3º Série EM = 1º BIMESTRE
AULA 01: CARACTERIZAÇÃO DO ESPAÇO GEOGRÁFICO BRASILEIRO
Objetivos da Aula:
-
Caracterizar a localização astronômica e geográfica do território brasileiro;
-
Diferenciar localização astronômica de localização geografica.
- Desenvolver no aluno a capacidade de orientar-se em mapas em relação aos paralelos meridianos(distinguindo hemisferios norte/sul leste/oeste)
-Conhecer os países que fazem fronteiras com o Brasil na América do sul, e suas implicações políticas e econômicas para o Brasil.
- Apresentar as equidistancias do território brasileiro (os pontos extremos)
- Conhecer os países mais extensos do globo e apresentar a posição do Brasil no ranking mundial.
Fala galera!! Tudo bem!?? Hoje vamos falar de um assunto, bastante simples em geografia física do Brasil, que são os seus aspectos físicos gerias como por exemplo: posição astronômicas e geográfica, área e limites territorial, além dos pontos extremos. OK!!
Então vamos lá!!
- Desenvolver no aluno a capacidade de orientar-se em mapas em relação aos paralelos meridianos(distinguindo hemisferios norte/sul leste/oeste)
-Conhecer os países que fazem fronteiras com o Brasil na América do sul, e suas implicações políticas e econômicas para o Brasil.
- Apresentar as equidistancias do território brasileiro (os pontos extremos)
- Conhecer os países mais extensos do globo e apresentar a posição do Brasil no ranking mundial.
Fala galera!! Tudo bem!?? Hoje vamos falar de um assunto, bastante simples em geografia física do Brasil, que são os seus aspectos físicos gerias como por exemplo: posição astronômicas e geográfica, área e limites territorial, além dos pontos extremos. OK!!
Então vamos lá!!
a) Brasil: POSIÇÃO ASTRONÔMICA e GEOGRÁFICA:
Veja o mapa abaixo:
O que podemos observar neste mapa a esse respeito?
Vamos observar para isso os:
- PARALELOS e os
- MERIDIANOS...
A) PARALELOS:
a.1) Linha do equador: É cortado ao norte pela linha do Equador, que atravessa os estados do Amazonas, Roraima, Pará e Amapá.
Importante: A linha do Equador serve de referência na divsão das terras do planeta no sentido horizontal: Hemisfério Norte (acima da linha do Equador) e Hemisfério Sul (abaixo da linha do Equador).
Podemos então concluir com base em nossas observações que:
- 93% do território brasileiro fica situado abaixo da linha do Equador, isto é, HEMISFÉRIO SUL e
- 7% do território brasileiro fica situado acima da linha do Equador, isto é,= HEMISFÉRIO NORTE.
a.2) Trópico de capricórnio: É cortado também pelo trópico de Capricórnio, (que fica situado no paralelo de distância de 23º27'30" LS, que atravessa os territórios dos estados de Mato Grosso do Sul, Paraná e São Paulo.
B) MERIDIANOS
b.1) Em relação ao meridiano do Greenwich o Brasil se encontra inteiramente no hemisfério ocidental, isto é, entre as longitudes -34º45'54"O e -73º59'32" O.
C) Zonas Térmicas da Terra
IMPORTANTE:
Usando ainda os PARALELOS e tomando por base as Zonas Térmicas da Terra teremos a distribuição do território brasileiro da seguinte forma:
c.1) Em relação a Zona Intertropical da Terra, (que fica situado entre o trópico de Câncer e o de Capricórnio), onde o território brasileiro estende-se por cerca de 92% de seu território.
c.2) Em relação a Zona Intertropical Sul, (que fica situado entre o trópico de Capricórnio e o Círculo Polar Antártico). onde o território brasileiro estende-se por cerca de 8% de seu território.
Localização geográfica:
Em relação ao continente americano, o território brasieliro,encontra-se situado na porção centro-oriental da
América do Sul.
Veja o mapa:
Veja o mapa:
Podemos concluir que:
O território brasileiro está localizado em sua totalidade, a oeste do Meridiano de Greenwich, portanto, sua área está no hemisfério ocidental. A linha do Equador passa no extremo norte do Brasil, fazendo com que 7% de seu território pertença ao hemisfério setentrional (Norte) e 93% localizados no hemisfério meridional (Sul). O Trópico de Capricórnio passa no sul do território do Brasil (nos estados do Mato Grosso do Sul, Paraná e São Paulo), a Zona Intertropical está localizada entre o Trópico de Câncer e o Trópico de Capricórnio, sendo a área do Brasil, em sua maioria (92%), localizada nessa zona. Os 8% restantes do território nacional estão localizados entre o Trópico de Capricórnio e o Círculo Polar Antártico, sendo essa região, denominada de Zona Temperada do Sul.
d) Brasil: PONTOS EXTREMOS:
As distâncias máximas entre os pontos extremos leste e oeste (4.319km) e norte e sul (4.394km) são enormes e quase
equivalentes.
- No sentido leste-oeste, o
Brasil apresenta 4.319,4 Km de distância, os extremos são a Serra Contamana,
onde está localizada a nascente do rio Moa (AC); a oeste, com longitude de
73°59’32”; e Ponta do Seixas (PB), a leste, com longitude 34°47’30”.
- Os extremos no sentido norte-sul apresentam 4.394,7 Km de distância e são representados pelo Monte Caburaí (RR), ao norte do território, com latitude 5°16’20”; e Arroio Chuí (RS), ao sul, com latitude 33°45’03".
- Os extremos no sentido norte-sul apresentam 4.394,7 Km de distância e são representados pelo Monte Caburaí (RR), ao norte do território, com latitude 5°16’20”; e Arroio Chuí (RS), ao sul, com latitude 33°45’03".
Os pontos extremos do Brasil são os
seguintes:
a) Norte – nascente do Rio Ailã, no Monte
Caburaí, em Roraima;
b) Sul – Arroio Chuí, no RioGrande do Sul;
c) Leste – Ponta de Seixas, na Paraíba;
d) Oeste – Nascente do Rio Moa, Serra Cantamana,
no Acre.
ATIVIDADE DE ASSIMILAÇÃO
1 - Determine qual a posição astronômica e qual a posição geográfica do Brasil.
________________________________________________
________________________________________________
________________________________________________
________________________________________________
________________________________________________
b) Brasil: ÁREA TERRITORIAL:
Olá pessoal!!! Tudo bem??? O nosso assunto de hoje é Brasil: área territorial, nós já sabemos que o Brasil é um país que integra a América do sul e apresenta extensão territorial de 8.514.876,599 km² (incluindo as águas internas).
NOÇÕES PRELIMINARES:
O Brasil é tão vasto que em seu território caberiam nações, como a Itália, Índia ou a Austrália.
OBSERVAÇÃO:
Só para se ter uma ideia de sua gradiosidade o território brasileiro em relação a área do planeta ocupa:
_ 1,6% de do território total da planeta;
_ 5,6% das terras emersas do planeta;
_ 20,8% de todo o continente americano
_ 47,7% da área total da América do Sul;
_ 41,5% da América Latina;
IMPORTANTE:
Devido apresentar grande extensão territorial o BRASIL é considerado um PAÍS de dimensões CONTINENTAIS.
Vejamos agora o terriório brasileiro, em relação a área territorial de outros países.
Veja a tabela:
Países mais extensos do mundo:
1º Lugar: Rússia = 17075400 = Europa e Ásia
2º Lugar: Canadá = 9970610 = América
3º Lugar: China = 9 597 000 = Ásia
4º Lugar: Estados Unidos = 9372615 = América
5º Lugar: Brasil = 8547403 = América
Veja o mapa abaixo:
OBSERVAÇÃO:
No mapa o Brasil ocupa a 5ª posição no ranking dos país mais extensos do planeta. OK!!
