Avaliação 1ª Ano Comentada = Assunto climatólogia



1ª Questões: (UCS/RS) A atmosfera terrestre é formada por diversos gases importantes para a vida. É na atmosfera que se desenvolve o clima e o tempo. Sobre o clima é correto afirmar que

(A)  é o estado momentâneo da atmosfera que influencia todo o Globo.
(B)  à medida que a altitude aumenta, a temperatura diminui.
(C)  quando nos afastamos da costa, encontramos amplitudes térmicas menores.
(D)  as massas de ar influenciam apenas os climas frios, pois, nos climas quentes, elas não conseguem penetrar.
(E)  quanto menor a latitude, menor é a temperatura em função da baixa umidade.

2ª Questões: (UFRN) O clima é a síntese do tempo num determinado lugar, durante um período de aproximadamente 30 a 35 anos, e resulta principalmente da:

(A) expansão das massas de ar.
(B) diferenciação da pressão atmosférica.
(C) distribuição da pressão atmosférica.
(D) distribuição das chuvas.
(E) variação da temperatura.

3ª Questões: (UCS/RS) A atmosfera terrestre é formada por diversos gases importantes para a vida. É na atmosfera que se desenvolve o clima e o tempo.

Sobre o clima é correto afirmar que

(A) é o estado momentâneo da atmosfera que influencia todo o Globo.
(B) à medida que a altitude aumenta, a temperatura diminui.
(C) quando nos afastamos da costa, encontramos amplitudes térmicas menores.
(D) as massas de ar influenciam apenas os climas frios, pois, nos climas quentes, elas não conseguem penetrar.
(E) quanto menor a latitude, menor é a temperatura em função da baixa umidade.

4 Questão: (UFES) A altitude é um fator que influencia condições ambientais e, por isso, é levada em consideração na prática esportiva. É CORRETO afirmar que o aumento da altitude causa:

a) aumento da longitude.
b) diminuição da pressão atmosférica.
c) aumento da densidade do ar.
d) diminuição da latitude.
e) diminuição dos valores de insolação


5ª Questão: (UFMS) Clima é a sucessão habitual dos estados do tempo meteorológico. A grande variação climática no planeta é resultante da interação dos fatores climáticos, que são os responsáveis pela grande heterogeneidade climática da Terra e estão diretamente relacionados com a geografia de cada porção da superfície terrestre. Em qual das alternativas a seguir há APENAS fatores climáticos, isto é, aqueles que contribuem para determinar as condições climáticas de uma região do globo?

(A) Correntes marítimas, temperatura do ar, umidade relativa do ar e grau geotérmico.
(B) Altitude, massas de ar, maritimidade e latitude.
(C) Hidrografia, correntes marítimas, latitude e relevo.
(D) Temperatura do ar, altitude, hidrografia e massas de ar.
(E) Temperatura do ar, umidade relativa do ar, insolação e grau geotérmico.

Comentário: Durante as aulas, estudamos sete fatores climáticos: 1. Latitude, 2. Altitude, 3. Massas de ar, 4. Correntes marítimas, 5. continentalidade e maritimidade, 6. Relevo e 7. Vegetação.

A alternativa que mostra somente fatores climáticos é a B. Os itens sublinhados nas demais alternativas mostra onde estava o erro (a palavra sublinhada poderia se referir a um elemento do clima, como a umidade do ar, ou a uma condição natural, porém não considerada como elemento do clima).

Não se esqueça: fatores climáticos são condições naturais (processos, fenômenos, entre outros) que interferem no clima e no tempo, ou seja, que são capazes de influenciar a temperatura (aumentando-a ou diminuindo-a), a umidade ou a pressão atmosférica de um determinado lugar.


6ª Questão:  (UNIFEI) Pode-se afirmar que o clima corresponde ao comportamento do tempo atmosférico, ao longo do ano, num determinado lugar da Terra. O clima tem comportamento diversificado, que é caracterizado pela combinação de diferentes fatores.

Com relação aos fatores climáticos, assinale a alternativa incorreta.

(A) A latitude é o mais evidente fator climático, e quanto mais se afastar do Equador, menores serão as temperaturas.
(B) As massas de ar influem diretamente nas condições climáticas.
(C) As massas de ar podem ser frias ou quentes, secas ou úmidas, e, ao se deslocarem, interagem umas com as outras, trocando e distribuindo calor pela terra.
(D) Em maiores altitudes, o ar se torna mais rarefeito, ou seja, há mais concentração de gases e umidade, o que aumenta a retenção de calor.



