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Este blog tinha como objetivo, apenas de ser um complemento para alunos do ensino médio, no que refere as Ciência Humanas AGORA também estaremos postando aulas com assuntos das Ciências Natureza (Biologia, Química e Física).


21/05/2013

SOLOS: pr√°ticas agricolas e os problemas ambientais no mau uso dos solos no Brasil e no mundo


Fala galera! Tudo bemūüėÄ! Na aula de hoje vamos falar sobre pr√°ticas agr√≠colas e abordar alguns aspectos importantes relacionados aos problemas ambientais ligados ao mau uso dos solos no Brasil como tamb√©m no mundo. esse √© um tema muito recorrente em Geografia nas provas do Enem

NO√á√ēES PRELIMINARES: 


Quando um agricultor deixar o solo exposto √© muito perigoso, justamente porque a for√ßa da √°gua da chuva ela tem a capacidade de levar essa camada superficial de mat√©ria org√Ęnica. Esse processo de lavagem da camada da superf√≠cie da mat√©ria org√Ęnica no solo n√≥s chamamos processo de LIXIVIA√á√ÉO e √© muito comum, portanto, em √°reas de climas mais √ļmidos onde os agricultores n√£o tomam esse cuidado permanentemente de proteger os solos.


Conceituando: Lixivia√ß√£o – retirada de nutrientes (mat√©ria org√Ęnica ou mineral) do solo pela infiltra√ß√£o r√°pida e excessiva.

Além da lixiviação, os solos, que ficam expostos estão sujeitos a diferentes erosivos, isso ocorre porque a água da chuva tem a capacidade de impactar sobre a superfície do solo, num processo conhecido como efeito splash.
 Efeito splash
Que é o impacto da gota d'água da chuva sobre a superfície do solo, que tem a capacidade de remover aquelas partes inconsolidadas do solo, e forma-se uma lamina de água nessa camada superficial dando origem um processo inicial de erosão que conhecemos justamente pelo nome de erosão laminar.


Conceituando: Eros√£o por splash – chuva direta, saltita√ß√£o de terra, dissolve torr√Ķes favorecendo a eros√£o laminar.
 
 Eros√£o Laminar

Essa lamina d'água que vai carregando entre os pedaços inconsolidados do solo se não for contidos poder evoluir dando origem a pequenos sulcos, que é um estágio mais avançado portanto da erosão.


Conceituando: Erosão laminar Рescoamento superficial maior que a infiltração. Leva à formação de ravinas e voçorocas em áreas de encostas; fendas, sulcos, rasgão.



Sulcos          
Veja que na terceira imagem temos uma ideia de como pode ser essa eros√£o em sulco. Ocorre quando o escoamento da √°gua sobre os solos intensifica o seu desgaste a ponto de formar pequenas “linhas” ou cortes no terrenos. Geralmente, esse √© o princ√≠pio para a forma√ß√£o de eros√Ķes mais graves em √°reas de declividade.

Sulcos funcionam como se fossem calhas para o escoamento da água, se estas calhas, elas não forem contidas, elas podem evoluir dando inicio à orifícios maiores, na forma de V. E esse processo erosivo mais intenso, mais agudo, é conhecido como ravina, ou processo de ravinamento.

Ravinas
 
As ravinas elas s√£o reconhecidas na natureza como orif√≠cios que tem + ou
–1 metro ou 1,5 metros. Ent√£o as ravinas s√£o bem mais percept√≠veis e que se n√£o forem contidas podem evoluir e se juntarem formando e juntarem-se formando um imenso orif√≠cio que n√≥s conhecemos ent√£o como vo√ßoroca, a vo√ßoroca ou bo√ßoroca, √© um est√°gio muito avan√ßado de eros√£o que normalmente √© irrevers√≠vel.

Vaçoroca
A eros√£o quando evolui passa para o est√°gio de vo√ßoroca, que √© na verdade a forma√ß√£o de um grande buraco formado na terra. Nessa fase, temos uma grande perda de solo como visto na figura abaixo. 


Amigos, √© muito importante o controle da eros√£o desde o in√≠cio, pois com o passar do tempo essa eros√£o a princ√≠pio pequena pode tomar grandes dimens√Ķes, perdendo solo e √°rea produtiva, al√©m de que sua recupera√ß√£o se torna muito mais cara.

Por tanto um agricultor para evitar esses processos erosivos ele pode por exemplo, investir em curvas de níveis, a erosão ela acontece por que .


