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Este blog tinha como objetivo, apenas de ser um complemento para alunos do ensino médio, no que refere as Ciência Humanas AGORA também estaremos postando aulas com assuntos das Ciências Natureza (Biologia, Química e Física).


03/10/2013

Água: Desequilíbrio entre demanda e oferta de água, tem causado estresse hídrico e gerado conflitos globais pela posse desse recurso natural



Fala galera! Tudo bem? Na aula de hoje vamos tratar de um tema muito recorrente nas provas do ENEM o tema é Água = especificamente o chamado  Estresse hídrico


 NOÇÕES PRELIMINARES:
A escassez de água no estado salubre (sem está poluída) tem levado a disputas e conflitos pela posse e uso desse recurso natural em diferentes regiões do globo, um quadro que tende a se agravar devido ao aumento da polução mundial.


Na aula de hoje vamos conversar um pouco sobre problemas relacionado a questão hídrica, da geopolítica dos recursos hídricos, e a gente vai iniciar fazendo uma breve introdução sobre esse tema 

É interessante que você saiba que no século XX, foi um século com crescimento extraordinário da população mundial, ela cresceu cerca de três (3) vezes.

Nesse mesmo período a gente teve o consumo de água aumentando cerca de sete (7) vezes. Houve um aumento desproporcional entre o aumento da população mundial e o aumento do consumo de água por essa mesma população!

Galera! Muito desse aumento do consumo de água deve-se a questão da agricultura. A atividade agrícola requer muita água e a gente sabe que houve uma expansão muito grande da agricultura, e que essa expansão tem relação direta com esse aumento do consumo de água de forma global . Além da agricultura existe o consumo urbano, aquela que vem cada vez mais aumentando, seja de maneira direta ou indireta.

Vejamos o infografico abaixo:

  

Penso que não é difícil  você perceber o seguinte: se a população mundial cresce cada vez mais e mais  o consumo de água também tende a crescer cada vez mais e ai nós chegaremos a uma situação que ficará caracterizada como Estresse Hídrica, ou seja, os recursos de água potável, eles ficaram cada vez mais escassos e sua procura cada vez maior, isto é, sua procura será maior que a oferta quanto a possibilidade de atendimento da população no planeta. O problema de escassez de da água, na verdade é um problema humano !

E o que seria esse  Estresse Hídrica?

Seria a impossibilidade do atendimento as populações humanas num nível satisfatório que atenda as necessidades básicas do dia-a-dia (como: tomar banho, cozinha alimento, bebe água etc.)  de  água no estado potável! Isso como já sabemos água no estado salubre (sem está poluída) é muito pouca no planeta e, a que temos, ela é de difícil acesso (sua grande maioria estão nas geleiras). Já as de fácil acesso (rios e lagos), no caso do Brasil, nós temos uma grande quantidade em rios perenes que nunca secam, mais sua distribuição é irregular e desigual no nosso território! Além disso, existe o mau uso das populações que precisam dela que não cuidam desse recurso - acabam poluindo seus leitos e destruindo suas nascentes        



Para você ter uma ideia cerca de 97,5% da água no planeta, ela é salgada. O que resta de água é doce, mas é apenas 2,5% e essa pequena quantidade de água no planeta com condições de uso humano, isto é, com potabilidade ela está distribuída de forma irregular, desigual e de difícil acesso. 

A ideia é simples! A quantidade de água salubre próximo da gente ela se encontra na forma de rios e lagos (no caso brasileiro apenas de rios), o seu percentual é muito baixo quando comparamos com os 97%  do total de água no planeta presentes nos oceanos e mares, e até mesmo quando comparamos com a quantidade de água doce encontrada nas geleiras e no subsolo.Ai temos um problema!


Observe por favor agora o mapa baixo, ele representa as áreas onde existe escassez de água no mundo.
        .