7ª Questão (JBG- 2014) Coloque V nas frases verdadeiras e F nas falsas.
( ) o clima pode mudar várias vezes ao dia.
( ) Clima é um conjunto de valores que, em um dado momento, em um certo lugar, caracterizam o estado atmosférico desse lugar.
( )O tempo representa a sucessão dos tipos climáticos em um determinado lugar da superfície terrestre.
( ) para que possamos definir o clima de uma região faz-se necessária a observação das características das condições atmosféricas desse lugar, num longo espaço de tempo
  
(A) FVF e V
(B) VFF e V
(C) FFV e V
(D) FFF e V
(E) VVV e F

8ª Questão: (UNIOESTE – adaptada)

Sobre o clima mundial, os fatores e os processos que o condicionam, considere as afirmativas a seguir:

I. A latitude influencia na distribuição espacial das temperaturas. Dessa forma, quanto maior for latitude, menores serão as temperaturas.
II. A pressão atmosférica varia em função da altitude e da temperatura. Assim, quanto maior for a altitude, menor será a pressão atmosférica e quanto mais alta a temperatura, menor será a pressão.
III A diferença entre as temperaturas máxima e mínima é maior no interior dos continentes e a continentalidade exerce grande influência sobre essa amplitude térmica.

Sobre as considerações acima, podemos dizer que:

(A) Estão incorretas as afirmativas I, e III.
(B) Estão incorretas as afirmativas I e IV.
(C) Estão incorretas apenas a alternativas III.
(D) Estão corretas  as afirmativa I, II e III.
(E) Todas as afirmativas estão incorretas.


9ª Questão: (UCS/RS) A atmosfera terrestre é formada por diversos gases importantes para a vida. É na atmosfera que se desenvolve o clima e o tempo. Sobre o clima é correto afirmar que

(A) é o estado momentâneo da atmosfera que influencia todo o Globo.
(B) à medida que a altitude aumenta, a temperatura diminui.
(C) quando nos afastamos da costa, encontramos amplitudes térmicas menores.
(D) as massas de ar influenciam apenas os climas frios, pois, nos climas quentes, elas não conseguem penetrar.
(E) quanto menor a latitude, menor é a temperatura em função da baixa umidade.


10ª Questão (JBG- 2014) Quando aumenta a temperatura de uma substância, suas moléculas ou átomos passam, em média, a oscilar mais rapidamente e tendem a se afastar umas das outras. O resultado  disso é uma dilatação da substância. Com poucas exceções, todas as formas de matérias – sólidas, líquidas, gasosas ou plasma – normalmente se dilatam quando são aquecidas, e contraem-se quando resfriadas.

Analise a tabela abaixo:
MARITIMIDADE / CONTINENTALIDADE
Cidade
Fenômeno climático
Amplitude Térmica Anual/julho
Salvador- BA
Maritimidade
         4,8 oC
Cuiabá-MT
Continentalidade
       15,2 oC

Continentalidade e maritimidade consistem na maior ou menor proximidade de grandes massas de água. Esses fatores influenciam não só na umidade relativa, mas também na temperatura do ar.


Como base nas informações da tabela da questão anterior pode-se concluir que

(A) a cidade de Salvador-BA, não tem uma amplitude térmica anual maior que a cidade de Cuiabá-MT;
(B) o fenômeno descrito é devido a rotação da Terra, que influência da distribuição das áreas do planeta com relação (proximidade ou distanciamento) a Linha do Edquador;
(C) no mês de julho na cidade de Salvador-BA a amplitude térmica era  4,8 oC enquanto que a cidade de Cuiabá-MT apresenta amplitude de 15,2 oC. Esse efeito é conhecido como maritimidade/continentalidade atuando, respectivamente, em Salvador e Cuiabá.
(D) a massa líquida oceânica sofre um processo de ganho e perda de energia térmica mais rapidamente que as formações rochosas no interior do continente. . Assim, pelo efeito da continentalidade, o clima torna-se mais ameno, com menor amplitude térmica diária e anual em relação às terras localizados no litoral do continente.
(E) O Regime térmico apresentado por estas duas cidades contraria a regra geral, segundo a qual as amplitudes térmicas das temperaturas são mais altas nas cidades litorâneas.

11ª Questão (JBG- 2014)
Devido à inclinação do eixo de rotação da terra, algumas regiões podem receber energia solar com mais intensidade ou não. Isso se dá devido o formato esférico da Terra. A consequência disso é que algumas partes da Terra receberão uma energia solar mais concentrada como por exemplo, as regiões que fica localizadas próximos a Linha do Equador, em que os raios solares chegam de forma perpendicular. O mesmo não ocorre nas regiões dos polos, onde a incidência dos raios forma um ângulo obtuso, fazendo com que os raios solares se dispersem para varias outros sentidos diferentes da direção de origem.

A principal consequência de para o clima pode ser observada  no esquema abaixo:
.
 
