ENEM - 2018: Destrichando a Competência de Área 02 - Habilidade 07 - TERRITÓRIO e GEOPOLÍTICA


Fala galera! Vamos está nessa aula de hoje trabalhando com vocês o tema Geopolítica e pra isso vamos está trabalhando com a Habilidade - 07, que é:
Identificar os significados históricos – geográficos das relações de poder entre as nações

Nessa aula vamos fazer um bate bola entre Geografia e História .
Antes de falar sobre o tema é legal (bacana) a gente falar de forma bem simples (e rápida) um pouco sobre a Competência de área 02 e essa habilidade 07 ! E só depois vamos fazer uma explanação dos conceitos dos conteúdos (conceitos e questão necessárias) para a compreensão do assunto estudado nessa aula!

Então vamos discutir hoje a competência nº 02 que fala sobre: Compreender as transformações dos espaços geográficos como produto das relações socioeconômicas e culturais de poder

Essa competência é bastante abrangente o mesmo se aplica a H-07 por essa peculiaridade dela que é a sua abrangência. Precisaremos sempre determinar um conteúdo especifico e a partir dele fazer a relação dele com os conflitos gerados a partir das relações de poder entre as nações (OK?)
Por que?

Porque os CONFLITO ...são como que o querosene para que haja essas transformações dos espaços Geográficos como:
- Resultado (consequência). E ai a gente vai ter várias configurações do espaço geográfico a partir dessa alternância de poder entre as nações!  

Pra gente entender essa  H-07....... a gente vai precisar entender que as relações de poder entre as nações é algo muito abrangente até porque elas estão focadas em duas direções, dimensão histórica e geográfica, nesse sentido precisamos identificar os seus significados:
– identificar os significados históricos
– identificar os significados geográficos

O que seria os SIGNIFICADOS HISTÓRICOS ou CRONOLÓGICOS
-         Aspectos de cronologia (o tempo quando ocorreu essas transformações), são aspectos históricos;

O que seria os SIGNIFICADOS GEOGRÁFICOS ou ESPACIAIS
-         Aspectos Espaciais, quando também são principalmente aspectos políticos!
Galera esse último aspecto.......... O POLÍTICO (NOTA ELE AI)

Vamos tratar aqui um assunto que engloba esses dois  significado, e que abrange para outros dimensões:

A gente vai estudar a geopolítica das ordens mundiais !
Então vamos focar nossa discursão nesse tema: ORDENS MUNDIAIS E AS SUAS (GEOPOLÍTICAS) CONFIGURAÇÕES A PARTIR DA RELAÇÃO DE PODER ENTRE AS NAÇÕES ENVOLVIDA NAS DISPUTAS 
Especificamente as velhas ordem mundiais desde 1500 até os dias atuais fazendo um contraponto com a atual (nova) ordem mundial! (0K?)

- E para que você saiba do que vamos trabalhar, precisamos primeiramente falarmos sobre o que é uma ordem mundial!

Observe o DEFINIÇÃO abaixo!

ORDENS MUNDIAIS....... ARRANJO GEOPOLÍTICO E ECONÔMICO DE PODER GLOBAL

- Vamos traduzir para uma linguagem mais simples (mais popular)!

ORDENS MUNDIAIS....... Quem manda no mundo em algum determinado momento!

Ou seja .. Manda quem pode obedece quem tem juízo!

- Presta atenção irmão! Uma ordem mundial portanto, é definidora das relações econômicas, das relações inclusive culturais , ambientais, e política! , e principalmente política de organização da sociedade em um determinado momento histórico

Nós temos alguns exemplos de algumas ordens mundiais pra trabalhar aqui com vocês que abrangem tanto questões faladas por geografia quanto faladas por História!
Por exemplo, em História  a gente trabalha um conceito que cai bastante nos vestibulares (que é a ideia que a globalização (?) iniciou-se quando os portugueses se lançaram ao mar no contexto das grandes navegações !
Como foi isso?

