1ª Série EM = 1º BIMESTRE
Aula Avaliação
diagóstica (1ª senana de aula - 30/01 à 03/02 de 2013)
-
Oficinas dos sonhos;
- Avaliação diagnóstica;
- Avaliação diagnóstica;
Aula 01 e 02
(2ª senana de aula - 06 à 10/02 de 2013)
Objetivos da Aula:
Olá! pessoal !!! Tudo bem?Hoje vamos iniciar o nosso primeiro assunto de geografia. Nessa aula vamos aprender o significado palavra geografia(etimologia), sua abordagem conceitual, objeto e objetivo de estudo. Além de sua divisão didádica com suas respectivas ciências afins e por fim apresentaremos o seu método de estudo ou pesquisa.
Olá! pessoal !!! Tudo bem?Hoje vamos iniciar o nosso primeiro assunto de geografia. Nessa aula vamos aprender o significado palavra geografia(etimologia), sua abordagem conceitual, objeto e objetivo de estudo. Além de sua divisão didádica com suas respectivas ciências afins e por fim apresentaremos o seu método de estudo ou pesquisa.
Então
vamos lá...
NOÇÕES PRELIMINARES:
A
geografia é uma ciência dinâmica por ser composta em seu objeto de estudo por
agentes naturais e agentes sociais.
Nesse
sentido é importante saber o que é um agente natural e um agente social.
- O que
seria um agente natural: Tudo e qualquer elemento criado pela
natureza como: o clima, a água, o relevo, os solos, a vegetação, a fauna etc..
- O que
seria um agente social; A próprias sociedade, e nela , as
relações de poder, conflito(levando em consideração dominados e dominadores).
Sejam de cunho político, econômico ou social.
IMPORTANTE SABER:
Todos
esses agentes e seus elementos estão em constantemente se relacionando e
por isso estão sempre se modificando e se transformando mas, além
de se modificarem e se transformarem eles modificam e transformam as paisagens
dos lugares.
Assim, podemos afirmar que:
1º Todos
estes elementos constituem a base do estudo da geografia.
2º estes
agentes e seus elementos se encontram devidamente organizados nos diferentes
campos da ciência geográfica.
3º São eles
que formam o objeto de estudo da geografia.
Agora
podemos descrever: o que significa etmologicamente a palavra geografia,
conceito, objeto e objetivo de estudo, divisão dessa ciência, e por fim seu
método de estudo ou pesquisa.
ETIMOLOGIA:
Qual é o
significado da palavra Geografia?
Geografia
Geo + Graphen
significa = Terra + Descrever
Então
significa: Descrição da Terra
Obs.:
Palavra criada pelo filosofo grego Eratóstenes (diretor da Biblioteca de
Alexandria) no sec. III a.C.
CONCEITO:
Em
termos conceituais ela é uma ciência que estuda as diferentes paisagens de
lugar para lugar na superfície terrestre. Esse estudo implica não só em
descrever, mas interpretar e analisar a interação de todos os elementos
(naturais e humanos) que constituem essas paisagens dos lugares. Então ela é
dinâmica (porquê as paisagens mudam).
Dessa
forma a geografia é o estudo das relações e combinações dos agentes naturais e
sociais que compõem o espaço geográfico que é o objeto de estudo da geografia.
OBJETO DE ESTUDO:
Devido
a geografia ser uma ciência que se compõem de agentes naturais e sociais. O seu
objeto de estudo não é outra coisa se não todo e qualquer espaço em que o homem
habita e nele constrói as suas relações de poder entre si e os outros e com a
natureza
OBJETIVO DE ESTUDO:
-
Localizar e explicar as interrelações entre o homem e o meio.
-
interpretar as características das paisagens;
-
Compreender a organização do espaço e os fenômenos neles produzidos.
DIVISÃO:
devido
o seu objeto de estudo ser composto por agentes naturais e sociais a geografia
possui algumas divisões para melhor estudar e entender o espaço geográfico.
Por
isso, a geografia encontra-se organizada em dois grandes blocos, a saber:
A
geografia física e a geografia humana
Observe
o gráfico a baixo:
Obs.:
Essa divisão é apenas didática
CIÊNCIAS AFINS:
Para
dá conta do estudo (analise e compreensão) dos fenômenos geográficos que
ocorrem na superfície terrestre.
A geografia nos seus dois ramos (Física
e Humana) necessita do auxílio de outras ciências para lhe auxiliar na sua
tarefa de investigação geográfica. Por isso ela conta com o apoio das ciências:
Atividade
da Aula:
01.
Qual o objeto de estudo da Geografia?
(A).
Interpretação de Mapas.
(B).
Descrição dos Lugares.
(C).
Observação da Paisagem.
(D).
Estudo do Espaço Geográfico.
(E).
Saber todos os nomes de países e capitais.
02.
Assinale a opção CORRETA em relação ao conceito de Paisagem.
(A).
Paisagem representa o que ouvimos de um determinado lugar.
(B).
Paisagem é uma fotografia de um lugar só com características naturais.
(C).
Paisagem é o que vemos e observamos de um lugar.
(D).
Paisagem geográfica é apenas um quadro bonito de um lugar.
(E).
Paisagem representa apenas os aspectos sociais e humanizados de um determinado
lugar.
03.
Onde surgiu o conhecimento Geográfico?
(A).
No mundo Árabe.
(B).
Na América.
(C).
No Brasil.
(D).
Na Grécia Antiga.
(E).
Nos Estados Unidos.
Gabarito:
Aula 03 e 04 (3ª senana de aula - 13 à 17/02 de 2013)
Objetivos
da aula:
-
Distinguir definições de espaço geográfico da definição de espaço sideral;
- Conhecer os elementos que compõem o espaço geográfico;
- Saberem que fazem parte da construção do espaço geográfico como agentes diretos modeladores do espaço que os cerca.
- Conhecer os elementos que compõem o espaço geográfico;
- Saberem que fazem parte da construção do espaço geográfico como agentes diretos modeladores do espaço que os cerca.
-
Compreender que as análises e os estudos geográficos do espaço se realizam em
uma perspectiva dialética de tempo e espaço e que o antigo e o novo interagem
no processo de mudança, percebendo que esta herança espacial ajuda a entender a
organização do espaço. ;
- Compreender, que o espaço é uma acumulação desigual de tempos e que se a lógica que o criou mudar, partes dele podem se transformar em um obstáculo e devem ser substituídos por novos objetos ou reaproveitados a partir de uma nova lógica.
- Compreender, que o espaço é uma acumulação desigual de tempos e que se a lógica que o criou mudar, partes dele podem se transformar em um obstáculo e devem ser substituídos por novos objetos ou reaproveitados a partir de uma nova lógica.
OláPessoal!!
Tudo bem? Hoje falaremos sobre noções básicas de algumas categorias
geoespacias. Nessa aula você vai aprender diferenciar os
principais conceitos da ciência geográfica.
NOÇÔES
PRELIMINARES:
Toda
ciência é formulada por conceitos. A linguagem geográfica
necessita da formulação de conceitos-chave como pré-requisito para
a análise dos fenômenos geográficos. Tomando a sociedade como
objeto de estudo da Geografia apontamos seus 5 conceitos
fundamentais:
-
LUGAR (espaço cotidiano);
-
PAISAGEM (porção do espaço que vejo e sinto);
-
ESPAÇO GEOGRÁFICO (espaço transformado);
-
TERRITÓRIO (espaço de poder);
-
REGIÃO (espaço diferente).
Todos
eles guardam forte grau de parentesco entre si, pois todos se referem
a ação humana modelando o Espaço. São ferramentas de análise do
espaço geográfico.
O
Vimos na aula passada que objetivo da geografia é o estudo do
espaço, espaço este físico e social, ou seja, o espaço
geográfico, buscando determinar uma compreensão das transformações
que alteram e condicionam esse espaço de inter-relações humanas. A
palavra geografia vem do grego e significa “descrição da terra”.
Durante vários anos, os especialistas dessa ciência restringiram-se
a descrever a paisagem, estudando o espaço como algo estático à
sociedade.
Contudo,
com a evolução da geografia, houve uma mudança de foco de estudo,
em que pode se perceber que a análise do espaço vai além da
descrição da paisagem, inserindo-se dentro do contexto da análise
das relações humanas, entende-se assim que a sociedade participa
ativamente da construção do espaço através do trabalho.
Espaço
Construído Pelo Homem:
são os espaços resultantes da ação antrópica (humana). Esse
espaço se transforma pela ação do homem sobre o meio. Exemplos
dessa ação são facilmente percebidos no meio ambiente em que
vivemos, como nos casos das residências; “shopping centers”;
indústrias; dentre outros. Esse espaço pode ser chamado de paisagem
cultural
Espaço
Construído Naturalmente:
esse espaço é determinado por fatores físicos e naturais (ventos,
chuvas, temperatura, movimentos internos...). Esses fatores formam a
paisagem natural. Exemplos: ilhas, chapadas, dentre outros.
