ENEM - 2018: Destrichando a Competência de Área 02 - Habilidade 08 - FLUXOS POPULACIONAIS


SENSACIONAL !!! Galera na aula de hoje vamos trabalhar a habilidade H-8 : Analisar  as ações dos estados nacionais no que se refere à dinâmica dos fluxos populacionais e no enfrentando de problema de ordem e econômico-social .
O que é que você precisa ficar atento nessa habilidade?

- Ela pedi que você avalie um fenômeno que é bastante específico das civilizações, não é um fenômeno localizado, exclusivo de alguns país, ou de alguma época.... Mas de vários países e em várias épocas

A gente vai falar de FLUXOS POPULACIONAIS
Imagem relacionada
RELEMBRANDO que nós estamos estudando a Área de competência 02 e ela trata de um TEMA maior onde está localizada a habilidade 08

Veja:
Competência de área 02 – Compreender as TRANSFORMAÇÕES  dos espaços geográficos como produto das relações socioeconômicas e culturais de poder.

LEMBRANDO que o espaço geográfico não é o espaço qualquer, ou seja, ele é o espaço alterado  pela vida em sociedade, pela vida humana, pelas civilizações .. e por isso mesmo não estão prontos .. acabados, ao contrário eles estão SEMPRE em constante transformação, ou seja, que não são algo estáticos, mas DINÂMICOS  e que são áreas em continuo processo de transformação, que estão sendo transformados em cada época, em cada civilização .. então esta é uma característica dessa competência é que o espaço geográfico é um espaço em transformação.

Voltando aqui para a habilidade 08 – Galera na H-08 observamos que um dos eventos geográficos ou humanos mais importante de TRANSFORMAÇÃO dos espaços é o fenômeno das migrações.

Galera !!!!! Basicamente a habilidade 8 pede que você encare a prova do Enem sendo capaz de demonstrar a habilidade, ser hábil o suficiente em analisar situações onde a população de um determinado lugar está MIGRANDO  de uma lado para outro, e de identificar seus imapctos.

Eu fiz um resumo do que essa habilidade pode:

Analisar a ação dos Estados nacionais no que se refere à dinâmica dos fluxos populacionais e no enfrentamento de problemas de ordem econômico-social

É o mesmo que dizer
Analisar COMO os GOVERNOS dos países LIDAM com as MIGRAÇÕES e seus IMPACTOS. 
- Estados nacionais = Governo dos países
- Fluxos populacionais = Migrações
Enfrentamentos de problemas = os impactos (de ordem socioeconômico)

Te pergunto agora a MIGRAÇÃO causa (sempre) problema ? Sim ! Alguns deles são muitos NEGATIVOS ..para os países que recebem o Imigrante.
  
Migração não é uma coisa simples !
Exemplo: Os migrantes vindo dá Síria. (vamos falar deles em outro momento)
LEMBRANDO:
Migração se refere ao DESLOCAMENTO de um LUGAR para outro.

Agora se refere a chegada ou a saída ?
Para isso nessa palavra MIGRAÇÃO nós acrescentamos um radical (VOGAL - I ) na palavra MIGRAÇÃO para dizer se a pessoa está se deslocando e chegando em um lugar = IMIGRAÇÃO e colocamos outro radical (VOGAL - E ) nessa palavra MIGRAÇÃO para dizer que a pessoas está se deslocando e saindo de um lugar = EMIGRAÇÃO.


EMIGRAÇÃO     ≠   IMIGRAÇÃO 
  (SAÍDA)               (CHEGANDO)      

PRESTA ATENÇÃO:
Dependendo do ponto de vista um MIGRANTE  ele pode ser considerado um Emigrante e de outro ponto de vista ela pode ser considerado um Imigrante.

EXEMPLIFICANDO:
Vamos relembrar um pouco da chegada dos italianos no Brasil no final do século XIX e até o inicio do século XX quando chegaram principalmente no estado de São Paulo, os japoneses que chegaram a partir de 1908. Se pegarmos esses dois grupos de MIGRANTES .

