PROVA DE GEOGRAFIA DO ENEM 2011: Competências, Habilidades, Comentários e Gabarito Oficial
ENEM
2011 - Prova comentada - Questão 01
=================
Caderno
|
Azul
|
Amarelo
|
Branco
|
Rosa
|
Questão
|
45
|
45
|
15
|
15
|
______________________________________________
As migrações tradicionais, intensificadas e generalizadas nas últimas décadas do século XX, expressam aspectos particularmente importantes da problemática racial, visto como dilema também mundial. Deslocam-se indivíduos, famílias e coletividades para lugares próximos e distantes, envolvendo mudanças mais ou menos drásticas nas condições de vida e trabalho, em padrões e valores socioculturais. Deslocam-se para sociedades semelhantes ou radicalmente distintas, algumas vezes compreendendo culturas ou mesmo civilizações totalmente diversas.
IANNI, O. A era do globalismo. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1996.
A mobilidade populacional da segunda metade do século XX teve um papel
importante na formação social e econômica de diversos estados nacionais.
Uma razão para os movimentos migratórios nas últimas décadas e uma
política migratória atual dos países desenvolvidos são
______________________________________________
a) a busca de oportunidades de trabalho e o aumento de barreiras contra a imigração.
b) a necessidade de qualificação profissional e a abertura das fronteiras para os imigrantes.
c) o desenvolvimento de projetos de pesquisa e o acautelamento dos bens dos imigrantes.
d) a expansão da fronteira agrícola e a expulsão dos imigrantes qualificados.
e) a fuga decorrente de conflitos políticos e o fortalecimento de políticas sociais.
______________________________________________
______________________________________________
______________________________________________
ENEM
2011 - Prova comentada - Questão 02
=================
O organograma apresenta os diversos atores que integram uma cadeia agroindustrial e a intensa relação entre os setores primário, secundário e terciário. Nesse sentido, a disposição dos atores na cadeia agroindustrial demonstra
______________________________________________
a) a autonomia do setor primário.
b) a importância do setor financeiro.
c) o distanciamento entre campo e cidade.
d) a subordinação da indústria à agricultura.
e) a horizontalidade das relações produtivas.______________________________________________
______________________________________________
______________________________________________
______________________________________________
ENEM
2011 - Prova comentada - Questão 03
=================
______________________________________________
No Estado de São Paulo, a mecanização da colheita da cana-de-açúcar tem sido induzida também pela legislação ambiental, que proíbe a realização de queimadas em áreas próximas aos centros urbanos. Na região de Ribeirão Preto, principal polo sucroalcooleiro do país, a mecanização da colheita já é realizada em 516 mil dos 1,3 milhão de hectares cultivados com cana-de-açúcar.
O texto aborda duas questões, uma ambiental e outra socioeconômica, que integram o processo de modernização da produção canavieira. Em torno da associação entre elas, uma mudança decorrente desse processo é a
____________________________________________________________________________________________
b) a necessidade de qualificação profissional e a abertura das fronteiras para os imigrantes.
c) o desenvolvimento de projetos de pesquisa e o acautelamento dos bens dos imigrantes.
d) a expansão da fronteira agrícola e a expulsão dos imigrantes qualificados.
e) a fuga decorrente de conflitos políticos e o fortalecimento de políticas sociais.
______________________________________________
1. Competências e
habilidades do ENEM
C2
|
Compreender as transformações dos espaços
geográficos como produto das relações socioeconômicas e culturais de poder.
|
H7
|
Identificar os significados histórico-geográficos das relações de poder entre as nações.
|
______________________________________________
2. GEOGRAFALANDO COMENTA:
As migrações são intensificadas nos momentos de crises econômicas, em
que grandes massas populacionais buscam melhores condições de vida, emprego,
etc. Contudo, esses movimentos também aumentam a xenofobia no país receptor,
obrigando os governantes a criarem barreiras para dificultar a entrada de
imigrantes.
