Água: aquíferos


Fala galera!! Tudo Bem? Na aula de hoje vamos falar sobre os reservatórios subterrâneos de água doce! É interessante a gente começar entendendo que essas águas, ela tem um círculo na natureza.

A gente sabe que parte das águas que estão presentes nos seres vivos, lagos, rios, ela evapora, e se transforma em nuvens, e que essas nuvens ao se precipitarem colaboram na formação de rios, mares e oceanos, e até poderemos ter a água na formação de gelo, formando as geleiras tanto nas regiões polares quanto em montanhas de elevadas altitudes!


Galera ! O mais curioso é perceber que quando as águas das chuvas caem sobre a terra, grande parte dessa água o solo as absorve como se fosse uma esponja, preenchendo os poros e armazenando-as em suas camadas mais profundas. Esse fenômeno é chamado de INFILTRAÇÃO. Ou seja, parte da água das chuvas penetra nos solos, possibilitando a formação das chamadas águas subterrâneas ou lençóis freáticos. Esse processo decorre da estrutura das rochas que compõem os solos, que muitas vezes possuem espaços vazios interligados, denominados poros. As formações geológicas que armazenam a água em seus poros são chamadas de aquíferos. Ou seja, a água ela infiltra em alguns solos de origem sedimentar, solos que são mais porosos, nesses solos as águas podem ficar ARMAZENADAS no subsolo, formando o que chamamos de RESERVATÓRIOS DE ÁGUA SUBTERRÂNEA.

O Brasil partilha com alguns países da América do Sul um dos maiores reservatórios de água do mundo chamado de AQUÍFERO GUARANI. Isso mesmo, na América do Sul existe um dos maiores sistemas aquíferos do mundo, o Aquífero Guarani. Observe abaixo o mapa que ilustra esse aquífero. 
 
Nesse mapa observemos a representação da extensão territorial desse aquífero, onde a localização deste se encontra basicamente em território brasileiro, e uma pequena porção que abrange para o território do Paraguaio, outra porção para o território uruguaiano e uma porção maior para o território argentino. O Brasil possui em seu território a maior parte dessa reserva, quase 70% da área total, abrangendo os estados de Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Goiás, São Paulo, Santa Catarina, Paraná e Rio Grande do Sul.

Ele é a principal reserva subterrânea de água doce da América do Sul, o Aquífero Guarani tem uma área total de 1,2 milhão de km2, equivalente aos territórios da Alemanha, França e Itália juntos. para você ter uma ideia o aquífero Guarani possui cerca de 45 quatrilhões de litros de água. O que corresponde a isso? É mais ou menos a soma da vazão de todos os rios do mundo num período de um ano inteiro! Ou seja, é uma imensa quantia de água!



Só que o aquífero Guarani, agente nem utilizou em grande quantidade desse manancial, e ele já está tendo problemas com contaminação por agrotóxicos e combustivo. Isso mesmo, o fato de termos muitas vezes na superfície dessa região o uso de agrotóxicos e de combustíveis que misturam-se à águas das chuvas e penetram no solo fazendo com que parte das águas do aquífero já estejam um tanto quanto contaminadas. Isso mesmo suas águas poderão abastecer vários estados brasileiro, no entanto pesquisas recentes confirmam que ele vem sendo poluído velozmente, devido à infiltração de produtos químicos utilizados na agricultura (pesticidas) e de metais liberados pela indústria.!


Um outro aquífero importante descoberto no Brasil a pouco tempo é chamado AQUÍFERO ALTER DO CHÃO, esse aquífero no mapa a gente pode localizar sua superfície na na região norte do Brasil entre os estados do Amazonas e Pará e uma pequena porção no território do Amapá

Esse aquífero Alter do Chão, ele tem cerca de 84 quatrilhões de litros de água, ou seja, ele apresenta quase o dobro da quantia de água do aquífero Guarani, e evidentemente é um fato acalentador, o Brasil ter grandes reservas de água que poderá se preciso ser utilizado de maneira estratégica num futuro próximo!!




1ª Questão: Cefet-MG
A questão refere-se ao mapa a seguir.

Na área destacada, encontra-se

a) o Aquífero Guarani.
b) escudo cristalino.  
c) a bacia do São Francisco.  
d) o clima tropical de altitude.  
e) dobramentos modernos.

2ª Questão: UFPA
As águas subterrâneas são importantes reservatórios encontrados abaixo da superfície terrestre, em rochas porosas e permeáveis. Esses reservatórios, denominados de aquíferos, encontram-se em diferentes profundidades e sua exploração vem aumentando consideravelmente nos últimos anos. Considerando o exposto e a literatura sobre as águas subterrâneas, é correto afirmar:

a) As águas subterrâneas são sempre potáveis e livres de qualquer tipo de contaminação oriunda da superfície.
b) O uso excessivo da água subterrânea na agricultura pode elevar o nível do aquífero e comprometer a fertilidade do solo.  
c) Os aquíferos podem ser explorados, sem a necessidade de autorização do órgão competente, por qualquer cidadão, desde que seja o proprietário do terreno.
d) O rompimento de tanques de combustíveis e de fossas residenciais é incapaz de contaminar os aquíferos, pois a profundidade impede o contato desses contaminantes.
e) As atividades agrícolas desenvolvidas na superfície, como a adubação excessiva e o uso de agrotóxicos, podem contaminar os aquíferos.