O espaço é modificado com o tempo
Observa-se
que ela sofre alterações do meio ao longo do tempo e espaço. Assim
a paisagem é dinâmica
Você sabe por que ela se altera ao longo do tempo?
Na observação do espaço observamos que existem fatores de desequilíbrio que modificam o espaço assim também ocorrerá com a paisagem pois ela é um "retrato" do espaço.
Quais são esses fatores então?
Eles estão distribuídos em duas categorias. A saber: naturais e humanos. veja o gráfico abaixo:
Agora
poderíamos perguntar-nos Será que ainda existem paisagens naturais?
Muitas vezes as atividades humanas conseguem interferir em paisagens que encontram-se a milhares de quilômetros de distância e sua influência é visível. Muitas vezes manifesta-se de forma negativa. Como por exemplo, o que ocorre no continente da Antártida.
PAISAGEM
E O TEMPO
Observe
os retratos do espaço geográfico que se seguem:
Você
consegue identificar quias foram os tipos de impactos sofrido na paisagem acima
ao longo do tempo?
Só observar os tipos deimpactos não nos revela lá grandes coisas. Precisamos estabelecer as relações de poder existentes do lugar, que a paisagem representa. Certo?
Observe que as transformações ocorridas durante o tempo significou a apropriação do homem sob a natureza, ao qual através da ação e do planejamento a resultante maior foi o trabalho.
Veja que quando a natureza fica exposta a serviço da produção, a organização do espaço passou a ser determinada pelas relações sociais, de poder e dominação de um grupo sobre o outro.
Vejamos mais um exemplo:
O espaço geográfico é formado pela paisagem natural associado ao
meio social, que cresce a cada dia e se torna mais dinâmico. Podemos
caracterizar a paisagem como uma “fotografia”, e o espaço
geográfico como uma sucessão dessas fotografias, “um filme”.
A
sociedade determina a construção do espaço através do trabalho,
esse fator ocasiona as diferentes formas de lugar presentes no
espaço, no sentido de que o ambiente construído é gerado através
de fatores típicos do grupo que vivência o lugar.
A
modificação no espaço geográfico, a qual é realizada pela
sociedade, está se tornando cada vez mais intensa. Grande parte das
vezes essas transformações têm acarretado grandes prejuízos para
o ambiente e para a própria sociedade, por ser feita sem um
planejamento eficaz. A ação do homem sobre o espaço se tornou tão
intensa que hoje já é possível determinar que não exista mais
paisagens plenamente naturais (primeira natureza), pois o homem,
direta ou indiretamente, já interferiu no ambiente. Essa
interferência é fácil de ser notada, como o desmatamento e o
aumento das áreas de deserto; as mudanças climáticas; o buraco na
camada de ozônio, dentre outros.
Espaço:
O espaço na Geografia (em outras ciências é diferente), é o espaço concebido como uma porção especifica da superfície da Terra, cuja interação entre natureza e ser humano, reflete na reprodução social e na construção da paisagem. Então o espaço que estamos nos referindo não é o espaço sideral, mas sim o espaço objeto de estudo da Geografia.
O espaço na Geografia (em outras ciências é diferente), é o espaço concebido como uma porção especifica da superfície da Terra, cuja interação entre natureza e ser humano, reflete na reprodução social e na construção da paisagem. Então o espaço que estamos nos referindo não é o espaço sideral, mas sim o espaço objeto de estudo da Geografia.
Dessa
forma, o espaço geográfico é o espaço construído através da transformação do
mesmo pelo homem (relação sociedade-espaço).Onde a sociedade apropria-se do meio
natural, transformando-o construindo o espaço geográfico ao longo da história
da humanidade.
Ele
pode ser visto como sendo o conjunto de lugares, com diferentes naturezas, que
passaram por diferentes processos históricos e unidos por uma complexa rede de
relações.
O espaço geográfico tem vida e movimento, diferente da PAISAGEM que é estática como uma fotografia. Ele é a união dos elementos naturais e culturais-sociais (homem) em movimento (trabalho). É como um filme.
O espaço geográfico tem vida e movimento, diferente da PAISAGEM que é estática como uma fotografia. Ele é a união dos elementos naturais e culturais-sociais (homem) em movimento (trabalho). É como um filme.
Ele
é a organização espacial, porque resulta do trabalho do homem sobre a natureza.
OBS:
A paisagem não é espaço, pois se tirarmos a paisagem de um determinado lugar, o
espaço não deixará de existir.
Dessa
forma:
O
Espaço Natural é aquele produzido pela ação da própria natureza através de três
principais elementos: climáticos, edáficos e bióticos. Esse espaço não sofreu
nenhuma intervenção humana, os elementos estão muito ligados entre si e possuem
uma forte interação, criando uma interdependência entre esses elementos.
O
Espaço Humanizado é o produto da interação entre o homem e a natureza, onde os
grupos humanos a transformam ao longo da história para adaptá-la às suas
necessidades, podendo construí-la ou destruí-la, segundo seus interesses.
Vejamos que há uma semelhança muito grande desta definição com a de Espaço
Geográfico, logo chegamos a conclusão de que o objeto de estudo da Geografia
também pode ser chamado de Espaço Humanizado.
As
modificações que o homem tem realizado são hoje muito mais fortes e rápidas. Com
o aumento da tecnologia, com a facilidade de comunicação e transporte o mundo tem
sofrido impactos e processos muitas vezes mais destrutivos do que modeladores, cabe
a nós refletirmos como será nossa participação na construção de nosso espaço humanizado
e que legado deixaremos para gerações futuras.
Exemplificando:
Quando
os portugueses e outros povos chegaram às terras que formariam o Brasil, o
espaço onde hoje está situada a sua cidade ainda era um espaço natural.
Esses
povos tinham costumes ou hábitos diferentes dos hábitos dos indígenas. Por
exemplo, eles utilizavam técnicas de produção e instrumentos de trabalhos mais
eficazes, tinham maior poder de atuação na natureza e, consequentemente, maior
poder de transformá-la.
Assim,
com a chegada das primeiras pessoas e famílias não indígenas ao espaço
onde se situa o município no qual você vive, o espaço natural que aí
existia foi sendo transformado ou alterado. Elas foram humanizando-o, deixando
nele as marcas de sua atuação ou ação. Derrubando matas, arando o solo,
plantaram mudas e sementes, introduziram novos cultivos e novas técnicas
agrícolas. Com o passar dos anos, represaram a água de rios para irrigação
de terras ou para a construção de usinas hidrelétricas. Com a madeira extraída
das matas fizeram pontes, casas, postes, móveis, caixotes etc. Construíram
estradas e fundaram vilas - muitas delas, com o passar dos anos, cresceram e se
transformaram em cidades.
Essas
pessoas construíram, com seu trabalho, um novo espaço. O espaço construído
ou produzido pelo ser humano é o que se denomina espaço geográfico.
Exercício
de Aula
1.
- Sobre o objeto de estudo da geografia o espaço, destaque a opção incorreta:
a)
O espaço é estudado na parte física e social.
b)
Busca-se entender as transformações que alteram e condicionam esse espaço.
c)
O termo geografia vem do grego e significa descrição da terra, esse é objetivo
hoje da geografia, descrever as paisagens da terra.
d)
A geografia trabalha hoje com a análise da sociedade, buscando entender as
transformações espaciais, nos seus vários ramos, como o social, o político, o
ambiental, o econômico, dentre outros.
e)
A sociedade hoje participa ativamente da construção do espaço.
Bons estudos!!
Bons estudos!!
Aula 05 e 06 (4ª semanade aula de 20 à 24/02 de
2012)
Objetivos
da aula:
-
Identificar paisagens.
-
Compreender que o homem altera o espaço onde vive de acordo com suas
necessidades e ao longo do tempo.
-
Refletir a respeito da importância da ação humana na transformação das
paisagens.
-
Diferenciar paisagem de espaço geográfico.
Olá
pessoal! Tudo bem? Hoje vamos estudar um assunto muito importante trata de uma
das categorias espacial no estudo da ciência geográfica muito trabalhada na
análise geográfica. Estamos falando do conceito PAISAGEM.
Vocês
sabem o que é Paisagem?
A
paisagem, é a representação visível de vários aspectos do espaço geográfico.
Quais
Aspectos?
-
Naturais(clima, relevo, solo etc...)
-
Sociais (a própria sociedade e as relações de poder construídas nela.)
Exemplificando:
Quando
estou diante de um espaço eu percebo o que está a minha frente, usando os meus
sentidos sensórios.
agora
como é que ocorre isso?
Ora!
