UVA/2005.1 - Vestibular Comentado Geografia

GEOGRAFIA

01ª- Questão:   A Geografia hoje se propõe a algo mais que descrever paisagens, pois a simples descrição não é suficiente para o entendimento da geografia atual.

Atualmente a Geografia pode ser conceituada como "Ciência de organização do espaço".

Para compreendermos as transformações do espaço geográfico, temos de desvendar de que forma os homens, organizados em sociedade, atuam sobre a configuração territorial, modelando as paisagens.

Analise as alternativas abaixo:

I - A paisagem é somente a parte mais aparente da realidade, é o conjunto das coisas que se dão diretamente aos nossos sentidos, ou seja, aquilo que nossos olhos captam.
II - A configuração territorial é o conjunto total, integral de todas as coisas que formam a natureza em seu aspecto superficial e visível.
III - O espaço geográfico nada mais é do que a paisagem em sua totalidade - a configuração territorial - , acrescida da sociedade.

Estão corretos:

(A) Somente os itens I e III.
(B) Somente os itens II e III.
(C) Os itens I, II e III.
(D) Somente os itens I e II.

Tema: Ciência geográfica
Assunto: Introdução a Geografia 
Geografalando – COMENTA:

Todos os ítens estão corretos, pois conceituam de acordo com a GEOGRAFIA  CRÍTICA importantes termos da ciência geográfica como a paisagem, a configuração territorial e o espaço geográfico.
Resposta correta: "C"


02ª- Questão:   Com base no movimento de rotação da Terra, criaram-se as horas e os fusos horários. Como a Terra gira do oeste para leste, o Sol nasce primeiro a leste. Portanto as horas estão sempre adiantadas no sentido leste, diminuindo para oeste.


 O ponto que apresenta o maior número de horas atrasadas em relação à hora GMT (Hora de Greenwich), é:

(A) A
(B) B
(C) C
(D) D

Tema: Cartografia
Assunto: Fusos Horários

Geografalando – COMENTA:
O ponto C assim como os pontos A e E estão a esquerda, ou a oeste di meridiano de Greenwich, portanto todos tem horas atrasadas sendo o ponto C o de hora mais atrasada por estar localizado mais a oeste.
Resposta correta: "C"


03ª- Questão:   O relevo terrestre é resultante da atuação de dois conjuntos de forças denominadas agentes do relevo, que compreendem os agentes interno ou criadores do relevo e os agentes externos ou modificadores do relevo. Podemos considerar como agentes internos e externos, respectivamente:

(A) Tectonismo e intemperismo.
(B) Águas correntes e seres vivos.
(C) Vento e vulcanismo.
(D) Abalos sísmicos e vulcanismo.

Tema: Geologia
Assunto: Tipos de agentes do relevo = Agentes internos

Geografalando – COMENTA:
O relevo tem os seguintes agentes:
- Agentes internos ou formadores: tectonismo, vulcanismo e terremotos:
- Agentes externos ou modificadores: erosão e intemperismo.
Resposta correta: "A"

04ª- Questão:   Escala é o elemento que estabelece a relação ou proporção entre a dimensão real de um lugar e sua representação no mapa. A função da escala é, portanto, informar a quantidade de vezes que uma determinada área ou distância foi reduzida em relação à sua representação no mapa.                 

Sobre escalas é correto afirmar, EXCETO:

(A) Quanto menor for o denominador de uma fração, maior será a escala, conseqüentemente, maior as riquezas de detalhes da superfície mapeada.
(B) Quanto maior for o denominador de uma fração, menor será a escala, conseqüentemente, menor as riquezas de detalhes da superfície mapeada.
(C) Quanto à grandeza as escalas são classificadas em: Grandes Escalas (até 1:250.000). Médias Escalas (de 1:250.000 até 1:1.000.000) e Pequenas Escalas (acima de 1:1.000.000).
(D) A escala numérica é representada através de uma linha reta graduada.


Tema: Cartografia 
Assunto: Escalas cartográficas  

Geografalando – COMENTA: 
As escalas gráficas representam as relações entre a distância real e do mapa em uma linha reta graduada e as numéricas numa fração onde o numerador representa a distância no mapa e o denominador a distância real, sempre em centímetros


Ex.:1:1.000.000   ou
   0 km   10km                         50 km 
   0cm 1cm 2cm 3cm 4cm 5cm

05ª- Questão:   A faixa que aparece em destaque no mapa a seguir identifica:


(A) As áreas vulcânicas do globo e não sujeitas à ocorrência de terremotos.
(B) As principais áreas vulcânicas e de maior ocorrência de terremotos.
(C) As áreas são sujeitas a vulcanismo e tectonismo.
(D) As áreas exclusivamente sujeitas a terremotos.