Com base na leitura do texto e das gravuras assinale a alternativa que identifica o fator climático  retratado no esquema que está determinando os diferentes climas dessas regiões do planeta:

(A) Maritimidade.                  
(B) Latitude.                          
(C) Continentalidade.
(D) Massas de ar.
(E) Intemperismo.

Comentário: Você reparou que a seta parte de lugares quentes (zona tropical, onde pode existir florestas, campos ou até áreas secas), passa por florestas temperadas (zona temperada) e chega até o gelo e neve (zona polar). Essa variação é definida pela distância da linha do Equador, ou seja, pela LATITUDE.

12ª Questão::  Os raios solares, ao atingirem a atmosfera terrestre, aquecem os gases da atmosfera. Afirma-se que o aquecimento da atmosfera pelos raios solares é realizado de maneira indireta, pois provém, na maior quantidade, da reflexão deles na superfície terrestre.

O calor refletido pela superfície terrestre varia de acordo com:

(A) Longitude, latitude, quantidade de vegetação e continentalidade
(B) Latitude, longitude ,maritimidade e continentalidade
(C) Latitude, altitude, maritimidade e continentalidade
(D) Longitude, altitude , quantidade de ausência de vegetação e maritimidade
(E) Longitude, altitude, latitude e maritimidade.

13ª Questão:  (PUC RJ/2013)




Disponível em: <http://professoralexeinowatzki.webnode.com.br/climatologia/fatores-do-clima/latitude-e-altitude>. Acesso em: 30 jul. 2012


A variação de temperatura observada no cartograma acima é explicada:

(A) pela diferença de pressão atmosférica nas diversas altitudes.
(B) pela correção da maior latitude pelas variações longitudinais.
(C) pela variação da longitude que afeta a mudança de latitude.
(D) pela menor concentração de pressão nas altitudes mais baixas.
(E) pela mudança climática nas camadas de gelo das maiores altitudes.

13ª Questão:  (UNIFEI) O clima corresponde ao comportamento do tempo atmosférico durante um longo período. Com relação ao clima, analise as afirmativas e assinale a opção correta.

I.      São fatores climáticos a latitude, a altitude, as massas de ar, a continentalidade.
II.     Ilhas de calor são um fenômeno climático típico de grandes aglomerações urbanas.
III.   A ação diferenciada das massas de ar ao longo do ano é um dos fatores que explicam a variação do comportamento do tempo.
IV.   A inversão térmica é um fenômeno natural que pode ocorrer em qualquer parte do planeta e geralmente acontece no final da madrugada e no início da manhã, principalmente nos meses de inverno.

(A) Apenas I e III estão corretas.
(B) Apenas II e III estão corretas.
(C) Apenas I, II e III estão corretas.
(D) Todas estão corretas.

14 Questão: (UNIFEI) Pode-se afirmar que o clima corresponde ao comportamento do tempo atmosférico, ao longo do ano, num determinado lugar da Terra. O clima tem comportamento diversificado, que é caracterizado pela combinação de diferentes fatores. Com relação aos fatores climáticos, assinale a alternativa INCORRETA.

(A) A latitude é o mais evidente fator climático, e quanto mais se afastar do Equador, menores serão as temperaturas.
(B) As massas de ar influem diretamente nas condições climáticas.
(C) As massas de ar podem ser frias ou quentes, secas ou úmidas, e, ao se deslocarem, interagem umas com as outras, trocando e distribuindo calor pela terra.
(D) Em maiores altitudes, o ar se torna mais rarefeito, ou seja, há mais concentração de gases e umidade, o que aumenta a retenção de calor.

Comentário: Todos os itens são verdadeiros, exceto a alternativa D. Nesse caso, a frase correta seria “Em maiores altitudes, o ar se torna mais rarefeito, ou seja, há menos concentração de gases e umidade, o que diminui a retenção de calor”.

Não se esqueça: Quanto maior a altitude, ou seja, quanto mais alto for o lugar, menor será a temperatura (mais frio será o lugar).

Lugares altos => menor concentração de gases (ar rarefeito) => menor retenção de calor => menor a temperatura.

15 Questão: (UESPI) O Brasil, em face de sua enorme dimensão e da influência de outros fatores estáticos e dinâmicos, possui uma grande variedade de tipos climáticos. Assinale o tipo climático que domina na Região Sul do país.

(A) Frio Oceânico.                          
(B) Tropical de Altitude.                  
(C) Subequatorial.
(D) Temperado Continental.
(E) Subtropical.

Comentário: No Brasil há seis tipos de clima: equatorial, semiárido, tropical típico, tropical litorâneo, tropical de altitude (todos esses quentes ou da zona tropical) e o clima subtropical (da zona temperada do sul).