A questão aborda aspectos sobre o processo das migrações transnacionais
– C2 – H7
O Enem tem tradicionalmente colocado a discursão sobre o mundo
contemporâneo e o tema migrações internacionais, no ano de 2011, foi amplamente
posta em análise por todos os jovens pretendentes às academias federais.
Os grandes movimentos migratórias se processam a partir dos países
pobres para os países ricos, onde são buscadas educação, oportunidades de
trabalho e melhor situação de vida. Os países ricos fecham as fronteiras e
criam obstáculos.
______________________________________________
3. Gabarito:A
______________________________________________
=================
Caderno
|
Azul
|
Amarelo
|
Branco
|
Rosa
|
Questão
|
44
|
15
|
45
|
14
|
O organograma apresenta os diversos atores que integram uma cadeia agroindustrial e a intensa relação entre os setores primário, secundário e terciário. Nesse sentido, a disposição dos atores na cadeia agroindustrial demonstra
a) a autonomia do setor primário.
b) a importância do setor financeiro.
c) o distanciamento entre campo e cidade.
d) a subordinação da indústria à agricultura.
e) a horizontalidade das relações produtivas.______________________________________________
1. Competências e
habilidades do ENEM
C4
|
Entender as transformações técnicas e tecnológicas e seu impacto nos processos de produção, no desenvolvimento do conhecimento e na vida social.
|
H18
|
Analisar diferentes processos de produção ou
circulação de riquezas e suas implicações sócio-espaciais.
|
______________________________________________
2. GEOGRAFALANDO COMENTA:
O
setor financeiro atua de diversas formas em todos os setores do complexo
agroindustrial. Na montante, atua como financiador para a compra de máquinas e
insumos (sementes transgênicas, agrotóxicos etc) pelo agricultor, enquanto é
acionista/financiador de diversas empresas do ramo alimentício e também na
jusante, ou seja, no setor de varejo. Criando assim uma dependência em toda
cadeia produtiva entorno dos bancos.
A
questão aborda aspectos sobre o processo de integração entre o setor agrário
brasileiro com o setor industrial nacional, ligando ao outro tema sempre
discutido no Enem que é o Poder financeiro que no mundo atual que desde a fase
do capitalismo financeiro agi de forma avassalador e onde nenhum setor
econômico é livre e sua ingerência e influência
3. Gabarito: B
______________________________________________
=================
Caderno
|
Azul
|
Amarelo
|
Branco
|
Rosa
|
Questão
|
37
|
39
|
40
|
35
|
______________________________________________
No Estado de São Paulo, a mecanização da colheita da cana-de-açúcar tem sido induzida também pela legislação ambiental, que proíbe a realização de queimadas em áreas próximas aos centros urbanos. Na região de Ribeirão Preto, principal polo sucroalcooleiro do país, a mecanização da colheita já é realizada em 516 mil dos 1,3 milhão de hectares cultivados com cana-de-açúcar.
BALSADI, O. et al. Transformações Tecnológicas e a força de trabalho na agricultura
brasileira no período de 1990-2000. Revista de economia agrícola. V. 49 (1), 2002.
brasileira no período de 1990-2000. Revista de economia agrícola. V. 49 (1), 2002.
O texto aborda duas questões, uma ambiental e outra socioeconômica, que integram o processo de modernização da produção canavieira. Em torno da associação entre elas, uma mudança decorrente desse processo é a
a) perda de nutrientes do solo devido à utilização constante de máquinas.
b) eficiência e racionalidade no plantio com maior produtividade na colheita.
c) ampliação da oferta de empregos nesse tipo de ambiente produtivo
d) menor compactação do solo pelo uso de maquinário agrícola de porte.
e) poluição do ar pelo consumo de combustíveis fósseis pelas máquinas.
______________________________________________
1. Competências e
habilidades do ENEM
C2
|
Compreender as transformações dos espaços geográficos como produto das relações socioeconômicas e culturais de poder.
|
H16 -
H19 - |
- Identificar registros sobre o papel das técnicas e tecnologias na organização do trabalho e/ou da vida social.
