O que é mais cobrado em geografia no Enem ?

Existem vários tópicos que devem ser estudados na área de Geografia. Estes são alguns dos que são cobrados nos principais vestibulares e no ENEM: Mapas, questões ambientais, dinâmicas dos climas e dos ecossistemas; aspectos do relevo; solodistribuição da população e das atividades econômicas. Vale ressaltar que alguns desses temas são mais importantes com relação a Geografia do Brasil.

Vejamos a questão envolvendo esses temas:

Enem 99 cobra questão envolvendo Bioma.

(ENEM/1999) Apesar da riqueza das florestas tropicais, elas estão geralmente baseadas em solos inférteis e improdutivos. Grande parte dos nutrientes é armazenada nas folhas que caem sobre o solo, não no solo propriamente dito. Quando esse ambiente é intensamente modificado pelo ser humano, a vegetação desaparece, o ciclo dos nutrientes é alterado e a terra se torna rapidamente infértil.
(CORSON, Walter H. Manual Global de Ecologia,1993)

No texto acima, pode parecer uma contradição a existência de florestas tropicais exuberantes sobre solos pobres. No entanto, este fato é explicado pela:

a) profundidade do solo, pois, embora pobre, sua espessura garante a disponibilidade de nutrientes para a sustentação dos vegetais da região.
b) boa iluminação das regiões tropicais, uma vez que a duração regular do dia e da noite garante os ciclos dos nutrientes nas folhas dos vegetais da região.
c) existência de grande diversidade animal, com número expressivo de populações que, com seus dejetos, fertilizam o solo.
d) capacidade de produção abundante de oxigênio pelas plantas das florestas tropicais, consideradas os “pulmões” do mundo.
e) rápida reciclagem dos nutrientes, potencializada pelo calor e umidade das florestas tropicais, o que favorece a vida dos decompositores.

Resolução:
O solo das florestas tropicais, embora com poucos nutrientes, consegue manter a exuberância da vegetação graças à rápida reciclagem dos nutrientes. O ambiente úmido e a temperatura mais alta favorece a proliferação de decompositores que degradam a matéria orgânica, com a consequente liberação de nutrientes inorgânicos ao ambiente, que serão reutilizados.
Resp.: E


Enem 2011 cobra questão envolvendo erosão

(Enem/2011)  Um dos principais objetivos de se dar continuidade às pesquisas em erosão dos solos é o de procurar resolver os problemas oriundos desse processo, que, em última análise, geram uma série de impactos ambientais. Além disso, para a adoção de técnicas de conservação dos solos, é preciso conhecer como a água executa seu trabalho de remoção, transporte e deposição de sedimentos. A erosão causa, quase sempre, uma série de problemas ambientais, em nível local ou até mesmo em grandes áreas. 

GUERRA, A. J. T. Processos erosivos nas encostas. In: GUERRA, A. J. T.; CUNHA, S. B.
Geomorfologia: uma atualização de bases e conceitos. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2007 (adaptado). 

A preservação do solo, principalmente em áreas de encostas, pode ser uma solução para evitar catástrofes  humana que segue no caminho contrário a essa solução é 
A) a aração. 
B) o terraceamento. 
C) o pousio. 
D) a drenagem. 
E) o desmatamento

Resolução:
O principal fator, dentre os citados acima, responsável pela erosão é o desmatamento. As árvores diminuem o impacto da chuva com o solo (protegendo-o assim, também, contra a compactação) e o sistema radicular mantém o solo mais coeso, reduzindo a lixiviação. 
Cabe, ainda, ressaltar que o desmatamento também contribui para o aumento do número de casos de determinadas doenças como, por exemplo, a leishmaniose e a doença de Chagas. Com o desmatamento, os animais que serviam de alimento aos insetos transmissores acabam migrando para outras áreas. Com isso, esses vetores (mosquitos / barbeiros) acabam entrando em contato mais frequente com o homem, aumentando o número de indivíduos doentes.
Resp.: E
O que é mais cobrado em geografia no Enem ? O que é mais cobrado em geografia no Enem ? Reviewed by Gilvan Fontanailles on maio 25, 2013 Rating: 5

Nenhum comentário

Slider

[recent]

Anuncios!