3ª Questão: O Aquífero Alter do Chão, em destaque na imagem, ganhou relevância nos últimos anos.


Este aquífero ganhou importância por:

a) se localizar sob a maior bacia hidrográfica do mundo e ser alimentado apenas por ela
b) ser o maior reservatório subterrâneo de água potável do planeta
c) surgir debaixo do terreno arenoso da Amazônia, enriquecido pelos nutrientes deste solo
d) ter confirmada, em 2010, a sua grande capacidade para produção de hidroeletricidade.

4ª Questão: Observe o mapa. 



I. Trata-se de um corpo hídrico subterrâneo e transfronteiriço que abrange parte da Argentina, do
Brasil, do Paraguai e do Uruguai.
II. Representa o mais importante aquífero da porção meridional do continente sul-americano e está associado às rochas cristalinas do Pré-Cambriano.
III. A grande incidência de poços que se observa na região A é explicada por sua menor profundidade e intensa atividade econômica nessa região.
IV. A baixa incidência de poços na região indicada pela letra B deve-se à existência, aí, de uma área de cerrado com predomínio de planaltos.

Está correto o que se afirma em
a) I, II e III, apenas.
b) I e III, apenas
c) II, III e IV, apenas
d) II e IV, apenas
e) I, II, III e IV
 
5ª Questão: Os aquíferos mais ameaçados do planeta

A revista Nature publicou um estudo preocupante sobre os aquíferos. Segundo o estudo, nós estamos explorando a água subterrânea em uma velocidade muito maior do que a capacidade desses aquíferos se recuperarem.

Os números do estudo indicam que, para acompanhar o ritmo de exploração, os aquíferos precisariam ter área três vezes maior.

O estudo estima que, atualmente, pelo menos 1,7 bilhão de pessoas depende de aquíferos e águas subterrâneas que estão ameaçados.
Bruno Calixto

Disponível em: <http://colunas.revistaepoca.globo.com/planeta/2012/08/12/os-aquiferosmais- ameacados-do-planeta/>, consultado em 1/09/2012. (texto adaptado)

I. A “Pegada Hídrica” de um país representa o volume total de água utilizado globalmente para produzir os bens e serviços consumidos pelos seus habitantes.
II. Entre as áreas que apresentam altos índices de escassez hídrica, estão: Oriente Médio, Índia e África. No Oriente Médio, o volume de água utilizado em irrigação no deserto triplicou, e os aquíferos da região podem se esgotar em menos de 50 anos.
III. O Brasil e a Rússia representam áreas do planeta com baixa pressão hídrica.

Tendo por base o tema central do texto e seus conhecimentos, analise as afirmações acima.

Assinale a alternativa correta.

a) Apenas I está correta
b) Apenas II está correta
c) Apenas III está correta
d) Apenas I e II estão corretas
e) I, II e III estão corretas
 
6ª Questão: O Aquífero Guarani se estende por 1,2 milhão de km2 e é um dos maiores reservatórios de águas subterrâneas do mundo. O aquífero é como uma “esponja gigante” de arenito, uma rocha porosa e absorvente, quase totalmente confinada sob centenas de metros de rochas impermeáveis. Ele é recarregado nas áreas em que o arenito aflora à superfície, absorvendo água da chuva. Uma pesquisa realizada em 2002 pela Embrapa apontou cinco pontos de contaminação do aquífero por agrotóxico, conforme a figura.


Considerando as consequências socioambientais e respeitando as necessidades econômicas, pode-se inferir que, diante do problema apresentado, políticas públicas adequadas deveriam

a) proibir o uso das águas do aquífero para irrigação
b) impedir a atividade agrícola em toda a região do aquífero
c) impermeabilizar as áreas onde o arenito aflora
d) construir novos reservatórios para a captação da água na região.
e) controlar a atividade agrícola e agroindustrial nas áreas de recarga
 
7ª Questão: A preservação da sustentabilidade do recurso natural exposto pressupõe


a) impedir a perfuração de poços.
b) coibir o uso pelo setor residencial.
c) substituir as leis ambientais vigentes
d) reduzir o contingente populacional na área.
e) introduzir a gestão participativa entre os municípios.
 
8ª Questão: Observe o esquema abaixo:

Entendendo que as setas do esquema significam a água entrando na superfície, ou dela saindo, os nomes LIVRE, SUSPENSO, CONFINADO e COSTEIRO referem-se a uma determinada estrutura líquida do planeta chamada:

a) gêiser.
b) aquífero
c) nascente.
d) bacia.
e) foz.
 
9ª Questão: Cerca de 80% de toda a água disponível na Amazônia encontra-se armazenada em aquífero. Por outro lado, parte da região Sudeste, Sul e Centro-Oeste do Brasil, além de territórios da Argentina, Paraguai e Uruguai possuem um enorme aquífero contíguo, localizado na Bacia Sedimentar do Paraná, que já abastece muitas cidades de pequeno e médio porte.

Assinale a alternativa que apresenta, corretamente, os nomes desses dois importantes aquíferos.
a) Alter de Cima e Alter de Baixo
b) Alter do Chão e Guarani
c) Alter do Chão e Paraná
d) Amazônico e Guarani
e) Amazônico e Paraná
.
 


 
                     
Água: aquíferos Água: aquíferos Reviewed by Gilvan Fontanailles on outubro 05, 2013 Rating: 5

2 comentários

Slider

[recent]

Anuncios!