Nesse período a geopolítica criou uma divisão, onde o mundo passou a ser dividido entre:
-         países colonizados e
-         Países colonizadores
O colonialismo europeu que começa no século XV seria o primeiro ponta - pé para entender o mundo atual em termos de globalização (nova ordem mundial) , claro uma globalização naquele (1500) ainda muito nos seus primórdios, (nó inicio)! (até porque quando os portugueses conseguem a  chegar a Calicute em 1498 nas Índias)

Veja:
 Você tem ai um comercio, e uma troca de cultura numa escala global!

Então galera alguns dos exemplos que a gente escolheu para trabalhar nessa aula o primeiro deles seria o colonialismo dos séculos XV, XVI, XVII, XVIII e até do século  XIX (onde nesse período) a gente fala de uma primeira fase de colonialismo !

Qual?
Pois bem! Aquela que num primeiro momento, era liderada por Portugal  e Espanha (lembrem-se disso Portugal e Espanha serão as nações que vão liderar esse processo de colonialismo)!

- Na pratica podemos dizer que essas duas nações pegam a América e a dividem ao meio:
- América portuguesa = o território brasileiro
- América espanhola = o território de México (quase toda américa central + a parte ístmica, e o restante oriental do território da América do Sul)!

Na África Portugal vai ter um série de possessões (territórios dominados = interpostos comerciais = feitorias)

AQUI nós temos uma ORDEM MUNDIAL...... ou seja, um ARRANJO GEOPOLÍTICO E ECONÔMICO DE PODER GLOBAL

O IMPERIALISMO e O COLONIALISMO. Aqui nós temos uma organização da geopolítica internacional, dentro de uma certa relação de poder entre as nações.

LEMBRAM-SE DO PACTO COLONIAL?
(Da divisão internacional do trabalho entre as Nações Europeias versus asiáticas, africanas e americanas)
lembram-se de como era essa RELAÇÃO de PODER
   
A partir da 2ª metade do século XVII, ao estudar História Moderna e em Geografia a construção do espaço geográfico mundial você percebe um crescimento da Inglaterra como potência!    

No século XVIII, a Inglaterra já se afirma como maior potencia naval do globo, e na segunda metade do século XVIII, a gente já se fala de uma crise do antigo sistema colonial!
Aqui já inicia uma outro formato uma outra configuração das relações de poder no Globo

Trata-se da REVOLUÇÃO INDUSTRIAL e IMPERIALISMO. Novamente nós temos aqui uma organização da geopolítica internacional, dentro de uma certa relação de poder entre as nações.
Isso ocorre por que?
Porque o antigo sistema colonial , ele vai ruir, no inicio do século XIX, com as Revoluções Atlânticas (Independência dos países como EUA e outros países latinos) e as Revoluções Liberais europeias (Iluminismo, Revolução Industrial, e a Revolução Francesa)

Só pra você ter uma ideia:
E na 2ª metade do século XIX já temos um reflexo da Revolução Industrial  da consolidação da fase do capitalismo Industrial (ocorre a 2ª Revolução Industrial) = outra Ordem Mundial vai nascendo! Na verdade se consolidando.. Aqui o capitalismo não está mais na fase MERCANTILISTA
 A Revolução Industrial que se inicia na 2ª Metade do Século XVIII na Grã-Bretanha (Inglaterra)!
Galera essa é uma outra forma de relação (relacionamento) entre as nações a nível global, ai nós temos a Inglaterra como protagonista , a frente mais outras nações europeias também vão está afrente desse processo! 
Sua CONSOLIDAÇÃO ocorre na 2ª Metade do Século XIX, com a sua segunda fase que ganha novos contornos , (estamos falando da 2ª RI)e ela vai acontecer em outros continentes. É aqui  sabe quem é que vai tomar parte dessa nova liderança além da Inglaterra, Japão, Alemanha, EUA  e é nesse contexto em que as noções europeias ela vão buscar na versão marxista (Vamos dizer assim!) : Mercado consumidor, matéria prima (mais barata) e mão de obra (mais barata) , tanto na África, como na Ásia e na América Latina!
Esse é o processo de Imperialismo, ou neo- colonialismo como vocês queiram chamar!
E por fim que é o caso que a gente vai trabalhar coo pano de fundo na aula de hoje é a questão da GUERRA FRIA! Ou seja o que rolou durante a guerra fria e depois dela! Pra gente resolver umas questões(zinhas) estilo Enem  
(Assiste o restante nas outras aulas já postadas)



