UVA/2004.1 - Vestibular Comentado Geografia

GEOGRAFIA

1ª- Questão:   Sobre a Geografia, seus métodos, seus procedimentos, suas abordagens não é verdadeiro afirmar que:

(A) A Geografia Tradicional tem por base metodológica a teoria marxista.
(B) O espaço geográfico é fruto da dinâmica social (relação homem, natureza e trabalho) que se diferencia de acordo com a formação história, no espaço e no tempo.
(C) A Geografia ao longo de sua trajetória tem vivenciado avanços e recuos. Hoje, pode-se dizer que a Geografia apresenta grandes avanços metodológicos permitindo compreender a dinâmica e as contradições sociais do espaço geográfico.
(D) A sala onde você está fazendo esta prova para concorrer a uma vaga do vestibular, contém natureza transformada pelo trabalho social. Olhe para as paredes, carteiras e demais objetos ao seu redor e perceberá isto. Quase tudo que nos cerca é o resultado do trabalho social sobre a natureza, inclusive o espaço geográfico, objeto de estudo da Geografia.

Tema: Introdução à geografia
Assunto: Características das principais escolas geográficas
Geografalando – COMENTA:
A geografia crítica que tem como base Metodológica a teoria Marxista, enquanto que a geografia tradicional usa o método descritivo, representado pelas primeiras escolas geográficas: o determinismo (alemão), e possibilismo (francês) e a geografia quantitativista (EUA)

Resposta Correta:”A”

2ª- Questão:   Era da Terra caracterizada basicamente pela presença de vida na água, já com surgimento de peixes. No final dessa era desenvolveram-se os primeiros anfíbios e répteis. Foram encontradas também evidências da presença de grandes florestas.

(A) mesozóica
(B) paleozóica
(C) pleistoceno
(D) cenozóica

Tema: Geologia
Assunto: Tempo geologico
Geografalando – COMENTA:
A Era em que surgiu a vida aquática, bem como anfíbios, répteis e as grandes florestas, foi a paleozóica - Era em que se formou o oceano primitivo.
Resposta Correta: “B”

3ª- Questão:   Rochas que resultam da destruição de rochas mais antigas e de transformações sofridas por outros materiais, de origem química ou orgânica. Ex. carvão mineral.
(A) rochas magmáticas ou eruptiva
(B) rochas sedimentares
(C) rochas metamórficas
(D) rochas intrusivas.

Tema: Geologia
Assunto: Tipos de rochas
CLF – COMENTA:
O carvão mineral, assim como outras rochas, como o petróleo e o xisto betuminoso, e originaram de matéria orgânica, depositadas nas eras paleozóicas e mesozóicas.
Resposta Correta: “B”

4ª- Questão:   Se  dividirmos  a  população  absoluta  pela  área  territorial  obteremos  no quociente a:

(A) população relativa
(B) população absoluta
(C) população nômade
(D) população pendular  

Tema: Demografia
Assunto: Conceitos demográficos
Geografalando – COMENTA:
Chamamos de população relativa ou densidade demográfica a razão entre o número total de habitantes de uma região (população absoluta) sobre sua área total.
Resposta Correta: “A”

5ª- Questão:   A civilização chinesa desperta atenção por seus impressionantes 7000 anos de história, pelo número de habitantes, pelo fato de ser oficialmente um país comunista e pela rapidez de seu crescimento econômico, o mais acelerado do mundo.

Sobre esse país que mais cresce, não podemos afirmar que:

(A) Dois terços do 1,3 bilhão de chineses vivem em áreas rurais muito pobres.
(B) Preocupação com a possibilidade de a produção alimentar ser insuficiente para suprir as necessidade internas, o governo chinês tomou uma medida drástica, determinando  que cada casal tivesse apenas um filho.
(C) A China é o terceiro país em superfície territorial e o mais populoso do mundo.
(D) Localiza-se no Oriente Médio, tem como capital a cidade de Xangai e com uma cultura milenar, é  berço de muitas religiões.

