LEIA ANTES DE ACESSAR O CONTEÚDO

Este blog tem como objetivo, ser um complemento para alunos do ensino médio, no que refere as Ciência Humanas.


quinta-feira, 4 de abril de 2013

SOLOS: origem, classificação, camadas, composição e fertilidade dos solos


Objetivos da Aula
- Entender como se formam os solos.
- Reconhecer que os seres vivos dependem do solo para sobreviver e que contribuem para a manutenção de suas características.
- Perceber a importância do solo para o ser humano e a necessidade de cuidar desse recurso natural.

Olá! Pessoal, hoje vamos iniciar  o nosso estudo sobre solos. A origem do solo está ligada ao intemperismo sobre as rochas. Ele é fundamental para o desenvolvimento das atividades agropecuárias e, dessa forma, contribui para a fixação dos grupos humanos.


Então vamos lá!!!   
NOÇÕES PRELIMINARES:

-Observe  gravura abaixo:

Veja que em região de clima quente e úmido  os solos são mais profundos. Já nas região de clima frio e seco observa-se que os solos bem rasos.



POR QUE ISSO OCORRE? 

Bem pessoal! A formação do solo está ligado ao nível pluviométrico e aos índices elevado da temperatura de uma região.

Analisando a gravura podemos observar que a área mais propicia do planeta à ocorrência de solos profundos está situada próxima a região do Equador, nessa região a temperatura, a precipitação e a evaporação potencial, são bem maior que em outras regiões do globo. Ou seja, a medida que nos aproximamos do Equador a temperatura, a precipitação e a evaporação potencial aumenta, o que acabam acelerando a desagregação da rocha, dando origem a mais volume ao solo da região. Mas quando nos distanciamos do Equador a temperatura, a precipitação e a evaporação potencial diminuem, também ocorrerá um retardamento ao processo de desagregação da rocha o que torna estas regiões possuírem solos rasos 

CONSEQUÊNCIA:

HIDROGRAFIA:Isso a acarretará em:
 -solos profundos = rios perenes(permanentes)
 -solos rasos = rios intermitentes (temporários)



Então galera!! Quando você tiver um clima quente e úmido você terá solos profundo e solos profundos como clima quente e úmido ocorrerá a existência de rios perenes(permanentes). 

VEGETAÇÃO
Solos profundos como clima quente e úmido vimos que ocorrerá a existência de rios perenes(permanentes). O que acarretará a  FORMAÇÃO VEGETAL do tipo ARBÓREAS.  ou seja, florestas.

No Brasil, galera um exemplo dessa combinação de clima úmido e quente são as formações vegetais da floresta tropical úmido (mata atlântica) e da floresta  equatorial úmida (amazônica)

IMPORTANTE:
- Quanto maior for a densidade vegetal do lugar maior também serão os níveis de matéria orgânica e de alteração da rocha que teu origem ao solo do lugar.
- Quanto menor for a densidade vegetal do lugar menor também serão os níveis de matéria orgânica e de alteração da rocha que teu origem ao solo do lugar.

 COMO É QUE VOCÊ DEVE ESTUDAR ESSE ASSUNTO?


O SOLO NO VESTIBULAR E NO ENEM Para o estudante do ensino médio que está se preparando para o vestibular ou para o ENEM, uma dica é dar uma olhada no conteúdo sobre solos, pois diversas universidades tem colocado questões sobre o solo em seus processos seletivos e principalmente no ENEM.   

Confira agora uma dica de Geografia no Enem 
 Enem 2011 cobra questão sobre profundidade do solo. Confira.  

 ENEM




a) de clima temperado ocorrem alta pluviosidade e grande profundidade de solos.
b) tropicais ocorre menor pluviosidade, o que se relaciona com a menor profundidade das rochas inalteradas.
c) de latitudes em torno de 30° ocorrem as maiores profundidades de solo, visto que ha maior umidade.
d) tropicais a profundidade do solo e menor, o que evidencia menor intemperismo químico da água sobre as rochas.
e) de menor latitude ocorrem as maiores precipitações, assim como a maior profundidade dos solos.