-Reconhecer as transformações técnicas e
tecnológicas que determinam as várias formas de uso e apropriação dos
espaços rural e urbano |
______________________________________________
2. GEOGRAFALANDO COMENTA:
A mecanização proporciona maior eficiência na produção, diminuindo as
queimadas que geram problemas ambientais e as condições precárias dos
bóias-frias que trabalham nos canaviais.
A questão aborda aspectos sobre o processo de modernização do setor agrário brasileiro –
agricultura – C4 – H16/19
Quanto as implicações ambientais e socioeconômicas? Primeiramente vamos analisar
a questão ambiental (pontos positivos): o corte mecânico viabiliza a colheita
sem queima prévia, o que por sua vez viabiliza o aproveitamento da folha. A colheita mecanizada permite também a
padronização da matéria-prima destinada à indústria.
Em segundo lugar vamos analisar agora a questão socioeconômica. Galera a
introdução de máquinas na lavoura tem como consequência imediata a redução do
tempo de determinadas tarefas, da quantidade de mão de obra empregada e de
força de trabalho residente na produção. E qual vai ser a principal
consequencia disso? A geração de uma maior eficiência e racionalidade no
plantio com maior produtividade na colheita (ponto positivo) mas introduz uma
redução no número de trabalhadores e a principal uma mudança qualitativa (ponto
negativo) na demanda por trabalhadores qualificados e uma redução da mão de
obra dos trabalhadores sem especialização que são levados ao êxodo rural =
saída de suas terras e emigrarem para outras áreas principalmente as urbanas.
3. Gabarito:B
______________________________________________
ENEM 2011 - Prova comentada - Questão 04
=================
Caderno
|
Azul
|
Amarelo
|
Branco
|
Rosa
|
Questão
|
36
|
34
|
38
|
37
|
______________________________________________
SMITH, D. Atlas da Situação Mundial. São Paulo: Cia. Editora Nacional, 2007 (adaptado). (Foto: Reprodução/Enem)
Uma explicação de caráter histórico para o percentual da religião com
maior número de adeptos declarados no Brasil foi a existência, no
passado colonial e monárquico, da______________________________________________
a) incapacidade do cristianismo de incorporar aspectos de outras religiões.
b) incorporação da ideia de liberdade religiosa na esfera pública.
c) permissão para o funcionamento de igrejas não cristãs.
d) relação de integração entre Estado e Igreja.
e) influência das religiões de origem africana.______________________________________________
1. Competências e
habilidades do ENEM
C1
C2 |
– Compreender os elementos culturais que constituem as identidades
– Compreender as transformações dos espaços geográficos como produto das relações socioeconômicas e culturais de poder.
|
H3
H5 H6 |
- Associar as manifestações culturais do presente aos seus processos históricos.
- Identificar as manifestações ou representações da diversidade do patrimônio cultural e artístico em diferentes sociedades.
- Interpretar diferentes representações gráficas e cartográficas dos espaços geográficos.
|
______________________________________________
2. GEOGRAFALANDO COMENTA:
Essa questão trás
teoricamente apenas conteudos de História e o gráfico que nas prova das humanas
é conteúdo de Geografia. E nesse sentido nós vamos ter 3 habilidades diferentes
as duas H3 e H5 (História) e H6 (Geografia). A resposta será encontrada apartir
da leitura do gráfico e de acordo com o gráfico a maioria da população
brasileira no ano de 2007 declarava serem pertencentes à religião católica.
Esse quadro se explica devido a forte presença da Igreja Católica
no Brasil através do estabelecimento do Padroado, regime em que a Igreja
se submetia ao Estado, que era responsável pela sua manutenção. Tal
sistema esteve presente não somente como elemento colonizador durante o Antigo
Regime, mas também durante todo período Imperial.