Por exemplo, na Itália em 1908 os italianos que estavam deixando a Itália, ou seja, que estavam vindo pro Brasil, seria no ponto de vista dos Italiano chamados de Emigrantes (estavam saindo da Itália), nesse sentido tem a ideia de está saindo (pra fora do território) indo pro exterior .. fora do território. 

Mas no ponto de vista pra quem morava no Brasil em 1908, ou seja, pros brasileiros, esses italianos eram Imigrantes. Porque estavam chegando, entrando no território brasileiro, nesse sentido tem a ideia de está de entrar, indo pro interior .. dentro do território, porque antes estava fora.

Deixa é explicar melhor:

Por exemplo, vamos dá um exemplo lúdico Vamos usar a água que entra e sai do seu corpo.

PENSA COMIGO:   Quando você bebe água, esse liquido está fora do teu corpo, ai você coloca na boca e bebe, ou seja, ele estava fora e passa a fazer parte de você por que ele entra dentro de você, faz parte de você.. está dentro, no interior do teu corpo .. O mesmo ocorre com os italianos que chegaram no Brasil em 1908, eles vieram de fora do território brasileiro ai entraram e fazem parte do conteúdo do território brasileiro, eles adentraram no território, entrar foram pro interior do território (dentro). IMIGRANTES lembram de interior.

O mesmo se aplica a água que você perde do corpo. Quando você chora, sua (suor)  quando você transpira! Ou ainda faz xixi (tradicional mijada) . Em todas estas situação você está eliminado liquido, ou seja, está colocando liquido pra FORA do corpo, o liquido está saindo do seu corpo, o que significa que está externo. O mesmo ocorre com os italianos, em relação ao território da Itália, segundo o ponto de vista dos italianos que ficaram no interior do território da Itália, os italiano que migravam para o Brasil estavam SAINDO, do território italiano .. saindo estão FORA , exterior do território italiano, eles são nesse ponto de vista emigrantes. EMIGRANTES lembrem de externo.

Então MIGRAÇÃO é um FENÔMENO de  DESLOCAMENTO de pessoas.
- Os japoneses saindo do JAPÃO na 1ª metade do século XX para o Brasil para os japoneses que ficaram no Japão eles eram chamados de Emigrantes.
-  Os japonese chegando no Brasil na 1ª metade do século XX para os brasileiros que se encontravam no território brasileiro esses japoneses eram chamados de Imigrantes.

Dependo do ponto de vista:
- Se as pessoas estão SAINDO de um lugar (se a gente estiver estudando a saída delas) a gente vai avaliar a EMIGRAÇÃO.
- se a gente estiver avaliando o local de chegada (levando em consideração a situação dessas pessoas) a onde estas pessoas estão chegando a gente chama de IMIGRAÇÃO.

É muito fácil galera pro nosso entendimento! Não tem segredo!
 


Aula de hoje está ficando grande, vamos dividir essa aula em três Partes ! Show acessa as duas outras partes dessa aula ........ Te aguardo lá .... Fuiiiiiiiiiiiiiiiii
ENEM - 2018: Destrichando a Competência de Área 02 - Habilidade 08 - FLUXOS POPULACIONAIS ENEM - 2018: Destrichando a Competência de Área 02 - Habilidade 08 - FLUXOS POPULACIONAIS Reviewed by Gilvan Fontanailles on julho 20, 2018 Rating: 5

4 comentários

  1. Respostas
    1. UHASUHASHUASHUASHU entrei aqui e não entendi foi nada, tudo confuso. Deve ser por isso kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

      Excluir
  2. It’s nearly impossible to find well-informed people on this topic, however, you sound like you know what you’re talking about! Thanks

    무료야설
    오피헌터
    마사지블루
    건마탑
    카지노

    ResponderExcluir

Slider

[recent]

Anuncios!