16 Questão: Observe o mapa, a tabela e as afirmações abaixo e assinale a alternativa correta.
Temperaturas médias anuais



I. Vitória, cidade litorânea, tem sua formação climática apenas constituída pela continentalidade, o que resulta em maiores variações térmicas.
II. As duas cidades apresentam temperaturas médias anuais próximas, o que faz com que tenham a mesma taxa anual de precipitação.
III. Situadas em latitudes muito próximas, as cidades mencionadas na tabela possuem temperaturas médias distintas devido às diferenças de altitudes.

É correto apenas o que se afirma em:

(A) I.    
(B) I e II.    
(C) II.    
(D) III.    
(E) II e III.

Comentário: Analisemos cada item:

I. Vitória, cidade litorânea, tem sua formação climática apenas constituída pela continentalidade, o que resulta em maiores variações térmicas.

Vitória é uma cidade litorânea, ou seja, localiza-se próximo ao mar. No entanto, não é influenciada pela continentalidade mas sim pela maritimidade, o que lhe proporciona menores amplitudes térmicas (menores variações de temperatura entre o dia e a noite ou entre uma estação e outra). Portanto, item INCORRETO.

II. As duas cidades apresentam temperaturas médias anuais próximas, o que faz com que tenham a mesma taxa anual de precipitação.

Há uma diferença de 3º C (2,9º C) na temperatura das duas cidades. Vitória, por sua menor altitude, ou seja, por ser mais baixa, é mais quente que Belo Horizonte. No entanto, o item diz que as duas cidades possuem a mesma taxa anual de precipitação (chuva) e isso não pode ser concluído pelos dados fornecidos. Temos exemplos de cidades da Amazônia e do Nordeste com temperaturas anuais muito próximas, mas com pluviosidade bastante diferente (muita chuva na Amazônia e seca no Nordeste). Portanto, item INCORRETO.

III. Situadas em latitudes muito próximas, as cidades mencionadas na tabela possuem temperaturas médias distintas devido às diferenças de altitudes.

Item CORRETO. A latitude, distância em graus da linha do Equador, das duas cidades é muito próxima (19º e 20º ao sul do Equador). A diferença de cerca de 3º C na temperatura das duas cidades é decorrente da altitude. Belo Horizonte, mais alta (852 metros), é mais fria que Vitória (2 metros).


17 Questão: Em relação aos fatores climáticos, considere as seguintes afirmações:

I - A temperatura atmosférica não é aquecida diretamente pelos raios solares, mas pela irradiação de calor das massas sólidas e líquidas.
II - Lugares situados próximos ao mar apresentam verões mais quentes e invernos mais frios que lugares de grande continentalidade.
III - As águas do mar, dos oceanos e dos rios demoram mais para se aquecer e para se resfriar do que as terras continentais.
IV - As regiões litorâneas apresentam amplitudes térmicas tão elevadas como aquelas de regiões situadas no interior dos continentes.

Está (ão) correta (s) a (s) alternativa (s):

(A) Apenas II.                        
(B) Apenas I.                         
(C) Apenas I e III.
(D) Apenas I e II.
(E) Apenas III e IV.

Comentário: Analisemos, mais uma vez, os itens:

I. CORRETO – A luz do sol não aquece diretamente o ar (atmosfera). Se fosse assim, o topo das cordilheiras não teria gelo. A luz do sol aquece a superfície (dos continentes e oceanos) e esta, por sua vez, reflete calor para atmosfera. Alguns gases contidos no ar, conseguem absorver (reter, segurar, prender) boa parte desse calor, deixando a atmosfera aquecida.
II. INCORRETO – O fato da água se aquecer lentamente (o continente se aquece muito mais rápido) e se resfriar mais lentamente, faz com que os lugares próximos aos oceanos tenham menor amplitude térmica (menores variações de temperatura). Observe os dois gráficos abaixo:
 


  
Londres => próximo do mar => maritimidade => mais chuva, verão mais suave e inverno mais suave.
Moscou => distante do mar => continentalidade => menos chuva, verão mais quente e inverno bem mais frio.

III. CORRETO. Item já comentado acima.
IV. INCORRETO. Basta comparar os dois gráficos apresentados para saber que isso não é verdade.


18 Questão: De acordo com a primeira coluna (fatores do clima), enumere a segunda coluna (influências).

1. Latitude          
2. Altitude           
3. Maritimidade
4. Corrente marítima quente ou fria
5. Relevo

(....) Facilita ou dificulta a penetração das massas de ar para o interior dos continentes.
(....) Origina clima quente e úmido ou mais frio e seco ao longo dos litorais, em diferentes latitudes.
(....) Condiciona o comportamento das temperaturas médias, fazendo-as decrescer à medida em que aumenta a distância do Equador.
(....) Determina a redução da temperatura devido à diminuição da densidade e umidade do ar, o que prejudica a absorção do calor irradiado pela superfície.

