Água: Usos da água e sustentabilidade do recurso no mundo e no Brasil



Fala galera!! Tudo bem? Na aula de hoje vamos falar sobre um tema muito recorrente nos últimos anos no ENEM, que é o uso da água!

Agora o que é que você precisa saber sobre esse assunto!!!???

Bem galera!! Vocês sabem me dizer qual é o destino da água disponível no mundo e principalmente no Brasil? 

Quais são os setores que mais consomem água no mundo? 

E no Brasil, como é essa proporção

Vamos aprofundar ainda mais algumas indagações sobre esse tema?!!!! Como....

Existem usos que não comprometem as reservas? 
Quais são eles



Então galera esse são os tipos de indagações recorrentes em comandas de questões tratadas no Enem quando o assunto é água em relação a GEOGRAFIA!!!

Então vamos iniciar a nossa aula propriamente dita!!!!!!!

No território brasileiro como ocorre no mundo a distribuição dos recursos hídricos ocorre de forma irregular. No caso do Brasil, o nosso país conta com 12% da água doce superficial do planeta e dispõe de bacias de rios com grande volume de água, como a Amazônica (onde está 70% da reserva nacional), ou sob clima tropical com regime regular de chuvas, casos das bacias do Paraná, do Atlântico e do Tocantins-Araguaia. o que ocorre em carências de água, em especial no semi-árido nordestino, e também em regiões do território onde se encontra  as grandes áreas urbanas.


Como esse problema pode se agravar?


Galera! É bom lembrar, que a oferta de água é comprometida por diferentes tipos de consumo. No residencial, por exemplo, é preciso combater o desperdício e implantar redes e estações de tratamento de esgotos. No caso da agricultura, é recomendável a irrigação por gotejamento, sempre que possível. Já as indústrias precisam tratar seus dejetos antes de devolvê-los à natureza.


No caso, brasileiro a demanda doméstica e a industrial respondem por 30% do consumo da água, enquanto 70% é apropriado pela agropecuária, para irrigação e criação de animais. 

O uso da água na zona urbana e rural:
As cidades contam com o maior percentual das redes de abastecimento, enquanto somente 17% dos domicílios rurais são atendidos por elas. No caso da zona urbana, ocorre ainda um agravante que é deficiências na rede (canos quebrados e vazamentos) provocam perdas da ordem de 40%. 

Vale lembrar, ainda, a baixa oferta de saneamento básico no nosso país: segundo pesquisa do IBGE de 2000, pouco mais de 50% dos domicílios brasileiros estão ligados à rede de esgotos(tratado) os outros 50% são jogados nos rios, por exemplo, temos a situação crítica do alto rio Tietê (em São Paulo) e do alto Iguaçu (no Paraná), por exemplo, decorre do fato desses rios serem usados para despejo de resíduos de toda ordem - um uso insustentável e inadequado, que inviabiliza outras utilizações.


Fonte: Aquastats (Relatório da FAO-ONU de 2003); World Development Indicators (Relatório do Banco Mundial, de 2003); Atlas da Água (2005), de Robin Clarke e Jannet King



Vamos agora resolver algumas questões de alguns vestibulares mais importantes do Brasil sobre essa temática:


Como esse assunto é cobrado
na prova do Enem!!!!?????



1ª Questão: (Enem)

O uso da água aumenta de acordo com as necessidades da população no mundo. Porém, diferentemente do que se possa imaginar, o aumento do consumo de água superou em duas vezes o crescimento populacional durante o século XX. TEIXEIRA, W. et al. Decifrando a Terra. São Paulo: Cia. Editora Nacional, 2009.

Uma estratégia socioespacial que pode contribuir para alterar a lógica de uso da água apresentada no texto é a

a) ampliação de sistemas de reutilização hídrica.
b) expansão da irrigação por aspersão das lavouras.
c) intensificação do controle do desmatamento de florestas.
d) adoção de técnicas tradicionais de produção
e) criação de incentivos fiscais para o cultivo de produtos orgânicos

GEOGRAFALANDO COMENTA:

Resposta:A Alternativa correta é a letra "A"

Considerando o aumento substancial no consumo de água e consequente estresse hídrico atual, torna-se essencial um eficiente sistema de reutilização hídrica e devolução qualitativa ao ciclo da água.


2ª Questão: (UERJ- 2012 )


Adaptado de: http://energiaverdepr.ning.com.

O acesso das populações a água potável é um dos indicativos do nível de desenvolvimento e das condições de vida das sociedades no mundo contemporâneo.