QUESTÕES ESTILO ENEM
1ª QUESTÃO: (ESTILO ENEM)
Do ponto de vista geopolítico, a Guerra Fria dividiu a Europa em dois blocos. Essa divisão propiciou a formação de alianças antagônicas de caráter militar, como a OTAN, que aglutinava os países do bloco ocidental, e o Pacto de Varsóvia, que concentrava os do bloco oriental. É importante destacar que, na formação da OTAN, estão presentes, além dos países do oeste europeu, os EUA e o Canadá. Essa divisão histórica atingiu igualmente os âmbitos político e econômico que se refletia pela opção entre os modelos capitalista e socialista.
Essa divisão europeia ficou conhecida como
(A) Cortina de Ferro.
(B) Muro de Berlim.
(C) União Europeia.
(D) Convenção de Ramsar. 
(E) Conferência de Estocolmo. 
Resolução: (“Cortina de ferro” foi uma expressão criada pelo primeiro Ministro Britânico Winston Churchill em 1946, no contexto da Guerra Fria, para designar a separação política ideológica que se encontrava a Europa após o fim da Segunda Guerra Mundial. Na parte Ocidental, estavam os países do bloco capitalista que eram influenciados pelos EUA e, no Leste europeu, estavam os países socialistas que sofriam influência da URSS.)

2ª QUESTÃO: (ESTILO ENEM)
O fim da Guerra Fria e da bipolaridade, entre as décadas de 1980 e 1990, gerou expectativas de que seria instaurada uma ordem internacional marcada pela redução de conflitos e pela multipolaridade. O panorama estratégico do mundo pós-Guerra Fria apresenta

O panorama estratégico do mundo pós-Guerra Fria apresenta

(A) o aumento de conflitos internos associados ao nacionalismo, às disputas étnicas, ao extremismo religioso e ao fortalecimento de ameaças como o terrorismo, o tráfico de drogas e o crime organizado.
(B) o fim da corrida armamentista e a redução dos gastos militares das grandes potências, o que se traduziu em maior estabilidade nos continentes europeu e asiático, que tinham sido palco da Guerra Fria.
(C) o desengajamento das grandes potências, pois as intervenções militares em regiões assoladas por conflitos passaram a ser realizadas pela Organização das Nações Unidas (ONU), com maior envolvimento de países emergentes.
(D) a plena vigência do Tratado de Não Proliferação, que afastou a possibilidade de um conflito nuclear como ameaça global, devido à crescente consciência política internacional acerca desse perigo.
(E) a condição dos EUA como única superpotência, mas que se submetem às decisões da ONU no que concerne às ações militares.

Resolução: (A) Com o fim da Guerra fria no início da década de 1980, o mundo deixava de ser bipolarizado entre EUA e URSS. Todavia, esse quadro não representou o fim dos conflitos e oposições no mundo. A retirada da influência das grandes potências fez com que eclodissem em vários países conflitos nacionalistas e de cunho étnico, como por exemplo, na África e no Leste Europeu. Esse período também é marcado por conflitos religiosos com destaque aos ocorridos entre o mundo ocidental e os muçulmanos; além do crescimento das facções criminosas tendo seu principal eixo o tráfico de drogas.

3ª QUESTÃO: (ESTILO ENEM)
 (Enem 2007) Os mapas a seguir revelam como as fronteiras e suas representações gráficas são mutáveis.

Essas significativas mudanças nas fronteiras de países da Europa Oriental nas duas ultimas décadas do século XX, direta ou indiretamente, resultaram

(A) do fortalecimento geopolítico da URSS e de seus países aliados, na ordem internacional.
(B) da crise do capitalismo na Europa, representada principalmente pela queda do muro de Berlim.
(C) da luta de antigas e tradicionais comunidades nacionais e religiosas oprimidas por Estados criados antes da Segunda Guerra Mundial.
(D) do avanço do capitalismo e da ideologia neoliberal no mundo ocidental.
(E) da necessidade de alguns países subdesenvolvidos ampliarem seus territórios.