A seqüência correta está na alternativa:

(A) 5-4-1-2. 
(B) 2-4-1-3. 
(C) 1-3-2-5. 
(D) 4-2-3-1.
(E) 5-3-1-4.

Comentário: Nesta questão, você tinha cinco fatores e apenas quatro espaços. Isso significa que um deles ficaria de fora. Veja a associação correta:

(5. Relevo) Facilita ou dificulta a penetração das massas de ar para o interior dos continentes. => A umidade do ar pode ser impedida de chegar até determinados lugares, caso a massa de ar que carrega a umidade encontre, por exemplo, um grande conjunto de montanhas.
(4. Corrente marítima quente ou fria) Origina clima quente e úmido ou mais frio e seco ao longo dos litorais, em diferentes latitudes. => É o que acontece com alguns desertos do mundo, como explicado em sala de aula.
(1. Latitude) Condiciona o comportamento das temperaturas médias, fazendo-as decrescer à medida em que aumenta a distância do Equador. => Nessa, não há nem o que comentar!
(2. Altitude) Determina a redução da temperatura devido à diminuição da densidade e umidade do ar, o que prejudica a absorção do calor irradiado pela superfície. => Já foi citado acima: lugares altos => ar rarefeito => menor absorção de calor => menor temperatura.


19 Questão: (UNIFESP) Clima corresponde à sequência cíclica das variações das condições atmosféricas, no decorrer do ano. É essa sequência que nos permite afirmar o tipo climático de alguma região. Por influência de alguns fatores, o clima não é o mesmo em todo o planeta.

a) Quais são os elementos que compõem o clima?
b) Quais os principais fatores modificadores do clima?

Resposta:
a) Os elementos que compõem o clima são: temperatura, pressão atmosférica, ventos, umidade do ar e preci­pitação.
b) Os principais fatores modificadores do clima são: latitude, altitude, marítimidade, contínentalidade, correntes marítimas e massas de ar.

20 Questão: (FURG-RS) O Clima subtropical úmido, no sul do país, é caracterizado por invernos relativamente rigorosos, com a ocorrência esporádica de precipitação de neve em determinadas áreas.

Assinale a alternativa que apresenta os fatores climáticos que influenciam a precipitação de neve em determinadas áreas do sul do país.

(A) Latitude, altitude e massa de ar.
(B) Altitude, maritimidade e continentalidade.
(C) Latitude, altitude e maritimidade.
(D) Maritimidade, relevo e massas de ar.
(E) Depressões, altitude e massas de ar.


21 Questão: UNITAU  -As massas de ar são um dos elementos fundamentais na dinâmica da atmosfera, influindo determinantemente no tempo. Quanto às áreas de origem, elas podem ser:
(A) temperadas, desérticas e polares.
(B) marítimas, continentais e de montanhas.
(C) orográficas, marítimas e de planícies.
(D) polares, tropicais e equatoriais.
(E) tropicais, polares e orográficas.



22ª Questão (JBG- 2014) Parte considerável da energia que atinge a Terra é proveniente do Sol. A distribuição da insolação na superfície é condicionada, dentre outros fatores, pelo grau de inclinação da Terra em relação ao Sol.

Observe a figura abaixo.


IBEP. Atlas geográfico escolar.
São Paulo, 2008, p. 16. [Adaptado].

Considerando as informações da Figura e os fatores “incidência da radiação solar” e “latitude”:  Marque a opção abaixo que NÃO JUSTIFIQUE o por que de ocorrem diferenças de temperatura entre Natal e Murmansk.

(A) as diferenças de temperatura entre Natal e Murmansk ocorrem porque a incidência de radiação solar na superfície da Terra não é uniforme.  
(B) , as diferenças de temperatura estão relacionadas ao formato que a terra tem que é aproximadamente esférica e do movimento que a Terra executa em torno do Sol.
(C) em Natal, os raios solares incidem verticalmente ou perpendicularmente, favorecendo a ocorrência de temperaturas elevadas. em Murmansk, os raios solares incidem de forma oblíqua ou inclinada, contribuindo para o registro de temperaturas baixas 
(D) em Murmansk,, os raios solares incidem verticalmente ou perpendicularmente, favorecendo a ocorrência de temperaturas elevadas. em Natal, os raios solares incidem de forma oblíqua ou inclinada, contribuindo para o registro de temperaturas baixas 
(E)  nas áreas de baixa latitude (Intertropical, Tropical ou Equatorial),como na cidade de Natal observa-se que as temperaturas são mais altas devido a baixa pressão do ar . Já nas áreas de elevada latitude (zonas polares),como na cidade de Murmansk,  as temperaturas são mais altas devido a alta pressão exercida pelo ar na região.