A questão aborda aspectos sobre o Brasil Colonial e Monárquico – C1 H3/5(história) C2– H6 (geografia)
Galera!!! Quando analisamos o período colonial brasileiro, percebemos o exclusivismo da ação católica jesuítica em comunhão com o Estado lusitano, garantindo a massificação do catolicismo na mentalidade indígena e na atmosfera cultural do Brasil naquele momento histórico. Durante a fase monárquica, sobretudo, a partir da construção de 1824, identifica-se como um dos seus princípios a independência entre a Igreja e o Estado na perspectiva do padroado e do beneplácito, inclusive com especificidades quanto ao monopólio católico das manifestações religiosas públicas.
3. Gabarito:D
______________________________________________
ENEM 2011 - Prova comentada - Questão 05
=================
Caderno
|
Azul
|
Amarelo
|
Branco
|
Rosa
|
Questão
|
28
|
29
|
28
|
30
|
______________________________________________
Subindo morros, margeando córregos ou penduradas em palafitas, as favelas fazem parte da paisagem de um terço dos municípios do país, abrigando mais de 10 milhões de pessoas, segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
MARTINS, A. R. A favela como um espaço da cidade. Disponível em: http://www.revistaescola.abril.com.br. Acesso em: 31 jul. 2010.
A situação das favelas no país reporta a graves problemas de desordenamento territorial. Nesse sentido, uma característica comum a esses espaços tem sido
______________________________________________
a) o planejamento para a implantação de infraestruturas urbanas necessárias para atender as necessidades básicas dos moradores.
b) a organização de associações de moradores interessadas na melhoria do espaço urbano e financiadas pelo poder público.
d) a presença de ações referentes à educação ambiental com consequente preservação dos espaços naturais circundantes.
d) a ocupação de áreas de risco suscetíveis a enchentes ou desmoronamentos com consequentes perdas materiais e humanas.
e) o isolamento socioeconômico dos moradores ocupantes desses espaços com a resultante multiplicação de políticas que tentam reverter esse quadro.
______________________________________________
1. Competências e
habilidades do ENEM
C6
|
Compreender a sociedade e a natureza, reconhecendo suas interações no espaço em diferentes contextos históricos e geográficos.
|
H27
|
Analisar de maneira crítica as interações da
sociedade com o meio físico, levando em consideração aspectos históricos
e(ou) geográficos.
|
______________________________________________
2. GEOGRAFALANDO COMENTA:
A
questão aborda aspectos sobre da ocupação urbana – Urbanização nos países subdesenvolvidos,
Galera!!
As favelas constituem símbolos XIX e XX, em áreas de grandes riscos para a vida
humanas.
Tragédias
em várias regiões brasileiras ocorrem todos os anos, principalmente no período
chuvoso, como se verificou em janeiro de 2011, nas áreas serranas do Rio de
Janeiro, com as ocupações indevidas de morros. Então a ocupação de áreas de
risco suscetíveis a enchentes ou desmoronamentos com consequentes perdas
materiais e humanas é uma característica comum a esses espaços devido aos
graves problemas de desordenamento territorial.
A
ocupação caótica de área inadequadas aos seres humanos é mais uma marca de
nosso subdesenvolvidos.
Nos
grandes centros do Brasil, é visível o desordenamento territorial a partir das
favelas, que ocupam áreas de risco, de não interesse imobiliário, como as
encostas de morros e margens de rios. São áreas privadas de infra
estrutura básica, nas quais ocorrem problemas como desmoronamentos e
enchentes que atingem a população local.
3. Gabarito:D
______________________________________________
ENEM 2010 - Prova comentada - Questão 06
=================
Caderno
|
Azul
|
Amarelo
|
Branco
|
Rosa
|
Questão
|
24
|
24
|
26
|
21
|
______________________________________________
A introdução de
novas tecnologias desencadeou uma série de efeitos sociais que afetaram
os trabalhadores e sua organização. O uso de novas tecnologias trouxe a
diminuição do trabalho necessário que se traduz na economia líquida do
tempo de trabalho, uma vez que, com a presença da automação
microeletrônica, começou a ocorrer a diminuição dos coletivos operários e
uma mudança na organização dos processos de trabalho.