GEOGRAFALANDO COMENTA: Num gráfico que representa todo o espaço geográfico do polo ao Equador, aparece representada a relação que existe entre elementos físicos, como a temperatura, a precipitação e a evaporação potencial, e a profundidade de desagregação da rocha. Nota-se que a profundidade de desagregação aumenta na medida em que se aproxima das áreas equatoriais (menor latitude), pois nessas regiões ocorrem os índices máximos de precipitação e temperatura.

 
b) Pedogênese: QUAIS SÃO OS FATORES QUE ATUAM NA FORMAÇÃO DOS SOLOS

Agora você sabe como é que ocorre a formação dos solos?

Veja a gavura baixo:





EXPLICAÇÃO:
Uma rocha qualquer tem sua origem ao sofrer intemperismo (umidade e temperaturaelevada) o que a transforma em solo, ao longo de sua existência a rocha alterada em solo adquire maior porosidade e, como decorrência, há penetração de ar e água, o que cria condições propicias para o desenvolvimento de formas vegetais e animais. Estas, por sua vez, passam a fornecer matéria orgânica à superfície do solo, aumentando cada vez mais sua fertilidade. Assim, o solo é constituído por rocha intemperizada, ar, água e matéria orgânica, formando um manto de intemperismo que recobre superficialmente as rochas da crosta terrestre.


Para entendermos a origem dos solos devemos levar em consideração a combinação de vários eventos físicos, químicos e biológicos que estão interligados na natureza, a saber:

- Matéria de origem (rocha);
- Relevo (ingrimidade);
- Organismos vivos;
- Clima(quente ou frio, úmido ou seco);
- tempo (geologico) 

OBS:. As proporções entre esses componentes determinam os diferentes atributos que são responsáveis pelas diferenças entre os solos. O Solo apresenta uma distribuição quase continua de pólo a pólo.

EXERCÍCIOS DE AULA
 
1 Questão: Sobre a definição de Solo é INCORRETO afirmar que:

a) Solo é um corpo de material inconsolidado, composto por partes sólidas, liquidas e gasosas, que recobre a superfície terrestre.
b) São formados por materiais minerais e orgânicos, contendo matéria viva.
c) É um corpo passível de ser escavado, sendo utilizado dessa forma como suporte para construções ou material de construção.
d) Meio insubstituível para a agricultura, sustentação da flora e fauna, reciclagem de elementos, armazenamento de água e edificações do homem.
e) Todas as afirmativas incorretas.
 

c) PERFIL DO SOLO:


Os solos apresentam uma distribuição quase contínua, de pólo à pólo. De forma, que para estudá-lo costuma dividi-lô em camadas horizontais(horizontes). O agrupamento visível no sentido vertical dessas camadas dá-se o nome de PERFIL do solo. OBS.: Num perfil de um solo pode-se reunir vários horizontes, os mais comuns são:  
 


- Horizonte O: Camada orgânica superficial. Drenado, com cor escura.

- Horizonte A: Constituído, basicamente, de rocha alterada e húmus, sendo a região onde se fixa a maior parte das raízes e vivem organismos decompositores e detritívoros.

- Horizonte E (ou B): Camada mineral constituída de quantidade reduzida de matéria orgânica, acúmulo de compostos de ferro e minerais resistentes, como o quartzo. Pode ser atingido por raízes mais profundas.

- Horizonte C: Camada mineral pouco ou parcialmente alterada.

- Horizonte R: Rocha não alterada que deu origem ao solo.

Quanto à cor, essa varia de acordo com o material de origem, localização, organismos relacionados, conteúdo de matéria orgânica, dentre outros fatores. Solos ricos em matéria orgânica tendem a ser mais escuros, ao passo que solos bem drenados, por exemplo, tendem a tonalidades acinzentadas.