OBSERVAÇÃO IMPORTANTE:
O rankink estabelecido no mapa segue o critério de
terras descontínuas (espaço total do país), no caso do Brasil, este é
ultrapassado pelos Estados Unidos, que devido este ultimo abranger, no seu
território regiões como o Alasca e o Havaí. Mas se consideramos apenas as terras contínuas o
Brasil ocupa a 4º (quarta) posição mundial, ficando atrás apenas da Rússia,
Canadá e China.
CURIOSIDADE:
Considerando apenas as terras facilmente
habitáveis, o Brasil é o segundo país do mundo, perdendo apenas para a Rússia.
c) Brasil: LIMITES
TERRITORIAL:
Continuando os nossos estudos sobre a caracterização do espaço geográfico brasileiro vamos falar agora sobre os LIMITES TERRITORIAIS do Brasil!! OK!!
IMPORTANTE:
Vimos que o Brasil situa-se na porção centro-oriental da América do Sul. E na América do Sul, os limite territórias do Brasil totalizam 23.086 km, dos quais 7.367 km são marítimas com o Oceano Atlântico, e o restante 15.719 km são terrestres limitando-se com 9 dos 11 países da América do Sul além do território da Guiana Francesa (com exceção do Chile e do Equador). Veja o mapa abaixo:
Essa extensa área fronteiriça brasileira principalmente a porção que se estende por 15.719 km em terra, é de difícil controle e fiscalização para o Estado brasileiro. Nesse sentido, vários problemas ocorrem nas fronteiras do Brasil com os países sul-americano como: entrada ilegal de migrantes, tráfico de drogas, prostituição, comercialização de produtos falsificados, contrabando de armas, tráfico de combustíveis, biopirataria, entre outros.
OBSERVAÇÃO:
Os países que possuem maiores fronteiras com o Brasil são: Bolívia (3.126 km), Peru (2.995 km) e Colômbia (1.644 km).
Já os países que possuem as menores fronteiras com o Brasil são: Suriname (593 km), Guiana Francesa (655 km) e Uruguai (1.003 km). Observe o mapa abaixo:
LIMITROFES:
- Ao norte faz fronteira com a Guiana, Guiana Francesa, Suriname e a Venezuela;
- A noroeste com a Colômbia;
- A oeste com o Peru e a Bolívia;
- A sudoeste com o Paraguai e a Argentina; e
- Ao sul com o Uruguai.
- Toda a sua extensão nordeste, leste e sudeste são banhadas pelo Oceano Atlântico.
Veja o mapa abaixo:
Continuando os nossos estudos sobre a caracterização do espaço geográfico brasileiro vamos falar agora sobre os LIMITES TERRITORIAIS do Brasil!! OK!!
IMPORTANTE:
Vimos que o Brasil situa-se na porção centro-oriental da América do Sul. E na América do Sul, os limite territórias do Brasil totalizam 23.086 km, dos quais 7.367 km são marítimas com o Oceano Atlântico, e o restante 15.719 km são terrestres limitando-se com 9 dos 11 países da América do Sul além do território da Guiana Francesa (com exceção do Chile e do Equador). Veja o mapa abaixo:
Essa extensa área fronteiriça brasileira principalmente a porção que se estende por 15.719 km em terra, é de difícil controle e fiscalização para o Estado brasileiro. Nesse sentido, vários problemas ocorrem nas fronteiras do Brasil com os países sul-americano como: entrada ilegal de migrantes, tráfico de drogas, prostituição, comercialização de produtos falsificados, contrabando de armas, tráfico de combustíveis, biopirataria, entre outros.
OBSERVAÇÃO:
Os países que possuem maiores fronteiras com o Brasil são: Bolívia (3.126 km), Peru (2.995 km) e Colômbia (1.644 km).
Já os países que possuem as menores fronteiras com o Brasil são: Suriname (593 km), Guiana Francesa (655 km) e Uruguai (1.003 km). Observe o mapa abaixo:
LIMITROFES:
- Ao norte faz fronteira com a Guiana, Guiana Francesa, Suriname e a Venezuela;
- A noroeste com a Colômbia;
- A oeste com o Peru e a Bolívia;
- A sudoeste com o Paraguai e a Argentina; e
- Ao sul com o Uruguai.
- Toda a sua extensão nordeste, leste e sudeste são banhadas pelo Oceano Atlântico.
Veja o mapa abaixo:
Fronteiras
do Brasil
|
|
País
|
Extensão
|
Argentina
|
1.223 km
|
Bolívia
|
3.400 km
|
Colômbia
|
1.643 km
|
Guiana
|
1.119 km
|
Guiana Francesa
|
673 km
|
Paraguai
|
1.290 km
|
Peru
|
1.560 km
|
Suriname
|
597 km
|
Uruguai
|
985 km
|
Venezuela
|
2.200 km
|
Total
|
14.691
km
|
d) Brasil: PONTOS
EXTREMOS:
Como
o Brasil tem o formato aproximado de um gigantesco triângulo, mais precisamente
de um coração, sendo que ele é mais extenso no sentido leste-oeste (em linha reta) 4.328 km, do que no sentido
norte-sul (em linha reta) 4.320 km. Entretanto, como essas distâncias são quase iguais, costuma-se dizer
que o Brasil é um país eqüidistante.
Distância
Leste-Oeste: os extremos
são a
oeste na Serra Contamana, onde está localizada a nascente do rio Moa (estado do Acre), com longitude de 73°59’32”; e a leste em Ponta do Seixas (estado da Paraíba, região litorânea) com
longitude 34°47’30”
Distância Norte-Sul: os extremos são ao norte na Serra do Caburaí, mais precisamente no Monte Caburaí (no estado de Roraima) com latitude 5°16’20” LN; e ao sul com Arroio Chuí (no estado do Rio Grande do Sul, fazendo divisa com o Uruguai), com latitude 33°45’03"LS.
Veja o mapa abaixo:
AULA 02: FUSO HORÁRIOS BRASILEIROS
Objetivos da Aula:
-
Caracterizar a localização geográfica do território brasileiro em relação ao fuso de Greenwich;
- Apresentar as principais modificações estabelecidas no sistema de fuso horário em relação ao território brasileiro, implementadas com a lei Nº 11.662, de 24 de Abril de 2008 e suas implicações para as populações diretamente envolvidas.
Fala
galera na aula de hoje vamos tratar de um assunto bastante cobrado nos vestibulares,
que é a questão do fuso horário brasileiro.
NOÇÕES
PRELIMINARES:
Bem
pessoal!!! Na aula passada a gente viu que essa padronização é feita para
facilita as relações internacionais. Entretanto no interior de um mesmo país,
esses limites não são tão rígidos. Os países podem estipular seus fusos
horários a partir de suas divisões político-administrativas, que podem abranger
regiões maiores ou menores do que as faixas de 15o.
As modificações no fuso horário brasileiro foram propostas pelo Senador Tião Viana (PT – AC) e aprovadas pelo Presidente Luiz Inácio Lula da Silva. O principal motivo alegado foi o de adequar os horários dos programas televisivos exibidos em rede nacional, levando-se em consideração a faixa etária da população, pois esses programas seguem o horário de Brasília, que era duas horas adiantado em relação ao horário do Acre e da porção oeste do Amazonas. Nesse sentido, uma programação exibida às 23h na capital federal era transmitida às 21h nesses dois locais.
Entre as principais mudanças podemos dizer alencar a mudança que ocorreu no fuso brasiliero em relação ao estado do Acre e a
porção extremo oeste do Amazonas pertenciam ao fuso 75° O, ou seja, com menos 5
horas em relação ao Meridiano de Greenwich e com menos 2 horas em relação ao
horário de Brasília. Com as mudanças, esses territórios passaram a integrar o
fuso 60° O.