23ª Questão (PUC-RS– adaptada)

Na figura abaixo observe que a incidência solar que ocorre sobre a superfície terrestre se dá de formas diferentes(existem regiões onde os raios solares incidem de forma mais concentrada e existe região onde os raios solares incidem de forma  mais dispersa). Mas, por que isso ocorre? Bem!! É claro que você já sabe a resposta. É devido o formato esférico do planeta.


As letras A, B e C, estão incidindo, respectivamente, em áreas

(A) intermediárias / equatoriais / polares.
(B) equatoriais / intertropicais / polares.
(C) polares / temperadas / tropicais.
(D) intermediárias / polares / equatoriais.
(E)
polares / equatoriais / tropicais.





24ª Questão (JBG- 2014) – A massa líquida oceânica sofre um processo de ganho e perda de energia térmica mais lentamente que as formações rochosas no interior do continente. O fenômeno descrito é o da maritimidade. Uma das principais características desse fenômeno é que as temperaturas são  mais amenas pois as massa de água dos oceanos servirem de reguladores térmicos dessas regiões, isto é, as temperaturas máximas e as mínimas são bem próximas.

De modo geral, os espaços geográficos cujo clima é influenciado pela maritimidade apresentam

(A) chuvas escassas e mal distribuídas durante o ano.
(B) maior amplitude térmica anual.
(C) menor amplitude térmica anual.
(D) menor quantidade de dias chuvosos e de nevoeiro.
(E) chuvas escassas concentradas no inverno.

Resolução
A massa líquida oceânica sofre um processo de ganho e perda de energia térmica mais lentamente que as formações rochosas no interior do continente. Assim, pelo efeito da maritimidade, o clima torna-se mais ameno, com menor amplitude térmica diária e anual em relação às terras localizados no interior do continente.

25 Questão: A diferença de temperatura entre Fortaleza e Brasília é motivada pelas condições de:

(A) latitude e altitude
(B) longitude e altitude
(C) latitude e longitude
(D) longitude e proximidade do mar

Comentários
Assunto: clima
Resposta correta: A 
A cidades citadas apresentam diferenças térmicas devido às condições de latitude e altitude,

Porque?
 Porque a cidade de Fortaleza, localiza-se ao nível do mar e na área equatorial, possui médias térmicas mais altas e menor variação e temperatura. A cidade de Brasília se encontra mais distante do Equador e apresenta uma maior altitude, fatores que combinado resultam em uma maior variação térmica além de apresentar menores médias de temperatura.

26 Questão: (UNIFEI) O clima corresponde ao comportamento do tempo atmosférico durante um longo período. Com relação ao clima, analise as afirmativas e assinale a opção correta.

I.  São fatores climáticos a latitude, a altitude, as massas de ar, a continentalidade.
II.  Ilhas de calor são um fenômeno climático típico de grandes aglomerações urbanas.
III.  A ação diferenciada das massas de ar ao longo do ano é um dos fatores que explicam a variação do comportamento do tempo.
IV. A inversão térmica é um fenômeno natural que pode ocorrer em qualquer parte do planeta e geralmente acontece no final da madrugada e no início da manhã, principalmente nos meses de inverno.

(A) Apenas I e III estão corretas.
(B) Apenas II e III estão corretas.
(C) Apenas I, II e III estão corretas.
(D) Todas estão corretas.


27 Questão: Os raios solares, ao atingirem a atmosfera terrestre, aquecem os gases da atmosfera. Afirma-se que o aquecimento da atmosfera pelos raios solares é realizado de maneira indireta, pois provém, na maior quantidade, da reflexão deles na superfície terrestre. O calor refletido pela superfície terrestre varia de acordo com:

(A) Longitude, latitude, quantidade de vegetação e continentalidade
(B) Latitude, longitude , maritimidade e continentalidade
(C) Latitude, altitude, maritimidade e continentalidade
(D) Longitude, altitude , quantidade de ausência de vegetação e maritimidade
(E) Longitude, altitude, latitude e maritimidade.


28 Questão: (UFLA) A dinâmica atmosférica é constituída pela relação entre os elementos e fatores climáticos. Com base nas informações do quadro abaixo, marque a alternativa INCORRETA.


(A) Como elemento climático, as latitudes interferem significativamente no clima.
(B) Trata-se da demonstração do efeito de um fator climático no comportamento das temperaturas.
(C) Observa-se que quanto maior a latitude, menor a temperatura.
(D) Latitudes menores determinam aumento nas médias de temperatura.
 

  
29 Questão: (UFRR) Considere as seguintes afirmativas:

I. O crescimento urbano desordenado, comum em países desenvolvidos, contribui para o processo de aquecimento global.
II. A temperatura diminui do Equador em direção aos pólos.
III. A temperatura em cidades localizadas em áreas de serra é mais elevada que aquelas de cidades localizadas próximo ao litoral.
IV. A pressão atmosférica diminui gradativamente ao escalarmos uma montanha.
V. As queimadas no Brasil não contribuem para o processo do aquecimento global.