A associação adequada entre o espaço geográfico e dois fatores que influenciam o percentual de acesso de sua população a água potável está indicada em:

a) Austrália – alta renda per capita / regularidade do regime de chuvas
b) África Central – elevada mortalidade / insuficiência da bacia hidrográfica
c) América do Norte – política de inclusão social / erradicação de agentes poluentes
d) Europa Ocidental – estabilidade demográfica / qualidade dos sistemas de saneamento


GEOGRAFALANDO COMENTA:

Resposta:A Alternativa correta é a letra "D"

O fornecimento de água potável tornou-se um dos índices de avaliação das condições de vida das populações, estando associado, por um lado, às demandas do crescimento populacional e, por outro, a políticas governamentais destinadas a garantir a regularidade do abastecimento. Em complementação a essas últimas, somam-se ações que buscam tratar e reaproveitar esgotos, efetivar medidas de saneamento básico e minimizar impactos ambientais derivados de problemas climáticos e de ações poluentes. No caso dos dados fornecidos pelo mapa, percebem-se percentuais mais baixos para o acesso das populações a rede de água potável, por exemplo, em determinadas regiões africanas, onde a ineficácia ou ausência de políticas públicas acabam por agravar fatores causadores de insalubridade. Em contrapartida, os percentuais mais elevados encontram-se em países e regiões onde existem práticas de saneamento estruturadas ao lado da estabilização do crescimento populacional, como é o caso da Europa Ocidental.
 

3ª Questão: (Enem)


Segundo uma organização mundial de estudos ambientais, em 2025, “duas de cada três pessoas viverão situações de carência de água, caso não haja mudanças no padrão atual de consumo do produto.

Uma alternativa adequada e viável para prevenir a escassez, considerando-se a disponibilidade global, seria

a) ampliar a oferta de água, captando-a em outros rios
b) captar águas apenas pluviais
c) desenvolver processos de reutilização da água.
d) explorar leitos de água subterrânea
e) importar água doce de outros estados.

GEOGRAFALANDO COMENTA:

Resposta:A Alternativa correta é a letra "C"

a) Falso – Essa medida não prevenira a escassez de água, pois irá causar uma exploração exagerada em alguns cursos d’água.
b) Falso – Esse é um processo pode gerar custos elevados em determinadas regiões, sendo, portanto, inviável. Outro aspecto negativo dessa alternativa é que a retirada de água subterrânea em grandes quantidades desencadeia um desequilíbrio no ciclo natural da água.

c) Verdadeiro – Numa perspectiva global, a reutilização de água seria a alternativa mais adequada para prevenir a escassez desse recurso. Essa atitude aliada à redução do desperdício, eliminação da poluição dos cursos d’água e desenvolvimento de projetos para uma melhor distribuição de água, poderá proporcionar água de boa qualidade para grande parte da população.

d) Falso – A captação de águas pluviais (água da chuva) é uma boa alternativa no processo de preservação da água, no entanto, a questão solicita uma alternativa que possa ser estabelecida em âmbito global, e em algumas regiões essa medida não seria eficaz, pois existem lugares no planeta que apresentam índices pluviométricos baixíssimos.

e) Falso – Essa medida não contribuirá para a preservação da água do planeta, visto que irá gerar um fluxo de retirada de água muito grande de alguns rios.

4ª Questão: (Enem)


De acordo com a legislação brasileira, são tipos de água engarrafada que podem ser vendidos no comércio para o consumo humano:

• água mineral: água que, proveniente de fontes naturais ou captada artificialmente, possui composição química ou propriedades físicas ou físico-químicas específicas, com características que lhe conferem ação medicamentosa;
• água potável de mesa: água que, proveniente de fontes naturais ou captada artificialmente, possui características que a tornam adequada ao consumo humano;
• água purificada adicionada de sais: água produzida artificialmente por meio da adição à água potável de sais de uso permitido, podendo ser gaseificada.

Com base nessas informações, pode-se inferir que

a) os três tipos de água descritos na legislação são potáveis
b) toda água engarrafada vendida no comércio é água mineral
c) água purificada adicionada de sais é um produto natural encontrado em algumas fontes específicas
d) a água potável de mesa é adequada para o consumo humano porque apresenta extensa flora bacteriana
e) a legislação brasileira reconhece que todos os tipos de água têm ação medicamentosa.

GEOGRAFALANDO COMENTA:

Resposta:A Alternativa correta é a letra "A"
De acordo com o texto, a água mineral, a água potável de mesa e a água purificada adicionada de sais são tipos de água engarrafada que podem ser vendidos no comércio para o consumo humano”, ou seja, são potáveis.
 

