PROVA DE GEOGRAFIA DO ENEM 2011: Competências, Habilidades, Comentários e Gabarito Oficial




ENEM 2011 - Prova comentada - Questão 01

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Caderno
Azul
Amarelo
Branco
Rosa
Questão
45
45
15
15



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As migrações tradicionais, intensificadas e generalizadas nas últimas décadas do século XX, expressam aspectos particularmente importantes da problemática racial, visto como dilema também mundial. Deslocam-se indivíduos, famílias e coletividades para lugares próximos e distantes, envolvendo mudanças mais ou menos drásticas nas condições de vida e trabalho, em padrões e valores socioculturais. Deslocam-se para sociedades semelhantes ou radicalmente distintas, algumas vezes compreendendo culturas ou mesmo civilizações totalmente diversas. 

IANNI, O. A era do globalismo. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1996.
A mobilidade populacional da segunda metade do século XX teve um papel importante na formação social e econômica de diversos estados nacionais. Uma razão para os movimentos migratórios nas últimas décadas e uma política migratória atual dos países desenvolvidos são


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a) a busca de oportunidades de trabalho e o aumento de barreiras contra a imigração.
b) a necessidade de qualificação profissional e a abertura das fronteiras para os imigrantes.
c) o desenvolvimento de projetos de pesquisa e o acautelamento dos bens dos imigrantes.
d) a expansão da fronteira agrícola e a expulsão dos imigrantes qualificados.
e) a fuga decorrente de conflitos políticos e o fortalecimento de políticas sociais.


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1. Competências e habilidades do ENEM

C2
Compreender as transformações dos espaços geográficos como produto das relações socioeconômicas e culturais de poder.
H7
Identificar os significados histórico-geográficos das relações de poder entre as nações.

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2. GEOGRAFALANDO COMENTA:
               

As migrações são intensificadas nos momentos de crises econômicas, em que grandes massas populacionais buscam melhores condições de vida, emprego, etc. Contudo, esses movimentos também aumentam a xenofobia no país receptor, obrigando os governantes a criarem barreiras para dificultar a entrada de imigrantes.



A questão aborda aspectos sobre o processo das migrações transnacionais – C2 – H7



O Enem tem tradicionalmente colocado a discursão sobre o mundo contemporâneo e o tema migrações internacionais, no ano de 2011, foi amplamente posta em análise por todos os jovens pretendentes às academias federais.

Os grandes movimentos migratórias se processam a partir dos países pobres para os países ricos, onde são buscadas educação, oportunidades de trabalho e melhor situação de vida. Os países ricos fecham as fronteiras e criam obstáculos.
 

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3. Gabarito:A


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 ENEM 2011 - Prova comentada - Questão 02
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Caderno
Azul
Amarelo
Branco
Rosa
Questão
44
15
45
14



O organograma apresenta os diversos atores que integram uma cadeia agroindustrial e a intensa relação entre os setores primário, secundário e terciário. Nesse sentido, a disposição dos atores na cadeia agroindustrial demonstra
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a) a autonomia do setor primário.
b) a importância do setor financeiro.
c) o distanciamento entre campo e cidade.
d) a subordinação da indústria à agricultura.
e) a horizontalidade das relações produtivas.______________________________________________


1. Competências e habilidades do ENEM

C4
Entender as transformações técnicas e tecnológicas e seu impacto nos processos de produção, no desenvolvimento do conhecimento e na vida social.
H18
 Analisar diferentes processos de produção ou circulação de riquezas e suas implicações sócio-espaciais.


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2. GEOGRAFALANDO COMENTA:
               

O setor financeiro atua de diversas formas em todos os setores do complexo agroindustrial. Na montante, atua como financiador para a compra de máquinas e insumos (sementes transgênicas, agrotóxicos etc) pelo agricultor, enquanto é acionista/financiador de diversas empresas do ramo alimentício e também na jusante, ou seja, no setor de varejo. Criando assim uma dependência em toda cadeia produtiva entorno dos bancos.


A questão aborda aspectos sobre o processo de integração entre o setor agrário brasileiro com o setor industrial nacional, ligando ao outro tema sempre discutido no Enem que é o Poder financeiro que no mundo atual que desde a fase do capitalismo financeiro agi de forma avassalador e onde nenhum setor econômico é livre e sua ingerência e influência 

  
 
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3. Gabarito: B

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 ENEM 2011 - Prova comentada - Questão 03
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Caderno
Azul
Amarelo
Branco
Rosa
Questão
37
39
40
35



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No Estado de São Paulo, a mecanização da colheita da cana-de-açúcar tem sido induzida também pela legislação ambiental, que proíbe a realização de queimadas em áreas próximas aos centros urbanos. Na região de Ribeirão Preto, principal polo sucroalcooleiro do país, a mecanização da colheita já é realizada em 516 mil dos 1,3 milhão de hectares cultivados com cana-de-açúcar.


BALSADI, O. et al. Transformações Tecnológicas e a força de trabalho na agricultura
brasileira no período de 1990-2000. Revista de economia agrícola. V. 49 (1), 2002.

O texto aborda duas questões, uma ambiental e outra socioeconômica, que integram o processo de modernização da produção canavieira. Em torno da associação entre elas, uma mudança decorrente desse processo é a

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a) perda de nutrientes do solo devido à utilização constante de máquinas.
b) eficiência e racionalidade no plantio com maior produtividade na colheita.
c) ampliação da oferta de empregos nesse tipo de ambiente produtivo
d) menor compactação do solo pelo uso de maquinário agrícola de porte.
e) poluição do ar pelo consumo de combustíveis fósseis pelas máquinas.
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1. Competências e habilidades do ENEM

C2
Compreender as transformações dos espaços geográficos como produto das relações socioeconômicas e culturais de poder.
H16 - 

H19 -
- Identificar registros sobre o papel das técnicas e tecnologias na organização do trabalho e/ou da vida social.
 -Reconhecer as transformações técnicas e tecnológicas que determinam as várias formas de uso e apropriação dos espaços rural e urbano


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2. GEOGRAFALANDO COMENTA:
A mecanização proporciona maior eficiência na produção, diminuindo as queimadas que geram problemas ambientais e as condições precárias dos bóias-frias que trabalham nos canaviais.

A questão aborda aspectos sobre o processo de modernização  do setor agrário brasileiro – agricultura  – C4 – H16/19


Quanto as implicações ambientais e socioeconômicas? Primeiramente vamos analisar a questão ambiental (pontos positivos): o corte mecânico viabiliza a colheita sem queima prévia, o que por sua vez viabiliza o aproveitamento da folha. A colheita mecanizada permite também a padronização da matéria-prima destinada à indústria.

