 8. Considerando-se que a cerimônia de abertura dos jogos tenha
ocorrido às 20h 8min, no horário de Pequim, do dia 8 de agosto de 2008, a que
horas os brasileiros que moram no estado do Amapá devem ter ligado seus
televisores para assistir ao início da cerimônia de abertura?
a) 9 h 8 min, do dia 8 de agosto.
b) 12 h 8 min, do dia 8 de agosto.
c) 15 h 8 min, do dia 8 de agosto.
d) 1 h 8 min, do dia 9 de agosto.
e) 4 h 8 min, do dia 9 de agosto.
04. (UNICANTO) Duas cidades separadas por 120° de
longitude têm uma distância de:
a) Quatorze fusos horários
b) Onze fusos horários
c) Doze fusos horários
d) Oito fusos horários
05. (UEG) Um avião decolou do aeroporto da
cidade A (45°W) às 7 horas com destino à cidade B (120°W). O voo tem duração de
oito horas. Que horas serão na cidade B quando o avião pousar?
a) 11h
b) 10 h
c) 9 h
d) 8 h
e) 2 h
(Ver gabarito no final da aula)
Exercícios de Aprofundamento:
Exercícios de Aprofundamento:
01. (UFSM) A viagem de um empresário de Santiago
(Chile) a Roma (Itália) está organizada da seguinte forma:
• Sai de Santiago (75° de longitude oeste) às 6
horas do dia 2 de janeiro de 2005 e faz escala em São Paulo (45° de longitude
oeste), no Brasil, após quatro horas de viagem.
• Depois de uma escala de 2 horas, decola com
destino a Roma (15° de longitude leste), durando 10 horas a viagem. Apresente a
soma das alternativas corretas:
01) O avião chega a São Paulo às 14 horas do dia
2 de janeiro de 2005.
02) O avião chega a Roma às 6 horas do dia 3 de
janeiro de 2005.
04) A diferença de horário entre Santiago e Roma é
de 6 horas.
08) A diferença de horário entre Santiago e São Paulo
é de 2 horas.
16) É impossível prever a hora de chegada em Roma.
Soma_________
02. (UFPR) Se na efetivação de uma ligação telefônica
entre duas cidades brasileiras, aqui denominadas A e B, forem 21 horas na
cidade A e 23 horas na cidade B no dia 20 de novembro de 2001, é correto
afirmar:
01) As duas cidades têm um afastamento de, no máximo,
10 graus de longitude.
02) As duas cidades estão necessariamente na mesma
latitude.
04) O fuso horário que passa pela cidade A tem valor
menor que o que passa pela cidade B.
08) A cidade A é, obrigatoriamente, litorânea e está
localizada junto ao Oceano Atlântico.
16) A diferença horária entre as duas cidades deve-se
ao horário de verão; portanto, quando o horário de verão for suspenso, os horários
nas duas cidades coincidirão.
32) As duas cidades têm as mesmas coordenadas geográficas.
64) A diferença de altitude entre as duas cidades
é o fator determinante da diferença horária existente entre as mesmas.
03. (UFPR) Leia o texto abaixo:
São
19 horas em Kyoto no Japão, cidade localizada a 135º leste de Greenwich, e a televisão
japonesa anuncia em rede a ocorrência de um terremoto. Várias localidades do
mundo recebem simultaneamente a notícia, dentre elas as cidades de Varsóvia, na
Polônia, localizada a 21º leste, e Vancouver, no Canadá, localizada a 123º
oeste.
Com
base no texto, determine as horas de recebimento da notícia nas duas cidades.
Varsóvia = __________________
Vancouver
= __________________
04. Um navio emitiu um S.O.S. às 16 horas, hora local.
O S.O.S. foi captado num porto onde os relógios marcavam 21 horas. Nesse exato momento
em Londres eram 11 horas.
Pergunta-se:
a) Qual a longitude do navio, no momento em que
emitiu o S.O.S.?
b) Qual a longitude do porto que captou o S.O.S.?
c) Qual a posição do navio em relação ao porto?
(ENEM)
– O mercado financeiro mundial funciona 24 horas por
dia. As
bolsas de valores estão articuladas, mesmo abrindo e fechando
em
diferentes horários, como ocorre com as bolsas de Nova York,
Londres, Pequim e São Paulo. Todas as pessoas que, por exemplo,
estão envolvidas com exportações e importações de mercadorias
precisam conhecer os fusos horários para fazer o melhor uso dessas
informações.
Considerando
que as bolsas de valores começam a funcionar às 09:00
horas da
manhã e que um investidor mora em Porto Alegre, pode-se
afirmar que
os horários em que ele deve consultar as bolsas e a sequência
em
que as informações são obtidas estão corretos na alternativa:
a)
Pequim (20:00 horas), Nova York (07:00 horas) e Londres (12:00
horas);
b)
Nova York (07:00 horas), Londres (12:00 horas) e Pequim (20:00
horas);
c)
Pequim (20:00 horas), Londres (12:00 horas) e Nova York (07:00
horas);
d)
Nova York (07:00 horas), Londres (12:00 horas), Pequim (20:00
horas);
e)
Nova York (07:00 horas), Pequim (20:00 horas), Londres (12:00
horas).
RESOLUÇÃO:
Resposta:
C
Dunga
comemora adaptação do time ao fuso horário
O
técnico Dunga comentou nesta terça-feira que um dos maiores
acertos da preparação da seleção brasileira de futebol para esta
Olimpíada foi ter viajado logo para a Ásia, resolvendo a questão
do fuso horário.
(JC,
05.08.2008)
(UFABC)
– Considerando a diferença dos fusos horários
observados no
mapa, um evento esportivo que ocorreu em Pequim(1)
às 8 horas da
manhã do dia 12 de agosto foi visto em São Paulo(2), ao
vivo, às
a)
21 horas do dia 11 de agosto.
b)
8 horas da manhã do dia 10 de agosto.
c)
9 horas da manhã do dia 13 de agosto.
d)
20 horas do mesmo dia.
e)
9 horas da manhã do dia 11 de agosto.
RESOLUÇÃO:
Resposta: A
FUSOS HORÁRIOS: Noções preliminares
Reviewed by Gilvan Fontanailles
on
janeiro 31, 2013
Rating:
AMEI OS EXERCÍCIOS MUITO SOM.
ResponderExcluirGilvan,muito útil essa lista de exercícios e a parte “Exemplificando”. Pude aplicar em sala de aula, o que ajudou bastante os alunos a compreenderem fusos horários. Parabéns! Sucesso
ResponderExcluirQual a resposta da questão 4 ? Senhora pode mim ajuda
Excluirohhhhh ohohhohoohohohohhohoohho fode sah buceta
ResponderExcluirkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk q bosta ein velho
Excluirtoma no seu cu velho kkkkkkkkkkkkkkkk seu arrombado
ExcluirKSKDSAKADSAKDSAKSADKSDASASKSAKSAKSAKSAKSAKSAKSAKASKSSAKSAKKSDK NEM FUDENDO
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