Tema: Estrutura geológica 
Assunto: agentes internos= faixa orogênica    

Geografalando – COMENTA:
As áreas destacadas correspondem ao Círculo do Fogo: a borda costeira do Pacífico, o Mediterrâneo e o Índico. São áreas de contato entre placas tectônicas e por isso sujeitas as instabilidades típicas de áreas de formação recente: vulcanismo e terremotos.
Resposta correta: "B"

06ª- Questão:   O Japão é um país de pequena extensão territorial e de escassos recursos minerais e fontes de energia. É atualmente uma das maiores economias do planeta.
Sobre o Japão podemos afirmar que:

1 - É um país insular, formado por mais de 3.000 ilhas. Sua área, de 377 mil quilômetros quadrados, formados por montanhas e planaltos, portanto, com pouquíssimas terras agricultáveis, a maioria na zona temperada.
2 - Sua geologia recente  é formada por  uma combinação de dobramentos modernos e vulcânicos (faz parte do Círculo do Fogo do Pacífico), o que determina uma grande instabilidade tectônica e um subsolo extremamente pobre em minérios e combustíveis fósseis.
3 - Com cerca de 125 milhões de habitantes, a ilha do Japão apresenta uma das mais baixas densidades demográficas do mundo: 335 habitantes por quilômetro quadrado.
4 - Favorecido pela ajuda norte-americana logo após o fim da Segunda Guerra Mundial, o Japão teve rápido crescimento econômico, acompanhado de uma política de controle de natalidade e de elevação do padrão educacional,  tecnólogico  e  financeiro  o  que  lhe  permitiu  conseguir projeção comercial e geopolítica.

Estão corretos os itens:

(A) Somente 1 - 2 - 3
(B) Somente 1 - 2 - 4
(C) 1 - 2 - 3 - 4
(D) Somente 2 - 3 - 4

Tema: Japão
Assunto: Características socioeconômicas do Japão   

Geografalando – COMENTA:
O  Japão   é   caracterizado   como   país   populoso,   densamente   povoado, altamente industrializado, pólo tecnológico e insular.
Resposta correta: "B"


07ª- Questão:   O subdesenvolvimento é um fenômeno tão extremamente complexo, construído historicamente por um emaranhado de causas internas e externas aos países - políticas, econômicas, sociais e culturas - , que é impossível dar-lhe uma explicação simplista.

São algumas das características dos países subdesenvolvidos, exceto:

(A) Continuam essencialmente exportadores de matérias-primas e de alimentos a preços baixos.
(B) Possui profundas desigualdades sociais e regionais. A maioria da população vive em péssimas condições, o que pode ser constatado comparando-se os seus indicadores sócio-econômicos aos dos países desenvolvidos.
(C) A industrialização, além de restrita a poucos países, em muitos casos agravou a dependência econômica à medida que acentuou a necessidade de acesso a novas tecnologias e o grau de endividamento externo.
(D) A maior parte da população trabalha no setor secundário, apresenta baixo índice de mortalidade infantil e elevada expectativa de vida.

Tema: Subdesenvolvimento
Assunto: Principais características dos países subdesenvolvidos  

Geografalando – COMENTA:
A maior parcela da PEA dos países subdesenvolvidos atua no setor terciário, principalmente nas atividades consideradas subemprego da economia informal
Resposta correta: "D"

08ª- Questão:   Com votação recorde, George W. Bush venceu a eleição, de novembro de 2004, nos Estados Unidos e legitimou os valores da direita americana.