Em segundo lugar vamos analisar agora a questão socioeconômica. Galera a introdução de máquinas na lavoura tem como consequência imediata a redução do tempo de determinadas tarefas, da quantidade de mão de obra empregada e de força de trabalho residente na produção. E qual vai ser a principal consequencia disso? A geração de uma maior eficiência e racionalidade no plantio com maior produtividade na colheita (ponto positivo) mas introduz uma redução no número de trabalhadores e a principal uma mudança qualitativa (ponto negativo) na demanda por trabalhadores qualificados e uma redução da mão de obra dos trabalhadores sem especialização que são levados ao êxodo rural = saída de suas terras e emigrarem para outras áreas principalmente as urbanas.

    
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3. Gabarito:B

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 ENEM 2011 - Prova comentada - Questão 04
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Caderno
Azul
Amarelo
Branco
Rosa
Questão
36
34
38
37



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SMITH, D. Atlas da Situação Mundial. São Paulo: Cia. Editora Nacional, 2007 (adaptado). (Foto: Reprodução/Enem)
 Uma explicação de caráter histórico para o percentual da religião com maior número de adeptos declarados no Brasil foi a existência, no passado colonial e monárquico, da

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a) incapacidade do cristianismo de incorporar aspectos de outras religiões.
b) incorporação da ideia de liberdade religiosa na esfera pública.
c) permissão para o funcionamento de igrejas não cristãs.
d) relação de integração entre Estado e Igreja.
e) influência das religiões de origem africana.______________________________________________

1. Competências e habilidades do ENEM

 C1
 C2
 
Compreender os elementos culturais que constituem as identidades
Compreender as transformações dos espaços geográficos como produto das relações socioeconômicas e culturais de poder.
H3

H5 

 H6
  - Associar as manifestações culturais do presente aos seus processos históricos.
- Identificar as manifestações ou representações da diversidade do patrimônio cultural e artístico em diferentes sociedades.
- Interpretar diferentes representações gráficas e cartográficas dos espaços geográficos.


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2. GEOGRAFALANDO COMENTA:
               

Essa questão trás teoricamente apenas conteudos de História e o gráfico que nas prova das humanas é conteúdo de Geografia. E nesse sentido nós vamos ter 3 habilidades diferentes as duas H3 e H5 (História) e H6 (Geografia). A resposta será encontrada apartir da leitura do gráfico e de acordo com o gráfico a maioria da população brasileira no ano de 2007 declarava serem pertencentes à religião católica. Esse quadro se explica devido a forte presença da Igreja Católica no Brasil através do estabelecimento do Padroado, regime em que a Igreja se submetia ao Estado, que era responsável pela sua manutenção. Tal sistema esteve presente não somente como elemento colonizador durante o Antigo Regime, mas também durante todo período Imperial.

A questão aborda aspectos sobre o Brasil Colonial e Monárquico – C1 H3/5(história)  C2– H6 (geografia)

Galera!!! Quando analisamos o período colonial brasileiro, percebemos o exclusivismo da ação católica jesuítica em comunhão com o Estado lusitano, garantindo a massificação do catolicismo na mentalidade indígena e na atmosfera cultural do Brasil naquele momento histórico. Durante a fase monárquica, sobretudo, a partir da construção de 1824, identifica-se como um dos seus princípios a independência entre a Igreja e o Estado na perspectiva do padroado e do beneplácito, inclusive com especificidades quanto ao monopólio católico das manifestações religiosas públicas.
    
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3. Gabarito:D

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 ENEM 2011 - Prova comentada - Questão 05
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Caderno
Azul
Amarelo
Branco
Rosa
Questão
28
29
28
30



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Subindo morros, margeando córregos ou penduradas em palafitas, as favelas fazem parte da paisagem de um terço dos municípios do país, abrigando mais de 10 milhões de pessoas, segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

MARTINS, A. R. A favela como um espaço da cidade. Disponível em: http://www.revistaescola.abril.com.br. Acesso em: 31 jul. 2010.

A situação das favelas no país reporta a graves problemas de desordenamento territorial. Nesse sentido, uma característica comum a esses espaços tem sido

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a) o planejamento para a implantação de infraestruturas urbanas necessárias para atender as necessidades básicas dos moradores.
b) a organização de associações de moradores interessadas na melhoria do espaço urbano e financiadas pelo poder público.
d) a presença de ações referentes à educação ambiental com consequente preservação dos espaços naturais circundantes.
d) a ocupação de áreas de risco suscetíveis a enchentes ou desmoronamentos com consequentes perdas materiais e humanas.
e) o isolamento socioeconômico dos moradores ocupantes desses espaços com a resultante multiplicação de políticas que tentam reverter esse quadro.
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1. Competências e habilidades do ENEM

C6
Compreender a sociedade e a natureza, reconhecendo suas interações no espaço em diferentes contextos históricos e geográficos.
H27
Analisar de maneira crítica as interações da sociedade com o meio físico, levando em consideração aspectos históricos e(ou) geográficos.


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2. GEOGRAFALANDO COMENTA:
                  

A questão aborda aspectos sobre da ocupação urbana – Urbanização  nos países subdesenvolvidos,

Galera!! As favelas constituem símbolos XIX e XX, em áreas de grandes riscos para a vida humanas.
Tragédias em várias regiões brasileiras ocorrem todos os anos, principalmente no período chuvoso, como se verificou em janeiro de 2011, nas áreas serranas do Rio de Janeiro, com as ocupações indevidas de morros. Então a ocupação de áreas de risco suscetíveis a enchentes ou desmoronamentos com consequentes perdas materiais e humanas é uma característica comum a esses espaços devido aos graves problemas de desordenamento territorial.

A ocupação caótica de área inadequadas aos seres humanos é mais uma marca de nosso subdesenvolvidos.

Nos grandes centros do Brasil, é visível o desordenamento territorial a partir das favelas, que ocupam áreas de risco, de não interesse imobiliário, como as encostas de morros e margens de rios. São áreas privadas de infra estrutura básica, nas quais ocorrem problemas como desmoronamentos e enchentes que atingem a população local.


 
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3. Gabarito:D

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 ENEM 2010 - Prova comentada - Questão 06
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Caderno
Azul
Amarelo
Branco
Rosa
Questão
24
24
26
21



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A introdução de novas tecnologias desencadeou uma série de efeitos sociais que afetaram os trabalhadores e sua organização. O uso de novas tecnologias trouxe a diminuição do trabalho necessário que se traduz na economia líquida do tempo de trabalho, uma vez que, com a presença da automação microeletrônica, começou a ocorrer a diminuição dos coletivos operários e uma mudança na organização dos processos de trabalho.

