Jogo: Rosa dos Ventos

Orientação pelo Sol: é estabelecido pelo movimento aparente do Sol, isto é, devido ao movimento de rotação exercido pela Terra, de oeste para leste, tem a sensação de que o Sol está se movimentando no sentido inverso. Para orientar-se pelo Sol, basta posicionar-se com a mão direita estendida para o nascente, onde se tem o leste. A mão esquerda indica o oeste, a frente da pessoa é o norte e suas costa, o sul.



Pessoal!!! Foi graças a essa observação (ao seu movimento aparente), movimento do sol, executado diariamente, que os primeiros geógrafos ou astrólogos poderam determinar com precisão relativa os pontos cardeais, que compõem a rosa dos ventos que conhecemos hoje. OK!!!

A partir desse movimento ficou estabelecido que:

- O sol nasce no leste, nascente ou oriente e se põe no oeste, poente ou ocidente.
Observe a gravura abaixo:






- Sabendo-se onde o sol nasce, leste, podemos nos orientar. Basta usar o próprio corpo. Primeiro você estender o braço direito para onde o sol nasce (leste), que o braço esquerdo apontará para o oeste (isto é, onde se põem ). Ao mesmo tempo, tem-se o norte à frente e o sul às costas. 
 
Com a finalidade de fazer um diagnóstico do nível de seus conhecimentos sobre orientação.Click Aqui para você jogar um jogo on line.

Jogo: Rosa dos Ventos Jogo: Rosa dos Ventos Reviewed by Gilvan Fontanailles on outubro 20, 2013 Rating: 5

Nenhum comentário

Slider

[recent]

Anuncios!