Sobre os Estados Unidos, país que possui a maior economia do mundo e que exerce grande influência econômica, política, militar e cultural na Terra, é correto afirmar:

I - O sucesso e a riqueza dos Estados Unidos podem ser resumidos em três grupos de fatores: a variedade de recursos minerais,  a forma de povoamento e o fluxo de imigração e seu modelo de organização econômica.
II - Organizado como uma república presidencialista, o país apresenta uma democracia das mais antigas e estáveis do mundo. Sua Constituição , em vigência até hoje, foi promulgada em 1787.
III - É o mais extenso e mais populoso país da Terra. Estende-se pela América do Norte, do Oceano Pacífico a oeste, até o Oceano Atlântico, a leste.
IV - Os Estados Unidos constituem-se de 50 estados reunidos em uma federação. Desses estados, dois formam trechos territoriais descontínuos: o Alasca, ao noroeste do Canadá, e o Havaí, no Pacífico.

Estão corretos:
(A) Somente os itens I, II e IV
(B) Somente os itens I e III
(C) Somente os itens II, III e IV
(D)Todos os itens

Tema: EUA
Assunto: Características socioeconômicas dos EUA  

Geografalando – COMENTA:
Os itens chamam atenção para os fatores que explicam o desenvolvimento industrial, o povoamento e a difusão política dos Estados Unidos.
Os Estados Unidos estão em quarto lugar em área terrestre descontínua e ocupa o terceiro em população, após China e Índia.
Resposta correta: "A"

09ª- Questão:   As negociações para o estabelecimento da ALCA (Área de Livre Comércio das Américas) estão em andamento, e a previsão é de que em 2005 ela seja implantada. Entretanto, autoridades e alguns setores do empresariado brasileiro não são favoráveis à ALCA. Sua argumentação baseia-se no seguinte:

I - O setor industrial brasileiro não possui competitividade para enfrentar as indústrias norte-americanas.
II - Por causa da baixa competitividade, a implantação de uma zona de livre comércio, com tarifa zero, levaria muitas empresas brasileiras à falência.
III - É mais interessante consolidar, primeiramente, o Mercosul (Mercado Comum do Sul), para depois avaliar o interesse e ingressar ou não na ALCA.
IV - Economias muito desiguais - como é o caso dos Estados Unidos e do Brasil ou dos Estados Unidos em relação a outros países latinos-americanos - estabelecem relações desiguais, gerando, assim, a supremacia dos Estados Unidos em relação aos demais países.

Estão corretos:
(A) Somente os itens II e IV.
(B) Somente os itens I e III.
(C) Somente os itens II, III e IV.
(D) Os itens I, II, III e IV.

Tema: Blocos econômicos
Assunto: Características socioeconômicas    

Geografalando – COMENTA:
Todos os itens são corretos pois apontam para as vantagens e desvantagens da anexação do Mercosul a Área de Livre Comércio das Américas, lidarada pelos EUA. É dado destaque para a necessidade de uma consolidação ainda maior para o Mercosul e a falta de competitividade do setor industrial do Conesul em relação a América Anglo Saxônica.
Resposta correta: "D"

10ª- Questão:   A globalização é um processo de amplas dimensões sociais, que atinge sociedades, instituições e pessoas em todo o mundo. Muitas de suas consequências ainda não foram suficientemente avaliadas, mas estão alterando o modo de vida de populações inteiras.

Analise  as alternativas abaixo que tratam sobre a globalização.

1 - Uma das principais características dessa mudança é a velocidade das comunicações. As notícias difundem-se mais rapidamente e os meios de transportes são muito mais rápidos agora. Num mundo interligado, a opinião pública pode ter uma força maior, pressionando governos ou instituições para soluções de problemas urgentes.
2 - O desemprego decorrente da economia globalizada pode ser visto como um aspecto negativo da globalização.
3 - As mudanças decorrentes da globalização não se traduziram em ganhos sociais na maior parte do mundo.
4 - A globalização apresenta várias dimensões: econômica, política e social, sem interferir no entanto, no campo cultural.

Estão corretas:
(A) Somente a alternativa 1
(B) As alternativas 1, 2, 3 e 4.
(C) Somente as alternativas 1, 2 e 3.
(D) Somente as alternativas 2, 3 e 4.

Tema: Globalização
Assunto: Características socioeconômicas   

Geografalando – COMENTA:
O único item incorreto é o 4, pois sabe-se que o processo de globalização também tem implicações culturais.
Resposta correta: "C"

11ª- Questão:   Tendo uma posição privilegiada e estratégica na América do Sul, o Brasil limita- se com dez países, além de ser banhado pelo oceano Atlântico.
As quatro afirmativas abaixo relacionam alguns aspectos da posição geográfica do Brasil. Identifique as que são verdadeiras e as que são falsas.