São ERRADAS as afirmativas:

(A) I, III,V
(B) I, II, III
(C) II, III, IV
(D) II, IV, V
(E) III, IV, V

30 Questão: (UNIFESP) Durante o inverno, pode ocorrer a chamada friagem, por meio da ação da

(A) Massa Tropical Atlântica, que diminui as chuvas no Rio Grande do Sul.
(B) Massa Equatorial Atlântica, que abaixa as temperaturas em São Paulo.
(C) Massa Equatorial Continental, que aumenta a temperatura no Ceará.
(D) Massa Tropical Continental, que incrementa as chuvas em Brasília.
(E) Massa Polar Atlântica, que reduz a temperatura no Amazonas.

31 Questão: UEM) Sobre os fatores e processos que condicionam o clima, assinale o que for correto.

01) O principal fator de diferenciação das zonas climáticas (polar, temperada e tropical) é a variação longitudinal que condiciona a quantidade de radiação solar recebida pela superfície.
02) Quanto maior é a altitude, o ar se torna mais rarefeito, com uma maior concentração de gases, o que gera uma diminuição da umidade e um aumento da temperatura.
04) A maior concentração de terras emersas ocorre no hemisfério norte o que reduz, de maneira geral, as oscilações térmicas, comparando-se com o que ocorre no hemisfério sul.
08) O planeta Terra não é aquecido uniformemente, tanto ao longo da sua superfície quanto ao longo do tempo (ano), e isto condiciona a circulação atmosférica com a produção de centros de alta e de baixa pressão, que se alteram continuadamente.
16) Os principais tipos de chuva são: frontal, orográfica e convecção. A chuva orográfica é produzida pelo efeito do relevo, que obriga a massa de ar a se elevar, quando barrada por ele. É uma chuva, em geral, localizada, intermitente e fina.

Resposta: 24 (08+16)

32 Questão: (FGV) Considere as temperaturas máximas e mínimas de algumas cidades do estado de São Paulo e responda

(modificado de www.climatempo.com.br) 

(A) As maiores máximas no interior do estado decorrem das menores altitudes, que são decrescentes em direção ao rio Paraná.
(B) As menores temperaturas registradas na Serra da Mantiqueira são decorrentes das maiores latitudes que caracterizam essa região do estado.
(C) O gradativo aumento de temperatura do litoral para o interior ocorre devido à amplitude longitudinal do estado e suas diferentes faixas de influência da massa tropical atlântica.
(D) As menores amplitudes térmicas do litoral, em relação ao interior, devem-se à maior densidade da cobertura vegetal e maior umidade dessa região.
(E) A grande variabilidade do clima paulista decorre da histórica devastação da cobertura florestal original e sua substituição por práticas agrícolas de monocultura associada a queimadas, a exemplo da cana-de-açúcar.


33 Questão: (UNICAMP) A evapotranspiração constitui a fonte de umidade atmosférica a partir da movimentação de água através do ciclo hidrológico. Nas áreas continentais os máximos de evaporação ocorrem nas regiões equatoriais.

(Adaptado de Kenitiro Suguio e João J. Bigarella, Ambientes Fluviais. Florianópolis, Editora da UFSC, 1990, p.5.)

a) Quais fatores determinam a maior evapotranspiração nas regiões equatoriais do globo?
b) Quais os processos que compõem a evapotranspiração?

Resolução

a) Nas áreas continentais, os máximos de evaporação ocorrem nas regiões equatoriais em conseqüência da alta radiação solar (áreas mais quentes), da importante cobertura de floresta e da grande disponibilidade de água.

b) Os processos associados à evapotranspiração são a perda de água do solo e de corpos hídricos por evaporação, e a perda de água das plantas por transpiração.


34 Questão: Assinale “V” para as afirmativas VERDADEIRAS ou “F” para as afirmativas FALSAS.

(     )  Quanto maior a latitude, menor será a temperatura.
(     )  Quanto maior for a altitude menor será a temperatura.
(     )  A maritimidade é um fator geográfico que influencia a temperatura
(   ) Latitude, altitude, maritimidade e continentalidade são fatores que influenciam apenas a pressão atmosférica.

V-V-V-F

35 Questão: Assinale “C” para os exemplos de clima e “T” para os exemplos de tempo.

(     )  Hoje o céu amanheceu nublado.
(     )  O inverno da região Centro-Oeste é seco.
(     )  Como está quente agora!
(     )  Em dezembro sempre neva no norte da Europa.
T-C-T-C

36 Questão: Analise os dois exemplos a seguir:

I- Região situada a 150 metros de altitude, especificamente a 25° de latitude Sul. A temperatura média fica em torno de 32° C.