    
Dando uma olhadinha no mapa acima, nele estão destacadas as regiões mais secas do planeta. Observe por favor  as cores na tonalidade mais escura Nessas áreas estão os países (norte da África, no Oriente Médio e na Ásia Central) que possuem a menor disponibilidade de recursos hídricos renováveis do mundo! Caso a demanda por água continuar aumentado como foi no ultimo século as pessoas nessas região, correm um serio risco de iniciarem conflitos armados para terem acesso a esse importante recurso natural que é indispensável a sobrevivência humana! Veja como a questão da escassez de água potável no mundo pode gerar conflitos de ordem na geopolítica entre países. 

EXEMPLIFICANDO:
Um exemplo disso, é o caso da região do oriente Médio, envolvendo países como Turquia, Síria e Iraque. Observe o mapa abaixo:

   
Nele podemos encontra o teritório do Iraque (Irak) temos um rio chamado de Eufrates. esse rio Eufrates, ele nasce na Turquia, atravessa a Síria e vem para o Iraque, desaguando no Golf Pérsico.

Ao Lado desse rio Eufrates você visualiza no mapa outro rio, o rio Tigre ( Tigris), juntos eles dois formam uma região conhecida por MESOPOTÂMIA (nome que significa= terra entre rios) Pois bem! nós vamos encontrar essa sendo a região que onde surgiu as primeiras civilizações e que esse território foi palco de grande disputa por água potável(historicamente essa região foi o berço de vários impérios desde o inicio da primeiras civilizações).

A gente sabe que o ps que tem a nascente do rio Eufrates é a Turquia, e que por isso ela se beneficia muito mais que os outros dois pses (Síria e Iraque)! Por que? Porque a Turquia , ela pode desviar parte dessas águas para o seu território se assim ela quiser! Também pode poluir essas águas, prejudicando os países que estejam a jusante do rio.  

 


A disputa por água motiva conflitos e revoltas em países carentes de recursos hídricos.




No mapa acima podemos observar alguns pontos de pressão, em que a escassez de recursos hídricos provoca conflitos e tensões entre países. Entre eles estão a disputa pelas águas da bacia do rio Jordão, entre Israel, Jordânia e Síria. A água é um tema importante também nos embates entre israelenses e palestinos. Enquanto os primeiros têm um consumo médio diário por pessoa de 350 litros, os segundos ficam com 71 litros. Israel extrai cerca de 75% da água do alto curso do Jordão, desviados por mais de 200 quilômetros de canais. Há disputas também na Ásia central pela posse e pelo uso das águas dos rios Sry Darya e Amu Darya. Do mesmo modo na América do Norte: EUA e México têm contenciosos antigos pelas águas do rio Colorado - hoje minguadas e salinizadas.

No século 20, diversos lugares foram palco do uso da água como arma de guerra: na antiga Iugoslávia, em 1999, quando os sérvios cortaram o abastecimento para o Kosovo, no Nepal, na Malásia, na Austrália, na bacia do Okavango, sudoeste da África, e muitos outros

QUESTÃO SOCIAL DA ÁGUA NO MUNDO:

QUESTÃO SOCIAL DA ÁGUA NO BRASIL: 

Mesmo nações abençoadas por caudalosos cursos de água podem apresentar grandes discrepâncias internas. É o caso do Brasil. O país é riquíssimo em recursos hídricos, mas o maior volume está na bacia amazônica, região de menor densidade populacional. No outro extremo, capitais e regiões metropolitanas do Sudeste como Rio de Janeiro, Belo Horizonte e São Paulo, de expressiva concentração demográfica, já estão ameaças de escassez  hídrica e são  obrigadas a buscar água em bacias cada   vez mais distantes    

 






VAMOS VER COMO ESSE TEMA É COBRADO!!!! 


ENEM 2001 - Prova comentada - Questão 06
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A figura apresenta as fronteiras entre os países envolvidos na Questão Palestina e um corte, no mapa, da área indicada.