(   ) O Equador corta o Brasil nos Estados do Ceará, Pernambuco, Piauí e Bahia.
(    ) O  território brasileiro  localiza-se totalmente  no Hemisfério Ocidental, pois está a oeste do meridiano de Greenwich.
( ) O Brasil está situado quase que totalmente no hemisfério sul, pois apenas uma pequena parcela do seu território encontra-se ao norte da linha Equatorial. (93% hemisfério sul e 7% hemisfério norte)
( ) Atravessado pelo Equador e o Trópico do Capricórnio, o Brasil tem a maior parte do seu território situado na chamada Zona Intertropical, quente ou tórrida. Apenas 8% do território nacional situa-se na Zona subtropical.

A seqüência correta, de cima para baixo, é:

(A) F, V, V, V
(B) F, F, V, V
(C) V, F, V, F
(D) V, V, F, V

Tema: Brasil= Posição geo-astronômica 
Assunto: Características físicas

Geografalando – COMENTA:
O Brasil é cortado pelo Equador nos Estados do Amapá, Pará, Amazonas e Roraima.
Resposta correta: "A"

12ª- Questão:   A República Federativa do Brasil, a partir de 1988, com a Nova Constituição ficou assim dividida: 26 Estados e 1 Distrito Federal, num total de 27 unidades político-administrativas. As transformações ocorridas no Brasil, foram:
1 - Roraima e Amapá, de Territórios passaram a ser Estados.
2 - Fernando  de   Noronha,  de   Território  passou  a   ser  município  de Pernambuco.
3 - Criação do novo Estado do Brasil, Tocantins, capital: Palmas.
4 - Divisão do Estado do Mato Grosso em dois: Mato Grosso do Norte e Mato Grosso do Sul.

Estão corretos os itens:

(A) 2 - 4
(B) 1 - 2 - 3
(C) 1 - 3 - 4
(D) 1 - 2 - 3
Tema: Brasil= Organização política-administrativo 
Assunto: Características políticas e físicas 

Geografalando – COMENTA:
A partir de 1988, o Brasil passou a possuir 26 Estados e 1 Distrito Federal. Os territórios do Amapá e Roraima foram elevados à categoria de Estado. Fernando de Noronha foi incorporado ao estado de Pernambuco e o estado de Goiás dividido, ficando a porção norte denominada de Tocantins, o mais novo estado do Brasil.
Resposta correta: "B"

13ª- Questão:   Um dos fatores desfavoráveis à imigração de estrangeiros para o Brasil, no século XIX, foi:
(A) clima tropical
(B) grande extensão territorial
(C) expansão cafeeira e necessidade de mão-de-obra.
(D) crises econômicas, sociais e política da Europa.

Tema: Migrações
Assunto: Brasil migrações externas no século  XIX.

Geografalando – COMENTA:
Um dos fatores desfavoráveis à imigração de estrangeiros para o Brasil foi a sua tropicalidade, fator responsável pelo maior povoamento de estrangeiros no extremo sul do país, por apresentar um clima com características do clima europeu.
Resposta correta: "A"

14ª- Questão:   Sobre a estrutura geológica do território brasileiro, é incorreto afirmar que:

(A) o território brasileiro não foi marcado por dobramentos recentes.
(B) as bacias sedimentares são de origem paleozóica, mesozóica e cenozóica.
(C) na  história  geológica  do  país  não  há  notícia  de  vulcanismo  nas  nossas formações.
(D) os escudos cristalinos que afloram no território brasileiro são de origem pré- cambriana.

Tema: Estrutura geológica  
Assunto: Características geológica do território brasileiro

Geografalando – COMENTA:
O Brasil sofreu um intenso processo de vulcanismo principalmente na Era Mesozóica que deu origem ao Planalto Meridional na Região Sul.
Resposta correta: "C"

15ª- Questão:   O Brasil dispõe de abundantes recursos hídricos, mas eles não se encontram bem distribuídos pelo território e não são bem utilizados, ocorrendo escassez ocasional principalmente no Nordeste semi-árido.