Usando:
-
os meus olhos para visualizar as cores, os movimentos e formas produzidas pelos
elementos naturais e sociais;
-
os meus ouvidos para escutar os sons produzidos pelos elementos naturais e
sociais;
- o
meu nariz para sentir os odores produzidos pelos elementos naturais e sociais.
Assim
a paisagem é formada não apenas de IMAGEM mas, também de cores, movimentos,
odores e sons...
IMPORTANTE:
Para que essa representação seja um DADO GEOGRÁFICO eu preciso levar
em consideração nessa representação AS RELAÇÔES DE PODER que ocorrem
dentro do espaço geográfico.
Quais
relações?
As
relações econômicas e sociais que permeiam a relação:
HOMEM/NATUREZA/ESPAÇO.
OBSERVAÇÂO
IMPORTANTE:
Observa-se
que neste caso, a paisagem pode sofrer vários tipos de interpretações. Por quê?
ela está sujeita a subjetividade dos sujeitos e cada um desses sujeitos poderão
interpretá-la de forma diferente. Isso porque os nossos pontos de vistas sobre
o mundo não são o mesmo.
Concluindo:
Então nesse aspecto ela, a paisagem, não é estática, mas isso não quer dizer
que ela é dinâmica.
Por
que pessoal? Porque ela é como uma fotografia (ela
não é fotografia) é como ela fosse um “recorte” do espaço geográfico sem
movimento. Nesse sentido ela é a porção visível do lugar (sobre o que desse
lugar?) de seus aspectos naturais e sociais, que podemos VER, isto é, que a
visão pode alcançar (ao vivo e a cores).
Dessa
forma podemos definir PAISAGEM como o DOMÍNIO do
VÍSUAL.
Assim: Paisagem é Tudo aquilo que nossa visão alcança que se caracterizam pela combinação de suas combinações, homogeneizada em sua essência, forma, cor, odor e sentimento de quem a observa. Esta pode ser definida como o domínio do visível, aquilo que a vista abarca. “Sua dimensão é a dimensão da percepção, o que chega aos sentidos” (SANTOS, 1988).
RESUMINDO:
-
Espaço geográfico a coisa em si.
-
Paisagem é o resultado do que vejo, no ato de perceber as característica do
espaço.
Assim visívelmente posssível diferenciar ESPAÇO de PAISAGEM.
Lembrem-se que na aula passada conceituamos o espaço como sendo uma porção especificada da superfície da Terra, cuja interação entre natureza e ser humano, reflete na reprodução social e na construção da PAISAGEM (imagem que é algo visual).
Dessa forma, o espaço geográfico é o espaço construído e reconstruído pelos agentes naturais e sociais através da transformação do mesmo pelo homem (relação: sociedade/espaço). Isto é, o espaço é algo que tem vida e movimento. Diferente da PAISAGEM que é estática como uma fotografia, ele, o espaço, é como um filme. Ou seja, é a união dos elementos naturais e sociais ou culturais (homem) em movimento (trabalho).
PORTANTO:A paisagem não é espaço, pois se tirarmos a paisagem de um lugar, o espaço não deixa de existir.
IMPORTANTE
SABER:
Na análise do espaço geográfico a paisagem no ensino de geografia tem RELEVANTE importância. É importantíssima porque, Segundo ALMEIDA & RIGOLIN (2005), é nas paisagens que estão inseridos todos os elementos presentes no espaço geográfico: os elementos naturais (vegetação, relevo, clima, etc) e os elementos humanos ou culturais (que são os produzidos pela sociedade: carros, edifícios, estradas, etc). Portanto considera-se paisagem a imagem resultante da síntese de todos os elementos presentes em determinado local. Assim: A paisagem é formada por diferentes elementos que podem ser de domínio natural, humano, social, cultural ou econômico e que se articulam uns com os outros.
IMPORTANTE:
Quando observamos um lugar, podemos descrever os elementos que formam a paisagem desse lugar: florestas, campos, indústrias, vilas, etc. No entanto, para que essa paisagem possa ser vista como dado geográfico, temos que estabelecer as relações econômicas e sociais, responsáveis pelo "retrato" de um lugar no espaço geográfico (a paisagem). Como conseqüência, as paisagens modificam-se, conforme as relações econômicas e sociais que ocorrem nesse espaço.
ALMEIDA,
Lúcia Marina Alves de; RIGOLIN, Tércio Barbosa. Geografia.2. ed.São Paulo:
Ática, 2005. (Série Novo Ensino Médio - V. único)
Atividade de Fixação:
1. Assinale a opção INCORRETA em relação às características da Paisagem:
a) As paisagens representam apenas elementos naturais de um determinado lugar.
b)
A Paisagem é tudo o que os nossos olhos vêem de um determinado local.
c)
As paisagens mudam.
d)
As paisagens podem ser bonitas ou feias.
2. A paisagem em que predominam os aspectos originais da natureza como a vegetação, o relevo e a hidrografia é chamada de paisagem natural. Assinale a alternativa abaixo que contenha apenas paisagens naturais.
a) Rodovia, edifícios e represa
b)
Geleira, floresta e conjunto de montanhas
c)
Hidrelétrica, cidade e lago
d)
Cachoeira, lago e loteamento
3. O espaço geográfico é composto por “formas visíveis” e “formas invisíveis”. Assinale a alternativa abaixo que contenha apenas “formas invisíveis” do espaço geográfico.
a) Rodovias e legislação
b)
Hidrelétricas e praias
c)
Fluxo de comunicação e fluxo de informação
d)
Fábricas e fluxo de informação
4. Assinale a opção INCORRETA em relação as características do Espaço Geográfico:
a) Espaço geográfico é que predominam os aspectos originais da natureza.
b)
Lugar é a parte do espaço geográfico onde vivemos e interagimos com a paisagem.
c)
O espaço geográfico é a natureza transformada pelos seres humanos, por meio de
seu trabalho ao longo da história.
d)
Para entendermos o espaço geográfico faz-se necessário compreender a sociedade
que o criou e continua a transformá-lo ao longo do tempo.
5. Leia o trecho da música Paisagem da janela, de Beto Guedes, e responda ao que se pede:
Da janela lateral do quarto de dormir
Vejo
uma igreja um sinal de glória
Vejo
um muro branco e no voo um pássaro
Vejo
uma grade e um velho sinal.
Mensageiro
natural, de coisas naturais
Quando
eu falava dessas cores mórbidas
Quando
eu falava desses homens sórdidos
Quando
eu falava deste temporal...
De acordo com o trecho da música, assinale a alternativa que contém apenas elementos culturais.
a)
“...no voo um pássaro...”
b)
“...Vejo uma igreja um sinal de glória...”
c)
“...de coisas naturais...”
d)
“...Quando eu falava dessas cores mórbidas...”
Aula 07 (5ª semanade aula de (27 à 29 de 02 à 02 de 03 de 2013)
Objetivos
da aula:
- Compreender os conceitos de lugar, região e território e suas importancias no estudo dos fenômeno geográficos;
- Relacionar espaço cotidiano, ao conceito de lugar como base fundamental para a existência humana;
- Compreender que o conceito de Região está associado a ideia de uma porção especifica do espaço geográfico que está correlacionado com continuidade e contiguidade definido e delimitado por e a partir de características semelhantes, que podem ainda variar conforme as escolas geográficas;
- Entender que o conceito deTerritório é um espaço definido e delimitado por e a partir das relações de poder, dominação e conquista que nele se instalam.
Olá pessoal! Tudo bem? Hoje vamos dá continuidade ao assunto estudado, ou pelo menos iniciado na semana passada. Trata-se das categorias geoespaciais. Na aula passada aprendemos diferenciar: Paisagem de espaço geográfico . Nessa aula vamos conhecer mais algumas categorias geoespaciais: LUGAR, REGIÃO e TERRITÓRIO
Então vamos lá!!!
Iniciaremos a nossa aula com o conceito de LUGAR.
O que é Lugar? Numa palavra: podemos dizer que lugar é o e espaço cotidiano.
E o que é que eu entendo por espaço cotidiano?
Você sabe?
Podemos dizer que ele é a porção da superfície terrestre que nos é familiares, que faz parte da nossa vida, que nos dá identidade própria e nos permitem estabelecer relações com lugares diferentes no resto do mundo.
DESSA
FORMA:
É o espaço base da reprodução da vida (vivência afetiva) e pode ser analisado pela tríade:
Habitante
- identidade- lugar.
Nesse sentido, lugar é a porção do espaço apropriado(apropriação) pela e para vida humana, que é o espaço vivido, experimentado, reconhecido e concebido como próprio de cada indivíduo e no qual o ser humano cria identidade como individuo cultural e se e relaciona com os outros indivíduos e grupos de uma mesma cultura através de laços afetivos com esses seus iguais culturalmente.