Adaptado da revista Hérodote, números 29 e 30.

Com base na análise dessa figura e considerando o conflito entre árabes e israelenses, pode-se afirmar que, para Israel, é importante manter ocupada a área litigiosa por tratar-se de uma região




(A) de planície, propícia à atividade agropecuária.
(B) estratégica, dado que abrange as duas margens do rio Jordão.
(C) habitada, majoritariamente, por colônias israelenses.
(D) que garante a hegemonia israelense sobre o mar Mediterrâneo.
(E) estrategicamente situada devido ao relevo e aos recursos hídricos.

Comentário questão 06

O corte topográfico apresenta três áreas distintas: a Planície Costeira, em Israel, o Platô Central, na Cisjordânia, e a Jordânia. A região de litígio a que a questão se refere é a porção central do corte topográfico, correspondente à Cisjordânia.
Tendo isso claro, a comparação entre as alternativas e o corte topográfico é o melhor método para chegar à alternativa correta.
 
A alternativa A: pode ser eliminada, pois a região não apresenta relevo de planície. 

A alternativa B: também está incorreta, pois apenas a margem oeste do Rio Jordão se encontra nessa área, enquanto a alternativa fala que as duas margens do Jordão estão aí localizadas. 

A alternativa C: Essa região é ocupada principalmente por palestinos, logo não prevalecem as colônias israelenses, fato que torna a alternativa C incorreta. 
A alternativa D: coloca a área como uma garantia à hegemonia de Israel sobre o Mar Mediterrâneo, o que também está incorreto, pois a região da Cisjordânia não conta com saída para o Mediterrâneo. 

A alternativa E: As características naturais da área, de relevo relativamente elevado e com acesso às águas do Rio Jordão, tornam essa área de interesse estratégico tanto para palestinos como para israelenses.

Resposta: E




O QUE VOCÊ PRECISA SABER SOBRE ESSE ASSUNTO????????

Galera vamos iniciar nossa aula de hoje a partir dos seguintes questionamentos? 

- Que ações precisam ser desenvolvidas para garantir a qualidade e disponibilidade de água para diferentes usos? 
- Existem leis sobre isso? 
- O que elas indicam? 
- O que significa gestão integrada dos recursos hídricos? 
- Qual é o papel dos diferentes atores sociais quando estão em questão a oferta e a qualidade da água?

 
Após respondidas ou refletido sobre elas. Você pode me dizer  como é a distribuição e a disponibilidade da água no mundo? 

Ou melhor você sabe quais as áreas que convivem com abundância ou escassez de água? 
Por exemplo, no Brasil, como é essa  situação? E na cidade em que vive você, há oferta adequada de água? Qual é a situação dos mananciais e cursos d’água que abastecem essa sua localidade? Essas e outras questões podem servir base para entendermos como esse assunto é cobrado no ENEM!

Ao lado da biodiversidade e do aquecimento global, a disponibilidade de água está se tornando uma das principais questões socioambientais do mundo atual. Relatórios da ONU indicam que quase 20% da humanidade - cerca de 1 bilhão de pessoas - não têm acesso à quantidade mínima aceitável de água potável e aos 20 a 50 litros diários necessários para beber, cozinhar e tomar banho. Em contrapartida, o consumo per capita em países ricos como Estados Unidos e Canadá é de 300 litros diários de água. Inúmeras regiões do planeta já estão marcadas pela escassez e pelo estresse hídrico - desequilíbrio entre demanda e oferta de água, causado, entre outros fatores, pela contaminação dos recursos. 




UFV 2011 A escassez de água no mundo torna esse recurso um foco de interesses internacionais e de conflitos. A água tem se transformado em arma de guerra. De acordo com o poder dos diferentes grupos, ela se torna propriedade cada vez mais privada e menos comum, gerando graves conflitos distributivos.