A utilização de novas tecnologias tem causado inúmeras alterações no mundo do trabalho. Essas mudanças são observadas em um modelo de produção caracterizado

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a) pelo uso intensivo do trabalho manual para desenvolver produtos autênticos e personalizados.
b) pelo ingresso tardio das mulheres no mercado de trabalho no setor industrial.
c) pela participação ativa das empresas e dos próprios trabalhadores no processo de qualificação laboral.
d) pelo aumento na oferta de vagas para trabalhadores especializados em funções repetitivas.
e) pela manutenção de estoques de larga escala em função da alta produtividade.
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1. Competências e habilidades do ENEM

C4
Entender as transformações técnicas e tecnológicas e seu impacto nos processos de produção, no desenvolvimento do conhecimento e na vida social.
H16
Identificar registros sobre o papel das técnicas e tecnologias na organização do trabalho e/ou da vida social.


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2. GEOGRAFALANDO COMENTA:
                  



A questão aborda aspectos sobre as mudanças que ocorreram no espaço fabril  com a introdução e utilização de novas tecnologias. Nesses espaços observa-se inúmeras alterações no mundo do trabalho. A principal mudança segundo o texto é a automação, para com o mundo do trabalho entre as consequências negativa para isso é que esta passa a originar o desemprego estrutural, o que faz obrigar os trabalhadores a buscarem uma melhor qualificação para não serem demitidos, tornando-os aptos a participar das diferentes partes da produção.



Galera! O mundo atual possui uma grande capacidade produtiva advinda da liberdade global capitalista após a queda do socialismo real, como consequência as tecnologias fabris promovem um acelerado ritmo na produtividade (características positiva). Além da liberdade econômica, o capitalismo foi incentivado pela robótica, informática e desenvolvimento dos meios de comunicação  que provocaram o aumento da produção de mercadorias, aperfeiçoando o mercado consumidor, contudo o aperfeiçoamento tecnológico nas industrias acarretou o grave problema social do desemprego. Esse problema é de difícil solução já que o estado mínimo não possui grande intromissão na resolução de problemas sociais, além do fato de que a superprodução acarreta falências intensificando o problema social.

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3. Gabarito:C

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 ENEM 2010 - Prova comentada - Questão 07
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Caderno
Azul
Amarelo
Branco
Rosa
Questão
23
23
25
20



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O acidente nuclear de Chernobyl revela brutalmente os limites dos poderes técnico-científicos da humanidade e as ”marchas-à-ré“ que a ”natureza“ nos pode reservar. É evidente que uma gestão mais coletiva se impõe para orientar as ciências e as técnicas em direção a finalidades mais humanas.
GUATTARI, F. As três ecologias. São Paulo: Papirus, 1995 (adaptado).

O texto trata do aparato técnico-científico e as suas consequências para a humanidade, propondo que esse desenvolvimento
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a) defina seus projetos a partir dos interesses coletivos.
b) guie-se por interesses econômicos, prescritos pela lógica do mercado.
c) priorize a evolução da tecnologia, se apropriando da natureza.
d) promova a separação entre natureza e sociedade tecnológica.
e) tenha gestão própria, com o objetivo de melhor apropriação da natureza.

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1. Competências e habilidades do ENEM

C4
Entender as transformações técnicas e tecnológicas e seu impacto nos processos de produção, no desenvolvimento do conhecimento e na vida social.
H20
 Selecionar argumentos favoráveis ou contrários às modificações impostas pelas novas tecnologias à vida social e ao mundo do trabalho.


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2. GEOGRAFALANDO COMENTA:
                  



A questão aborda aspectos sobre os riscos do uso de tecnologias de ponta, como o da obtenção da energia nuclear que obtemos uma outra energia a eletricidade, que necessita de uma crucial atenção por porte da sociedade, pois se existem consequências positivas, como a  obtenção de energia para os lares (que traz satisfação para as famílias ) e para parques fabris que são essenciais para o crescimento econômico de um país, também nascem consequências negativas e nefastas como o descontrole sobre a radiação, que em momentos singulares como o de Chernobyl, provoca tragédias humanas.   





O texto aponta que existe uma outra face do desenvolvimento tecnológico. Apesar das novas tecnologias melhorarem a vida de muitas pessoas, elas podem trazer malefícios no âmbito coletivo, visualizado no texto pelas modernas usinas nucleares, que acabaram por colocar em risco à vida de grande parte da população europeia na década de 80 com o acidente em Chernobyl na Ucrânia.

A palavra chave está na comanda do texto quando ele fala sobre gestão mais coletiva 



A humanidade ainda não possui tecnologia que possa evitar os acidentes, por isso necessita possuir a humildade de reconhecer essa realidade, para que o uso de usinas nucleares possa ocorrer, para beneficiar a sociedade, com inúmeras garantias para com o meio ambiente. Então é necessário que os órgão governamentais que administram essas tecnologias possam defina seus projetos a partir dos interesses coletivos. Então interesse coletivo gestão mais colativa (participação popular)

              
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3. Gabarito:A

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 ENEM 2010 - Prova comentada - Questão 08
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Caderno
Azul
Amarelo
Branco
Rosa
Questão
16
19
16
17



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Estamos testemunhando o reverso da tendência histórica da assalariação do trabalho e socialização da produção, que foi característica predominante na era industrial. A nova organização social e econômica baseada nas tecnologias da informação visa à administração descentralizadora, ao trabalho individualizante e aos mercados personalizados. As novas tecnologias da informação possibilitam, ao mesmo tempo, a descentralização das tarefas e sua
coordenação em uma rede interativa de comunicação em tempo real, seja entre continentes, seja entre os andares de um mesmo edifício.

CASTELLS, M. A sociedade em rede. São Paulo: Paz e Terra, 2006 (adaptado).
No contexto descrito, as sociedades vivenciam mudanças constantes nas ferramentas de comunicação que afetam os processos produtivos nas empresas. Na esfera do trabalho, tais mudanças têm provocado
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a) o aprofundamento dos vínculos dos operários com as linhas de montagem sob influência dos modelos orientais de gestão.
b) o aumento das formas de teletrabalho como solução de larga escala para o problema do desemprego crônico.
c) o avanço do trabalho flexível e da terceirização como respostas às demandas por inovação e com vistas à mobilidade dos investimentos.
d) a autonomização crescente das máquinas e computadores em substituição ao trabalho dos especialistas técnicos e gestores.
e) o fortalecimento do diálogo entre operários, gerentes, executivos e clientes com a garantia de harmonização das relações de trabalho.

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1. Competências e habilidades do ENEM

C4
Entender as transformações técnicas e tecnológicas e seu impacto nos processos de produção, no desenvolvimento do conhecimento e na vida social.
H17
 Analisar fatores que explicam o impacto das novas tecnologias no processo de territorialização da produção.