Assim o conceito de lugar, está ligado à relação HOMEM/AMBIENTE, e ele é portanto, a base fundamental para a existência humana como, experiência ou “centro de significados” , isto é, o centro onde são experimentados os eventos mais significativos de nossa existência : o viver e o habitar, o uso e o consumo, o trabalho e o lazer etc..
Vamos agora ver e analisar o conceito de Região
Bem! REGIÃO é uma área (porção do espaço geográfico) que foi separada, através de um critério, por possuir semelhança em comum.
Exemplificando:
- Região Sudeste do Brasil;
-
Região do Vinho na França.
-
Região da serra da Ibiapaba no Ceará
-
Região do Euro na Europa. Etc..
Isto é, é um porção do espaço geográfico que está correlacionado com continuidade e contiguidade (vizinhança), possuindo delimitação e características semelhantes, que podem ainda variar conforme as escolas geográficas.
Por último falaremos do conceito de Território. Bem! o que é um território?
Território é um espaço definido e delimitado por e a partir das relações de poder, dominação e apropriação que nele se instalam.
OBS.: Lembres-se que Região é diferente de Território
Por que?
Veja
que agora já não estamos mais falando da divisão simples com o natural, mas sim
de uma divisão com a noção de divisão social.
Exemplificando:
São
exemplos clássicos de demarcação de território:
-
a cerca (agropecuária)
-
e o muro Indústrias e residência
Concluindo:
Então
TERRITÓRIO é a relação entre os agentes sociais, políticos e econômicos
interferindo na gestão do Espaço Geográfico, pelo Poder, seja uma dominação
material (terra) ou simbólica ( cultural).
Assim
o conceito de território está ligado noção de poder, dominação e conquista. O
território é todo espaço definido e delimitado por e a partir de relações de
poder, podendo ser contíguo ou fragmentado, variando de um quarteirão dominado
por uma quadrilha de traficantes e/ou até um bloco constituído pelos países
membros da OTAN.
OBS:O Espaço Geográfico é anterior ao Território
Ex1: pode ser desde um país, um quarteirão dominado por uma quadrilha de traficantes ou até um Bloco Econômico constituido pela União Européia.
Ex2:Também pode ser um simples elevador de serviço (pobres) x o elevador social (ricos).
Importante:
É possível existir um território sem nação?
Sim!!! Ex: Antártida
É possível existir uma nação sem território?
Sim !!! Ex: nação, povo curdo, povo basco
Exercícios
de Fixação:
1) O conceito geográfico associado ao plano do cotidiano, do vivido e do indivíduo é:
a)
a
Região
b) o Lugar
c) o Território
d) o Espaço Geográfico e) a Paisagem
d) o Espaço Geográfico e) a Paisagem
2) O conceito geográfico associado a tudo aquilo que a visão alcança e é interpretado pelo nosso conhecimento pessoal:
a) a Região b) o Lugar c) o Território
d) o Espaço Geográfico e) a Paisagem
3) O conceito geográfico associado a separação de uma área do todo através de um critério por suas semelhanças:
a) a Região b) o Lugar c) o Território
d) o Espaço Geográfico e) a Paisagem
4) O conceito geográfico associado a uma área onde existem relações de poder e dominação no uso do espaço:
a) a Região b) o Lugar c) o Território
d) o Espaço Geográfico e) a Paisagem
5) O conceito geográfico associado ao espaço transformado pela ação do homem e seu trabalho através de processos históricos e unidos por uma complexa rede de relações.
a)
a
Região
b) o Lugar
c) o
Território
d) o Espaço Geográfico e) a Paisagem
d) o Espaço Geográfico e) a Paisagem
Bons
estudo!!!
Aula 08 (5ª semana de aula de (05 à 09 de 03 de 2012)
ASSUNTO: CORRETES DO PENSAMENTO GEOGRÁFICO - Escolas geográficas
Aula 08 (5ª semana de aula de (05 à 09 de 03 de 2012)
ASSUNTO: CORRETES DO PENSAMENTO GEOGRÁFICO - Escolas geográficas
FALA GALERA!! TUDO BEM!!??
Hoje vamos falar...
Didaticamente
vamos dividir as correntes em dois blocos distintos, a saber: a Geografia
Tradicional e a Geografia Crítica.
Geografia
Tradicional: esse ramo da geografia trabalhava com a idéia de
que o ambiente natural determinava as características da sociedade. Essa
vertente trabalhava com a descrição da natureza, relacionando muito pouco o
papel ativo do homem no meio.
Nesse
grupo temos então as as seguintes escolas geográficas:
-
O Determinismo Ambiental alemão:
-
O Possibilismo francês:
-
A Pragmática ou Teórica-Quantitativa
-
O Método Regional.
Geografia
Crítica: também, conhecida como geografia marxista, busca
explicar a atuação do homem no meio geográfico, pelo aspecto das transformações
sociais. O objetivo é integrar a relação entre trabalho, sociedade e natureza,
buscando diferenciar os espaços construídos segundo os interesses da sociedade
vigente. Esse ramo da geografia possui um caráter mais analítico e politizador.
Aula 09 (6ª semana de aula de (05 à 09 de 03 de 2012)
ASSUNTO: SISTEMATIZAÇÃO DO PENSAMENTO GEOGRÁFICO
Objetivo da aula:
Olá pessoal! Tudo Bem? hoje vamos iniciar uma nova etapa sobre o estudo de introdução a ciência geográfica. Nessa semana vamos tratar sobre o que foi a sistematização do pensamento e ensino da geografia enquanto ciência moderna. e por último caracterizar as principais correntes do pensamento geográfico. OK?
NOÇÕES PRELIMINARES
Bem pessoal! O desenvolvimento da Geografia enquanto ciência passou por muitas correntes até chegar às vertentes atuais, que nos interessam por serem constituintes do currículo atual do ensino de Geografia especificamente do ensino médio, especialmente vamos dá maior ênfase c compreensão do que seja a corrente do pensamento da Geografia Critica, da Geografia Humanística (Cultural) e por fim da Geografia Ambiental. devido essas serem as correntes trabalhadas nos principais vestibulares do Brasil e principalmente no ENEM.A partir dessas noções preliminares podemos iniciar nossa aula propriamente dita
Então vamos lá
A sistematização da Geografia teve inicio em meados do século XIX, com Humboldt e Ritter.
- Alexandre Von Humboldt: Geógrafo alemão; foi o primeiro a relacionar clima, solo e vegetação, onde em sua obra Kosmos, mostrou que tudo funciona em plena interação.
- Karl Ritter: Geógrafo alemão; descreve a relação entre natureza e o Homem, ou seja, a influência dos fenômenos físicos na atividade humana.
IMPORTANTE:
Estes dois geógrafos criam uma Metodologia própria e um carácter sistemático para trabalhar na análise geográfica. São por isso, considerados os fundadores da Geografia Moderna.
As correntes de pensamento geográfico que conhecemos hoje são derivadas dos trabalhos desenvolvidos por Humboldt e Ritter como já foi salientado. A partir do que eles sistematizaram vamos ter o surgimento de várias correntes de pensamento geográfico, a saber: o Determinismo Ambiental, o Possibilismo, o Método Regional, a Nova Geografia e a Geografia Crítica.
IMPORTANTE SABER:
Segundo CORREA (2000) cada uma delas com suas práticas teóricas, empíricas e políticas, seguindo uma sequência histórica predomina e, ou coexiste com outra corrente.
Vejamos cada uma delas detalhadamente:
Aula 10 (7ª semana de aula de (12 à 16 de 03 de 201)
Objetivos da Aula:
Fala galera!! Tudo bem!??
NOÇÕES PRELIMINARES:
Antes
de conceituar o que foi o determinismo ambiental, precisamos primeiro entender
dois dos conceitos que são fundamentais para o entendimento do pensamento
ratzeleiano:
-O 1º é o conceito de Determinismo
Geográfico: Oque é isso?
Bem pessoal!! É a idéia que um meio natural determina o grau desenvolvimento de uma população ou uma nação.
Bem pessoal!! É a idéia que um meio natural determina o grau desenvolvimento de uma população ou uma nação.
EXEMPLIFICANDO:
Segundo Ratzel um meio
natural mais hostil proporcionaria um maior nível de desenvolvimento ao exigir
um alto grau de organização social para suportar todas as contrariedades
impostas pelo meio.
-
o conceito de Espaço Vital: é o espaço
necessário a sobrevivência de uma comunidade.
EXEMPLIFICANDO:
Segundo Ratzel os
grupos humanos, ao crescer, tendem (poderiam) a alargar os seus territórios,
tendo o direito de ocupar territórios vizinhos.Isto é, uma nação com um
desenvolvimento nível de desenvolvimento mais elevado poderia apropria-se dos
recurso naturais de outras nações com nível desenvolvimento
menos elevado,por exemplo, as nações industrializadas européia poderiam se
apropriar do recursos naturais dos países africanos e asiaticos como
ocorreu no período do chamado IMPERIALISMO.