Analise as alternativas abaixo:
1 - Do total de água doce existente no mundo, o território brasileiro possui 15%, devido a um clima que assegura chuvas abundantes e regulares em quase todo o território.
2 - O Brasil, além dos rios permanentes, possui rios temporários ou intermitentes, ou seja, aqueles que ficam reduzidos a um pequeno volume de água, chegando até mesmo a secar nos períodos de longa estiagem ou seca. Estes são encontrados no Sertão nordestino, área de clima semi- árido, ou Polígono das secas, onde as chuvas são bastante irregulares.
3 - Todos os rios brasileiros são exorréicos e possuem foz em estuário, com exceção do Amazonas e do Parnaíba.
4 - O potencial hidráulico da bacia do São Francisco está representado pelas usinas de Tucuruí, São Félix e Moxotó.

Estão corretas:
(A) somente os itens 2 e 4.
(B) somente os itens 1, 3 e 4.  
(C) os itens 1, 2, 3 e 4.
(D) somente os itens 1, 2 e 3.

Tema: Hidrografia brasileira 
Assunto: Características dos recursos hídricos do território brasileiro 

Geografalando – COMENTA:
O rio São Francisco possui como principais usinas: Três Marias, Paulo Afonso, Sobradinho, Itaparica, Moxotó e Xingó.
A usina de Tucuruí está localizada no rio Tocantins (PA) e a usina de São Félix, no rio Xingú, na bacia Amazônica.
Resposta correta: "D"


16ª- Questão:   Observe o mapa abaixo e identifique as cidades representadas pelos pontos, conforme as letras:

(A) A - Camocim, B - Quixadá, C - Russas, D - Iguatu, E - Sobral
(B) A - Sobral, B - Crato, C - Quixadá, D - Iguatu, E - Russas
(C) A - Sobral, B - Crateús, C - Quixadá, D - Iguatu, E - Russas
(D) A - Tianguá, B - Sobral, C - Canindé, D - Crato, E - Russas

Tema: Transportes Rodoviários
Assunto: Principais rodovias federais que cruzam o estado do Ceará

Geografalando – COMENTA:
Representa centros urbanos do interior do Estado atravessados pelas rodovias federais que partem de Fortaleza a saber:
BR 020 ® rodovia radial liga-se a capital federal Brasília.
BR 116 ® liga o Norte com o Sul e vai de Fortaleza a fronteira  Brasil - Uruguai.
BR 222 ® liga o leste com o oeste de Fortaleza a Belém.
Resposta correta: "C"

17ª- Questão:   "Mesmo hoje, quando se reconhece o Nordeste brasileiro como uma região com grandes problemas em comum, ainda se pode perceber que há enormes disparidades econômicas e naturais entre diversas de sua área."

As principais sub-unidades que compõem o complexo regional do Nordeste brasileiro são:

(A) Agreste, Zona Interplanálticas e Chapadas Úmidas.
(B) Sertão, Vale do Ribeira, Meio-Norte e Agreste.
(C) Meio-Norte, Agreste, Sertão e Cariris Velhos.
(D) Zona da Mata, Agreste, Sertão e Meio-Norte.

Tema: Desigualdades regionais 
Assunto: Diferenças socioeconômicas da região Nordeste   

Geografalando – COMENTA:
A região Nordeste está dividida em quatro sub-regiões:
- Zona da Mata: ocupando a porção oriental da região.
- Agreste: área de transição entre o litoral (Zona da Mata) e o interior (Sertão).
- Sertão: maior das sub-regiões, ocupada pelo domínio do semi-árido e da caatinga.
- Meio-Norte: área de transição entre o Sertão (quente e seco) e a Amazônia (quente e úmida).
Resposta correta: "D"


18ª- Questão:   Reduzir a migração, melhorar as condições do homem do campo, fazer com que mesmo as regiões mais secas tenham um potencial a ser explorado e prevenir a degradação ambiental do semi-árido. Essas são algumas das metas do Programa de Ação Nacional de Combate à Desertificação e Mitigação dos Efeitos da Seca (PAN - Brasil) lançado no dia 03 de agosto de 2004, em Fortaleza.

Analise as alternativas abaixo que tratam sobre a desertificação no Brasil.

