O QUE ESTUDAR pro ENEM - 2018 na Competência de àrea 02 - Habilidade 07 - TERRITÓRIO e GEOPOLÍTICA


SENSACIONAL GALERA! Mais uma super dica pra você que está se preparando pro dia da PROVA de Ciências Humanas do Enem 2018.

Como esse ano a COPA DO MUNDO de 2018 foi sediada na Rússia, a grande sacada é que a banca do Enem .. traga muitas questões relacionada a ao CONFLITO da Guerra Fria, entre EUA e URSS .. É interessante que você que vai prestar o exame do ensino médio em 2018 esteja ligado nas imagens dos clips oficias ... Lembrando da corrida espacial, ai vem o lançamento do Sputnik 1 que foi o primeiro satélite artificial da Terra, e que está presente no clip de abertura dos JOGOS. Lembrando que ele (Sputnik 1) foi lançado pela União Soviética em 4 de outubro de 1957 na Unidade de teste de foguetes da União Soviética atualmente conhecido como Cosmódromo de Baikonur. O Sputnik 1, era uma esfera de aproximadamente 58,5 cm e pesando 83,6 kg.  
Então vamos a um pequeno resumo desse assunto que com certeza estará despencando nesse ano na Prova de Humanas no Enem  

Segue a DICA......
Então vamos primeiramente entender como estava organizada a GEOPOLÍTICA da VELHA ORDEM MUNDIAL.

Geopolítica da Velha Ordem Mundial
Denominamos de Velha Ordem Mundial o período que se estende da DOUTRINA  TRUMAN (1947) à dissolução da União Soviética (1991). Esse momento da história também é conhecido como GUERRA FRIA, ou seja, um conflito indireto entre as duas superpotências da época: EUA e URSS.
 
Guerra FRIA e o mundo Bipolar

Nesse período ou você era CAPITALISTA ou era SOCIALISTA (COMUNISTAS)
  
Principais características da GUERRA FRIA:
a) Bipolaridade: Disputa pela hegemonia entre duas nações;
b) Corrida espacial e armamentista;
c) Disputa por áreas de influência;
d) Rivalidade entre o capitalismo (EUA) e o socialismo (URSS);
e) Intensa propaganda ideológica para reforçar a superioridade das potências e seus respectivos modelos socioeconômicos.
Alguns momentos de destaque durante a Guerra Fria (de TENSÃO= conflito)
- 1949 – Criação da Otan e Revolução Chinesa
- 1956 – Criação do Pacto de Varsóvia
- 1959 – Revolução Cubana
- 1962 – Crise dos Mísseis
Já na década de 1970, o modelo soviético de economia planificada inicia uma decadência econômica e cada vez mais tem dificuldades para competir com o rival – os Estados Unidos da América. Em 1991, ocorre o fim da URSS e se inicia uma transição dos países socialistas rumo à economia de mercado (a mesma adotada pelos países capitalista). É o fim da Guerra Fria e o início da hegemonia capitalista e da Nova Ordem Mundial.
Então vamos agora entender como está organizada a GEOPOLÍTICA da NOVA ORDEM MUNDIAL.

Geopolítica da Nova Ordem Mundial  
Com a crise do mundo socialista e dissolução da URSS, o capitalismo passou a ser o sistema hegemônico. Os Estados Unidos se fortaleceram ainda mais do ponto de vista militar e econômico. Alguns autores passaram a falar em unipolaridade (ordem mundial monopolar) como forma de se referir ao fato de existir uma única superpotência militar – os EUA.
Já do ponto de vista econômico temos uma multipolaridade, ou seja, mesmo com o fortalecimento dos EUA no campo econômico, novas potências surgiram ou ganharam destaque como a China e países emergentes como a Índia e o Brasil. Todos já ouviram falar da força dos BRICS não é verdade?

Por isso alguns especialista usam o termo unimultipolaridade para caracterizar a Nova Ordem Mundial.
Outra grande diferenças entre a Nova e a Velha Ordem Mundial é a ameaça do terrorismo. Se por um lado na velha Ordem, os EUA e a Europa Ocidental tinham como maior ameaça o avanço do comunismo da URSS, na Nova Ordem o medo do terror é a principal ameaça.

Além de grupos terroristas, alguns países também desafiam a supremacia bélica dos EUA, é o caso da Coreia do Norte e do Irã com seus programas nuclear e a Rússia como no caso bem recente da Guerra da Ucrânia e atualmente no caso da Guerra Síria, com a sua aliança com o governo daquele país que é um desafeto dos Estados Unidos.
  
O QUE ESTUDAR pro ENEM - 2018 na Competência de àrea 02 - Habilidade 07 - TERRITÓRIO e GEOPOLÍTICA O QUE ESTUDAR pro ENEM - 2018 na Competência de àrea 02 - Habilidade 07 - TERRITÓRIO e GEOPOLÍTICA Reviewed by Gilvan Fontanailles on julho 18, 2018 Rating: 5

Nenhum comentário

Slider

[recent]

Anuncios!