5ª Questão: (Enem)

A possível escassez de água é uma das maiores preocupações da atualidade, considerada por alguns especialistas como o desafio maior do novo século. No entanto, tão importante quanto aumentar a oferta é investir na preservação da qualidade e no reaproveitamento da água de que dispomos hoje.

A ação humana tem provocado algumas alterações quantitativas e qualitativas da água:

I. Contaminação de lençóis freáticos.
II. Diminuição da umidade do solo.
III. Enchentes e inundações.

Pode-se afirmar que as principais ações humanas associadas às alterações I, II e III são, respectivamente:

a) uso de fertilizantes e aterros sanitários / lançamento de gases poluentes / canalização
de córregos e rios.
b) lançamento de gases poluentes / lançamento de lixo nas ruas / construção de aterros sanitários.
c) uso de fertilizantes e aterros sanitários / desmatamento/impermeabilização do solo urbano.
d) lançamento de lixo nas ruas / uso de fertilizantes / construção de aterros sanitários.
e) construção de barragens / uso de fertilizantes / construção de aterros sanitários.
 

GEOGRAFALANDO COMENTA:

Resposta:A Alternativa correta é a letra "C"



a) Falso – A utilização de fertilizantes e os aterros sanitários são grandes responsáveis pela contaminação do lençol freático (água subterrânea); no processo de canalização dos córregos e rios, há a retirada da mata ciliar, esse fato prejudica a infiltração da água no solo, tornado o local propício para inundações; No entanto, o lançamento de gases poluentes não altera a umidade do solo.

b) Falso – O lançamento de gases poluentes não contamina o lençol freático; o lixo depositado na rua não diminui a umidade do solo; a construção de aterros sanitários não influencia de forma significativa nas enchentes e inundações.

c) Verdadeiro – A utilização de fertilizantes e os aterros sanitários são grandes responsáveis pela contaminação do lençol freático (água subterrânea), pois os líquidos gerados por eles infiltram no solo, alterando a composição química da água subterrânea; o desmatamento está diretamente ligado à diminuição da umidade do solo, esse processo retira a mata que armazena água; as enchentes e inundações são causadas em decorrência da impermeabilização do solo, que impossibilita a infiltração da água no solo.

d) Falso – O lançamento de lixo nas ruas pode contaminar as águas subterrâneas através do líquido gerado por ele no processo de decomposição, podendo atingir o lençol freático; o uso de fertilizantes não altera a umidade do solo; os aterros sanitários não são os principais responsáveis pelas enchentes e inundações.

e) Falso – A construção de barragens não modifica de forma significativa os lençóis freáticos; o uso de fertilizantes não diminui a umidade do solo; os aterros sanitários não são os principais responsáveis pelas enchentes e inundações.

6ª Questão: (Enem)

Considerando a riqueza dos recursos hídricos brasileiros, uma grave crise de água em nosso país poderia ser motivada por:

a) reduzida área de solos agricultáveis.
b) ausência de reservas de águas subterrâneas.
c) escassez de rios e de grandes bacias hidrográficas.
d) falta de tecnologia para retirar o sal da água do mar.
e) degradação dos mananciais e desperdício no consumo
GEOGRAFALANDO COMENTA:

Resposta:A Alternativa correta é a letra "E"


a) Falso – A redução de áreas agricultáveis não irá interferir na disponibilidade de água no país.

b) Falso – As águas subterrâneas não se esgotarão, pois elas são parte integrante do ciclo natural das águas.

c) Falso – As grandes bacias hidrográficas e os maiores rios não serão escassos, pois a quantidade de água existentes nesses cursos d’água é enorme. Pode haver a redução de seu volume.

d) Falso – O país possui muitas reservas de água doce, portanto, não há necessidade de desanilizar a água do mar.

e) Verdadeiro – Uma crise de água em território brasileiro pode ser desencadeada pela intensa degradação dos mananciais, diminuindo seu volume e comprometendo a sua qualidade. Outro aspecto que pode contribuir para esse fato é o desperdício, pois o uso exagerado e desnecessário desse recurso natural tem como consequência uma diminuição no volume dos cursos d’água.



7ª Questão: (Enem)
A falta de água doce no planeta será, possivelmente, um dos mais graves problemas deste século. Prevê-se que, nos próximos vinte anos, a quantidade de água doce disponível para cada habitante será drasticamente reduzida.

Por meio de seus diferentes usos e consumos, as atividades humanas interferem no ciclo da água, alterando:

a) a quantidade total, mas não a qualidade da água disponível no planeta.
b) a qualidade da água e sua quantidade disponível para o consumo das populações.
c) a qualidade da água disponível, apenas no subsolo terrestre.
d) apenas a disponibilidade de água superficial existente nos rios e lagos.
e) o regime de chuvas, mas não a quantidade de água disponível no Planeta.

