GLOBALIZAÇÃO seus paradoxos e contradições



 
 GLOBALIZAÇÃO X REGIONALIZAÇÃO
O processo de internacionalização do capitalismo trouxe duas tendências, a de globalizar características culturais e meios econômicos, e formar mercados regionais a fim de proteger e expandir a economia dos países membros. A idéia de uma sociedade global foge totalmente da realidade vista no mundo, representada por diferenças étnicas, culturais e territoriais, mas a tendência de formação de blocos econômicos não impossibilita a globalização, haja vista que, fatores econômicos e sociais proporcionam a visão homogênea de vários critérios, como a alimentação
(Mcdonald’s), informática (Microsoft) e vestuário (jeans). Fatores como esses exemplificam que a globalização pode viver junto com a regionalização econômica, no sentido de que essa regionalização muitas vezes auxilia na divulgação do sistema global. O estudo da teoria econômica explica que a formação de áreas de livre comércio em nível regional acarreta duas conseqüências simultâneas. De um lado, fluxos comerciais já existentes são redirecionados, em função de políticas de eliminação de tarifas alfandegárias. Essa abertura determinada pela diminuição e eliminação de tarifas faz com que novos produtos entrem nos mercados, estimulando a importação de mercadorias. O redirecionamento atua contra a globalização, enquanto o aumento de importações é um dos agentes da globalização. Atualmente a criação de novas oportunidades é mais intensa que o redirecionamento de fluxos já existentes.

RELAÇÃO NORTE X SUL

Com a decadência do socialismo, a divisão do espaço mundial, no final do século XX, foi entre países pobres e países ricos. A área de concentração quase absoluta de países pobres, também conhecidos como subdesenvolvidos, é o Hemisfério Sul (exceções Nova Zelândia, Austrália e Israel). o Hemisfério Norte localiza-se a grande massa de países desenvolvidos, existindo várias exceções, como os antigos países socialista do leste europeu, que passaram para capitalistas, abrangendo várias características de subdesenvolvimento. A relação entre o Norte desenvolvido e o Sul subdesenvolvido, em sua maioria, é bastante turbulenta pelo alto nível de exploração gerado, pela dependência econômica crescente e pela falta de participação na conjuntura das políticas internacionais.

PROBLEMAS ATUAIS DO MUNDO GLOBALIZADO
Atualmente os dois maiores problemas que assolam o mundo são o terrorismo e a violência urbana. O terrorismo é um problema de âmbito global, sendo fator de grande preocupação nos últimos anos, pelo aumento crescente da atuação dos grupos terroristas e pela intensidade dos ataques. O último grande ataque terrorista ocorreu na manhã do dia 11 de setembro de 2001, quando dois prédios no centro de Manhattam foram atingidos por aviões pilotados por terroristas.

Esse fato demonstrou a fragilidade da sociedade perante ataques dessa magnitude. Atualmente o mundo luta para diminuir a atuação desses grupos. Outro fator de grande preocupação global é o aumento em escala rápida dos índices de violência urbana. Cada vez mais, o mundo está condicionado ao medo, medo esse que transforma o espaço, determinando áreas livres de qualquer ação governamental, colocando o cidadão comum da cidade à mercê dos bandidos. Esse problema é alarmante principalmente nos grandes centros. Para combater esses problemas são necessários vários fatores, dentre os quais acarretar uma melhor distribuição de renda à população, possibilitando com isso um melhor equilíbrio social.

A formação de vários conflitos étnicos, principalmente em regiões da Europa (Espanha, Irlanda do Norte) e regiões do Oriente Médio também tem proporcionado grande preocupação no âmbito mundial, esses conflitos, relacionados quase sempre a questões nacionalistas, são campos férteis proliferação de grupos terroristas e extremistas, um mal que a sociedade deve combater. Atualmente alguns conflitos têm se intensificado, como no Oriente Médio e Espanha, enquanto outros buscam a resolução através de reuniões amigáveis, como é caso da Irlanda.
GLOBALIZAÇÃO seus paradoxos e contradições GLOBALIZAÇÃO seus paradoxos e contradições Reviewed by Gilvan Fontanailles on janeiro 05, 2013 Rating: 5

Um comentário

Slider

[recent]

Anuncios!