A utilização de novas tecnologias tem causado inúmeras alterações no mundo do trabalho. Essas mudanças são observadas em um modelo de produção caracterizado
______________________________________________
a) pelo uso intensivo do trabalho manual para desenvolver produtos autênticos e personalizados.
b) pelo ingresso tardio das mulheres no mercado de trabalho no setor industrial.
c) pela participação ativa das empresas e dos próprios trabalhadores no processo de qualificação laboral.
d) pelo aumento na oferta de vagas para trabalhadores especializados em funções repetitivas.
e) pela manutenção de estoques de larga escala em função da alta produtividade.
______________________________________________
1. Competências e
habilidades do ENEM
C4
|
Entender as transformações técnicas e tecnológicas e seu impacto nos processos de produção, no desenvolvimento do conhecimento e na vida social.
|
H16
|
Identificar registros sobre o papel das técnicas e tecnologias na organização do trabalho e/ou da vida social.
|
______________________________________________
2. GEOGRAFALANDO COMENTA:
A questão aborda aspectos
sobre as mudanças que ocorreram no espaço fabril com a introdução e utilização de novas
tecnologias. Nesses espaços observa-se inúmeras alterações no mundo do trabalho.
A principal mudança segundo o texto é a automação, para com o mundo do trabalho
entre as consequências negativa para isso é que esta passa a originar o
desemprego estrutural, o que faz obrigar os trabalhadores a buscarem uma melhor
qualificação para não serem demitidos, tornando-os aptos a participar das
diferentes partes da produção.
Galera! O mundo atual
possui uma grande capacidade produtiva advinda da liberdade global capitalista
após a queda do socialismo real, como consequência as tecnologias fabris promovem
um acelerado ritmo na produtividade (características positiva). Além da
liberdade econômica, o capitalismo foi incentivado pela robótica, informática e
desenvolvimento dos meios de comunicação
que provocaram o aumento da produção de mercadorias, aperfeiçoando o
mercado consumidor, contudo o aperfeiçoamento tecnológico nas industrias
acarretou o grave problema social do desemprego. Esse problema é de difícil
solução já que o estado mínimo não possui grande intromissão na resolução de
problemas sociais, além do fato de que a superprodução acarreta falências
intensificando o problema social.
______________________________________________
3. Gabarito:C
______________________________________________
ENEM 2010 - Prova comentada - Questão 07
=================
Caderno
|
Azul
|
Amarelo
|
Branco
|
Rosa
|
Questão
|
23
|
23
|
25
|
20
|
______________________________________________
O acidente
nuclear de Chernobyl revela brutalmente os limites dos poderes
técnico-científicos da humanidade e as ”marchas-à-ré“ que a ”natureza“
nos pode reservar. É evidente que uma gestão mais coletiva se impõe para
orientar as ciências e as técnicas em direção a finalidades mais
humanas.
GUATTARI, F. As três ecologias. São Paulo: Papirus, 1995 (adaptado).
O texto trata do aparato técnico-científico e as suas consequências para a humanidade, propondo que esse desenvolvimento
a) defina seus projetos a partir dos interesses coletivos.
b) guie-se por interesses econômicos, prescritos pela lógica do mercado.
c) priorize a evolução da tecnologia, se apropriando da natureza.
d) promova a separação entre natureza e sociedade tecnológica.
e) tenha gestão própria, com o objetivo de melhor apropriação da natureza.
______________________________________________
1. Competências e
habilidades do ENEM
C4
|
Entender as transformações técnicas e tecnológicas e seu impacto nos processos de produção, no desenvolvimento do conhecimento e na vida social.
|
H20
|
Selecionar argumentos favoráveis ou contrários às modificações impostas
pelas novas tecnologias à vida social e ao mundo do trabalho.
|
______________________________________________
2. GEOGRAFALANDO COMENTA:
A questão aborda aspectos
sobre os riscos do uso de tecnologias de ponta, como o da obtenção da energia
nuclear que obtemos uma outra energia a eletricidade, que necessita de uma crucial atenção por
porte da sociedade, pois se existem consequências positivas, como a obtenção de energia para os lares (que traz satisfação para as famílias ) e para parques
fabris que são essenciais para o crescimento
econômico de um país, também nascem consequências negativas e nefastas como o
descontrole sobre a radiação, que em momentos singulares como o de Chernobyl,
provoca tragédias humanas.