AGORA DE ONDE RATZEL TIROU ESSA IDEIA DE:
“O homem
como produto do meio” (Determinismo Geográfico)
“A
idéia de Espaço Vital”
Bem
pessoal! Todo o pensamento de Ratzel foi influenciado fortemente pelas ideias
evolucionista de Charles Drawin.
IMPORTANTE:
Na análise de Ratzel sobre a teoria
evolucionista ficou claro para ele que a luta entre as espécies se dava
basicamente pelo espaço, o espaço
era portanto poder, e meio de existência. A
partir dessa observação ele concluiu então que essa disputa também se aplicaria
à humanidade. Ratzel extrai dai um dos seus principais conceitos e o chamou de
“Lebensraum, ou espaço vital”.
Ratzel passou a acreditar que o espaço era vital para a sobrevivência de uma
nação.
Nesse sentido, para Ratzel os homens deveriam procurar organizar o espaço para garantir a manutenção da sua vida não só individual, mas principalmente a vida coletiva. Seguindo o raciocínio ratzeliano o maior sinal da decadência de uma sociedade consistiria na perda do território, enquanto o expansionismo seria algo inevitável para uma sociedade que estivesse progredindo.
Por
quê ? Ratzel vive um contexto do surgimento e organização da geografia que está
relacionado com o processo Imperialismo e expansionismo das grandes potências
européias entre os séculos XVII e XIX.
Obs.:
Isso estruturado sobre as bases do positivismo.
IMPORTANTE: O
que foi mesmo o Determinismo Ambiental?
Foi o primeiro paradigma a caracterizar a geografia que emerge no final do
século XIX. Teve como principal personagem o alemão Ratzel. Seus defensores
afirmam que as condições naturais determinam o comportamento do homem,
interferindo na sua capacidade de progredir.
Segundo
CORREA (2000 ) essa interpretação de “determinação acabou servindo como
ferramenta para ocultar uma ideologia das classes dominantes. Ratzel cria
conceitos como: espaço vital, região natural, fator geográfico e condição
geográfica.
OBS.:
Para Ratzel O HOMEM sofre ação do MEIO NATURAL e por isso ele o ver como um sujeito passivo. Isto é, que sofre a ação de um outro agente exterior a ele homem.
Contextualizando:No
final do século XIX e início do século XX, a geografia determinista pregada
pelo alemão Ratzel afirmava que nas áreas temperadas a humanidade teria tido um
desenvolvimento mais elevado em relação as áreas tropicais (quentes e úmidas).
OBS:.Mas por que se afirmavam isso? Segundo Ratzel as regiões temperadas
(Europa) por ter um meio natural mais hostil (frio) proporcionaria então um
maior nível de desenvolvimento ao exigir um alto grau de organização social de
seus habitantes para suportar todas as contrariedades impostas pelo meio. E
afirmava também que nas regiãos tropicais onde o clima era menos agressivo, as
dificuldades impostas pelo meio determinava que os seus habitantes fossem
preguiçosos e indolentes, e isso era devido o clima quente = atrassados
QUESTIONAMENTOMas
será que isso era mesmo verdade? Claro que não!!
Por
exemplo, Isso seria o mesmo que dizer que o problema do Nordeste do
Brasil é a seca (frase determinista). Observe que essa frase
traz a ideia que as condições ambientais, em especial o clima, é capaz de
influenciar o desenvolvimento socioeconômico do espaço nordestino. E isso não é
verdade. Sabe-se que o problema do nordeste não são as secas mas as cercas e a
falta de políticas públicas para desenvolver a região.Observa que essas idéias
são carregadas de racismo. Isto
é, uma raça é melhor que a outra.
IMPORTANTE:
Essa idéia de determinismo geográfico
foi usado pelo Nazismo, (política expansionista e totalitária da Alemanha no
pós I Guerra), que algumas nações tinham suas sociedades mais desenvolvidas.
Isto é, uma diferença entre os povos, e isso implicou na formulação da idéia de
superioridade de algumas raças.
Obs.:
nesse caso a alemã – que naturalmente se desenvolveria mais que as outras. E
que como raça superior precisaria de espaço e recursos naturais para se
desenvolver. E ai, entra o conceito de Ratzel de Espaço Vital. Isto é, a idéia
de que a Alemanha tinha de conquistar seu “espaço vital”, ou seja, mercados
consumidores e fornecedores de matéria-prima.
Essas
idéias justificariam o que?
1º
a idéia do DIREITO Alemão de conquistar o mundo e a criação
da GRANDE Alemanha habitada pela raça ariana considerada
por eles como superior, justificando dessa maneira mesmo até a perseguição e
o extermínio de outras raças, no desenrolar da II Guerra Mundial.
IMPORTANTE:
Tudo isso ocorreu graças ao conceito de
ESPAÇO VITAL que justificava a conquista de novos territórios para suprir a
maior demanda de recursos para seu desenvolvimento, ou seja, por meio da
ampliação do espaço vital necessário para sustentar essa sociedade.
Aula 11 (7ª semana de aula de (12 à 16 de 03 de 2013)
NOÇÕES PRELIMINARES:
No
fim do século XIX, em 1870 com o fim da guerra franco prussiana a Alemanha
anexou Alsácia e Lorena a seu território (domínio). A vitória da Alemanha sobre
a França,foi atribuída pelo governo francês ao ensino ministrado no país, que
foi considerado de baixa qualidade quando comparado com o ensino da Alemanha.
Isto é, a perda da guerra foi atribuída não ao exército alemão, e sim à
geografia, como ela era ensinada e aplicada.
Foi
neste contexto que surgi na França do século XIX, uma outra corrente de
pensamento geográfico, a corrente possibilista. Ela surgi como uma reação ao
determinismo geográfico alemão e ao seu expansionismo.
ENTÃO VAMOS LÁ!!!
Nessa
nova escola geográfica, a natureza passou a ser vista como possibilidades para
a ação humana; daí o nome de Possibilismo dado a esta corrente por
Lucien Febvre.
Nessa
nova perspectiva a natureza é considerada como fornecedora de
possibilidades para se quisesse o homem poderia modificá-la a seu
favor. Assim bastaria que o homem interviesse nessa, adequado-a as suas
necessidades.
ISTO
É: O Homem tem a possibilidade de mudar(transformar) o meio se quiser. Assim,
nascia a segundo paradigma a caracterizar a geografia do final do século XIX.
Teve como principal personagem o francês Paul Vidal de La Blache.
Observa-se
que seus defensores abolem qualquer forma de determinação do homem sobre a
natureza, isto é, La Blache e seus seguidores negam a ideia que o homem fosse
um produto do meio, e adota a idéia de que a ação humana é marcada pela
contingência, isto é, algo que este pode se quiser se adaptar ao meio e mudá-lo
se assim o desejar.
Resumindo: Os
adeptos da perspectiva possibilista não atribuem às condições ambientais a
responsabilidade absoluta pela pobreza da população regional. Para os
possibilista, o meio ambiente pode oferecer possibilidades que serão ou não
aproveitadas em função do gênero de vida, das necessidades etc.
daspopulações. O que La Blache, traz de novo para o campo da análise
geográfica é que o homem se adapta ao meio, além de modificá-lo.
Para
La Blache O HOMEM não sofre ação do MEIO NATURAL e sim agi sobre o MEIO por
isso ele o ver como um sujeito ativo. Isto é, que pratica a ação sobre um outro
agente exterior a ele homem.
Isto é: La Blache concorda que o homem é um agente geográfico que atua sobre o meio natural, de acordo com seu pensamento o homem não só tem influência no meio natural, como tem a opção de criar possibilidades para sobreviver.
Além
do conceito de região La Blache introduz um outro conceito fundamental pra
entender a sua teoria é o de gênero de vida,
onde defendia que os povos que foram colonizados pelos europeus acabaram sendo
beneficiados culturalmente. Esse conceito legitimava o domínio dos povos
asiáticos e africanos pelos franceses.
O
QUE SERIA O GÊNERO DE VIDA?
Gênero de vida seria como um (o) conjuntos de técnicas que foram repassadas de geração a geração, nascida da necessidade de dar uma resposta a alguma manifestação do meio.
Gênero de vida seria como um (o) conjuntos de técnicas que foram repassadas de geração a geração, nascida da necessidade de dar uma resposta a alguma manifestação do meio.
Vidal
de La Blache propõe um novo método à geografia, inserindo uma perspectiva
histórica e funcional. As relações homem-meio são encaradas, por essa ótica,
com uma abordagem recíproca e harmônica. Além de receber influências de seu
ambiente, o homem se apresenta como fator geográfico, transformando a
fisionomia da paisagem a partir das possibilidades que cada meio oferece.