 
 

Confira agora uma dica de Geografia no Enem

O SOLO NO VESTIBULAR E NO ENEM
Para o estudante do ensino m√©dio que est√° se preparando para o vestibular ou para o ENEM, uma dica √© dar uma olhada no conte√ļdo sobre solos, pois diversas universidades tem colocado quest√Ķes sobre o solo em seus processos seletivos e principalmente no ENEM. 


Enem 2012 cobra questão sobre compactação do solo. Confira.
(Enem/2012) Um dos problemas ambientais vivenciados pela agricultura hoje em dia é a compactação do solo, devida ao intenso tráfego de máquinas cada vez mais pesadas, reduzindo a produtividade das culturas.
Uma das formas de prevenir o problema de compactação do solo é substituir os pneus dos tratores por pneus mais
A) largos, reduzindo a press√£o sobre o solo.
B) estreitos, reduzindo a press√£o sobre o solo.
C) largos, aumentando a press√£o sobre o solo.
D) estreitos, aumentando a press√£o sobre o solo.
E) altos, reduzindo a press√£o sobre o solo.

GEOGRAFALANDO COMENTA:
A compactação que as máquinas agrícolas, tais como os tratores, originam no solo é devida à distribuição das forças de contato dos pneus sobre ele. Assim, a pressão que um trator exerce sobre o solo será tão maior quanto maior for o seu peso e menor for a área de contato dos seus pneus com aquele. Considerando o peso dos tratores como invariável, para diminuir a pressão sobre o solo e, consequentemente, a sua compactação, basta utilizar pneus mais largos.
Ou ainda...
A pressão exercida por um objeto sobre o solo é inversamente proporcional à área. Logo, o uso de pneus mais largos reduzirá a pressão do trator sobre o solo, minimizando o problema de compactação.

Resp.: A

Ent√£o pessoal o que voc√™ precisa saber sobre esse assunto? De modo geral entender alguns conceitos e os siguinificados desses conceitos em rela√ß√£o aos fen√īmenos relacionados a eles, e principalmente a entender a interrela√ß√£o existentes desses no meio natural. 
Ent√£o quais seriam os PROBLEMAS AMBIENTAIS LIGADOS AO MAU USO DOS SOLOS:
 
O principal problema ambiental relacionado ao solo é a erosão superficial ou desgaste, que ocorre em três fases: intemperismo, transporte e sedimentação.

Os fragmentos intemperizados da rocha estão livres para serem transportados pela água que escorre pela superfície (erosão hídrica) ou pelo vento (erosão eólica). No Brasil, o escoamento superficial da água é o principal a ser desgastado, a erosão acaba com a fertilidade natural do solo. Veja no mapa abaixo as áreas com risco de erosão e desertificação no Brasil.


A intensidade da erosão hídrica está diretamente ligada à velocidade de escoamento superficial da água: quanto maior a velocidade de escoamento, maior a capacidade da água de transportar material em suspensão; quanto menor a velocidade, mais intensa a sedimentação.

A velocidade de escoamento depende da declividade do terreno e da densidade da cobertura vegetal. Em uma floresta a velocidade é baixa, pois a água encontra muitos obstáculos (raízes, troncos, folhas) à sua frente e, portanto, muita água se infiltra no solo. Em uma área desmatada, a velocidade de escoamento superficial é alta e a água transporta muito material em suspensão, o que intensifica a erosão e diminui a quantidade de água que se infiltra no solo.

Assim, para combater a erosão superficial, há dois caminhos: manter o solo recoberto por vegetação ou quebrar a velocidade de escoamento utilizando a técnica de cultivo em curvas de nível, seja seguindo as cotas altimétricas na hora da semeadura, seja plantando em terraços.

Para a conserva√ß√£o dos solos, deve-se evitar a pr√°tica das queimadas, que acabam com a mat√©ria org√Ęnica do horizonte A. Somente em casos especiais, na agricultura, deve-se utilizar essa pr√°tica para combater pragas ou doen√ßas.

Um problema natural relacionado aos solos de clima tropical, sujeitos a grandes √≠ndices pluviom√©tricos, √© a eros√£o vertical, representada pela lixivia√ß√£o e pela lateriza√ß√£o. A √°gua que se infiltra no solo escoa atrav√©s dos poros, como em uma esponja, e vai, literalmente, lavando os sais minerais hidrossol√ļveis (s√≥dio, pot√°ssio, c√°lcio, etc.), o que retira a fertilidade do solo. Essa “lavagem” chama-se lixivia√ß√£o. Paralelamente a esse processo, ocorre a lateriza√ß√£o ou surgimento de uma crosta ferruginosa, a laterita – popularmente chamada de canga no interior do Brasil – que em certos casos chega a impedir a penetra√ß√£o das ra√≠zes no solo.