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2. GEOGRAFALANDO COMENTA:

A questão aborda aspectos sobre as transformações no processo produtivo implantada com a nova configuração do capitalismo flexível. Com a Revolução Técnico-Científica, as transformações no processo produtivo foram intensas. A busca pela diminuição nos custos da produção levaram à automação e a terceirização.

A primeira (automatização) causou o desemprego estrutural e a flexibilização do trabalho, em que o trabalhador deve saber conduzir diversas partes do processo.
A segunda(terceirização), diminuiu gastos, principalmente, com deveres trabalhistas, gerando mais receitas para reinvestimentos. A terceirização visa racionalizar, sob as novas condições da concorrência e acumulação capitalista, a exploração da força de trabalho assalariado no interior de um novo modo de cooperação capitalista: a cooperação complexa, etapa superior da grande indústria sob as condições da revolução informacional.

              
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3. Gabarito:C

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 ENEM 2010 - Prova comentada - Questão 09
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Caderno
Azul
Amarelo
Branco
Rosa
Questão
15
14
44
45



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Em 1872, Robert Angus Smith criou o termo “chuva ácida”, descrevendo precipitações ácidas em Manchester após a Revolução Industrial. Trata-se do acúmulo demasiado de dióxido de carbono e enxofre na atmosfera que, ao reagirem com compostos dessa camada, formam gotículas de chuva ácida e partículas de aerossóis. A chuva ácida não necessariamente ocorre no local poluidor, pois tais poluentes, ao serem lançados na atmosfera, são levados pelos ventos, podendo provocar a reação em regiões distantes. A água de forma pura apresenta pH 7, e, ao contatar agentes poluidores, reage modificando seu pH para 5,6 e até menos que isso, o que provoca reações, deixando consequências. 

Disponível em: http://www.brasilescola.com. Acesso em: 18 maio 2010 (adaptado).

O texto aponta para um fenômeno atmosférico causador de graves problemas ao meio ambiente: a chuva ácida (pluviosidade com pH baixo). Esse fenômeno tem como consequência
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a) a corrosão de metais, pinturas, monumentos históricos, destruição da cobertura vegetal e acidificação dos lagos.
b) a diminuição do aquecimento global, já que esse tipo de chuva retira poluentes da atmosfera.
c) a destruição da fauna e da flora, a redução dos recursos hídricos, com o assoreamento dos rios.
d) as enchentes, que atrapalham a vida do cidadão urbano, corroendo, em curto prazo, automóveis e fios de cobre da rede elétrica.
e) a degradação da terra nas regiões semiáridas, localizadas, em sua maioria, no Nordeste do nosso país.

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1. Competências e habilidades do ENEM

C6
Compreender a sociedade e a natureza, reconhecendo suas interações no espaço em diferentes contextos históricos e geográficos.
H26
 Identificar em fontes diversas o processo de ocupação dos meios físicos e as relações da vida humana com a paisagem.


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2. GEOGRAFALANDO COMENTA:

A questão aborda aspectos sobre a ação humana através das atividades industriais que agridem diretamente o meio ambiente. Após a Revolução Industrial, acelerou-se o processo de contaminação atmosférica provocada pela concentração de dióxido de carbono e enxofre, intensificando a formação de chuvas ácidas, e deteriorando as condições de vida. Os principais contribuintes para a produção dos gases  que provocam as chuvas ácidas, lançadas na atmosfera, são as emissões dos vulcões e alguns processos biológicos que ocorrem nos solos, pântanos e oceanos.  A ação humana através das atividades industriais, a produção de centrais termoelétricas e a combustão provocada pelos veículos são também fatores responsáveis por esse fenômeno. Essa situação tem como consequência a corrosão dos materiais utilizados nas construções, danificação de monumentos históricos, além da destruição da cobertura vegetal e acidificação dos lagos.

Como isso acontece?

Os ácidos presentes na atmosfera gerados pela emissão de gases tóxicos se precipitam com as chuvas, atingindo monumentos nas cidades, vegetações e áreas de rios e lagoas, o que aumenta gastos públicos com manutenção de estátuas e despoluição dos recursos hídricos.


              
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3. Gabarito:C

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ENEM 2010 - Prova comentada - Questão 10
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Caderno
Azul
Amarelo
Branco
Rosa
Questão
14
44
14
44



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O espaço mundial sob a “nova des-ordem” é um emaranhado de zonas, redes e “aglomerados”, espaços hegemônicos e contra-hegemônicos que se cruzam de forma complexa na face da Terra. Fica clara, de saída, a polêmica que envolve uma nova regionalização mundial.
Como regionalizar um espaço tão heterogêneo e, em parte, fluido, como é o espaço mundial contemporâneo?

HAESBAERT, R.; PORTO-GONÇALVES, C.W. A nova des-ordem mundial. São Paulo: UNESP, 2006

O mapa procura representar a lógica espacial do mundo contemporâneo pós-União Soviética, no contexto de avanço da globalização e do neoliberalismo, quando a divisão entre países socialistas e capitalistas se desfez e as categorias de “primeiro” e “terceiro” mundo perderam sua validade explicativa.
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a) a estagnação dos Estados com forte identidade cultural.
b) o alcance da racionalidade anticapitalista.
c) a influência das grandes potências econômicas.
d) a dissolução de blocos políticos regionais.
e)  o alargamento da força econômica dos países islâmicos.

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1. Competências e habilidades do ENEM

C2
Compreender as transformações dos espaços geográficos como produto das relações socioeconômicas e culturais de poder.
H9
 Comparar o significado histórico-geográfico das organizações políticas e socioeconômicas em escala local, regional ou mundial.


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2. GEOGRAFALANDO COMENTA:


A questão aborda aspectos sobre a nova geopolítica mundial, articulada na multipolaridade, visualizada no mapa, estaria concentrada no eixo econômico Nova Iorque – Londres – Tóquio, cidades estas que controlam a maior fatia dos fluxos financeiros da economia mundial, polarizando as demais regiões do mundo. É importante ressaltar que o texto deixa claro que essa regionalização econômica da economia mundial se dá no período pós Guerra Fria, com o final do socialismo, onde tivemos o fortalecimento das nações possuidora de maiores poderios tecnológicos e financeiros. Onde o mapa mostra Japão, China-Índia, mundo árabe, EUA e União europeia se consolidando como centros de poder, em nosso dias.


              
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3. Gabarito:C

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ENEM 2010 - Prova comentada - Questão 11
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Caderno
Azul
Amarelo
Branco
Rosa
Questão
13
09
11
07



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Como os combustíveis energéticos, as tecnologias da informação são, hoje em dia, indispensáveis em todos os setores econômicos. Através delas, um maior número de produtores é capaz de inovar e a obsolescência de bens e serviços se acelera. Longe de estender a vida útil dos equipamentos e a sua capacidade de reparação, o ciclo de vida desses
produtos diminui, resultando em maior necessidade de matéria-prima para a fabricação de novos.