GEOGRAFALANDO COMENTA:

Resposta:A Alternativa correta é a letra "B"


a) Falso – As atividades humanas causam modificações na quantidade e, principalmente, na qualidade das águas, pois os efluentes gerados alteram drasticamente a composição das águas, causando a poluição hídrica. 

b) Verdadeiro – As atividades humanas alteram a quantidade da água através da grande utilização desse recurso, além dos desmatamentos, compactação e impermeabilização do solo que dificulta a infiltração de água, havendo uma redução de volume nos cursos d’água. A qualidade da água é afetada por meio dos esgotos gerados que são lançados nos cursos d’água sem o devido tratamento, essa atitude provoca a poluição hídrica. 
c) Falso – Compromete as águas subterrâneas, pois a água contaminada infiltra no solo e atinge o lençol freático. 
d) Falso – As atividades humanas causam alterações na composição química da água, e diminuem a quantidade de água no subsolo.
e) Falso – A quantidade e a qualidade são comprometidas, se há pouca chuva será refletido na quantidade de água dos cursos d’água.
 
8ª Questão:(UNICENTRO) Observe a charge a seguir.



(Disponível em: <http://naturezaepaz.blogspot.com.br/2013/04/charges-ecologicas.html>. Acesso em: 13 jul. 2013.)

Sobre a poluição das águas denunciada na charge, assinale a alternativa correta.

a) A contaminação dos peixes não representa, em regra, um grande perigo para a população que se alimenta deles.
b) A relação sociedade-natureza resultou em um estado de desequilíbrio nos ambientes aquáticos, particularmente nos oceanos e mares.
c) Em sua relação com a natureza, a sociedade reserva os oceanos e os mares para absorção dos seus dejetos e purificação das águas, devido à sua capacidade autodepurativa.
d) O lixo hospitalar é tratado de forma adequada antes de ser jogado nos ambientes aquáticos, por isso não se constitui em grandes riscos ao ambiente.
e) Os diversos fatores químicos, físicos e biológicos presentes em ambientes marinhos atuam em favor da recuperação das águas.


9ª Questão:(Enem)  
O artigo 1.º da Lei Federal n.º 9.433/1997 (Lei das Águas) estabelece, entre outros, os seguintes fundamentos:

I. a água é um bem de domínio público;
II. a água é um recurso natural limitado, dotado de valor econômico;
III. em situações de escassez, os usos prioritários dos recursos hídricos são o consumo humano e a dessedentação de animais;
IV. a gestão dos recursos hídricos deve sempre proporcionar o uso múltiplo das águas.

Considere que um rio nasça em uma fazenda cuja única atividade produtiva seja a lavoura irrigada de milho e que a companhia de águas do município em que se encontra a fazenda colete água desse rio para abastecer a cidade. Considere, ainda, que, durante uma estiagem, o volume de água do rio tenha chegado ao nível crítico, tornando-se insuficiente para garantir o consumo humano e a atividade agrícola mencionada.

Nessa situação, estaria de acordo com o artigo 1.º da Lei das Águas a medida que visa

a) manter a irrigação da lavoura, pois a água do rio pertence ao dono da fazenda
b) interromper a irrigação da lavoura, para se garantir o abastecimento de água para consumo humano
c) manter o fornecimento de água apenas para aqueles que pagam mais, já que a água é bem dotado de valor econômico
d) manter o fornecimento de água tanto para a lavoura quanto para o consumo humano, até o esgotamento do rio
e) interromper o fornecimento de água para a lavoura e para o consumo humano, a fim de que a água seja transferida para outros rios.


10ª Questão:(Ufop)

Há cerca de 10 anos (Paris - 1998), a Conferência Internacional sobre a Água e Desenvolvimento Sustentável confirmou que a água tem valor econômico, social e ambiental e que é essencial para o desenvolvimento sustentável.

Sobre essa questão, assinale a afirmativa incorreta.
a) Ainda que relativamente escassa, toda a água extraída dos mananciais chega ao consumidor.
b) Apesar do imenso volume de água existente no planeta, a parte disponível para o consumo humano direto é muito pequena
c) O progresso tecnológico pode favorecer a produção de novas fontes de água, bem como seu uso mais eficiente
d) Observa-se que grandes parcelas da população mundial já sofrem medidas de racionamento de água
e) Observa-se que grandes parcelas da população mundial já sofrem medidas de racionamento de água


11ª Questão:(UEMG)

A questão da água

A distribuição da água no planeta Terra é bastante irregular. As áreas de baixas latitudes não sofrem da escassez de água, como ocorre nas regiões desérticas e semidesérticas. A vida na Terra depende da água; entretanto, assistimos ao consumo abusivo e à contaminação freqüente desse produto por vários povos e países do mundo.