O texto aponta que existe uma outra face do desenvolvimento tecnológico.
Apesar das novas tecnologias melhorarem a vida de muitas pessoas, elas podem
trazer malefícios no âmbito coletivo, visualizado no texto pelas modernas
usinas nucleares, que acabaram por colocar em risco à vida de grande parte da
população europeia na década de 80 com o acidente em Chernobyl na Ucrânia.
A palavra chave está na comanda do texto quando ele fala sobre gestão mais coletiva
A humanidade ainda não possui tecnologia que possa evitar os acidentes,
por isso necessita possuir a humildade de reconhecer essa realidade, para que o
uso de usinas nucleares possa ocorrer, para beneficiar a sociedade, com
inúmeras garantias para com o meio ambiente. Então é necessário que os órgão governamentais que administram essas tecnologias possam defina seus projetos a partir dos interesses coletivos. Então interesse coletivo gestão mais colativa (participação popular)
3. Gabarito:A
______________________________________________
=================
Caderno
|
Azul
|
Amarelo
|
Branco
|
Rosa
|
Questão
|
16
|
19
|
16
|
17
|
______________________________________________
Estamos
testemunhando o reverso da tendência histórica da assalariação do
trabalho e socialização da produção, que foi característica predominante
na era industrial. A nova organização social e econômica baseada nas
tecnologias da informação visa à administração descentralizadora, ao
trabalho individualizante e aos mercados personalizados. As novas
tecnologias da informação possibilitam, ao mesmo tempo, a
descentralização das tarefas e sua
coordenação em uma rede interativa de comunicação em tempo real, seja entre continentes, seja entre os andares de um mesmo edifício.
coordenação em uma rede interativa de comunicação em tempo real, seja entre continentes, seja entre os andares de um mesmo edifício.
CASTELLS, M. A sociedade em rede. São Paulo: Paz e Terra, 2006 (adaptado).
a) o aprofundamento dos vínculos dos operários com as linhas de montagem sob influência dos modelos orientais de gestão.
b) o aumento das formas de teletrabalho como solução de larga escala para o problema do desemprego crônico.
c) o avanço do trabalho flexível e da terceirização como respostas às demandas por inovação e com vistas à mobilidade dos investimentos.
d) a autonomização crescente das máquinas e computadores em substituição ao trabalho dos especialistas técnicos e gestores.
e) o fortalecimento do diálogo entre operários, gerentes, executivos e clientes com a garantia de harmonização das relações de trabalho.
______________________________________________
1. Competências e
habilidades do ENEM
C4
|
Entender as transformações técnicas e tecnológicas e seu impacto nos processos de produção, no desenvolvimento do conhecimento e na vida social.
|
H17
|
Analisar fatores que explicam o impacto das novas tecnologias no processo de territorialização da produção.
|
______________________________________________
2. GEOGRAFALANDO COMENTA:
A questão aborda aspectos
sobre as transformações no processo produtivo implantada com a nova configuração
do capitalismo flexível. Com a Revolução Técnico-Científica, as
transformações no processo produtivo foram intensas. A busca pela diminuição
nos custos da produção levaram à automação e a terceirização.
A primeira (automatização) causou o desemprego estrutural e a
flexibilização do trabalho, em que o trabalhador deve saber conduzir
diversas partes do processo.
A segunda(terceirização), diminuiu gastos, principalmente,
com deveres trabalhistas, gerando mais receitas para reinvestimentos. A
terceirização visa racionalizar, sob as novas condições da concorrência e
acumulação capitalista, a exploração da força de trabalho assalariado no
interior de um novo modo de cooperação capitalista: a cooperação complexa,
etapa superior da grande indústria sob as condições da revolução informacional.