3ª QUESTÃO: (ESTILO ENEM)
(Enem 2009). Do ponto de vista geopolítico, a Guerra Fria dividiu a Europa em dois blocos. Essa divisão propiciou a formação de alianças antagônicas de caráter militar, como a OTAN, que aglutinava os países do bloco ocidental, e o Pacto de Varsóvia, que concentrava os do bloco oriental. É importante destacar que, na formação da OTAN, estão presentes, além dos países do oeste europeu, os EUA e o Canadá. Essa divisão histórica atingiu igualmente os âmbitos político e econômico que se refletia pela opção entre os modelos capitalista e socialista.

Essa divisão europeia ficou conhecida como

(A) Cortina de Ferro.
(B) Muro de Berlim.
(C) União Européia.
(D) Convenção de Ramsar.
(E) Conferência de Estocolmo.

4ª QUESTÃO: (ESTILO ENEM)
(Enem 2009). O fim da Guerra Fria e da bipolaridade, entre as décadas de 1980 e 1990, gerou expectativas de que seria instaurada uma ordem internacional marcada pela redução de conflitos e pela multipolaridade.

O panorama estratégico do mundo pós-Guerra Fria apresenta

(A) o aumento de conflitos internos associados ao nacionalismo, às disputas étnicas, ao extremismo religioso e ao fortalecimento de ameaças como o terrorismo, o tráfico de drogas e o crime organizado.
(B) o fim da corrida armamentista e a redução dos gastos militares das grandes potências, o que se traduziu em maior estabilidade nos continentes europeu e asiático, que tinham sido palco da Guerra Fria.
(C) o desengajamento das grandes potências, pois as intervenções militares em regiões assoladas por conflitos passaram a ser realizadas pela Organização das Nações Unidas (ONU), com maior envolvimento de países emergentes.
(D) a plena vigência do Tratado de Não Proliferação, que afastou a possibilidade de um conflito nuclear como ameaça global, devido à crescente consciência política internacional acerca desse perigo.
(E) a condição dos EUA como única superpotência, mas que se submetem

5ª QUESTÃO: (ESTILO ENEM)
(Enem 2016 – 2ª Aplicação) A charge faz alusão à intensa rivalidade entre as duas maiores potências do século XX.
 

ILLINGWORTH, L. G. Outubro de 1962. Disponível em: www.llgc.org.uk. Acesso em: 8 mar. 2016.
O momento mais tenso dessa disputa foi provocado pela

(A) ampliação da Guerra do Vietnã.
(B) construção do muro de Berlim.
(C) instalação dos mísseis em Cuba.
(D) eclosão da Guerra dos Sete Dias.
(E) invasão do território do Afeganistão.

6ª QUESTÃO: (ESTILO ENEM)
A América se tornara a maior força política e financeira do mundo capitalista. Havia se transformado de país devedor em país que emprestava dinheiro. Era agora uma nação credora.
HUBERMAN, L. A história da riqueza do homem. Rio de Janeiro: Zahar, 1962.

Em 1948, os EUA lançavam o Plano Marshall, que consistiu no empréstimo de 17 bilhões de dólares para que os países europeus reconstruissem suas economias. Um dos resultados desse plano, para os EUA, foi

(A) o aumento dos investimentos europeus em indústrias sediadas nos EUA.
(B) a redução da demanda dos países europeus por produtos e insumos agrícolas.
(C) o crescimento da compra de máquinas e veículos estadunidenses pelos europeus
(D) o declínio dos empréstimos estadunidenses aos países da América Latina e da Ásia.
(E) a criação de organismos que visavam regulamentar todas as operações de crédito
ENEM - 2018: Destrichando a Competência de Área 02 - Habilidade 07 - TERRITÓRIO e GEOPOLÍTICA ENEM - 2018: Destrichando a Competência de Área 02 - Habilidade 07 - TERRITÓRIO e GEOPOLÍTICA Reviewed by Gilvan Fontanailles on julho 20, 2018 Rating: 5

Um comentário

Slider

[recent]

Anuncios!