LEIA ANTES DE ACESSAR O CONTEÚDO

Este blog tinha como objetivo, apenas de ser um complemento para alunos do ensino médio, no que refere as Ciência Humanas AGORA também estaremos postando aulas com assuntos das Ciências Natureza (Biologia, Química e Física).


13/02/2013

DISTRIBUIÇÃO DA POPULAÇÃO MUNDIAL

Objetivo da aula:

- Identificar os diferentes aspectos e fatores que determinam a mobilidade da população e seus diferentes tipos. 
- Compreender assuntos relacionados à população, sua distribuição no globo e características regionais.
- Identificar os fatores históricos, físicos, econômicos e demográficos que influenciam na distribuição da população mundial e as características dessa mobilidade.


Olá meus amigos! Hoje falaremos a respeito da distribuição da populaçao mundial pelo globo, assunto que costumeiramente e cobrado nos vestibulares. Iniciaremos nossa aula com a seguinte observação. Vejamos o mapa abaixo. Observando o mapa percebe-se que a distribuição da população Mundial se dar de forma desigual, sendo que existem áreas bastante povoadas (altas densidades demográficas) áreas quase desabitadas (baixa densidade demográfica).

NOÇÕES PRELIMINARES:

Observem o mapa abaixo:



O ue podemos observar no mapa em relação a distribuição da população mundial por continente, por exemplo?

Na analise da distribuição da população no globo, nos continente, notamos que:
- A Ásia é o continente mais populoso, com quase 60% do total mundial, mas a sua população é mal distribuida;
- A Ásia é, também, o continente mais povoado, com quase 80 hab/km2;
- A Oceania é o continente menos populoso e menos povoado;
- A Antártida e o continente não habitado (despovoado).

Agora por quê existem áreas com Alta e Baixas densidade demográfica:

Alguns trechos da superfície terrestre apresentam grande concentração de habitantes por km2, como regiões próximas ao litoral.
Exemplificando: um exemplo de espaço geográfico com grande concentração populacional é o sul e sudeste asiático. Lá vivem mais de 2 bilhões de habitantes com uma concentração de mais de 1000 hab./km2.

E em alguns trechos da superfície terrestre que apresenta, pequenas concentrações populacionais, são regiões quase desabitadas.
Exemplificando:  como exemplo podemos citar  Regiões polares (desertos frios) e os Regiões desérticas (desertos quentes). Nessas regiões a concentração é INFERIOR a 1 hab./km2. São verdadeiros vazios demográficos. 

OBSERVAÇÃO: Existem alguns fatores de ordem natural e humanos que julgamos influênciar na ocupação do espaço geográfico mundial pelas populações humanas ao longo da história da humanidade.
 
A concentração populacional ou vazios demográficos (áreas quase desabitadas) podem ser explicadas por vários motivos e estes estão organizados segundo duas categorias de fatores: naturais: podem ser: favoráveis e desfavoráveis e os de ordem histórico socioeconômicos. Vejamos:
a) Naturais

a.1) Favoráveis:
- Existência de água permanente;
- Proximidade do litoral
- solos férteis;
- clima propício a agropecuária.  

a.2) Desfavoráveis:
- Clima muito quente ou muito frio (deserto quente ou deserto frio)


- Vegetação nativa, não modificada pela ação humana.
- região montanhosa e muito acidentada.

b) Fatores histórico e econômicos: estes estão muito ligados aos fatores naturais favoráveis.
Decerto que o crescimento da população e a ocupação ou não de uma determinada área estão relacionados de uma forma direta ou indireta à capacidade produtiva que um agrupamento humano tenha alcançado. A E essa capacidade produtora se junta os fatores de ordem social e política que também exercem importante influência. Como os fatores citados são bastante diferente em cada região do globo, a evolução demográfica também se faz de modo diferente. Vejamos o caso do Brasil.

EXEMPLIFICANDO:

DISTRIBUIÇÃO DA POPULAÇÃO BRASILEIRA

O Brasil, a exemplo de vários países no mundo, apresenta uma má distribuição populacional, apresentando áreas concentradas e vazios demográficos demonstrando a irregular distribuição. Desta forma, o Brasil se caracteriza como um país populoso, mas não plenamente povoado. Esse fato se dá por vários fatores como, vejamos:

- Formação Histórica
: o Brasil sempre buscou desenvolver e ocupar a região litorânea, devido a maior facilidade de integração econômica.
-Fator Econômico: falta de empenho no desenvolvimento de áreas pouco assistidas no país, o que determina os vazios demográficos.


OCUPAÇÃO ESPACIAL: Observe o mapa do Brasil que se segue:







Você já parou para pensar no por quê dessa distribuição da população brasileira ser tão irregular no território brasileiro?

No mapa observe-se que:

- O Sudeste é a região mais populosa e povoada, já o Centro-Oeste é menos populoso, enquanto o norte ou a Amazônia é a região menos povoada.
-No geral, as grandes concentrações de população estão localizadas nas proximidades do litoral, numa faixa com cerca de 300 km com densidade superior a 100 hab./km2.
-Já faixa que abrange o Maranhão, Pará e Mato Grosso do Sul possui uma Densidade Populacional regular de no máximo 10 hab./km2.
-E nas áreas que correspondentes ao Amazonas e Roraima possuem densidades que não ultrapassam os 2 hab./km2.

Podemos concluir que:

Áreas Densamente Ocupadas:
- Região sudeste: região mais densamente povoada do Brasil, destaque para São Paulo, Rio de Janeiro e sul de Minas Gerais;
- Região Nordeste: zona da Mata (litoral).
- Região Sul: as capitais e cidades litorâneas.

Vazios Demográficos:
- Polígono da seca.
- Pantanal Mato Grossense.
- Região Amazônica (destaca-se o Norte e a parte ocidental).

Distribuição da população Brasileira

Com vimos no início da aula o Brasil é um país populoso, mas também é um país pouco povoado. Mas por que isso ocorre? No início da aula foi falado que quando um país, por exemplo, tem uma área territorial muito grande, a sua concentração de habitantes vai ser quase sempre pequena. Podemos pegar o Brasil como exemplo disso. Ele tem uma população absoluta, que é a 5ª maior do globo e possui uma área territorial que é também a 5ª maior do globo, quando distribuímos sua população pelo seu território observamos que a sua população relativa é muito abaixo da média da população relativa mundial e de outros países como China e a Índia, o que torna o Brasil um país pouco povoado. OK?



EXERCÍCIOS DE AULA:
1ª Questão: (UEL) Observe o mapa:


Assinale a alternativa que explica corretamente o tipo de mapa apresentado.
a) Mapa hipsométrico porque representa as áreas de maiores altitudes nas quais se concentra a população brasileira.
b) Mapa de densidade demográfica porque representa áreas de maior e menor concentração populacional.
c) Mapa altimétrico porque as áreas claras representam áreas de baixa densidade populacional.
d) Mapa geomorfológico porque as classes da legenda representam áreas mais elevadas, mais escuras e áreas mais baixas em tons mais claros, com alta densidade populacional.
e) Mapa de ocorrência urbana porque mostra a concentração populacional nas cidades brasileiras por número de habitantes.

10 comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...