Outra mudança se refere ao estado do Pará, que possuía a porção oeste no fuso 60° O e a porção leste no fuso 45° O. Desde as modificações, todo o estado passou a pertencer ao fuso 45 °O.
a) Mudanças nos fusos horários brasileiros:
Antes da modificação do fuso horário do Brasil, os estados seguiam a seguinte hora em relação ao meridiano de Greenwich e à Brasília:
1º FUSO BRASILEIRO: (2 horas a menos em relação ao horário de Greenwich.)
- Fernando de Noronha, atol das Rocas e ilhas de São Paulo e São Pedro:
- Fernando de Noronha, atol das Rocas e ilhas de São Paulo e São Pedro:
1 hora a mais em relação à
Brasília.
2º FUSO BRASILEIRO: (3 horasa menos em relação ao horário de Greenwich.)
- Todos os estados das
Regiões Nordeste, Sul, Sudeste, Goiás (Centro-Oeste), Distrito Federal
(Centro-Oeste), Tocantins (Norte), Amapá (Norte) e a porção leste do Pará
(Norte):
A mesma de
Brasília.
3º FUSO BRASILEIRO: (4 horas a menos em relação ao horário de Greenwich)
Mato Grosso
(Centro-Oeste), Mato Grosso do Sul (Centro-Oeste), Rondônia (Norte), Roraima
(Norte), oeste do Pará e centro-leste do Amazonas:
1 hora a menos em relação à Brasília.
4º FUSO BRASILEIRO: (5 horas a menos em relação ao horário de Greenwich.)
Acre e porção oeste do
Amazonas:
2 horas a
menos em relação à Brasília.
b) Modificação do fuso
horário:
1º FUSO BRASILEIRO:
1º FUSO BRASILEIRO:
Fernando de Noronha atol das Rocas e ilhas de São Paulo e São Pedro:
Continua com 2 horas a menos em relação ao meridiano de Greenwich e
1 hora a mais em relação à Brasília.
OBSERVAÇÃO: não houve modificação.
Continua com 2 horas a menos em relação ao meridiano de Greenwich e
1 hora a mais em relação à Brasília.
OBSERVAÇÃO: não houve modificação.
2º FUSO BRASILEIRO:
- Todos os estados das Regiões Nordeste, Sul, Sudeste, Goiás (Centro-Oeste),
Distrito Federal (Centro-Oeste), Tocantins (Norte), Amapá (Norte), Pará (Norte)
Portanto, o estado do Pará passou a estar totalmente no fuso 45° O (3 horas a menos em relação ao meridiano de Greenwich e a mesma de Brasília),
OBSERVAÇÃO: houve modificação. Antes só fazia parte desse fuso a porção leste do Pará (Norte) agora também faz parte desse fuso a porção oeste do Pará. Ou seja, todo o estado do Pará faz parte desse fuso= 45° (oeste) de Greenwich.
3º FUSO BRASILEIRO:
- Mato Grosso
(Centro-Oeste), Mato Grosso do Sul (Centro-Oeste), Rondônia (Norte), Roraima
(Norte), Amazonas (Norte) e Acre (Norte)
OBSERVAÇÃO: Foi nesse fuso que houve a maior parte das mudanças horárias
Foi intergrado neste fuso o território do estado do Acre e a porção leste do Amazonas foram incluídos no fuso 60° O(oeste), ou seja, 4 horas a menos em relação ao meridiano de Greenwich e 1 hora a menos em relação à Brasília).
IMPORTANTE:
O fuso 75° O (5 horas a menos em relação ao meridiano de Greenwich e 2 horas a menos em relação à Brasília) deixou de ser utilizado(EXISTIR) no Brasil.
OBSERVAÇÃO: Foi nesse fuso que houve a maior parte das mudanças horárias
Foi intergrado neste fuso o território do estado do Acre e a porção leste do Amazonas foram incluídos no fuso 60° O(oeste), ou seja, 4 horas a menos em relação ao meridiano de Greenwich e 1 hora a menos em relação à Brasília).
IMPORTANTE:
O fuso 75° O (5 horas a menos em relação ao meridiano de Greenwich e 2 horas a menos em relação à Brasília) deixou de ser utilizado(EXISTIR) no Brasil.
Observe o mapa abaixo:
Agora é hora de exercitar acesse os LINKS baixo e bosn estudos...
acesse aqui a LEI que mudou de 4 para 3 os fusos brasileiros.
Agora que tal fazemos alguns exrcícios para fixamos o assunto estudado nesta aula então, clik AQUI
AULA 03: CARTOGRAFIA: Escalas cartográficas
Objetivos da Aula:
-
Caracterizar e definir os tipos de escala (numerica e gráfica);- Demosntrar como se dá a transformação de kilômetros em centímentros e vice versa
- Apresentar a escala numérica como uma relação de proporção (as variáveis estão relacionadas), onde o aluno pode propor a disposição das variáveis para resolver problemas envolvendo escala cartografica;
- Estabelecer a relação matemática entre as dimensões do mapa e as dimensões reais da área ou objeto da representação para encontrar a escala utilizada em dado mapa.
- Estabelecer a relação matemática entre as dimensões do mapa e a escala utilizada na confecção do mapa para encontrar a distância real entre dois pontos quaisquer no mapa.
- Estabelecer a relação matemática entre as dimensões entre dois pontos no real e a escala utilizada na confecção do mapa para encontrar a distância reprersentada no mapa entre dois pontos quaisquer.
Fala
galera!! Tudo Bem?? Na aula de hoje vamos falar de mais um assunto específico
da cartografia. Nessa aula trataremos de uma assunto também muito cobrados nos
vestibulares.
Que
assunto é esse?
ESCALA
cartográfica.
NOÇÔES
PRELIMINARES:
Nas
aulas sobre projeções cartográficas a gente aprendeu que o mapa é uma
representação reduzida de uma superfície maior, e sua projeção, é apenas a
impressão do real num papel, e que devido a realidade ser esférica(Terra) e o
mapa (produto da projeção) ser um plano sempre ocorrer deformações (DISTORÇÕES)
na representação da realidade no
papel. Na aula de hoje vamos estudar mais um elemento da cartografia:
ESCALA. Como o mapa é “... uma
representação convencional da configuração da superfície da terra” (RAISZ,
1969), a proporção entre essa representação e o objeto representado precisa
manter as proporções das diversas medidas do real na sua representação. Isto é,
a redução deverá ocorrer de forma proporcional.
Escala
é
a relação matemática entre as dimensões do mapa e as dimensões reais da área ou
objeto de nossa representação. Ou melhor, a razão entre a distância, ou
comprimento no mapa, e a distância real correspondente a Terra.
Para
reproduzirmos a Terra ou parte dela em uma mapa, é necessário diminuir o
tamanho da área a ser representada. Para este fim é que dispomos das escalas.
Ela demonstra quantas vezes o objeto real foi reduzido no mapa.
Essa
indicação cartográfica pode ser feita de duas formas: por meio da escala
numérica ou por meio da escala gráfica.
a) ESCALA NUMÉRICA- é representada por uma
fração ordinária ou uma proporção e é dada em centímetro. Onde o numerador é a
unidade e representa uma parte no mapa e o denominador representa a dimensão
real, ou ainda quantas vezes a realidade foi reduzida para ser representada.
Exemplo:
No
exemplo acima, 1 cm no mapa é, na realidade, 500.000 vezes maior. Para resolver
um exercício, normalmente transforma o número em quilômetro, obtendo-se a
seguinte relação: 1 cm = 5 km.
1
: 500.000 ou 1/500.000 um por quinhentos mil. Isso significa que cada
unidade de distância no mapa (por exemplo 1cm) corresponde a 500.000 unidades
(500.000 cm, no caso) no terreno.