Tema: China
Assunto: Conceitos demográficos
Geografalando – COMENTA:

Com 1,3 bilhão de habitantes, a China é o país mais populoso do mundo, porém é o terceiro mais extenso, logo após a Rússia e o Canadá.
Resposta Correta: “C”

6ª- Questão:   A Europa engloba cerca de cinquenta países. A maioria deles constitui repúblicas, mas há vários Estados monárquicos. Todos eles são monarquias constitucionais.

Assinale a opção que contém somente monarquias.
(A) Reino Unido, Noruega, Suécia, Espanha e Bélgica
(B) Noruega, Reino Unido, Itália, Finlândia, Rússia, Espanha
(C) Suécia, Bélgica, Reino Unido, Geórgia, São Marinho e Islândia
(D) Eslováquia, Iugoslávia, Reino Unido, Bélgica, Suécia e Noruega.

Tema: Continente europeu
Assunto: Aspectos políticos
Geografalando – COMENTA:

A Europa possui outras monarquias além das citadas, como Mônaco. Resposta Correta: “A

7ª- Questão:   Natalidade, mortalidade e crescimento natural ou vegetativo (IN - IM) são movimentos:

(A) verticais ou demográficos
(B) horizontais ou transladativos
(C) demográficos ou transladativos
(D) as opções a e b estão corretas.

Tema: Demografia
Assunto: Conceitos demográficos
Geografalando – COMENTA:

Os elementos citados no enunciado compõem a equação do crescimento demográfico: taxa de natalidade (TN) - taxa de mortalidade (TM)
Resposta Correta: “A”

8ª- Questão:   Geograficamente, a razão do desenvolvimento de uma cidade é a sua:

(A) posição na hierarquia urbana
(B) situação geográfica
(C) superfície, representada pelo sítio urbano
(D) influência como capital regional

Tema: Urbanização
Assunto: Hierarquia urbana
Geografalando – COMENTA:

A situação geográfica é a relação que existe entre a área ocupada pela cidade e suas condições naturais. EX: São Luís (insular), Belo Horizonte (de montanha), Manaus (entre rios).
Resposta Correta: “B”

9ª- Questão:   “Enquanto a produção de recursos de subsistência cresce numa progressão aritmética, a produção cresce numa progressão geométrica.”

A frase refere-se à teoria de:

(A) Thomas Hobbes
(B) Thomas Edson
(C) Thomas Morus
(D) Thomas Robert Malthus

Tema: Demografia
Assunto: Teorias demográficas
Geografalando – COMENTA:

Essa teoria do inglês Thomas Malthus, previa uma catástrofe, pois a produção de alimentos seria inferior ao crescimento populacional.
Resposta Correta: “D”

10ª- Questão:   Analise   as considerações sobre a globalização e coloque a letra V nas frases verdadeiras e a letra F nas frases falsas.

( ) A globalização não é um acontecimento recente. Ela se iniciou já nos séculos XV e XVI, com a expansão marítimo-comercial europeia, consequentemente a do próprio capitalismo e continuou nos séculos seguintes.
( ) O que diferencia a mundialização iniciada no século XV e XVI, da atual é a velocidade e abrangência de seu processo, muito maior hoje.
( ) O que mais chama a atenção na atual globalização é sobretudo o fato de generalizar-se em vista da falência do socialismo real. De repente, o mundo tornou-se capitalista e globalizado.
( )Os instrumentos da globalização possibilitam o fortalecimento do capitalismo, que, junto com a revolução técnico-científica traz, uma série de dificuldades para os países periféricos da economia mundial, que não têm poder de concorrência com as grandes potências do mundo atual.