“Enquanto que, para o determinismo, o homem era apenas um elemento entre os
outros, com Vidal, ele se faz mestre dos outros, pois se adapta à natureza e a
transforma em seu próprio benefício.”
Paul
Vidal de La Blache se pergunta por que há áreas povoadas e outras não. Sua
resposta considera que algumas regiões são mais propensas à vida. Se as regiões
áridas ou muito frias foram ocupadas é porque houve uma intensa pressão em
áreas mais férteis, ocasionando migrações.
O
autor afirma que a tendência foi a aglomeração de núcleos humanos ao longo do
curso de rios, ocorrendo uma separação por obstáculos, como montanhas. Nesse
isolamento, em sua relação com o meio, o homem teria engendrado seu modo de
vida, levando à criação de técnicas capazes de transformar o ambiente.
Analisados
por meio de ideias darwinistas, os isolamentos levam à formação de “raças”. Em
alguns casos, a população ficaria estagnada em seus hábitos, assemelhando-se às
populações animais, por serem presas, historicamente, à mesma forma de
interação com o meio.
É
assim que, para o mesmo autor, os povos teriam uma tendência inerente ao
aperfeiçoamento. Há culturas rudimentares, pontuais, e outras capazes de
transmitir seus progressos. A Europa ocidental teria apresentado um
desenvolvimento quase contínuo, o que não ocorrera com as civilizações da
África e da Ásia, habitantes das zonas de deserto e de estepes. Por isso, os
europeus deveriam alastrar seu “progresso” e “evolução” para outros gêneros de
vida.
Leitura Complementar.
O
homem estaria inserido nessa complexa rede de relações, sendo ora passivo, ora
ativo, pois quando se depara com as possibilidades do meio, tem inteligência
para aumentar os recursos e utilizá-los de forma satisfatória. Prosseguindo a análise, o conceito de modo de
vida está inserido num contexto que não perpassa a neutralidade. As disputas
históricas entre potências europeias
inserem as monografias regionais
vidalianas numa feição de legitimação do imperialismo
francês e do sistema burguês estabelecido.
Nessa
concepção, a obra fundamental de Paul Vidal de La Blache, “Princípios
de Geografia humana”, reporta
aos povos ditos
primitivos, sua dependência em
relação ao meio e quais os fatores que colocaram a superação dos
obstáculos que a natureza oferecia. O autor diz que a tendência foi a
aglomeração de núcleos humanos ao
longo do curso de rios,
constituindo áreas mais propensas à
vida. A partir disso, ocorreu uma separação por obstáculos, como
montanhas. Nesse isolamento, em sua relação com o meio o homem teria
engendrado seu modo de vida,
levando à criação de técnicas
capazes de transformar o ambiente (LA BLACHE, 1954, p.40).
Analisados
a partir de ideias darwinistas, os isolamentos levaram à formação de “raças”. Em alguns casos, a população
ficaria estagnada em seus hábitos, assemelhando-se às sociedades animais, por
serem presas, historicamente, à mesma forma de interação com o meio (LA BLACHE,
1954, p. 80-84).
Concluindo
a obra, então, o autor diz
que o meio europeu
teria sido muito
mais exigente, por isso
a população que
lá vive fez um
povoamento original, concentrado
a principal massa da humanidade, capaz de uma “evolução” mais complexa.
Os povos teriam uma tendência inerente
ao aperfeiçoamento. Há
culturas pontuais e
outras capazes de transmitir seus progressos. A Europa
ocidental teria apresentado, num movimento histórico, um desenvolvimento quase
contínuo, o que não ocorrera com as civilizações da África e da Ásia,
habitantes das zonas de deserto e de estepes. Por isso, os europeus deveriam
alastrar seu “progresso” e “evolução” para outros gêneros de vida (LA BLACHE,
1954, p.277-278).
Atividade
de Fixação
01.(UFC
- 2009) Existem diferentes modos de entender o espaço geográfico e de analisar
e explicar a relação da sociedade com a natureza. Acerca dessa relação,
assinale a alternativa que associa corretamente o posicionamento das correntes
do pensamento geográfico ao seu modo de compreender a problemática da Amazônia
ou de opinar sobre a intervenção humana na Região.
A)
Os adeptos do Determinismo Geográfico culpam a gestão pública inadequada pela
pobreza e pelo abandono em que vivem as populações locais.
OBS: Segundo a concepção determinista, o ambiente natural (e não as
condições políticas ou sociais) definiria as características da organização do
espaço, portanto a alternativa A é ..??????
B)
Os seguidores da Geografia Quantitativa combatem o uso de recursos
técnico-científicos modernos na reorganização do espaço regional.
OBS: Os quantitativos são pragmáticos e defendem o emprego dos mais
modernos recursos técnico-científicos como forma de compreender e interferir no
espaço geográfico, o que torna a ...???.
C)
Os defensores do Possibilismo atribuem às condições climáticas e à existência
de solos desfavoráveis a responsabilidade pela pobreza da população regional.
OBS:
Os adeptos da perspectiva possibilista não atribuem às
condições ambientais a responsabilidade absoluta pela pobreza da população
regional. Para os possibilistas, o meio pode oferecer possibilidades que serão
ou não aproveitadas em função do gênero de vida, das necessidades etc. das
populações; portanto, é também alternativa é...???
D)
Os defensores de uma perspectiva crítica explicam a problemática da Região como
resultante de uma integração dos fatores naturais com os socioeconômicos.
GABARITO:
D
OBS: Os defensores de uma perspectiva crítica explicam a
problemática da Região como resultante de uma integração entre fatores naturais
e, principalmente, socioeconômicos, e defendem uma postura crítica em relação à
intervenção da Geografia na organização do espaço. Essa ciência deveria
contribuir para que o espaço não apresentasse tanto desequilíbrio social e não
se expusesse ao risco de degradação.
E)
Os que buscam compreender o espaço a partir de elementos culturais
responsabilizam os povos indígenas pela condição atual de degradação da Região.
OBS: A compreensão da organização do espaço amazônico a partir do
estudo dos aspectos culturais de seus habitantes nativos reforça a certeza de
que são os exploradores exógenos, e não a população nativa, os maiores
responsáveis pela degradação da Região. A alternativa é..
02
A seca, no sertão nordestino, é um problema climático, mas a agricultura pode
ser desenvolvida através da transposição de águas de rios, perfurações de poços
e construção de canais. Essa visão corresponde a idéia de qual corrente?
a)
Geografia da
Percepção
b) Possibilismo
c)
Geografia
Quantitativa
d) Determinismo
e)
Crítica
03.
(Ufpe) Vamos supor que um determinado pesquisador escreveu o seguinte texto
sobre a Amazônia brasileira.
"A
Amazônia brasileira, uma das principais regiões do País, está fadada ao
subdesenvolvimento. O distanciamento físico entre ela e as demais regiões e as
condições naturais extremamente adversas impedem ou dificultam
consideravelmente qualquer tentativa governamental de promover o crescimento
econômico regional. É praticamente impossível pensar em desenvolvimento num espaço
geográfico caracterizado por um clima com elevadas temperaturas médias mensais,
uma umidade relativa do ar excessiva e solos bastante lixiviados."
Esse
pesquisador está defendendo idéias que podem ser consideradas como nitidamente:
a)
marxistas. b)
possibilistas.
c)
neo-liberais. d)
neo-malthusianas.
e)
deterministas.
04
A partir da citação de E. Huntington : "Os climas temperados são excelentes
para a civilização... o calor excessivo, debilita... e o frio excessivo,
estupidifica", pode-se ter idéia da concepção do pensamento geográfico:
a)
geopolítico
b)
crítico
c)
possibilista
d) determinista
Aula 11
e 12 (8ª semana de aula de (19 à 23 de 03 de 2012)
1ª Aula: ASSUNTO: Evolução do pensamento geográfico III e o Método Regional
1ª Aula: ASSUNTO: Evolução do pensamento geográfico III e o Método Regional
Objetivo
da aula:
• Conhecer como se deu a sistematização do pensamento geografico ao longo da historia;
• Conhecer as correntes do pensamento geográfico;
• Distinguir os objetivos de cada corrente de pensamento;
• Conhecer os autores das correntes de pensamento;
• Compreender as influências das correntes de pensamento para a Ciência Geográfica.
• Compreender seus métodos, seus procedimentos, suas abordagens;
• Compreender como é o tratamento dado à questão do subdesenvolvimento, pelas Escolas Geográficas;
• Compreender que a origem de diferentes paradigmas das correntes geográficas, tais como a deterministas, possibilista, regional, quantitativa, está relacionada a diversas formas de poder político e econômico dos Estados, servindo de base ideologica para a legitimação de interesses de determinados Estados-Nações.
Então vamos lá pessoal!!