Para
fazer uma leitura dessa escala, eu vou precisar transformar essa medida que
está em centímetros em quilômetros, de modo que se possa ter uma noção concreta
de distância Basta que eu corte 5 casas da direita par a esquerda no
denominador da minha escala númerica:
Veja:
1CM : 500 000CM
Mapa
REALIDADE
Então
eu tenho:
1CM : 5KM
Mapa
REALIDADE
É
fácil.........não!!!......??????!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
b) ESCALA GRÁFICA
- É respresentada por uma reta graduada. Como se fosse uma régua, tendo como módulo básico o centímetro. Isto é,
seccionada(dividida) em partes iguais, cada uma medindo 1 cm. Exemplo:
No exemplo acima,
cada uma das partes (1 cm) seccionada no mapa corresponde a 5 km no terreno (na
realidade).
CÁLCULOS
DE ESCALA
Primeiro a definição: escala é a relação de proporção (E) entre uma distância real do terreno (D) e distância gráfica representada (d). É possível calcular um dos valores, caso as outras duas variáveis sejam conhecidas.
Encontrar a Encontrar a Encontrar a
Escala do mapa distância real representada no mapa
E = D/ d D = E x d d = D / E
Onde:
E = denominador da escala;
D = distância no terreno.
Já que escala numérica é uma relação de proporção (as variáveis estão relacionadas), podemos propor a disposição das variáveis da seguinte forma, um triângulo.
Para
calcular a Escala: (para saber a relação matemática entre as dimensões do mapa e as dimensões reais da área ou objeto de nossa representação.)
Por
exemplo: uma carta cartográfica em que 1 centímetro na carta equivale a 5000
metros no terreno.
Qual
será a escala?
Primeiramente,
converteremos 5000 metros em centímetros (5000 x 100), que é igual a 500.000
centímetros.
Pode
ser feita a conversão por regra de três:
1
m – 100 cm
5000
m – x
X= 5000 x 100
Logo, pela fórmula: E = 1 / 500.000 centímetros.
Essa
é a escala da carta: 1/500.000.
Para
calcular a medida no Terreno: (Para saber a distância real)
Por
exemplo:
Qual a distância no terreno entre a cidade (A) e outra cidade (B), considerando que estão separadas por uma distância de 10 cm num mapa de escala 1/100.000?
Qual a distância no terreno entre a cidade (A) e outra cidade (B), considerando que estão separadas por uma distância de 10 cm num mapa de escala 1/100.000?
Logo,
pela fórmula:
D = 100.000 x 10 logo
D = 1.000.000 (cm).
D = 100.000 x 10 logo
D = 1.000.000 (cm).
Agora,
é só convertermos 1.000.000 de centímetros em metros
(1.000.000 / 100).
(1.000.000 / 100).
A
distância no terreno é:
10.000 m ou 10 km.
10.000 m ou 10 km.
D =10km.
Para
calcular a medida no Mapa: (Para saber a distância no mapa)
Por
exemplo:
Em um mapa de escala 1/100.000, qual será a medida no mapa de um segmento de reta que no terreno tem a medida de 1000 metros?
Em um mapa de escala 1/100.000, qual será a medida no mapa de um segmento de reta que no terreno tem a medida de 1000 metros?
Logo,
pela fórmula:
d=1.000/100.000
d=0,01,
transformando em centímetros: d=1cm.
A medida no mapa é 1 cm.
d=1.000/100.000
d=0,01,
transformando em centímetros: d=1cm.
A medida no mapa é 1 cm.
Exercícios de Aula
1
Se uma escala no mapa foi destacada como 1: 100000, isso significa que cada
centímetro no mapa equivale a:
a)
100000 quilômetros.
b)
1000000000 quilômetros.
c)
10101010 quilômetros.
d)
1 quilômetro.
e)
1000000 quilômetros.
2 Se um mapa está projetado na forma de 1:100.000, significa que 1 centímetro no mapa está para 100.000 centímetros, ou 1centímetro está para 1 quilômetro. Determine qual a forma de representação acima destacada:
a)
representação circular.
b)
representação complexa.
c)
representação numérica.
d)
representação teatral.
e)
representação longínqua.
3 Um mapa de 1: 200.000 significa:
a)
1 centímetro para 200.000 centímetros.
b)
1 centímetro para dois milhões de metros.
c)
1 centímetro para 1 quilômetro.
d)
1 centímetro para 1 centímetro.
e)
10 quilômetros por hora.
4 Qual a distância real em quilômetros entre duas cidades A e B, sabendo que o mapa foi desenhado na escala de 1: 200000, e a distância gráfica é de 3 cm (distância no mapa).
a)
700 quilômetros.
b)
23 metros.
c)
6 quilômetros.
d)
3 456 quilômetros.
e)
89655 quilômetros. AULA 04: CARTOGRAFIA: Escalas cartográficas:Relação denominador e riqueza de detalhes
Objetivos da Aula:
- Apresentar a relação do tamanho do denominador das
escalas utilizadas nos mapas ou o tamanho da área cartografada (expresso em mapas) no estabelecimento do grau de riqueza de detalhes no mapa.
Fala galera!! Tudo Bem?? Na aula de hoje vamos continuar o nosso estudo sobre escala
cartográfica, mas nessa aula falaremos de um aspecto desse
assunto bastante cobrado nos vestibulares que é a grandeza escalar que
está ligado ao grau de riqueza de detalhes de um mapa. OK!!!
NOÇÕES
PRELIMINARES:
Bem pessoal! A escolha de uma escala depende basicamente da finalidade do
mapa e não existe um melhor tipo. Vejamos os princiais tipos básicos de escalas na tabela
abaixo:
•
Mapas em pequena escala (acima de 1:500.000) proporcionam uma visão geral de um
grande espaço, como um país ou um continente. Apresenta grau de detalhe
reduzido.
•
Mapas em média escala (entre 1:100.000 à 1:500.000) proporcionam um
detalhamento razoável, utilizado para representação de uma região. Os mapas
representados por esse tipo de escala são mais usados para elaboração de cartas
topográficas.
•
Mapas em grande escala (até 1:100.000) fornecem elevado grau de detalhamento de
um espaço geográfico de dimensões regionais ou locais.
Com
base nestas informações vamos agora iniciar nossa aula propriamente dita!! OK!
A
primeira coisa que você deve saber sobre esse assunto é que existe uma relação
muito estreita entre a escala usada no mapa (a quantidades de vezes que o espaço original
foi reduzido do real para caber na representação da folha de papel) e o denominador que é o responsável pelo estabelecimento do grau de
riqueza de detalhes no mapa, sendo uma
relação inversamente proporcional: Quando um é maior o outro vai ser menor. OK!!!
Veja
a escalas dos mapas que se seguem:
MAPA 01
MAPA 02
OBSERVAÇÃO:
Bem pessoal a riqueza de detalhes é estabelecida pelo denominador. Nos exemplos acima, temos dois mapas. Para descobrimos qual entre os mapas apresentam mais detalhes devemos saber que:
maior denominador = será inversamente proporcional a escala e a riqueza de detalhes, ou seja:
- menor será a escala
- menor será a riqueza de detalhes.
menor denominador = será inversamente proporcional a escala e a riqueza de detalhes, ou seja:
- maior será a escala
- maior será a riqueza de detalhes.
Assim o denominador é quem vai indicar o grau de riqueza de detalhes no mapa.
Para identifircamos qual dos mapas possui mener ou maior denominador é só relacionar o tamanho do denominador das
escalas envolvidas na questão. Veja:
Mapa 01 = 1 : 79 000 000 (o espaço foi
reduzido 79 000 000 (79 milhões) de vezes)
Mapa 02 = 1 : 29 000 000 (o espaço foi
reduzido 29 000 000 (29 milhões) de vezes)
OBS:
Mapa 01: possui o maior denominador:
Maior denominador inversamente proporcional a escala e ao grau de riqueza de detalhes:
= menor escala cartografica em relação aos mapas
= menor o grau de riqueza de detalhes em relação aos mapasOBS:
Mapa 02: possui o menor denominador:
Menor denominador inversamente proporcional a escala e ao grau de riqueza de detalhes:
= maior escala cartografica em relação aos mapas
= maior o grau de riqueza de detalhes em relação aos mapas
IMPORTANTE: A escala maior é a do mapa 2, pois o espaço
representado foi reduzido menos vezes.