A sequência correta, de cima para baixo, é:
(A) F,V,V,F
(B) V,F,V,F
(C) F,F,V,V
(D) V,V,V,V

Tema: Globalização
Assunto: Principais características do mundo globalizado  
Geografalando – COMENTA:

A globalização é um fenômeno que representa a interdependência cultural, comercial, tecnológica, política, etc entre países, e é propiciada pelo avanço do Neoliberalismo e o avanço da revolução técnico-científico. Tecnologia essa dominada pelos países centrais da globalização. Ex: Estados Unidos, Alemanha e Japão
Resposta Correta: “D”

11ª- Questão:   Brasil tem dimensões continentais, e essa é uma diferença fundamental em relação aos seus vizinhos latino-americanos. Sua extensão territorial coloca-o na quinta posição entre os maiores países do globo, com uma área de 8.514.046,79 km2 e uma população de 160.336.471 habitantes. censo 2000 - IBGE.

Leia as alternativas abaixo e coloque V nas frases   verdadeiras e F nas frases falsas.

(  )  O Brasil corresponde a dois terços da América Latina, e é seguramente o maior país situado  na faixa intertropical.
(  )  A grande reserva de terras do Brasil é a maior floresta pluvial do planeta – a Amazônica – com uma imensa variedade de espécies.
(  )  O  Brasil  possui  7%  do  seu  território  no  hemisfério  Norte,  93%  no hemisfério Sul e 100% no hemisfério Oeste.
( ) Como conseqüência da grande extesão territorial norte-sul, o território brasileiro estende-se por três zonas térmicas (ou climáticas): tropical, temperada e frígida.

A seqüência correta, de cima para baixo, é;

(A) V, V, V, V
(B) V, V, V, F
(C) F, V, F, V
(D) F, F, V, V      

Geografalando – COMENTA:
O Brasil, é cortado   pelo o Equador e tem a maior parte do seu território, abaixo dessa linha, sendo o maior país tropical e meridional do globo.
Resposta correta: "B"

12ª- Questão:   As divisões político-administrativa e regional no Brasil, no sentido de promover e racionalizar a administração, têm sofrido freqüentes alterações. A mais recente foi:
(A) a elevação do território de Rondônia à categoria de Estado
(B) a fusão do Estado da Guanabara  ao Estado  do Rio de Janeiro
(C) a criação do Estado do Tocantins a partir do desmembramento  do norte de Goiás
(D) a criação dos Estados de Mato grosso do Norte e Mato Grosso do Sul

Geografalando – COMENTA:
A criação do Estado de Tocantins, a partir do desmembramento  do Norte de Goiás,  ocorreu em 1988
Resposta correta: "C"

13ª- Questão:   O setor de atividades com maior percentual de participação no total da PEA (População Econômica Ativa), em nosso país, segundo  o Censo de 2000, é o:

(A) primário
(B) secundário
(C) terciário
(D) quaternário

Geografalando – COMENTA:
O setor terciário ocupa mais da metade da PEA brasileira, fato este decorrente de uma urbanização desordenada que   promove a   hipertrofia desse setor, representado pelos desempregados e subempregados.
Resposta correta: "C"

14ª- Questão:   O Brasil é um rico país de pobres. Ao mesmo tempo em que apresenta uma grande dinamismo econômico no cenário econômico mundial, caracteriza-se pelas grandes desigualdade internas na distribuição social e territorial da renda.

Com base na contradição do texto acima podemos dizer que:

I - A economia brasileira é, hoje, a mais importante da América Latina e o país tem uma indústria diversificada, graças à forte atuação do Estado, que criou  condições  para os investimentos produtivos.
II - O Brasil é um país de múltiplos tempos e múltiplos espaços. A velocidade de incorporação de inovações tecnológicas é extremamente rápida, em parcelas localizadas de seu terriório, ao mesmo tempo em que se vive em condições primitivas, extremamente rápida, em parcelas localizadas de seu território, ao mesmo tempo em que se vive em condições primitivas, com ritmos determinados pela natureza, em imensa  extensões.