I - Cerca de 18 milhões de pessoas estão nas áreas suscetíveis à desertificação no Brasil, ou cerca de 40% dos pobres do País. O PAN brasileiro, além de diretrizes para o combate à desertificação nessas áreas, apresenta metas para a redução da pobreza e desigualdade social.
II - No Brasil, 1,4 mil municípios estão localizados no semi-árido, e portanto, sujeitos à desertificação.
III - Marcada pela perda gradual da fertilidade biológica do solo, a desertificação observada em áreas do Nordeste (Irauçuba (CE),  Seridó (PB), Equador (RN) e Cabrobó (PE)) é resultado sobretudo do cultivo inadequado da terra associado a variações climáticas locais e às características do solo - pedregoso ou impermeável com elevada evaporação por causa das altas temperaturas do clima semi-árido.
IV - A agropecuária e a mineração predatórias, além do desmatamento, têm provocado a desertificação de grandes áreas em algumas regiões do Brasil.

Estão corretos:
(A) somente o item III.
(B) somente os itens II e IV.
(C) somente os itens I e II.
(D) todos os itens.

Tema:  Desertificação
Assunto: Características socioeconômicas  ligadas ao processo de desertificação no nordeste brasileiro   

Geografalando – COMENTA:
Os itens abordam a área de ocorrência e os fatores que explicam o processo de desertificação que é ocasionado pela ação conjugada de fatores naturais e a ação antrópica (agropecuária predatória, técnicas erradas de irrigação, etc.)
Resposta correta: "D"

19ª- Questão:   Apesar da agricultura continuar desempenhando papel de importância no espaço brasileiro, hoje sabemos que o Brasil deixa de ser um país rural e agrícola para se tornar um país urbano e industrial.

Os principais fatores que possibilitaram a industrialização do Brasil foram, exceto:

(A) Para atender às necessidades do mercado interno (bens de consumo) a industrialização passa a ser substitutiva.
(B) Implantação da industrialização com tecnologia superada e máquinas obsoletas nos países mais desenvolvidos.
(C) Balança comercial desfavorável com importação de alimentos e matérias- primas para aquisição de máquinas e equipamentos.
(D) Participação do Estado, sob diversas formas, estimulando a imigração para adquirir Know-how, criando facilidades e oferecendo vantagens para atrair investimentos estrangeiros e praticando o protecionismo.

Tema: Industrialização brasileira
Assunto: Características da economia brasileira no século XXI

Geografalando – COMENTA:
O Brasil apresenta um superávit na balança comercial com a exportação de produtos primários e industrializados.
O setor agrícola e pecuário aponta o Brasil nos setores da soja, laranja, café, açúcar e carne bovina.
Resposta correta: "C"



20ª- Questão:   O Presidente Lula instituiu 2004 como o Ano Nacional da Mulher. Isso porque elas correspondem a mais de 51% da população brasileira, representam grande percentual do mercado de trabalho e historicamente, têm sido com maior ou menor intensidade, discriminada pela sociedade.

Analise as alternativas abaixo e coloque V nas  frases  verdadeiras e F nas frases falsas.

( ) De acordo com o IBGE, 15 milhões de lares brasileiros são chefiados por mulheres, mas apenas em um milhão e meio desses lares - um em cada dez - elas contam com a ajuda de um companheiro para o sustento da família.
( ) As mulheres representam 45,3% da População Economicamente Ativa (PEA) e no Brasil ocupam apenas 9% dos cargos de direção e de chefia das maiores empresas, segundo pesquisas realizadas pelo Instituto Ethos, divulgada recentemente.
( ) A participação feminina no mundo do trabalho é marcada por salários inferiores aos dos homens em iguais funções e por maiores dificuldades em fazer carreira. As mulheres são as primeiras a serem demitidas em momentos de crise e têm mais dificuldade de recolocação (IBGE).
( ) Dentre os pobres brasileiros, 65% são mulheres. As mulheres negras além da discriminação ao sexo, ainda são vítimas do racismo. Elas têm salários mais baixos do que as brancas, menos anos de estudo e sofrem mais altas taxas de desempregos.

Estão corretos:

(A) V, V, V, V
(B) F, V, V, F
(C) V, F, F, V
(D) F, F, V, V

Tema: Mundo do trabalho
Assunto: Exceção da mulher no mundo do trabalho.

Geografalando – COMENTA:
A questão enfatiza o quadro social, econômico e histórico da mulher na sociedade brasileira.

Resposta correta: "A"
UVA/2005.1 - Vestibular Comentado Geografia UVA/2005.1 - Vestibular Comentado Geografia Reviewed by Gilvan Fontanailles on maio 28, 2015 Rating: 5

Nenhum comentário

Slider

[recent]

Anuncios!