GROSSARD, C. Le Monde Diplomatique Brasil. Ano 3, nº 36, 2010 (adaptado).
A postura consumista de nossa sociedade indica a crescente produção de lixo, principalmente nas áreas urbanas, o que, associado a modos incorretos de deposição,______________________________________________

a) provoca a contaminação do solo e do lençol freático, ocasionando assim graves problemas socioambientais, que se adensarão com a continuidade da cultura do consumo desenfreado.
b) produz efeitos perversos nos ecossistemas, que são sanados por cadeias de organismos decompositores que assumem o papel de eliminadores dos resíduos depositados em lixões.
c) multiplica o número de lixões a céu aberto, considerados atualmente a ferramenta capaz de resolver de forma simplificada e barata o problema de deposição de resíduos nas grandes cidades.
d) estimula o empreendedorismo social, visto que um grande número de pessoas, os catadores, têm livre acesso aos lixões, sendo assim incluídos na cadeia produtiva dos resíduos tecnológicos.
e) possibilita a ampliação da quantidade de rejeitos que podem ser destinados a associações e cooperativas de catadores de materiais recicláveis, financiados por instituições da sociedade civil ou pelo poder público.

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1. Competências e habilidades do ENEM

C6
Compreender a sociedade e a natureza, reconhecendo suas interações no espaço em diferentes contextos históricos e geográficos.
H26
 Identificar em fontes diversas o processo de ocupação dos meios físicos e as relações da vida humana com a paisagem.


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2. GEOGRAFALANDO COMENTA:

A questão aborda um dos aspectos da atual sociedade urbana-industrial que é o seu estilo de vida fortemente consumista. Como pano de fundo a questão trás o problema ambiental  do aumento da produção de lixo. Essa postura consumista somada às inovações que trazem a  obsolescência desses produtos cada vez mais rápidas e somando a isto a capacidade de reparação desses produtos que muitos é zero, o ciclo de vida desses  produtos diminui e muito a ponto de serem considerados quase como descartáveis.

Gelara!!  Com a obsolescência programada, o consumo é imediato e sendo vez mais intensificado e isso faz aumentar  também a quantidade de dejetos que serão armazenado (jogados de forma incorreta) nos lixões, localizados próximos aos centros urbanos.

Esses dejetos irão provoca as contaminações dos solos  e lençóis freáticos(principalmente os eletroeletrônicos), além do aumento da emissão de gases impactando as condições socioambientais dessa regiões. Desta forma, o intenso consumo favorece a proliferação de doenças e degradação do meio ambiente.


              
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3. Gabarito:A

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ENEM 2010 - Prova comentada - Questão 12
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Caderno
Azul
Amarelo
Branco
Rosa
Questão
12
11
10
10



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SOBRADINHO
O homem chega, já desfaz a natureza
Tira gente, põe represa, diz que tudo vai mudar
O São Francisco lá pra cima da Bahia
Diz que dia menos dia vai subir bem devagar
E passo a passo vai cumprindo a profecia do beato que dizia que o Sertão ia alagar. 



SÁ E GUARABYRA. Disco Pirão de peixe com pimenta. Som Livre, 1977 (adaptado).
O trecho da música faz referência a uma importante obra na região do rio São Francisco. Uma consequência socioespacial dessa construção foi
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a)  a migração forçada da população ribeirinha.
b) o rebaixamento do nível do lençol freático local.
c) a preservação da memória histórica da região.
d) a ampliação das áreas de clima árido.
e) a redução das áreas de agricultura irrigada.
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1. Competências e habilidades do ENEM

C6
Compreender a sociedade e a natureza, reconhecendo suas interações no espaço em diferentes contextos históricos e geográficos.
H27
Analisar de maneira crítica as interações da sociedade com o meio físico, levando em consideração aspectos históricos e(ou) geográficos.


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2. GEOGRAFALANDO COMENTA:


A questão aborda  aspectos sobre a matriz energética brasileira, a energia produzida a partir do uso de hidrelétricas. E a questão trás como pano de fundo os impactos socioespacial para as populações locais dessas regiões onde ficam estas hidrelétricas   que é com a construção de represas para a construção de usinas hidrelétricas, há o alagamento das áreas circunvizinhas, afetando diretamente a vida das populações que vivem nas margens dos rios da região. 

No caso de Sobradinho que é uma hidrelétrica instalada na bacia do são Francisco, foi responsável pela expulsão das populações de quatro cidades – Santa Sé, Casa Nova, Pilão Areado e Remanso, dezenas  de vilarejos e centenas de propriedades rurais, foram submersas pelo lago artificial que se formou com a construção da hidrelétrica. Gerando impactos sobre solos cultiváveis, matérias de interesse histórico-arqueológicos e provocando perdas na biodiversidade  
 

              
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3. Gabarito:A

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ENEM 2010 - Prova comentada - Questão 13
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Caderno
Azul
Amarelo
Branco
Rosa
Questão
11
07
09
11



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A imagem retrata a araucária, árvore que faz parte de um importante bioma brasileiro que, no entanto, já foi bastante degradado pela ocupação humana. Uma das formas de intervenção humana relacionada à degradação desse bioma foi
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a)  o avanço do extrativismo de minerais metálicos voltados para a exportação na região Sudeste.
b) a contínua ocupação agrícola intensiva de grãos na região Centro-Oeste do Brasil.
c) o processo de desmatamento motivado pela expansão da atividade canavieira no Nordeste brasileiro.
d) o avanço da indústria de papel e celulose a partir da exploração da madeira, extraída principalmente no Sul do Brasil.
e) o adensamento do processo de favelização sobre áreas da Serra do Mar na região Sudeste.
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1. Competências e habilidades do ENEM

C6
Compreender a sociedade e a natureza, reconhecendo suas interações no espaço em diferentes contextos históricos e geográficos.
H26
 Identificar em fontes diversas o processo de ocupação dos meios físicos e as relações da vida humana com a paisagem.


______________________________________________


2. GEOGRAFALANDO COMENTA:


A questão aborda  aspectos sobre o processo de devastação (desmatamento) de um importante bioma brasileiro conhecido como mata das Araucárias.   A araucária é uma árvore característica de zona subtropical, localizada na região Sul do Brasil. Ela foi  bastante utilizada ao longo do século XX na indústria de papel e celulose, que foi a grande responsável pela prática extrativista fazendo que a área coberta por estas árvores fosse diminuindo rapidamente.
 