É por isso que é possível aplicar mais detalhes
nesse mapa, como POR EXEMPLO: as capitais e as cidades principais.
Vejam pessoal se fôssemos representar todas essas cidades na região Centro-Oeste no mapa 1, os nomes, além de muito pequenos, ficariam sobrepostos uns aos outros. Seria um mapa de difícil leitura.
Vejam pessoal se fôssemos representar todas essas cidades na região Centro-Oeste no mapa 1, os nomes, além de muito pequenos, ficariam sobrepostos uns aos outros. Seria um mapa de difícil leitura.
EXERCÍCIOS
DE AULA:
01 Questão. (UERJ) Compare
os mapas A e B e suponha um acréscimo de informações geográficas do real em
cada um deles.
Nesse
caso, a proporção da escala cartográfica e a explicação para a menor riqueza de
detalhes no mapa A estão indicadas, respectivamente, na seguinte alternativa:
a)
maior / muita variação de elementos;
b)
maior / pouca variação de elementos;
c)
menor / maior número de vezes de redução;
d)
menor / menor número de vezes de redução;
02 Questão.(UFJF) Observe os mapas:
Essas
representações cartográficas
a) são
mapas geofísicos.
b) são
mapas econômicos.
c)
mostram a hierarquia urbana.
d) possuem
escalas diferentes.
e)
representam áreas iguais.
03
Questão.(UFPA)
A análise
dos mapas apresentados em diferentes escalas permite identificar que
a) a
redução da escala permite maior detalhamento das informações.
b) a
escala utilizada na representação do mapa 1 é maior do que no mapa 2.
c) há
preferência pelo uso da escala numérica em detrimento da escala gráfica.
d) a
distância real entre as cidades é maior no mapa 2 do que no mapa 1, em função
da escala utilizada.
e) os
níveis de detalhes observados no mapa 2 resultam da utilização de uma escala
maior do que a do mapa 1.
04
Questão.(UFRN) O Brasil sediará a Copa do Mundo em 2014 e, na cidade do Rio
de Janeiro, serão disputados importantes jogos. Um torcedor que decidir
permanecer na cidade do Rio de Janeiro visando a assistir aos jogos precisará
de uma representação cartográfica que lhe permita localizar as principais vias
de acesso ao estádio, como ruas e avenidas. Para atingir este objetivo, terá à
sua disposição os dois tipos de representação cartográfica com escalas
diferentes, mostrados a seguir:
FERRREIRA, Graça Maria Lemos. Moderno atlas
geográfico.
4 ed. São
Paulo: Moderna, 2003.[Adaptado]
Para que
o torcedor possa se locomover na cidade com mais facilidade, o tipo de
representação cartográfica que melhor o orientará é o apresentado na
a) Figura
1, porque tem uma escala pequena, expressando uma área maior, com menor número
de detalhes.
b) Figura
1, que possui uma escala grande, representando uma área menor, com maior grau
de detalhamento.
c) Figura
2, que possui uma escala grande, representando uma área maior, com menor grau
de detalhamento.
d) Figura
2, porque tem uma escala pequena, expressando uma área menor, com maior número
de detalhes.
05
Questão.(UERJ)
BILL, watterson. Calvin e Haroldo: Yukon ho! São Paulo: Conrad, 2008.
Na
tirinha, Calvin e o tigre Haroldo usam um globo terrestre para orientar sua
viagem da Califórnia, nos Estados Unidos, para o território do Yukon, no
extremo norte do Canadá. Considerando as áreas de origem e destino da viagem
pretendida, nota-se que o tigre comete um erro de interpretação no último
quadrinho.
Esse erro
mostra que Haroldo não sabe que o globo terrestre é elaborado com base no
seguinte elemento da linguagem cartográfica:
a) escala
pequena
b)
projeção azimutal
c)
técnica de anamorfose
d)
convenção equidistante
06
Questão.(UFT) Analise a figura abaixo
Figura: Mapa do Brasil em diferentes escalas.
Fonte: COELHO, Marcos de Amorin. Geografia Geral: O espaço natural e
socioeconômico. São Paulo: Moderna, 1992. p. 302
Tomando-se
como base a figura que mostra o Brasil em três escalas diferentes, é INCORRETO
afirmar que:
a) Quanto
menor for a escala, maior é o tamanho do mapa e conseqüentemente maior é a
riqueza de detalhes.
b) Quanto
maior for a escala, maior é o tamanho do mapa e conseqüentemente maior riqueza
de detalhes.
c) Quanto
menor for a escala, menor o tamanho do mapa e consequentemente menor é a
riqueza de detalhes.
d) Quanto
maior a escala melhor é a observação dos detalhes.
07
Questão.(UFVJM) Observe estas figuras.
Considerando
que essas figuras representam áreas em diferentes escalas, pode-se dizer que
a) todas
as áreas são iguais, pois o que varia é o nível de detalhamento das
informações.
b) a área
maior corresponde ao quadro B, pois o excesso de informação deforma as figuras.
c) a área
maior corresponde ao quadro A, que apresenta a maior generalização de
informação.
d) área
maior corresponde ao quadro D, que mostra um maior número de detalhes.
08
Questão.(UNISC) Considere quatro municípios W, X, Y e Z, cujas áreas,
representadas nas escalas abaixo, têm, respectivamente, 440cm2,
100cm2, 320cm2 e 500cm2.
Sabendo-se
que a população de cada um é de 25.000 habitantes, qual desses municípios tem a
maior densidade demográfica?
a) W
b) X
c) Y
d) Z
e) A
densidade demográfica é a mesma em todas as alternativas.
09
Questão.(UFAM) Lei as afirmativas que seguem e
assinale a correta:
a) A escala numérica é representada por uma linha reta dividida em
partes iguais.
b) A escala 1: 50.000 é maior que a escala de 1:
250.000.
c) Na escala de 1: 500.000, a área representada foi reduzida 50 mil
vezes.
d) As escalas podem ser numéricas ou geográficas.
e) Na escala de 1: 100.000, 1 cm no mapa vale 100 km no terreno.
AULA 05: Projeções Cartográficas: Norções Gerais
Objetivos da Aula:
- Caracterizar e definir os principais tipos de projeções cartográficas;
- Demosntrar como se dá na prática as aptações feitas através de técnicas (cilíndrica, cônica e azimultal ou plana) para a confecção de representações da superfície da Terra (esférica) num plano (mapa).
- Demonstrar que as projeções apresentam deformações, que podem ser maiores ou menores e em partes diversas do mapa,;
- Apresentar como e quais os tipos de projeções mais cobradas nos vestibulares e enem.
Lembre-se que todas as projeções apresentam deformações, que podem ser maiores ou menores e em partes diversas do mapa. Como assim?
Bem, Pessoal !!
- Caracterizar e definir os principais tipos de projeções cartográficas;
- Demosntrar como se dá na prática as aptações feitas através de técnicas (cilíndrica, cônica e azimultal ou plana) para a confecção de representações da superfície da Terra (esférica) num plano (mapa).
- Demonstrar que as projeções apresentam deformações, que podem ser maiores ou menores e em partes diversas do mapa,;
- Apresentar como e quais os tipos de projeções mais cobradas nos vestibulares e enem.
Olá
meus amigos hoje o nosso assunto de estudo é Projeções Cartográficas.