• Conhecer como se deu a sistematização do pensamento geografico ao longo da historia;
• Conhecer as correntes do pensamento geográfico;
• Distinguir os objetivos de cada corrente de pensamento;
• Conhecer os autores das correntes de pensamento;
• Compreender as influências das correntes de pensamento para a Ciência Geográfica.
• Compreender seus métodos, seus procedimentos, suas abordagens;
• Compreender como é o tratamento dado à questão do subdesenvolvimento, pelas Escolas Geográficas;
• Compreender que a origem de diferentes paradigmas das correntes geográficas, tais como a deterministas, possibilista, regional, quantitativa, está relacionada a diversas formas de poder político e econômico dos Estados, servindo de base ideologica para a legitimação de interesses de determinados Estados-Nações.
Então vamos lá pessoal!!
CONTEXTUALIZANDO:
O
terceiro paradigma da geografia que é o Método Regional (Estudos das
diferenciações das áreas) que vem contrário ao Possibilismo e ao Determinismo.
As bases filosóficas foram desenvolvidas por Richard Hartshorne. Este não
utilizava o termo região: para ele os espaços eram divididos em classes de
área, nas quais os elementos mais homogêneos determinariam cada classe, e assim
as descontinuidade destes trariam as divisões das áreas.
Este pensamento geográfico ficou conhecido como método regional. - O método era comparar regiões, segundo critério de similaridade e de diferenciação.
IMPORTANTE:
Nele,
a diferenciação de áreas é vista através da integração de fenômenos
heterogêneos em uma dada porção da superfície da Terra. Focalizando assim o
estudo de áreas e atribuindo à diferenciação como objeto de geografia.
OBSERVAÇÃO:
Embora o método regional tenha merecido a atenção dos estudiosos desde os séculos XVIII e XIX, como por exemplo, em La Blache, a ideia de região na geografia só vai realmente ganhar maior evidência a partir da década de 40 do século XX, pois a geografia passa a fazer um estudo particularizado de cada área. Nesse contexto para esses geógrafo era preciso criar uma geografia de nível regional para saber o potencial de cada região para melhor explorá-las de maneira mais sistematizada.
Exemplificando:
Hoje em dia a geografia tem um conceito próprio para lhe dar com o conceito de vegetação. Que conceito é esse? é o conceito de domínio morfoclimático que é um conceito síntese. Nele estão sintetizado as caracteristicas do relevo, do clima, da hidrografia, do tipo de solo predominante de uma determinada área na sua vegetação.
A ideia de dominio morfoclimatico foi de criar um conceito que sintetizasse a interação de todos os elementos presente na natureza, representados no aspecto mais visível dessa integração que é a vegetação. Por isso, ele é considerado um conceito síntese a medida que ele integra o clima, o relevo, o solo a hidrografia e a vegetação e contemple as interações entre esses elementos.
Esse conceito coinside com a ideia de região geográfica pois o conceito de REGIÃO é que essa é uma área (porção do espaço geográfico) que foi separada, através de um critério, por possuir semelhança em comum.
Dessa
forma, o dominio morfoclimático, por exemplo, da Amazônia corresponde a uma área
(porção do espaço geográfico) que foi separada, através de um critério, por
possuir semelhança em comum,a partir da interação de todos os elementos
presente na natureza, representados no aspecto mais visível dessa
integração que é a vegetação. por possuir semelhança em comum. a
vegetação da floresta amazonica ou equatorial úmida
Concluíndo: um porção do espaço geográfico correlacionado com continuidade e contiguidade (vizinhança), possuindo delimitação e características semelhantes.
Um
outro exemplo, poderia ser como é trabalhada a geografia dos continentes nos
livros didáticos.
Atividade de Aula:
2ª Aula: ASSUNTO:
Evolução do pensamento geográfico IV e a Nova Geografia ou Geografia
Teórica- Quantitativa.
Objetivo da
aula:
• Conhecer como se deu a sistematização do pensamento geografico ao longo da historia;
• Conhecer as correntes do pensamento geográfico;
• Distinguir os objetivos de cada corrente de pensamento;
• Conhecer os autores das correntes de pensamento;
• Compreender as influência das correntes de pensamento para a Ciência Geográfica.
• Compreender seus métodos, seus procedimentos, suas abordagens;
• Compreender como é o tratamento dado à questão do subdesenvolvimento, pelas Escolas Geográficas;
• Compreender que a origem de diferentes paradigmas das correntes geográficas, tais como a deterministas, possibilista, regional, quantitativa, está relacionada a diversas formas de poder político e econômico dos Estados, servindo de base ideologica para a legitimação de interesses de determinados Estados-Nações.
• Conhecer como se deu a sistematização do pensamento geografico ao longo da historia;
• Conhecer as correntes do pensamento geográfico;
• Distinguir os objetivos de cada corrente de pensamento;
• Conhecer os autores das correntes de pensamento;
• Compreender as influência das correntes de pensamento para a Ciência Geográfica.
• Compreender seus métodos, seus procedimentos, suas abordagens;
• Compreender como é o tratamento dado à questão do subdesenvolvimento, pelas Escolas Geográficas;
• Compreender que a origem de diferentes paradigmas das correntes geográficas, tais como a deterministas, possibilista, regional, quantitativa, está relacionada a diversas formas de poder político e econômico dos Estados, servindo de base ideologica para a legitimação de interesses de determinados Estados-Nações.
Fala galera!! Tudo Bem Nessa
segunda aula vamos abordar as principais características do quarto paradigma do
pensamento geográfico. Trata-se da Geografia Quantitativa ou Teorética. Então
vamos lá!!
Noções
Preliminares:
O quarto paradigma da geografia é o da Geografia Teórico-Quantitativa ou Nova Geografia. o momento histórico, que se formou e se consolidou esta corrente foi muito marcada pela a situação sócio-econômica que vivia o mundo no pós-Segunda Guerra. O cenário de destruição fez com que os geógrafos buscassem novas formulações para superar a crise econômica capitalista. Esta corrente efetua uma crítica a geografia tradicional pela sua insuficiência da análise tradicional. “Os números servem para o Estado interferir na realidade”. Caracterizada pelo uso de métodos matemático-estatísticos, essa nova geografia desenvolveu-se principalmente nas décadas de 1960 e 70. Na essência buscava a substituição do trabalho de campo pelos experimentos laboratoriais, com muitas mensurações, dados estatísticos, gráficos e tabelas bastante sofisticadas. Foi uma corrente excludente, pouco democrática, já que boa parte desses dados era obtida por sensores e material sofisticado. A própria denominação Teorética, denominação dada a uma vertente dessa corrente, dava a idéia do rompimento com os trabalhos empíricos. A estatística era o principal caminho para se chegar à comprovação de hipóteses e esclarecimentos de fenômenos geográficos.
IMPORTANTE:
A geografia Pragmática é um instrumento da dominação burguesa. Um aparato do Estado capitalista. Suas características têm bases técnicas e planejamentos, uso da razão para orientar o desenvolvimento capitalista, tornando o conhecimento geográfico abstrato; assim os modelos matemáticos servem para analisar o espaço, agir sobre a natureza e fortalecer os investimentos do Estado em regiões homogêneas e funcionais, através de meios estatísticos.
Nessa
perspectiva vários conceitos da geografia tradicional foram reformulados. Mas o
principalmente o de natureza
No posicionamento teórico da Nova Geografia o conceito de natureza, passa ser visto como uma realidade inserida num espaço geométrico, matemático, hierarquizado e com finalidades voltadas para os interesses dos Estados, ou seja, a natureza deve está inserida (conforme a metodologia quantitativista) na lógica capitalista, logo a mesma passa a ser compreendida cientificamente desde que tivesse uma aplicação prática. Segundo a metodologia quantitativista a natureza é importante para o desenvolvimento econômico da região ou mesmo do país pois dela e que se extrairiam o desenvolvimento econômico onde cujos elementos deveram ser explorados. Assim, a natureza era tida como objeto do capital, camuflada sob as orientações do avanço econômico e da necessidade de explorá-la, pois o processo industrial necessitava constantemente de matéria-prima.
Dessa forma, a transformação da natureza é um objeto vinculado diretamente aos interesses do capitalismo. Natureza um simples recursos disponíveis para o aperfeiçoamento econômico dos países.
Exemplificando:
No
Brasil a natureza torna aliada ao desenvolvimento nacional ao
ser explorada e seus recursos transformados em capital. Bem como a substituição
de florestas e matas por áreas cultivadas de alimentos com elevada capacidade
de aceitação no mercado externo.
No Brasil os projetos industriais são intensificados e a mecanização da agricultura fomenta um processo de absorção das terras cultiváveis por um pequeno número de latifundiários. Impõe para a natureza o ritmo - não mais de natureza – sim um ritmo de recursos naturais, ou seja, a mecanização da agricultura vinculada a industrialização fomentou um processo grave de degradação ambiental, conseqüentemente social.