III - A distribuição de renda no Brasil, nos últimos anos, tem sido feita de forma mais justa, o que, de certo modo, comprova o crescimento econômico do país e sua caracterização como nação  em desenvolvimento.

IV - Apesar do processo de crescimento da economia nacional, observa-se que há uma progressiva concentração da renda, principalmente entre os 10% mais ricos.

Estão corretos:

(A) somente os itens  II e III
(B) somente os itens I, II, III e IV
(C) os itens I, II, III e IV
(D) somente os itens I, II e IV

Geografalando – COMENTA:
A questão aborda, indicadores sócio-econômicos do Brasil, que mesmo sendo industrializado e dominar algumas tecnologias mantém, indicadores negativos, como, altas taxas de mortalidade e analfabetismo, concentração de renda entre outros.
Resposta correta: "D"


15ª- Questão:   A urbanização brasileira se caracteriza pela rapidez e intensidade do seu ritmo. Analise as afirmativas abaixo e assinale as corretas:
1 - A industrialização foi a grandes responsável pela aceleração do processo de urbanização no Brasil
2 - Na década de 1970, pela primeira vez no Brasil a população das cidades era maior que a do campo, coroando um dos mais vertiginoso processos de urbanização registrados no mundo.
3 - As metrópoles tornaram-se o lugar da pobreza urbana, das carências sociais de vários tipos que se manifestam em movimentos de posseiros, em invasões dos sem-teto  e em loteamento clandestino.
4 - O processo de urbanização da população brasileira vem se intensificando a cada ano. Sudeste e Norte são as regiões brasileiras nas quais esse processo foi mais  intenso no período de 1980/ 1991.

Estão corretos:
(A) somente os itens 1, 2  e 3
(B) somente os itens 2, 3 e 4
(C) somente os itens 1 e 3
(D) todos os itens

Geografalando – COMENTA:

A urbanização no Brasil ocorreu junto com o processo de industrialização, porém caracterizou-se, como uma urbanização recente, rápida e desordenada
Resposta correta: "A"


16ª- Questão:   Para se avaliar o nível de desenvolvimento de uma nação é necessário não apenas considerar sua riqueza, expressa pela renda nacional, mas também levar em conta indicadores sociais, ou seja, os números que indicam as condições de vida das pessoas. (renda per capita, analfabetismo, expectativa de vida, mortalidade infantil)

Desde a década de 1990, para a Organização das Nações Unidas os países devem ser classificados segundo uma combinação de todos os índices mencionados. O resultado é o:
Estão corretos:

(A) PIB
(B) PEA
(C) IDH
(D) IN - IM

Geografalando – COMENTA:
O IDH, foi criado a partir do ano 1992  pelo PNUD (Plano das Nações Unidas para o desenvolvimento) e significa Índice de Desenvolvimento Humano
Resposta correta: "C"

17ª- Questão:   Sobre o relevo do Brasil podemos afirmar corretamente  que:
I - As  áreas  de  planaltos  no  Brasil  podem  ser  divididas  em  duas  grandes unidades: o planalto  das Guianas  e  o Planalto Brasileiro
II - O planalto das Guianas localiza-se ao norte do Brasil e o planalto Brasileiro abrange a área central, oriental e sul do país.
III - O Espigão Mestre é divisor das águas do Rio São Francisco e do Jaguaribe
IV - O ponto culminante do Brasil é o pico da Neblina localizado na serra de Imeri, no Estado do Amazonas.

Estão corretos:
(A) os itens I, III e IV
(B) os itens II, III e IV
(C) os itens I, II e IV
(D) os itens I, II e III

Geografalando – COMENTA:
A questão cita as grandes unidades de relevo que são os  grandes divisores de água do Brasil, que são: o Planalto das Guianas e o Planalto Brasileiro.
Resposta correta: "C"

18ª- Questão:   "Vou acabar essa transposição na marra, nem que seja com lata d'água na cabeça" – Lula garantindo que implementará o projeto de transposição das águas do São Francisco para irrigação do Nordeste. Revista VEJA – 22/10/2003 Edição 1825.
O primeiro projeto sobre a transposição das águas do Rio São Francisco é de 1918 e até hoje ainda se discute sobre o assunto que abrange oito Estados brasileiros, inclusive o Ceará.