Projeções
cartográficas não é um dos assuntos mais agradável, mas é um conteúdo muito
cobrado nos vestibulares.
Vocês
vão ver que isso é verdade. Basta vocês consultarem as últimas provas dos
principais vestibulares do país.
A
cartografia de hoje é a que nasceu lá nos anos 90.OBSERVE
A IMAGEM:
-
É aquela baseada na moderna informática.
-
feita a partir das Imagens de satélite.
Essa
tecnologia proporcionou uma verdadeira revolução na cartografia, contudo mesmo
com essa mais moderna tecnologia a cartografia de hoje convive com o
mesmo problema que ela
convivia à séculos atrás. E Qual é esse problema??
As
projeções são as adaptações feitas para representar a superfície da Terra
(esférica) num plano.
Lembre-se que todas as projeções apresentam deformações, que podem ser maiores ou menores e em partes diversas do mapa. Como assim?
Bem, Pessoal !!
Veja
a gravura ao lado:
Agora
existe um problema nisso???!
As projeções cartográficas, podem ser classificadas em três categorias principais, ou seja, EXISTEM TRÊS TIPOS GERAIS DE PROJEÇÕES CARTOGRÁFICAS, dependendo da figura geométrica empregada em sua construção: Cilíndricas, Cônica e Azimutal:
a) Cilíndricas
São
projeções em que o globo é envolvido por um cilindro, posteriormente é
determinado um mapa, essa projeção determina algumas características como:
- Paralelos e meridianos em linha retas e perpendiculares;
c) Cônicas:
IMPORTANTE:
Qual?? DISTORÇÃO
NA PROJEÇÃO DA REALIDADE NO MAPA.
Assim: uma
projeção cartográfica nada mais é do que o resultado de um conjunto de
operações que permite colocar no plano, fenômenos inscritos numa esfera ou, no
caso da Terra, num geóide, que é a forma específica do nosso planeta.
As projeções cartográficas, podem ser classificadas em três categorias principais, ou seja, EXISTEM TRÊS TIPOS GERAIS DE PROJEÇÕES CARTOGRÁFICAS, dependendo da figura geométrica empregada em sua construção: Cilíndricas, Cônica e Azimutal:
a) Cilíndricas
- Paralelos e meridianos em linha retas e perpendiculares;
-
Á medida que se aproxima dos pólos, ocorre maior distorção da representação;
-
O único local que conserva as dimensões originais do paralelo do Equador (local
de
contato);
-
É muito utilizado como planisfério (representação total da terra).
Ela é ideal para representar a região equatorial.
É muito utilizado na confecção do mapa mundi e de áreas como o Brasil ou o
continente africano.
OBSERVAÇÃO:
EXEMPLIFICANDO:
a.1) - Mercator, foi o primeiro a representava as distâncias corretas mas deformava as áreas dos continentes(conforme), Isto é, essa projeção é caracterizada como conforme (conserva os ângulos e as formas). Por ter um caráter expressamente eurocêntrico, recebeu forte crítica dos países subdesenvolvidos.
- CONFORME
(mantém a mesma forma):
•
Ausência de deformação angular
• A forma
ou fisionomia dos elementos desenhados no mapa mantém-se igual a da
superfície
terrestre, porém a área é alterada.
• Caso da
projeção de Mercartor (exemplo da Groenlândia) – mantém as formas mas distorce
as áreas
OBSERVAÇÃO:
IMPORTANTE:
Foi MERCATOR que sugeriu a primeira técnica de cartografar o globo terrestre: Esta
representação é obtida com a projeção da superfície terrestre, com os paralelos
e os meridianos, sobre um cilindro em que o mapa será desenhado. Ao ser
desenrolado, apresentará sobre uma superfície plana todas as informações que
para ele foram transferidas.
Nem todas
as projeções cilíndricas são iguais. A projeção cilíndrica conforme conserva
a forma dos continentes, direções e ângulos, mas altera a proporção das superfícies, como é o
caso da primeira projeção cilidrica da história elaborada por Gerard
Mercator (1512-1594) desenvolveu seu trabalho, durante as grandes navegações do
século XIV. Do continente europeu partiram navios para a África, América e
Ásia. A projeção é a mais apropriada à navegação marítima e mostra uma visão
eurocêntrica do mundo.
A
projeção cilíndrica de Mercator surgiu no século XVI, em um momento em que boa
parte do mundo já era conhecida. Essa projeção é muito utilizada desde o
período das navegações, tornando-se uma das mais conhecidas e inseridas em
livros.
Os
primeiros mapas-mundi possuíam uma visão eurocêntrica(evidenciavam a Europa,
colocando-a no centro)e esse padrão é muito utilizado até os dias de hoje.
EXEMPLIFICANDO:
a.1) - Mercator, foi o primeiro a representava as distâncias corretas mas deformava as áreas dos continentes(conforme), Isto é, essa projeção é caracterizada como conforme (conserva os ângulos e as formas). Por ter um caráter expressamente eurocêntrico, recebeu forte crítica dos países subdesenvolvidos.
A
projeção cilíndrica de Mercator surgiu no século XVI, em um momento em que boa
parte do mundo já era conhecida. Essa projeção é muito utilizada desde o período
das navegações, tornando-se uma das mais conhecidas e inseridas em
livros.
Os
primeiros mapas-mundi possuíam uma visão eurocêntrica(evidenciavam a Europa,
colocando-a no centro)e esse padrão é muito utilizado até os dias de hoje.
Mas esse tipo de projeção presenta um problema de
deformação do tamanho dos continentes, isto é, nesse tipo de projeção ocorrem
distorção nas altas latitudes, como no caso da Groenlândia (ilha dinamarquesa)
que possui uma área total da Groelândia: 2, 175 milhões de km2(aproximadamente),
contudo apresenta no mapa uma área superior ao Brasil que possui mais de 8,547
milhões de Km2. Veja no mapa acima.
OBSERVAÇÃO:
Analisando o tamanho desses dois territórios no
globo percebemos que Groelândia tem apenas 1/4 do território brasileiro. E isso
quer dizer que se você dividir o território brasileiro em 4 partes iguais 1
parte corresponde ao território da Groelândia.
No mapa, ocorre o contrário. Veja que o território da Groenlândia e bem maio
que o do Brasil. Houve grande distorção da realidade, um aumento exagerado do
território da Groenlândia em relação a realidade?
Por
que que isso acontece? Veja a gravura abaixo:
OBSERVAÇÃO:
Analisando
o tamanho desses dois territórios no globo percebemos que Groelândia tem apenas
1/4 do território brasileiro. E isso quer dizer que se você dividir o
território brasileiro em 4 partes iguais 1 parte corresponde ao
território da Groelândia.
No mapa, ocorre o contrário. Veja que o território da Groenlândia e bem maio que o do Brasil. Houve grande distorção da realidade, um aumento exagerado do território da Groenlândia em relação a realidade?
No mapa, ocorre o contrário. Veja que o território da Groenlândia e bem maio que o do Brasil. Houve grande distorção da realidade, um aumento exagerado do território da Groenlândia em relação a realidade?
Por
que que isso acontece? Veja a gravura abaixo:
Isso
ocorrer devido todos os paralelos e meridianos serem projetados a partir
do centro da esfera, o que distorce as imagens à medida que se aumenta a
latitude. A 45º, a área representada passa a ter o dobro do seu tamanho real. A
75º de latitude, ela já é de 16 vezes maior que a realidade. Pois a imagem
representada no mapa nas regiões polares, por exemplo, não é uma replica da
realidade, mas de sua sombra, que já é distorcida.
E
o que é que isso nos indica:
-
QUE NAS PROJEÇÕES DAS ÁREAS PRÓXIMAS AOS PÓLOS você vai ter uma projeção
maior do que o objeto isto é - DISTORÇÃO NA PROJEÇÃO DA REALIDADE.
b.2)
- Peters criticou o eurocentrismo colocando o norte na parte
inferior do mapa e privilegiando as áreas, o que distorceu as formas dos
continente (equivalente).