II- Região localizada a 2.800 metros de altitude, a 09° de latitude norte. A temperatura média fica ao redor de 6° C.

Explique por que a temperatura da região II é menor do que a temperatura média registrada na região I.
GEOGRAFALANDO COMENTA:
Porque o fator preponderante que influencia a temperatura da região II é a altitude.

37 Questão: (UFRS) Se o clima é a variação do tempo de um determinado lugar, pode se afirmar à alternativa que indica, respectivamente, tempo e clima são:

(A) São Paulo tem inverno chuvoso, embora, nessa estação, haja dias ensolarados.
(B) Manaus é uma cidade úmida e quente, embora hoje esteja ensolarada.
(C) Porto Alegre a noite apresenta tempo chuvoso, com previsões de tormentas fortes para a madrugada.
(D) Pelotas não teve chuvas a semana passada toda, embora o inverno, na cidade, seja chuvoso.
(E) Curitiba amanheceu com o céu nublado, com grandes possibilidades de chuvas esparsas.
A alternativa correta é a letra “D”

38 Questão: (UFAM) O vento é o ar atmosférico em movimento e se forma pelas:

(A) sucessão do tempo.
(B) diferenças na pressão atmosférica de um lugar em relação a outro 
(C) diferenças de temperatura entre o mar e o continente. 
(D) Influências da latitude na umidade do ar. 
(E) Instabilidade do tempo em áreas externas.
A alternativa correta é a letra “B”

39 Questão: (Cesgranrio – RJ) – A maritimidade é um elemento importante na dinâmica climática, pois:

(A) Interfere na umidade atmosférica e na amplitude térmica diária e sazonal das áreas sob sua influência.
(B) Faz com que os ventos sempre se desloquem da terra para o mar, tornando as áreas litorâneas mais secas.
(C)  Afeta as temperaturas das áreas litorâneas, tornado-as mais frias, tanto no verão como no inverno, devido à influência das correntes marítimas. 
(D)  Aumenta as amplitudes térmicas devido à diferença de calor específico entre a água e a terra.
(E) Promove uma homogeneidade climática entre o litoral e as áreas mais continentalizadas.  
A alternativa correta é a letra “A”

40 Questão:  (UFC) Com relação aos principais tipos de chuvas convectivas, frontais e orográficas, analise as seguintes assertivas:

I-     As chuvas convectivas são provocadas pela ocorrência de subidas de ar quente e o resfriamento das camadas  superiores da atmosfera.

II-      As chuvas frontais são causadas pelo encontro de uma massa de ar frio com outra quente e úmida.

III-    As chuvas orográficas ocorrem quando as massas de ar quente e úmida se elevam e se resfriam nas encostas das montanhas.

Com base nas assertivas acima, é correto afirmar que:

(A)  Apenas a I e III são verdadeiras.               
(B)  Apenas I e II são verdadeiras.                
(C)  Apenas II e III são verdadeiras.
(D) I, II e III são verdadeiras.
(E) Apenas  I é verdadeira
A alternativa correta é a letra  “D”

41 Questão: O sol participa do ciclo da água, pois além de aquecer a superfície da Terra dando origem aos ventos, provoca a evaporação da água dos rios, lagos e mares. O vapor da água, ao se resfriar, condensa em minúsculas gotinhas, que se agrupam formando as nuvens, neblinas ou névoas úmidas. As nuvens podem ser levadas pelos ventos de uma região para outra. Com a condensação e, em seguida, a chuva, a água volta à superfície da Terra, caindo sobre o solo, rios, lagos e mares. Parte dessa água evapora retornando à atmosfera, outra parte escoa superficialmente ou infiltra-se no solo, indo alimentar rios e lagos. Esse processo é chamado de ciclo da água.

Considere, então, as seguintes afirmativas:

I. a evaporação é maior nos continentes, uma vez que o aquecimento ali é maior do que nos oceanos.
II. a vegetação participa do ciclo hidrológico por meio da transpiração.
III. o ciclo hidrológico condiciona processos que ocorrem na litosfera, na atmosfera e na biosfera.
IV. a energia gravitacional movimenta a água dentro do seu ciclo.
V. o ciclo hidrológico é passível de sofrer interferência humana, podendo apresentar desequilíbrios.

(A) somente a afirmativa III está correta.
(B) somente as afirmativas III e IV estão corretas
(C) somente as afirmativas I, II e V estão corretas.
(D) somente as afirmativas II, III, IV e V estão corretas.
(E) todas as afirmativas estão corretas.
A alternativa correta é a letra  “D”


Avaliação 1ª Ano Comentada = Assunto climatólogia Avaliação 1ª Ano Comentada = Assunto climatólogia Reviewed by Gilvan Fontanailles on novembro 30, 2014 Rating: 5

6 comentários

Slider

[recent]

Anuncios!