EXEMPLIFICAÇÃO:

• Lixivia√ß√£o: termo usado para designar um processo que ocorre quando as √°guas da chuva realizam uma esp√©cie de “lavagem” do solo, retirando um elevado percentual de nutrientes que fertilizam o solo, tornando-o menos f√©rtil. Em decorr√™ncia desse fato, se faz necess√°ria a aplica√ß√£o cada vez maior de fertilizantes.

• Lateriza√ß√£o: √© um processo que acontece em lugares nos quais predominam duas esta√ß√Ķes bem definidas (seca e chuvosa), essa caracter√≠stica favorece a concentra√ß√£o de hidr√≥xido de ferro e alum√≠nio no solo.
A concentração desses minerais forma a laterita, que torna difícil o manejo do solo em virtude do surgimento de uma ferrugem por cima do mesmo, deixando-o mais duro.
 

Desertificação/arenização: falta de manejo do solo como queimadas, sobre pastoreio, mecanização excessiva, monocultura.DE GRADAÇÃO E EROSÃO DOS SOLOS

As atividades agr√≠colas s√£o agentes degradantes dos solos, causando anualmente a perda de milh√Ķes de toneladas. Veja a seguir alguns dados relacionados ao tipo de produ√ß√£o rural com seus respectivos resultados negativos.



Confira agora uma dica de geografia no Enem:

(ENEM/1999) cobra quest√£o envolvendo Bioma relacionado ao tipos de solos.

Apesar da riqueza das florestas tropicais, elas estão geralmente baseadas em solos inférteis e improdutivos. Grande parte dos nutrientes é armazenada nas folhas que caem sobre o solo, não no solo propriamente dito. Quando esse ambiente é intensamente modificado pelo ser humano, a vegetação desaparece, o ciclo dos nutrientes é alterado e a terra se torna rapidamente infértil.
(CORSON, Walter H. Manual Global de Ecologia,1993)

No texto acima, pode parecer uma contradição a existência de florestas tropicais exuberantes sobre solos pobres. No entanto, este fato é explicado pela:

a) profundidade do solo, pois, embora pobre, sua espessura garante a disponibilidade de nutrientes para a sustentação dos vegetais da região.
b) boa ilumina√ß√£o das regi√Ķes tropicais, uma vez que a dura√ß√£o regular do dia e da noite garante os ciclos dos nutrientes nas folhas dos vegetais da regi√£o.
c) exist√™ncia de grande diversidade animal, com n√ļmero expressivo de popula√ß√Ķes que, com seus dejetos, fertilizam o solo.
d) capacidade de produ√ß√£o abundante de oxig√™nio pelas plantas das florestas tropicais, consideradas os “pulm√Ķes” do mundo.
e) r√°pida reciclagem dos nutrientes, potencializada pelo calor e umidade das florestas tropicais, o que favorece a vida dos decompositores.

GEOGARFALANDO COMENTA
O solo das florestas tropicais, embora com poucos nutrientes, consegue manter a exuber√Ęncia da vegeta√ß√£o gra√ßas √† r√°pida reciclagem dos nutrientes. O ambiente √ļmido e a temperatura mais alta favorece a prolifera√ß√£o de decompositores que degradam a mat√©ria org√Ęnica, com a consequente libera√ß√£o de nutrientes inorg√Ęnicos ao ambiente, que ser√£o reutilizados.
Resp.: E

2 coment√°rios:

  1. As consequ√™ncias do mau uso do solo, relacionadas as mudan√ßas clim√°ticas tem um impacto negativo na distribui√ß√£o de alimentos no planeta - se bem que nunca foi igualmente distribu√≠do - uma vez que as a√ß√Ķes mundiais e o pensamento consciente caminham devagar, para mudan√ßas que devem ser criadas o mais r√°pido poss√≠vel. Um solo deteriorado precisa constantemente de suplementos e venenos agr√≠colas para manter a planta saud√°vel. A rela√ß√£o direta com uma alimenta√ß√£o toxica, o c√Ęncer e aumento do uso de plantas transg√™nicas √© evidente. Apenas uma transforma√ß√£o global poder√° erradicar o problema.

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