OBSERVAÇÃO:
Peters
buscou determinar uma projeção cilíndrica que desenvolvesse tamanho real à
posição dos países subdesenvolvidos. Essa
projeção é equivalente, conserva o tamanho proporcional correto, contudo as
formas se encontram esticadas. Ou seja, conserva a proporcionalidade
das áreas relativas entre os continentes, mas as formas são distorcidas,
destacando-se o alongamento dos continentes. Essa projeção é também denominada
de terceiro-mundista, por buscar quebrar a visão de superioridade das nações
ricas do hemisfério norte.
OBSERVAÇÃO:
- Equidistantes (mantém as distâncias originais)
b) A zimutais(Planas),
EQUIVALÊNCIA (mesma área)
• Conserva a relação entre as áreas da superfície
real e do desenho.
• A área é mantida proporcional, porém a forma ou a
fisionomia são alteradas.
• Caso da projeção de Peters.
OBSERVAÇÃO:
A projeção equivalente preserva o tamanho real
da superfície representada, mas não mantém as
formas, direções e ângulos, como é o caso da projeção de Peters.
O mapa-múndi de Peters valoriza os países
subdesenvolvidos, colocando-os em destaque ao representá-los com os seus
tamanhos proporcionais. Ele projeta em linguagem cartográfica a ideia de
igualdade entre as nações.
O cartógrafo alemão Arno Peters (1916-2002)
considerava que os mapas eram uma das manifestações simbólicas da submissão dos
países do Terceiro Mundo.
Peters combateu a imagem de superioridade dos
países do Norte representada nos planisférios derivados da projeção de
Mercator. Seu pressuposto de que todos os países deveriam ser retratados no
mapa-múndi de forma fiel a sua área, dá destaque os países subdesenvolvidos.
- Equidistantes (mantém as distâncias originais)
EQUIDISTÂNCIA (mesma distância)
• Conserva inalterada a relação entre os
comprimentos medidos em certas direções.
• Relação de comprimento dos paralelos e meridianos
reais com aqueles desenhados nos mapas.
Quando um mapa é representado a partir de um ponto central, radialmente. É
muito utilizado para representar regiões polares (como pólo no centro do mapa),
como o continente antártico.
Quando um mapa é representado a partir de um cone. É muito utilizado para
representar regiões de latitudes médias, como os EstadosUnidos ou o continente
europeu.
IMPORTANTE:
Mais
recentemente alguns autores como Mollweide
e Robinson diminuíram as deformações
das regiões polares,“diminuindo-as” nos mapas (formato de um elipsóide ou
retangular com as bordas arredondadas).
Até
a próxima!!
Veja
a próxima aula!!! Projeções Cartográfica II !!! Vale a
pena.... AULA 06: CARTOGRAFIA:Escala e Curva de Nível
Objetivos da Aula:
-
Caracterizar e definir o que são curvas de níveis;- Demosntrar como se dá a transformação de kilômetros em centímentros e vice versa
- Apresentar as principais caracteristicas das linhas isoípsas para indicar as irregularidades de um terreno;
- Demosntrar a importancia das curvas de níveis como um metodologia de apresentar graficamente as irregularidades,
ou o relevo, de um terreno.
Fala
galera! Tudo bem!! Na aula de hoje vamos falar sobre curvas de nível. A
importância de estudá-las é devido esse tipo de aplicação cartográfica
está presente nas principais bancas de vestibulres do país, e
principalmente no ENEM, visto que a menor ou maior declividade do
relevo de uma área qualuer torna os solos mais ou menos suscetíveis à
erosão ou a escorregamentos, faclita ou dificulta a construção de
cidades, rodovias, ferrovias ou oleodutos, favorece ou não a instalação
de fábricas ou a mecanização agrícola. Com vocẽ pode perceber, a
topografia interfere na ocupação do espaço geográfico.
Objetivos da Aula:
NOÇÕES PRELIMINARES:
As curvas de nível são chamadas de isoípsas e unem pontos de mesma altitude de relevo. Traçadas na carta, permitem a visualização da declinidade (inclinação) do relevo. Esse conceito apareceu na Holanda, no século XVIII e foi usado para cartografar o fundo do rio Merwede, sendo um sistema matemático baseado em levantamentos geodésicos, no qual o marco zero metro é o mar.
Quanto maior adeclividade, mais próximas as curvas de nível aparecem representadas; quanto menor a declividade, maior o afastamento entre elas.
As curvas de nível correspondem à interseção entre o terrreno e um conjunto de planos horizontais imaginários, separados por altitudes iguais
Veja as as Carta Topográficas abaixo:
a) de gradiente de pressão entre A e B.
Objetivos da Aula:
NOÇÕES PRELIMINARES:
As curvas de nível são chamadas de isoípsas e unem pontos de mesma altitude de relevo. Traçadas na carta, permitem a visualização da declinidade (inclinação) do relevo. Esse conceito apareceu na Holanda, no século XVIII e foi usado para cartografar o fundo do rio Merwede, sendo um sistema matemático baseado em levantamentos geodésicos, no qual o marco zero metro é o mar.
Quanto maior adeclividade, mais próximas as curvas de nível aparecem representadas; quanto menor a declividade, maior o afastamento entre elas.
As curvas de nível correspondem à interseção entre o terrreno e um conjunto de planos horizontais imaginários, separados por altitudes iguais
As
curvas de nível apresentam as seguintes características:
●
Representam tanto a altitude quanto a forma de relevo.
●
Quando existem grandes diferenças de altitudes em pequenos espaços, as linhas
apresentam-se muito próximas umas das outras; quando o relevo é suave, as
diferenças são menores e as linhas apresentam-se mais distanciadas.
●
De acordo com a variação da altitude, a equidistância das curvas pode ser de
10, 20, 50 ou 100 metros.
A
curva de nível é uma maneira de se representar graficamente as irregularidades,
ou o relevo, de um terreno. São linhas que, num mapa, unem pontos de mesma
altitude. A curva de nível constitui uma linha imaginária no terreno, em que
todos os pontos da referida linha têm a mesma altitude, acima ou abaixo de uma
determinada superfície de referência, geralmente o nível médio do mar.
Veja as as Carta Topográficas abaixo:
Veja
que a partir de sua leitura correta pode-se chegar a uma imagem
tridimencional de um terreno seja ele declive ou aclive. É por isso que
esse tipo de representação catográfica é por excelência, um dos melhores
métodos para
representar o relevo terrestre. Pois, permite ao observador, ter um
valor aproximado da altitude em qualquer parte da carta. Devido a isso, com as
curvas de nível são construídos os mapas topográficos e sua correta
representação e a capacidade de as interpretar, permite ter uma visão
tridimensional do relevo. Sendo assim, as curvas de nível são uma forma
inteligente de transformar uma representação bidimensional em tridimensional.
IMPORTANTE: Uma curva de nível refere se a curvas
altimétricas ou linhas isoípsas, linhas que ligam pontos de mesma altitude.
Essa é a mais eficiente maneira de representar as irregularidades da superfície
terrestre (relevo).
Para
uma completa interpretação, alguns conceitos devem ficar bem claros.
• Ponto Cotado – é a projeção de um ponto do
terreno no plano da carta com a sua indicação de
altitude.
• Equidistância Vertical – é a separação vertical
entre as linhas representadas pelas curvas de nível.
• Curvas Mestras – são as curvas de níveis mais
grossas e numeradas que ocorrem nas representações, geralmente de 5 em 5 curvas.