Sobre a utilização da água no planeta, é INCORRETO afirmar que
a) a escassez de água doce no mundo torna esse recurso um foco de interesses internacionais, gerando intensos conflitos
b) considerada um recurso inesgotável, a água do planeta tem sido desperdiçada e poluída de forma irresponsável
c) atualmente, o principal problema não é a carência de água potável e sim a escassez de água nas faixas equatoriais do planeta
d) os suprimentos de águas superficiais vêm sendo poluídos em vários locais do planeta, em função dos processos de urbanização e industrialização


12ª Questão:UFMG
Analise e interprete a charge.


Fonte: O Estado de Minas

É INCORRETO afirmar que essa charge expressa


a) a grande preocupação com a obtenção de água potável e o necessário controle do uso dos recursos hídricos
b) a dependência crescente do homem em relação à utilização de métodos artificiais no processo de obtenção de água
c) a tomada de consciência de que a água potável, elemento essencial à vida, tornou-se um recurso natural escasso
d) a possibilidade do esgotamento dos recursos hídricos à medida que se intensifica o uso de inovações tecnológicas


13ª Questão:UFG

A água como componente natural essencial à vida no planeta tem se tornado um assunto da política e da gestão dos territórios, o que a insere como objeto de análise a partir da relação entre o seu uso e o meio ambiente. Nessa perspectiva, os problemas advindos da escassez da água decorrem

a) da distribuição desigual das águas fluviais na superfície terrestre, o que provoca crescimento populacional nas áreas de maior disponibilidade
b) do desperdício no abastecimento das populações dos país es pobres, o que ameaça a qualidade de vida nos países ricos.
c) do crescimento vegetativo da população, o que provoca a necessidade do uso racional da água e exige a consciência ambiental individual
d) do aquecimento global, que aumenta a evaporação das águas superficiais e obriga o sistema de engenharia a captar água subterrânea
e) do crescimento das atividades agropecuárias para exportação, o que intensifica o uso direto e indireto dos recursos hídricos

14ª Questão:UFAM
A respeito da crise da água no mundo, são feitas as seguintes afirmações:

I. A irrigação é o insumo que apresenta maiores taxas de desperdício de água.
II. A demanda por água procede basicamente de quatro atividades: a agricultura, a produção de energia, os usos industriais e o reflorestamento.
III. De acordo com a ONU, a agricultura e a criação de animais são atividades que mais consomem água, representando 70% de toda agua usada no planeta.
IV. Nos países desenvolvidos, o principal uso da água é doméstico.

Assinale a alternativa correta:

a) Somente as afirmativas I e II estão corretas
b) Somente as afirmativas I e III estão corretas
c) Somente as afirmativas I, II e IV estão corretas
d) Somente as afirmativas II e III estão corretas
e) Somente as afirmativas II, III e IV estão corretas

15ª Questão:A demanda crescente por água para os mais variados usos tem aumentado a pressão sobre os recursos hídricos. A ampliação da utilização de água, em conjunto com as condições físico-naturais, tem favorecido a escassez desse recurso em várias regiões do planeta.

A respeito do assunto, assinale a alternativa que indica em que tipo de uso há maior consumo de água, considerando sua disponibilidade total, e que medidas poderiam ser tomadas para reduzir o consumo atual.
 
a) Utilização de água para a irrigação na agricultura; eliminação dos desperdícios e introdução de reuso e reciclagem da água.
b) Abastecimento de água potável para as áreas urbanas; conscientização da população para redução do uso da água e melhorias na infraestrutura de abastecimento
c) Uso de água nas atividades de mineração; introdução de novas tecnologias de exploração mineral, reutilização e reciclagem da água
d) Utilização de água nos processos industriais e no tratamento de efluentes; inserção de novas tecnologias, reuso e reciclagem da água.
e) Produção de energia, a partir do uso de usinas hidrelétricas; opção por outros modos de produção de energia e redução no consumo de energia elétrica.

GABARITO:
8ª Questão: Letra B
9ª Questão: Letra B
10ª Questão: Letra A
11ª Questão: Letra C
12ª Questão: Letra D
13ª Questão: Letra E
14ª Questão: Letra B
15ª Questão: Letra A
Água: Usos da água e sustentabilidade do recurso no mundo e no Brasil Água: Usos da água e sustentabilidade do recurso no mundo e no Brasil Reviewed by Gilvan Fontanailles on outubro 03, 2013 Rating: 5

2 comentários

Slider

[recent]

Anuncios!