O Rio São Francisco é um rio que atravessa:

(A) regiões secas, das cabeceiras á foz
(B) áreas das matas, cerrados e caatingas
(C) somente regiões subtropicais úmidas
(D) regiões de pantanais com  cocais

Geografalando – COMENTA:
O Rio São Francisco, nasce na Serra da Canastra (MG), portanto em área de Matas serranas, seguida pelo serrado e maior trecho corresponde as caatingas do sertão baiano.
Resposta correta: "B"

19ª- Questão:   No  que  tange  às  características  naturais  e  de  uso    da  terra  do  Nordeste brasileiro,  é correto  afirmar que:

I - Trata-se de uma  região homogênea sob o aspecto natural  e não apresenta grandes diversidades sob  o ponto de vista ambiental.
II - Toda a região de modo indistinto,  é submetida às condições do clima semi- árido
III - O  clima  semi-árido  do  sertão  condicionou o  aparecimento  de  uma vegetação xerófila, a caatinga
IV - Rica e pobre, farta e carente, úmida e seca, a Grande Região Nordeste é conhecida pelos seus contrastes físicos, humanos, econômicos e sociais e por isso é a mais discutida de todas as regiões do Brasil.

Estão corretos os itens:
(A) I e IV
(B) I, II e III
(C) II, III e IV
(D) III e IV

Geografalando – COMENTA:
O Nordeste não é uma região homogênea sob o aspecto natural, possui desde florestas equatoriais no oeste do Maranhão, até as formas xerófitas no sertão.
Resposta correta: "D"


20ª- Questão:   Estatísticas do Século XX, lançado pelo IBGE em outubro de 2003, mostram que os avanços dos anos 1900 dão ao Brasil do século XXI a chance de crescer e tornar-se um país socialmente mais justo. (Veja: edição 1823 - 05/10/2003). Analise as afirmativas abaixo que tratam de alguns problemas do Brasil de hoje e coloque V nas frases verdadeiras e F nas frases falsas.

( ) O Brasil entra no século XXI como  a 15ª  economia do planeta e com uma agenda social do século XIX, que inclui problemas básicos como saneamento.
( ) Entre os maiores responsáveis pela dificuldade de inserção do Brasil na economia global está o descaso com a educação que freou o desenvolvimento. É impossível pensar num país próspero e socialmente justo sem o investimento maciço na educação de qualidade.
( ) Apesar do grande amadurecimento institucional carregamos problemas estruturais nos três poderes, seja na ineficiência do Judiciário, no clientelismo do Executivo e do Legislativo ou na doença endêmica da corrupção em quase  todas as esferas  da vida  nacional.
( ) Em que pese o aumento da desigualdade de renda nos últimos trinta anos, o século XX foi bom para o Brasil. O país é hoje uma sociedade mais livre, mais forte e mais aberta. Combater a desigualdade é o desafio do século XXI.

A seqüência correta, de cima para baixo é:  

(A) F, V, F, V
(B) V, V, V, V
(C) V, F, F, V
(D) F, F, F, F

Geografalando – COMENTA:
A questão destaca os antagonismos de um país industrializado e que possui um dos maiores PNBs do planeta e possui ainda um grande desafio, reduzir as desigualdades sociais.

Resposta correta: "B"
UVA/2004.1 - Vestibular Comentado Geografia UVA/2004.1 - Vestibular Comentado Geografia Reviewed by Gilvan Fontanailles on maio 28, 2015 Rating: 5

Nenhum comentário

Slider

[recent]

Anuncios!