Características
Básicas das Curvas de Nível
• Quanto maior a inclinação do terreno, mais
próximas umas das outras estarão as curvas;
• O espaçamento entre as curvas é constante nas encostas de
inclinação uniforme;
• As curvas de nível são perpendiculares a linha de inclinação do
terreno;
• As curvas de nível nunca se cruzam nem se
juntam com as vizinhas, exceto em superfícies
verticais.
LEMBRANDO:
Fique
atento ao observar o formato do terreno no mapa topográfico, pois podem
aparecer elevações e depressões. Elevação é quando as curvas de nível de menor
valor envolvem as de maior valor, e depressão é observada quando as curvas de
valor maior envolvem as curvas de valor menor.
EXERCÍCIOS
DE AULA:
01
Questão: (UPE) A professora de Geografia de uma turma do
terceiro ano do Ensino Médio entregou aos alunos o mapa esquemático reproduzido
a seguir e perguntou-lhes o que ele estava representando. Das respostas
obtidas, a CORRETA afirma que são curvas
a) de gradiente de pressão entre A e B.
b) batimétricas de uma ilha fluvial.
c) de nível.
d) isotérmicas das áreas insulares A e B.
e) do tipo isóbaras.
Resposta: Letra C
Comentários
Curvas de Nível são linhas que unem pontos de mesma altitude. A questão mostra duas áreas montanhosas próximas ao litoral.
Você ao responder uma questão desse tipo deverá observar bem que após
os valores encontramos a letra m que simboliza metros, o que por si só já
eliminaria as alternativas sobre pressão atmosférica (letra A e E) e a alternativa sobre temperatura (letra D).
A Letra B versa sobre curvas batimétricas que são curvas que unem pontos de mesma profundidade com equidistâncias verticais. O relevo em destaque não está dentro do mar, mas sim próximo ao litoral e é CONTINENTAL.
Resposta: Letra C
Comentários
Curvas de Nível são linhas que unem pontos de mesma altitude. A questão mostra duas áreas montanhosas próximas ao litoral.
Você ao responder uma questão desse tipo deverá observar bem que após
os valores encontramos a letra m que simboliza metros, o que por si só já
eliminaria as alternativas sobre pressão atmosférica (letra A e E) e a alternativa sobre temperatura (letra D).
A Letra B versa sobre curvas batimétricas que são curvas que unem pontos de mesma profundidade com equidistâncias verticais. O relevo em destaque não está dentro do mar, mas sim próximo ao litoral e é CONTINENTAL.
02 Questão:.(Ufpr) Com base na carta esquemática a seguir, pode-se afirmar que:
01)
A ocupação humana ocorre na porção mais baixa da região.
02)
Caso ocorra vento de NO, o povoado ficará abrigado por estar situado na encosta
do morro Azul.
04)
De acordo com as coordenadas geográficas representadas na carta, a região
localiza-se no hemisfério austral.
08)
Tanto o povoado como a área de plantação de arroz estão localizados na margem
direita do rio Verde.
16)
O relevo representado a oeste do rio Verde é mais acidentado que o da porção
leste.
03 Questão:(FRB) Sobre a cartografia e a sua importância na atualidade, é correto
afirmar:
a) A Terra, devido ao seu formato, pode ser
representada em folha de papel (mapa) sem apresentar distorções.
b) A curva de nível constitui uma linha imaginária do terreno, em que
todos os pontos de referida linha têm a mesma altitude.
c) Os meridianos são círculos máximos que, em
conseqüência, cortam a Terra em duas partes iguais de pólo a pólo, sendo o
Equador seu ponto de origem.
d) A projeção de Mercator, a mais utilizada, é
aquela que contempla os países de uma forma mais aproximada da realidade.
e) A projeção de Peters, entrou em desuso, porque,
entre todas as projeções, é a que apresenta mais distorções nas áreas
representadas.
04 Questão: (UNIOESTE) As coordenadas geográficas são definidas como um conjunto de
linhas imaginárias criadas para determinar, com exatidão, qualquer ponto da
superfície terrestre. Sobre o assunto, assinale a alternativa INCORRETA:
a) Os meridianos são linhas imaginárias que dão a
volta na Terra de pólo a pólo.
b) Curvas de nível são linhas imaginárias projetadas para unir os pontos
de igual latitude.
c) O Equador é considerado o paralelo zero e a
distância em graus que vai do Equador aos pólos é chamada de latitude,
portanto, a latitude só pode ser norte ou sul.
d) O Equador divide o globo em hemisfério norte,
setentrional ou boreal e hemisfério sul, meridional ou austral.
e) A latitude varia de 00 a 90º tanto para norte
como para sul, a partir do Equador.
05 Questão:(UFG) Observe as figuras a seguir.
As figuras acima
apresentam dois tipos de representação do relevo. A análise dessa representação
orienta o uso e a ocupação do espaço. Tendo-as como referência,
a)
identifique o tipo de representação do relevo utilizado em cada uma das
figuras;
b)
identifique, entre as áreas A, B e C destacadas nas figuras, a área propícia à
realização da agricultura mecanizada e explique por que essa área é a mais
adequada para essa atividade e como esse aspecto pode ser observado nas figuras
apresentadas.
Resposta:
a)
Figura
1 – Carta Topográfica
Figura
2 – Perfil Topográfico
b)
A
área propícia à realização da agricultura mecanizada é a área C, pois o relevo
é mais plano que as demais. Este aspecto é observado mediante a maior distância
entre as curvas de nível (carta topográfica) e a menor declividade (perfil
topográfico) A menor declividade da área C facilita o deslocamento e o manejo das
máquinas agrícolas.
06
Questão: (UFAL) Observe atentamente a figura a seguir.
Trata-se de um esboço de curvas de nível.
Assinale
qual a forma de relevo que mais se aproxima do que está representado pelas
curvas de nível no trecho XY.
a)
b)
c)
d)
e)
07
Questão: (UFPE-PE) Observe o gráfico a seguir e assinale o
item que indica uma falha de representação.
a)
As curvas de nível apresentam eqüidistância de 20 m.
b)
A aproximação das curvas de nível indica maior declividade do terreno.
c)
A curva de 200 m representa o ponto mais elevado do relevo.
d)
Cada curva de nível é formada por pontos de idêntica cota altimétrica.
e)
A partir de um conjunto de curvas de nível, pode-se obter um perfil
topográfico.
Resposta:
C.
Observe
que, pela representação do morro, o ponto mais alto ultrapassa a linha de 200
metros.
08
Questão:(UFMA) Com base na figura abaixo, identifique as
feições topográficas orientadas pelas direções cardeais e colaterais.
a)
Terreno íngreme ao nordeste e aplainados a oeste e a leste.
b)
Terreno aplainado ao noroeste e íngreme ao sudoeste e leste.
c)
Terreno íngreme ao oeste e leste e aplainado ao norte.
d)
Terreno aplainado ao norte e íngreme ao noroeste e sudeste
e)
Terreno íngreme ao sudeste e sudoeste e aplainado ao nordeste
09
Questão:(UFLA) Assinale a alternativa que apresenta a
interpretação CORRETA do mapa abaixo.
a)
A região de maior altitude do mapa localiza-se no quadrante C1.
b)
Os quadrantes A1 e B4 possuem terrenos de elevada declividade.
c)
O quadrante D2 possui maior altitude, ao ser comparado com o quadrante B3.
d)
O quadrante C3 pode ser caracterizado como um vale.
10
Questão:(UNICAMP simulado 2011) A representação abaixo
corresponde a uma porção de uma carta topográfica com desnível entre as curvas
de nível de 20 metros. Indique o sentido em que o rio corre e a margem de menor
declividade:
a)
nordeste e margem esquerda.
b)
sudoeste e margem direita.
c)
sudoeste e margem esquerda.
d)
nordeste e margem direita.
3º Série EM = 1º BIMESTRE
Reviewed by Gilvan Fontanailles
on
fevereiro 21, 2013
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