 EXERCÍCIOS DE AULA


2 Questão: Analise as proposições abaixo que descrevem os diferentes horizontes do solo




I. Horizonte O: Camada orgânica superficial. Drenado, com cor escura.
II. Horizonte A: Constituído, basicamente, de rocha alterada e húmus, sendo a região onde se fixa a maior parte das raízes e vivem organismos decompositores e detritívoros.
III. Horizonte B: Camada mineral constituída de quantidade reduzida de matéria orgânica, acúmulo de compostos de ferro e minerais resistentes.
IV. Horizonte C: Camada mineral pouco ou parcialmente alterada, podendo ou não ter se formado o solo.

São corretas as afirmativas:
a. I e II apenas
b. III e IV apenas
c. II e IV apenas
d. I e III apenas
e. Todas estão corretas.

3 Questão: Unicamp 2013 - (Primeira Fase) Solo é a camada superior da superfície terrestre, onde se fixam as plantas, que dependem de seu suporte físico, água e nutrientes. Um perfil  de solo é representado na figura abaixo.

Sobre o perfil apresentado é correto afirmar que:


a) O horizonte (ou camada) O  corresponde ao acúmulo de material orgânico que é gradualmente decomposto e incorporado aos horizontes inferiores, acumulando-se nos horizontes B e C.
b) O horizonte A apresenta muitos minerais não alterados da rocha que deu origem ao solo, sendo normalmente o horizonte menos fértil do perfil.
c) O horizonte C corresponde à transição entre solo e rocha, apresentando, normalmente, em seu interior, fragmentos da rocha não alterada.
d) O horizonte B apresenta baixo desenvolvimento do solo, sendo um dos primeiros
horizontes a se formar e o horizonte com a menor fertilidade em relação aos
outros  horizontes.

GEOGRAFALANDO COMENTA.
De acordo com a figura, temos no horizonte C a transição do solo e a rocha, apresentando  normalmente, em seu interior, fragmentos de rochas não alteradas. As outras alternativas não têm ligação direta com a figura


d) TIPOS DE SOLOS PREDOMINANTES NO BRASIL                                              


Veja o mapa abaixo:


e) PROFUNDIDADE DOS  SOLOS 
 A profundidade do solo depende do balanço entre a velocidade com que a rocha se transforma em solo (pedogênese) e a com que as camadas são removidas pela água eu escorre pela superfície (erosão).

Para a mesma inclinação do terreno o solo vai ser mais profundo onde o bioclima é mais ativo (precipitação maior, temperatura mais elevadas, vegetação mais exuberante) e/ou rocha menos resistente.

A profundidade do “solum”, isto é, dos horizontes A mais B, pode ser um indicador de maior ou menor estabilidade relativa à erosão.

EXEMPLIFICANDO:
No caso, dos Latossolos têm geralmente profundidade maior do eu todos os outros solos estão nas posições mais estáveis da paisagem (relevo plano), enquanto os Litólicos (Neossolos), quase sempre associados aos afloramentos de rochas, ocupam posição muito instáveis (relevo acidentado) e são rasos, possuindo no geral uma fina camada de solo (horizonte A) sobre a rocha.   
  
Os solos com B Textural (Luvissolos, Argissolos, Nitossolos e Alissolos) constituem um grupo muito heterogêneo, mas com espessura, em geral, intermediaria entreLatossolos e Cambissolos. Ao contrário dos solos vistos até agora, os solos com B textural se caracterizam por uma grande diferença no teor de argila, que aumenta com a profundidade. O horizonte superficial é menos argiloso do que o horizonte B, subuperficial. Isso sempre significa uma mudança na permeabilidade e tem grande implicação na erosão.

Os Cambissolos ocorrem principalmente em áreas mais acidentadas, associadas geograficamente com os Lotossolos. Por estes aspectos, os Cambissolos tendem a ser erodir com mais facilidade e sendo rasos, o horizonte C  é exposto com certa facilidade podendo haver afloramento de rocha e o aparecimento de voçorocas, dependendo da natureza e espessura do horizonte C. Existem


EXERCÍCIOS DE AULA

Nome: ............................................................................................ Turma: ..............

Data: ....../....../......