              
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3. Gabarito:D

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ENEM 2010 - Prova comentada - Questão 14
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Caderno
Azul
Amarelo
Branco
Rosa
Questão
10
10
12
08



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O professor Paulo Saldiva pedala 6 km em 22 minutos de casa para o trabalho, todos os dias. Nunca foi atingido por um carro. Mesmo assim, é vítima diária do trânsito de São Paulo: a cada minuto sobre a bicicleta, seus pulmões são envenenados com 3,3 microgramas de poluição particulada – poeira, fumaça, fuligem, partículas de metal em suspensão, sulfatos, nitratos, carbono, compostos orgânicos e outras substâncias nocivas.
ESCOBAR, H. Sem Ar. O Estado de São Paulo. Ago. 2008.
 
A população de uma metrópole brasileira que vive nas mesmas condições socioambientais das do professor citado no texto apresentará uma tendência de
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a)  ampliação da taxa de fecundidade
b)  diminuição da expectativa de vida.
c) elevação do crescimento vegetativo.
d) aumento na participação relativa de idosos.
e) redução na proporção de jovens na sociedade.
______________________________________________
1. Competências e habilidades do ENEM

C6
Compreender a sociedade e a natureza, reconhecendo suas interações no espaço em diferentes contextos históricos e geográficos.
H26
 Identificar em fontes diversas o processo de ocupação dos meios físicos e as relações da vida humana com a paisagem.


______________________________________________


2. GEOGRAFALANDO COMENTA:

A questão aborda  um dos aspectos do cotidiano das populações que vivem nos grandes centros urbanizados que a poluição atmosférica.  A intensa poluição atmosférica provocada pela emissão de gases por automóveis e indústrias prejudica a vida da população urbana, já que esta acaba respirando o ar poluído, aumentando casos de doenças pulmonares, sofrendo agressões intensas, todos os dias, como resultados dos elevados índices de poluição. A expectativa de vida tende a se reduzir, pois a saúde humana é abalada fortemente, com a contaminação atmosférica
 

              
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3. Gabarito:B

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ENEM 2010 - Prova comentada - Questão 15
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Caderno
Azul
Amarelo
Branco
Rosa
Questão
09
08
13
12



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O fenômeno de ilha de calor é o exemplo mais marcante da modificação das condições iniciais do clima pelo processo de urbanização, caracterizado pela modificação do solo e pelo calor antropogênico, o qual inclui todas as atividades humanas inerentes à sua vida na cidade.

BARBOSA, R. V. R. Áreas verdes e qualidade térmica em ambientes
 urbanos: estudo emmicroclimas em Maceió. São Paulo: EdUSP, 2005.

O texto exemplifica uma importante alteração socioambiental, comum aos centros urbanos. A maximização desse fenômeno ocorre
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a)  pela reconstrução dos leitos originais dos cursos d’água antes canalizados.
b)  pela recomposição de áreas verdes nas áreas centrais dos centros urbanos.
c)  pelo uso de materiais com alta capacidade de reflexão no topo dos edifícios.
d) pelo processo de impermeabilização do solo nas áreas centrais das cidades.
e) pela construção de vias expressas e gerenciamento de tráfego terrestre.
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1. Competências e habilidades do ENEM

C6
Compreender a sociedade e a natureza, reconhecendo suas interações no espaço em diferentes contextos históricos e geográficos.
H26
 Identificar em fontes diversas o processo de ocupação dos meios físicos e as relações da vida humana com a paisagem.


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2. GEOGRAFALANDO COMENTA:

A questão aborda  um fenômeno climático marcado pela elevação da temperatura,  típico do cotidiano das populações que vivem nos grandes centros urbanos se comparadas a uma área rural.

As ilhas de calor são fenômenos climáticos recorrentes nas áreas urbanas, provocadas pela intensa impermeabilização do solo, baixa reflexão de luz solar pelo asfalto e grande concentração de edifícios, que dificultam a circulação de brisas, desmatamento e aterro dos corpos hídricos são fatores responsáveis por alteração no albedo retendo calor nas camadas mais baixas da atmosfera, nos cinturões urbanos .
 

              
 ______________________________________________


    
3. Gabarito:B

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ENEM 2010 - Prova comentada - Questão 16
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Caderno
Azul
Amarelo
Branco
Rosa
Questão
08
13
07
13



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Um dos principais objetivos de se dar continuidade às pesquisas em erosão dos solos é o de procurar resolver os problemas oriundos desse processo, que, em última análise, geram uma série de impactos ambientais. Além disso, para a adoção de técnicas de conservação dos solos, é preciso conhecer como a água executa seu trabalho de remoção, transporte e deposição de sedimentos. A erosão causa, quase sempre, uma série de problemas ambientais, em nível local ou até mesmo em grandes áreas.


GUERRA, A. J. T. Processos erosivos nas encostas. In: GUERRA, A. J. T.; CUNHA, S. B. Geomorfologia: uma atualização de bases e conceitos. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2007 (adaptado).
A preservação do solo, principalmente em áreas de encostas, pode ser uma solução para evitar catástrofes em função da intensidade de fluxo hídrico. A prática humana que segue no caminho contrário a essa solução é
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a)  a aração.
b)  o terraceamento.
c)  o pousio.
d) a drenagem.
e) o desmatamento.
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1. Competências e habilidades do ENEM

C6
Compreender a sociedade e a natureza, reconhecendo suas interações no espaço em diferentes contextos históricos e geográficos.
H26
 Identificar em fontes diversas o processo de ocupação dos meios físicos e as relações da vida humana com a paisagem.


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2. GEOGRAFALANDO COMENTA:


A questão aborda o processo de ocupação irregular de áreas de encosta e tendo como pano de fundo a questão da erosão do solo. Galera! A erosão pode ser descrita como um agente externo do relevo que age no modelado da paisagem. De acordo com a sua origem, o processo pode ser classificado em pluvial, fluvial, por gravidade, eólica, glacial, antrópico.  As encostas que sofrem desmatamento são propícias ao processo de erosão, já que as vegetações atuam como infiltradores das águas pluviais, dificultando a leva de sedimentos do solo pela chuva, para as áreas mais baixas do relevo.

O avanço do processo erosivo desencadeia uma série de problema socioambientais: deslizamentos, enchentes, assoreamento dos rios, redução da biodiversidade, perda de nutrientes, danos econômicos, entre outros.

Quando em zonas urbanas o desmatamento de encosta acelera o processo erosivo, que pode desencadear catástrofes, como as ocorridas em janeiro desse ano na região serrana do Rio de Janeiro, quando 916 pessoas morreram nas cidades de Petrópolis, Nova Friburgo e Teresópoles.   

Quando em zonas rural o desmatamento de encosta acelera faz a intensificação desse processo pode leva à origem de voçorocas e ravinas (grandes buracos formados pelas intempéries) nas encostas de colinas e morros.