Veja
como é apresentado essa fase da corrente teorética quantitativa
no Brasil:
É função do Governo Federal fomentar o crescimento
econômico como forma de melhoria da qualidade de vida da população como um
todo. Por isso, todos os Governos realizam medidas para que a Economia cresça.
- Nos anos 50, Juscelino
Kubitschek foi um presidente famoso pelo incentivo à indústria
automobilística, à abertura de estradas e pela criação de Brasília, o que gerou
crescimento econômico no país.
- Posteriormente, nos anos 70, os governos militares
ficaram famosos por incentivar o desenvolvimento do país, com diversos
investimentos em infra-estrutura (abertura e asfaltamento de milhares de
quilômetros de estradas, construção de usinas de energia como Itaipu e outras,
a Ponte Rio-Niterói, aeroportos, portos, criação do Pro-Álcool e da Telebrás
etc.).
CONCLUINDO:
Como se viu, a Geografia Tradicional, a surge como uma ciência à
serviço do Estado, isto é, a serviço do expansionismo territorial
dos Estados, o mesmo vai ocorrer com a Teórico-Quantitativa que
oferece caminhos para realocação do capital em diferentes espaços. E ainda
mais, enumera situações que elucidam os
caminhos para essa realocação: a maximização dos
lucros, a ampliação da acumulação do capital e a manutenção da exploração do
trabalho. Reafirma-se, com isso, a postura intervencionista da
Geografia, além de ideológica, já que mostra caminhos para uma ação
do Estado em defesa dos interesses de classe, nada mais que uma arma no
processo de dominação.
Baseada
na teoria dos sistemas e modelos, essa escola serviu para análise e dominação
do espaço e foi utilizada como instrumento de apoio para o expansionismo
norte-americano. Com o desenvolvimento da cartografia aeroespacial e da
computação, essa forma de geografia atingiu seu auge usando modelos matemáticos
bastante complexos. O que se ver é que a funcionalidade das coisas (natureza)
passa a uma subordinação de lógica desenvolvimentista puramente capitalista
onde a natureza era tratada a partir de uma necessidade de um equilíbrio
espacial, portanto, o espaço era fitado de forma homogênea quanto aos
princípios, sobretudo, econômicos. Para isso, as contradições sociais e
econômicas eram negligenciadas em nome de um desenvolvimento geral.
Aula 11 e 12 (7ª semana de aula de (25 à 30 de 03 de 2012)
Objetivos
da Aula:
Hoje
vamos iniciar o estudo sobre mais importante correntes do pensamento geográfico
que é a mais divulgada nos trabalhos do estudo do espaço geográfico brasileiro
que é a corrente chamada de Geografia Crítica.
Então
vamos lá...
Contextualizando:
Crítica as Correntes geográficas de até então:
Após
a Segunda Guerra Mundial, era comum encontrar, em diferentes partes do mundo, a
convivência dessas duas correntes geográficas e de outras. Nessa época, alguns geógrafos,
especialmente franceses, passaram a
denominar o conjunto das concepções geográficas de Geografia Tradicional, criando
perspectivas muito diferentes e a busca de novos caminhos.
Ao
fim da Segunda Guerra, dentre os acontecimentos em âmbito
mundial que influenciaram o
pensamento e o discurso geográfico pode-se citar a criação da Organização das
Nações Unidas em 1945, que tinha como princípios
básicos: a manutenção da paz, a segurança internacional e o respeito aos
direitos humanos; o processo de descolonização de inúmeros países da África e da Ásia; a Conferência de Bandung de
1955 na Indonésia, sendo que nela foi defendida a política de não alinhamento às superpotências e a rejeição à divisão do mundo em socialistas e capitalistas, além da
condenação ao colonialismo e ao neocolonialismo.
Ainda
merecem destaque a criação do Fundo Monetário Internacional (FMI) e do Banco
Internacional para Reconstrução e Desenvolvimento (BIRD), também conhecido como
Banco Mundial, e os acordos de Breton Woods que estabeleceram o dólar como
padrão monetário internacional, substituindo o ouro. Cabe lembrar também a
elaboração e da execução do Plano Marshall pelos Estados Unidos, parte do
esforço daquele país para impedir o
avanço do socialismo no mundo. Por último,
deve ser ressaltada a expansão das multinacionais em vários países
subdesenvolvidos, favorecida por incentivos fiscais.
Dentre
as críticas à Geografia Tradicional está o combate que se dá entre a Geografia Física
e Humana, a Geografia Geral e Regional, por exemplo. Era preciso encontrar novos
caminhos, pois a Geografia Tradicional estava mais ligada à observação, à
descrição e à explicação da paisagem. O que se buscava era o que estava além da
aparência, ou seja, os elementos não visíveis no entendimento da paisagem. A neutralidade
científica marcada pelo positivismo também era um problema a ser resolvido.
Esse momento de transição comportava
várias tendências. Os críticos alegavam que
a Nova Geografia e seu neo-positivismo cientificista se colocava a serviço da
ideologia capitalista. Seu fraco embasamento teórico deixava a Geografia neutra
como ciência crítica que deveria ser. Seu limitado instrumento estatístico era
ineficaz ao estudo sócio-econômico e às explicações históricas dos fenômenos.
Alguns ainda contestavam a própria eficiência matemática.
Nossos
preliminares:
IMPORTANTE:
Pró-capitalismo
-
A origem de diferentes correntes do pensamento geográfico tais como a Determinista,
a Possibilista, a "Teorética", está relacionada às diferentes formas
de dominação político-econômica exercidas pelos Estados. Isto é, é um instrumento
da dominação burguesa. Um aparato do Estado capitalista. Isto é, Sempre serviu
de esteio científico para a expansão do capitalismo, oferecendo-lhe maior
conhecimento dos espaços e das sociedades de muitas colônias. Até o surgimento
da geografia Crítica. Dessa forma podemos dizer que O Estado capitalista sempre
desempenhou um papel de expressiva importância no processo de produção do espaço
geográfico. Determinando o tipo de geografia a ser ensinada nas escolas.
IMPORTANTE:
anti-capitalismo
-
Na atualidade, as propostas da Geografia Crítica, como instrumento de liberação
do homem, opõem-se às postulações da Geografia Pragmática e às da Geografia
Tradicional.
O QUE É A GEOGRAFIA
CRÍTICA?
A
Geografia Crítica é a geografia direcionada ao pensamento marxista. Na
Geografia Marxista o espaço é movido pelas contradições presentes e por um
processo dialético, por exemplo: a existência e manutenção dos países ricos é
sustentada a partir da existência dos países pobres, um é parte do outro, em um
processo que se forma através do tempo em um
materialismo histórico que se constitui pelos processos sociais que se
relacionam pela produção e reprodução da base material da vida. que se
constitui pelos processos sociais que se relacionam pela produção e reprodução
da base material da vida.
Nessa
Escola os seus geógrafos se empenharam na tarefa da elaboração de um levando ao
entendimento deste mecanismo o materialismo histórico juntamente com o método
dialético.
Na
teoria da dialética espacial na qual a descrição obvia do espaço em centro e periferia
é rapidamente ultrapassada a fim de atinge-se a análise mais complexa das
relações espaciais. As relações espaciais são vistas como refletindo as
relações sociais; se, nas relações sociais, algumas pessoas trabalhar para
sustentar as outras, então no espaço as pessoas da periferia trabalham para
sustentar as pessoas dos centros metropolitanos, inevitavelmente estabelecendo
contradições e conflitos espaciais.
Então
nessa perspectiva o espaço geográfico é visto como a própria sociedade (espacializada),
fruto da reprodução do modo capitalista de produção. A Geografia Crítica na sua
versão Radical (ou marxista) assume a característica de uma ciência militante
voltada a denunciar e combater as contradições, injustiças e desigualdades
sociais. Surge uma ciência com caráter social e até mesmo revolucionário.
“A
geografia é uma prática social em relação à superfície terrestre” (YvesLacoste).
“A
questão do espaço não pode ser uma resposta filosófica para problemas filosóficos,
mas uma resposta calcada na prática social” (David Havey).
“O
espaço é a morada do homem, mas pode ser também sua prisão”(Milton Santos).
1ª Série EM = 1º BIMESTRE
Reviewed by Gilvan Fontanailles
on
fevereiro 21, 2013
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SUGESTÕES DE AULA MUITO BOA, IREI APROVEITAR MUITO....
ResponderExcluirB
ResponderExcluiroa tarde, gostei muito da proposta de trabalho. Gostaria de saber se é possivel enviar o gabarito pra facilitar e poupar tempo. Se possível esse é meu email
profednarocha123@gmail.com. Desde ja agradeço, ja tem mim ajudado muito.