Com base em conhecimentos sobre recursos hídricos e sua distribuição na Terra, assinale a alternativa em que a bacia hidrográfica indicada apresenta conflito:



a) Bacia do rio Nilo, envolvendo o Egito, o Sudão e a Etiópia.

b) Bacia Platina, envolvendo o Brasil, a Argentina, o Uruguai e o Paraguai.

c) Bacia do rio Jordão, envolvendo o Líbano, a Síria, Israel e a Jordânia.

d) Bacia do rio Reno, envolvendo a Alemanha, a França e os Países Baixos. 



 

Enem 2012 - Questão de Geografia - Uso da Água
O uso da água aumenta de acordo com as necessidades da população no mundo. Porém, diferentemente do que se possa imaginar, o aumento do consumo de água superou em duas vezes o crescimento populacional durante o século XX. TEIXEIRA, W. et al. Decifrando a Terra. São Paulo: Cia. Editora Nacional, 2009. Uma estratégia socioespacial que pode contribuir para alterar a lógica de uso da água apresentada no texto é a:
a) ampliação de sistemas de reutilização hídrica.
b) expansão da irrigação por aspersão das lavouras.
c) intensificação do controle do desmatamento de florestas.
d) adoção de técnicas tradicionais de produção.
e) criação de incentivos fiscais para o cultivo de produtos orgânicos.

     


Questão 116 do Enem 2011, fala sobre as reservas de água, colocando em foco uma descoberta da Universidade Federal do Pará, sobre o Aquífero Alter do Chão, que é a maior reserva do mundo, com 86 000 quilômetros cúbicos de água, maior até que o Aquífero Guarani com 45  000 quilômetros cúbicos.
Questão
                                    É água que não acaba mais
Dados preliminares divulgados por pesquisadores da Universidade Federal do Pará (UFPA) apontaram o Aquífero Alter do Chão como o maior depósito de água potável do planeta. Com volume estimado em 86 000 quilômetros cúbicos de água doce, a reserva subterrânea está localizada sob os estados do Amazonas, Pará e Amapá. “Essa quantidade de água seria suficiente para abastecer a população mundial durante 500 anos”, diz Milton Matta, geólogo da UFPA. Em termos comparativos, Alter do Chão tem quase o dobro do volume de água do Aquífero Guarani (com 45 000 quilômetros cúbicos). Até então, Guarani era a maior reserva subterrânea do mundo, distribuída por Brasil, Argentina, Paraguai e Uruguai. 
                                                                           Época. Nº- 623, 26 abr. 2010.
Essa notícia, publicada em uma revista de grande circulação, apresenta resultados de uma pesquisa científica realizada por uma universidade brasileira. Nessa situação específica de comunicação, a função referencial da linguagem predomina, porque o autor do texto prioriza
A) as suas opiniões, baseadas em fatos.
B) os aspectos objetivos e precisos.
C) os elementos de persuasão do leitor.
D) os elementos estéticos na construção do texto.
E) os aspectos subjetivos da mencionada pesquisa.
Resolução
O fato de ser uma pesquisa científica de circulação em uma revista, revela a intenção do texto em informar nada mais que isso, por isso que o texto assume uma linguagem objetiva e precisa.
Resposta B
 




Objetivos
• Identificar a distribuição de água no planeta e os fatores naturais e sociais que interferem na sua abundância e escassez, tendo em vista o consumo humano.
• Reconhecer e analisar práticas e situações que comprometem a disponibilidade de água no Brasil e no mundo e examinar propostas para o uso sustentável do recurso.



Identificar pontos de pressão e conflitos pelo uso da água no Brasil e no mundo.
Reconhecer e avaliar políticas e medidas de gestão compartilhada dos recursos hídricos nacional e internacionalmente.
Promover ações na escola e na comunidade que contribuam para preservar os recursos hídricos disponíveis.
 


Conteúdo: Água - distribuição e disponibilidade na superfície terrestre; A situação do Brasil; Usos da água; e sustentabilidade do recurso.





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