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3. Gabarito:E

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ENEM 2010 - Prova comentada - Questão 17
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Caderno
Azul
Amarelo
Branco
Rosa
Questão
07
12
08
09



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Uma empresa norte-americana de bioenergia está expandindo suas operações para o Brasil para explorar o mercado de pinhão manso. Com sede na Califórnia, a empresa desenvolveu sementes híbridas de pinhão manso, oleaginosa utilizada hoje na produção de biodiesel e de querosene de aviação.
MAGOSSI, E. O Estado de São Paulo. 19 maio 2011 (adaptado).
A partir do texto, a melhoria agronômica das sementes de pinhão manso abre para o Brasil a oportunidade econômica de
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a)  ampliar as regiões produtoras pela adaptação do cultivo a diferentes condições climáticas.
b)  beneficiar os pequenos produtores camponeses de óleo pela venda direta ao varejo.
c)  abandonar a energia automotiva derivada do petróleo em favor de fontes alternativas.
d) baratear cultivos alimentares substituídos pelas culturas energéticas de valor econômico superior.
e) reduzir o impacto ambiental pela não emissão de gases do efeito estufa para a atmosfera.
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1. Competências e habilidades do ENEM

C6
Compreender a sociedade e a natureza, reconhecendo suas interações no espaço em diferentes contextos históricos e geográficos.
H28
 Relacionar o uso das tecnologias com os impactos sócio-ambientais em diferentes contextos histórico-geográficos.


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2. GEOGRAFALANDO COMENTA:


A questão aborda aspectos sobre a matriz energética brasileira, a questão trás como pano de fundo a energia produzida  a partir da extração do óleo de sementes de plantas oleoginosas e o seu aproveitamento econômico.

Com o melhoramento genético das sementes de pinhão, as condições do clima tornam-se secundárias para o aumento da produção, já que essas sementes estarão adequadas a diferentes tipos de climas e solos, ampliando as regiões produtoras para fora dos estados do sul do Brasil.

Galera!! Deste que o programa do biodiesel foi lançado, as plantas oleoginosas entraram na mira dos grandes investidores estrangeiros. Empresas francesas, suíças, espanholas, portuguesas e americanas estabeleceram ações de pesquisas e beneficiamento do pinhão manso, conhecido cientificamente Jatropa curcas. O grande objetivo é a substituição dos combustíveis fósseis por fontes energéticas alternativas e menos poluentes. A pesquisa busca adaptar o pinhão manso a diversos climas 

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3. Gabarito:A

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ENEM 2010 - Prova comentada - Questão 18
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Caderno
Azul
Amarelo
Branco
Rosa
Questão
06
04
05
05



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TEIXEIRA, W. et al. Decifrando a Terra. São Paulo: Nacional, 2009 (adaptado).
O gráfico relaciona diversas variáveis ao processo de formação do solo. A interpretação dos dados mostra que a água é um dos importantes fatores de pedogênese, pois nas áreas
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a)  de clima temperado ocorrem alta pluviosidade e grande profundidade de solos.
b)  tropicais ocorre menor pluviosidade, o que se relaciona com a menor profundidade das rochas inalteradas.
c)  de latitudes em torno de 30° ocorrem as maiores profundidades de solo, visto que há maior umidade.
d) tropicais a profundidade do solo é menor, o que evidencia menor intemperismo químico da água sobre as rochas
e) de menor latitude ocorrem as maiores precipitações, assim como a maior profundidade dos solos.
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1. Competências e habilidades do ENEM

C6
Compreender a sociedade e a natureza, reconhecendo suas interações no espaço em diferentes contextos históricos e geográficos.
H29
 Reconhecer a função dos recursos naturais na produção do espaço geográfico, relacionando-os com as mudanças provocadas pelas ações humanas.


______________________________________________


2. GEOGRAFALANDO COMENTA:


A questão aborda aspectos sobre o processo de formação dos solos. A formação do solo é um processo muito lento que pode durar milhares ou até mesmo milhões de anos. O solo pode ser compreendido como consequência do tempo, dos vegetais e animais, do clima e da rocha. Esses fatores são chamados de agentes formadores do solo. O gráfico mostrado relaciona diversas variáveis ao processo de formação do solo, onde é facilmente percebido que nas regiões de menor latitude as precipitações atmosféricas são as maiores e, consequentemente, em tais regiões apresentam como características solos profundos.


Galera!! Locais de baixa latitude – próximos ao Equador - são sujeitos a grandes volumes de evaporação/precipitação devido às altas temperaturas. A partir da grande quantidade de chuva, há também maior intemperismo químico nas rochas inalteradas, formando assim solos mais profundos. Desta forma, o gráfico indica a relação entre maiores temperaturas, maior volume de evaporação/chuva, e a profundidade dos solos.
 
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3. Gabarito:E

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ENEM 2010 - Prova comentada - Questão 19
=================
Caderno
Azul
Amarelo
Branco
Rosa
Questão
05
05
06
04



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O Centro-Oeste apresentou-se como extremamente receptivo aos novos fenômenos da urbanização, já que era praticamente virgem, não possuindo infraestrutura de monta, nem outros investimentos fixos vindos do passado. Pôde, assim, receber uma infraestrutura nova, totalmente a serviço de uma economia moderna.
SANTOS, M. A Urbanização Brasileira. São Paulo: EdUSP, 2005 (adaptado)

O texto trata da ocupação de uma parcela do território brasileiro. O processo econômico diretamente associado a essa ocupação foi o avanço da
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a)  industrialização voltada para o setor de base.
b)  economia da borracha no sul da Amazônia.
c)  fronteira agropecuária que degradou parte do cerrado.
d) exploração mineral na Chapada dos Guimarães.
e) extrativismo na região pantaneira.
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1. Competências e habilidades do ENEM

C6
Compreender a sociedade e a natureza, reconhecendo suas interações no espaço em diferentes contextos históricos e geográficos.
H26

H29
Identificar em fontes diversas o processo de ocupação dos meios físicos e as relações da vida humana com a paisagem.
Reconhecer a função dos recursos naturais na produção do espaço geográfico, relacionando-os com as mudanças provocadas pelas ações humanas.


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2. GEOGRAFALANDO COMENTA:


A questão aborda aspectos sobre o processo de ocupação da parte centro-oeste do território brasileiro. Traz como pano de fundo o tema da modernização do campo brasileiro. A partir dos anos de 1960 e 1970, com a politica de modernização da agricultura, voltada para atender a demanda do setor urbano-industrial e as políticas de integração nacional o cerrado brasileiro que ocupa quase dois milhões de quilômetros quadrados, com área nuclear situado no planalto central. Apresenta solos ácidos, duas estações  climáticas bem definidas e vegetação estratificada.