1) Coloque (A) para fatores ativos de formação do solo (P) para fatores passivos:

( ) Material de origem
( ) Clima
( ) Relevo
( ) Tempo
( ) Organismos

2) O que é solo? Quais os componentes do solo?


------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

3) O que é perfil do solo? Quais os seus horizontes principais?



------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
 

4) Marque a Ordem de Classificação de Solo de maior ocorrência no Brasil?

a) NEOSSOLOS
b) ESPODOSSOLOS
c) CAMBISSOLOS
d) LATOSSOLOS
e) PLANOSSOLOS

5) Assinale (V) para os itens verdadeiros e (F) para os itens falsos:

( ) NEOSSOLOS são solos considerados rasos, pedregosos e pouco desenvolvidos.
( ) Laterização é o processo de formação de LATOSSOLOS.
( ) LATOSSOLOS são solos considerados rasos, ou seja, pouco desenvolvidos.
( ) Gleização é o processo de formação dos ESPODOSSOLOS.
( ) O SiBCS (Sistema Brasileiro de Classificação de solos) foi criado para atender às condições climáticas existentes no Brasil (Tropical e Subtropical).

6) Qual a importância da Classificação de Solos?


------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

7) Explique como os fatores de formação do solo: relevo e clima, podem influenciar diretamente em sua formação?
Figura 1.




9) Sobre o Intemperismo é CORRETO afirmar que:

a) É o conjunto de fenômenos físicos, químicos e biológicos, que levam a formação das rochas.
b) Intemperismo Químico é a quebra da estrutura física dos minerais que compõe a rocha ou sedimento (material de origem).
c) Intemperismo Físico causa uma desagregação de fragmentos cada vez menores, conservando as características de seus minerais, aumentando a superfície de contato dos fragmentos.
d) Intemperismo Biológico caracteriza-se pelo ganho de alguns nutrientes essenciais para plantas ou outros seres vivos que crescem em sua superfície.
e) O Intemperismo Biológico não causa Intemperismo Mecânico.

10) Um solo bem estruturado NÃO DEVE apresentar:

a) Camada Orgânica.
b) Camada Mineral.
c) Macroporos.
d) Microporos.
e) Rachaduras.

11) Sobre a classificação dos solos responda a alternativa CORRETA.

a) A classificação dos solos não permite entender os processos que levam um solo a transformar-se em outro.
b) Classificar solos não facilita a troca de informações.
c) Permite inferências a respeito da potencialidade, comportamento e gênese dos solos.
d) A taxonomia dos solos é baseada nas características mundiais.
e) Não é possível classificar solos segundo uma característica marcante.


12) Sobre os horizontes do solo, podemos afirmar CORRETAMENTE que:

a) O ou H - Os horizontes inorgânicos do solo.
b) A - Horizonte superficial, com pouca interferência do clima e da biomassa.
c) E - Horizonte de importação de material, geralmente argilas e pequenos minerais.
d) C - Porção de mistura de solo pouco denso com rochas muito alteradas.
e) B - Horizonte de maior concentração de argilas. É o solo com coloração mais forte e agregação.

13) São Aspectos Morfológicos a serem considerados na classificação, EXCETO:

a) Textura.
b) Cor.
c) Consistência.
d) Estrutura.
e) Análises de solo.

14) Não faz parte das classes de solo mais extensas do Brasil:

a) Latossolos.
b) Argissolos.
c) Neossolos.
d) Plintossolos
e) Chernossolos.

15) Não são características dos Latossolos:

a) São solos constituídos por material mineral.
b) Reduzido intemperismo.
c) Relevo suave ondulado a plano.
d) Muito profundos, porosos, macios e permeáveis.
e) Variabilidade: cor, textura e fertilidade.

16) Classe de solo comum no semiárido cearense:

a) Plintossolos.
b) Organossolos.
c) Neossolos.
d) Gleissolos.
e) Nitossolos.

17) Sobre os problemas causados pela degradação do solo, marque a alternativa INCORRETA.

a) Esgotamento dos solos.
b) Lixiviação.
c) Erosão.
d) Degradação por Contaminação.
e) Alta fertilidade no solo.







Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...