Esse bioma tem sido   devastado pela ocupação descontrolada de suas áreas pela novas fronteiras agrícolas do sul para o norte/oeste. Os avanços da fronteira agrícola do sul em direção ao centro-oeste dinamizaram a economia da região a partir do agronegócio, baseado principalmente na produção de soja. O uso de máquinas nas lavouras e o crescimento de agroindústrias contribuíram para o êxodo rural e, assim, o crescimento das áreas urbanas na região, degradando ainda mais a vegetação do Cerrado.

 
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3. Gabarito:C

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ENEM 2010 - Prova comentada - Questão 20
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Caderno
Azul
Amarelo
Branco
Rosa
Questão
04
06
04
06



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A Floresta Amazônica, com toda a sua imensidão, não vai estar aí para sempre. Foi preciso alcançar toda essa taxa de desmatamento de quase 20 mil quilômetros quadrados ao ano, na última década do século XX, para que uma pequena parcela de brasileiros se desse conta de que o maior patrimônio natural do país está sendo torrado.


AB’SABER, A. Amazônia: do discurso à práxis. São Paulo: EdUSP, 1996.
Um processo econômico que tem contribuído na atualidade para acelerar o problema ambiental descrito é: 
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a)  Expansão do Projeto Grande Carajás, com incentivos à chegada de novas empresas mineradoras
b)  Difusão do cultivo da soja com a implantação de monoculturas mecanizadas.
c)  Construção da rodovia Transamazônica, com o objetivo de interligar a região Norte ao restante do país.
d) Criação de áreas extrativistas do látex das seringueiras para os chamados povos da floresta.
e) Ampliação do polo industrial da Zona Franca de Manaus, visando atrair empresas nacionais e estrangeiras.
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1. Competências e habilidades do ENEM

C6
Compreender a sociedade e a natureza, reconhecendo suas interações no espaço em diferentes contextos históricos e geográficos.
H27

H28
Analisar de maneira crítica as interações da sociedade com o meio físico, levando em consideração aspectos históricos e(ou) geográficos. 
Relacionar o uso das tecnologias com os impactos sócio-ambientais em diferentes contextos histórico-geográficos.


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2. GEOGRAFALANDO COMENTA:


A questão aborda aspectos sobre o processo de devastação pelo qual vem passando a floresta Amazônica. A questão traz como pano de fundo o tema da modernização do campo brasileiro. A atual fronteira agrícola brasileira avança sobre as bordas da floresta amazônica, provocando sérios danos ambientais. Devido isso, o Brasil é líder em ranking de desmatamento mundial. A implantação de culturas mecanizadas, em particular da soja, contribui para acelerar o desmatamento na Amazônia.

Embora todas as opções são cabíveis à destruição de milhares de hectares da floresta amazônica,  a mais adequada é aquela que é a mais atual que se dá pela difusão do cultivo da soja, que avança do norte do Mato Grosso em direção às áreas centrais do Estado do Amazonas.     
Galera!! A fronteira agrícola é o avanço da unidade capitalista sobre o meio ambiente. E esta está  ligado a necessidade de maior produção de alimentos e de criação de animais.   




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3. Gabarito:B

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ENEM 2010 - Prova comentada - Questão 21
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Caderno
Azul
Amarelo
Branco
Rosa
Questão
01
03
01
03



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No mundo árabe, países governados há décadas por regimes políticos centralizadores contabilizam metade da população com menos de 30 anos; desses, 56% têm acesso à internet. Sentindo-se sem perspectivas de futuro e diante da estagnação da economia, esses jovens incubam vírus sedentos por modernidade e democracia. Em meados de dezembro, um tunisiano de 26 anos, vendedor de frutas, põe fogo no próprio corpo em protesto por trabalho, justiça e liberdade. Uma série de manifestações eclode na Tunísia e, como uma epidemia, o vírus libertário começa a se espalhar pelos países vizinhos, derrubando em seguida o presidente do Egito, Hosni Mubarak. Sites e redes sociais – como o Facebook e o Twitter ajudaram a mobilizar manifestantes do norte da África a ilhas do Golfo Pérsico.
SEQUEIRA, C. D.; VILLAMÉA, L. A epidemia da Liberdade. Istoé Internacional. 2 mar. 2011 (adaptado).
Considerando os movimentos políticos mencionados no texto, o acesso à internet permitiu aos jovens árabes
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a)  reforçar a atuação dos regimes políticos existentes
b)  tomar conhecimento dos fatos sem se envolver.
c)  manter o distanciamento necessário à sua segurança.
d) disseminar vírus capazes de destruir programas dos computadores.
e) difundir ideias revolucionárias que mobilizaram a população.
______________________________________________

1. Competências e habilidades do ENEM

C1
Compreender os elementos culturais que constituem as identidades
H3

Associar as manifestações culturais do presente aos seus processos históricos. 
C3
 Compreender a produção e o papel histórico das instituições sociais, políticas e econômicas, associando-as aos diferentes grupos, conflitos e movimentos sociais.

H11

H13 


H15
 
- Identificar registros de práticas de grupos sociais no tempo e no espaço.

- Analisar a atuação dos movimentos sociais que contribuíram para mudanças ou rupturas em processos de disputa pelo poder.

- Avaliar criticamente conflitos culturais, sociais, políticos, econômicos ou ambientais ao longo da história.
C4
 Entender as transformações técnicas e tecnológicas e seu impacto nos processos de produção, no desenvolvimento do conhecimento e na vida social.
H16
 Identificar registros sobre o papel das técnicas e tecnologias na organização do trabalho e/ou da vida social.

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2. GEOGRAFALANDO COMENTA:
Em dezembro de 2010 um jovem tunisiano, desempregado, ateou fogo ao próprio corpo como manifestação contra as condições de vida no país. Ele não sabia, mas o ato desesperado, que terminou com a própria morte, seria o pontapé inicial do que viria a ser chamado mais tarde de Primavera Árabe. Protestos se espalharam pela Tunísia, levando o presidente Zine el-Abdine Ben Ali a fugir para a Arábia Saudita apenas dez dias depois. Ben Ali estava no poder desde novembro de 1987.

O texto retrata a importância das redes sociais (Sites e redes sociais – como o Facebook e o Twitter ajudaram a mobilizar manifestantes do norte da África a ilhas do Golfo Pérsico.) No texto após o protesto do jovem tunisiano retratado, o movimento teve na internet um importante veículo de rápida disseminação de ideias e de informação que não puderam ser controlados pelos governos autoritários. Dessa maneira, a internet cumpriu um papel fundamental para a queda de alguns regimes autoritários em vários países do mundo árabe.



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3. Gabarito:E

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PROVA DE GEOGRAFIA DO ENEM 2011: Competências, Habilidades, Comentários e Gabarito Oficial PROVA DE GEOGRAFIA DO ENEM 2011: Competências, Habilidades, Comentários e Gabarito Oficial Reviewed by Gilvan Fontanailles on junho 27, 2014 Rating: 5

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