3. Gabarito:C
______________________________________________
=================
Caderno
|
Azul
|
Amarelo
|
Branco
|
Rosa
|
Questão
|
15
|
14
|
44
|
45
|
______________________________________________
Em 1872, Robert
Angus Smith criou o termo “chuva ácida”, descrevendo precipitações
ácidas em Manchester após a Revolução Industrial. Trata-se do acúmulo
demasiado de dióxido de carbono e enxofre na atmosfera que, ao reagirem
com compostos dessa camada, formam gotículas de chuva ácida e
partículas de aerossóis. A chuva ácida não necessariamente ocorre no
local poluidor, pois tais poluentes, ao serem lançados na atmosfera, são
levados pelos ventos, podendo provocar a reação em regiões distantes. A
água de forma pura apresenta pH 7, e, ao contatar agentes poluidores,
reage modificando seu pH para 5,6 e até menos que isso, o que provoca
reações, deixando consequências.
Disponível em: http://www.brasilescola.com. Acesso em: 18 maio 2010 (adaptado).
O texto aponta para um fenômeno atmosférico causador de graves problemas ao meio ambiente: a chuva ácida (pluviosidade com pH baixo). Esse fenômeno tem como consequência
______________________________________________
a) a corrosão de metais, pinturas, monumentos históricos, destruição da cobertura vegetal e acidificação dos lagos.
b) a diminuição do aquecimento global, já que esse tipo de chuva retira poluentes da atmosfera.
c) a destruição da fauna e da flora, a redução dos recursos hídricos, com o assoreamento dos rios.
d) as enchentes, que atrapalham a vida do cidadão urbano, corroendo, em curto prazo, automóveis e fios de cobre da rede elétrica.
e) a degradação da terra nas regiões semiáridas, localizadas, em sua maioria, no Nordeste do nosso país.
______________________________________________
1. Competências e
habilidades do ENEM
C6
|
Compreender a sociedade e a natureza, reconhecendo suas interações no espaço em diferentes contextos históricos e geográficos.
|
H26
|
Identificar em fontes diversas o processo de ocupação dos meios físicos e as relações da vida humana com a paisagem.
|
______________________________________________
2. GEOGRAFALANDO COMENTA:
A questão aborda aspectos
sobre a ação humana através das atividades industriais que agridem diretamente
o meio ambiente. Após a Revolução Industrial, acelerou-se o processo de
contaminação atmosférica provocada pela concentração de dióxido de carbono e
enxofre, intensificando a formação de chuvas ácidas, e deteriorando as
condições de vida. Os principais contribuintes para a produção dos gases que provocam as chuvas ácidas, lançadas na
atmosfera, são as emissões dos vulcões e alguns processos biológicos que
ocorrem nos solos, pântanos e oceanos. A
ação humana através das atividades industriais, a produção de centrais
termoelétricas e a combustão provocada pelos veículos são também fatores
responsáveis por esse fenômeno. Essa situação tem como consequência a corrosão
dos materiais utilizados nas construções, danificação de monumentos históricos,
além da destruição da cobertura vegetal e acidificação dos lagos.
Como isso acontece?
Os ácidos presentes na atmosfera gerados pela emissão de gases tóxicos se
precipitam com as chuvas, atingindo monumentos nas cidades, vegetações e
áreas de rios e lagoas, o que aumenta gastos públicos com manutenção de
estátuas e despoluição dos recursos hídricos.
3. Gabarito:C
______________________________________________
ENEM
2010 - Prova comentada - Questão 10
=================
Caderno
|
Azul
|
Amarelo
|
Branco
|
Rosa
|
Questão
|
14
|
44
|
14
|
44
|
______________________________________________
O espaço mundial sob a “nova des-ordem” é um emaranhado de zonas, redes e “aglomerados”, espaços hegemônicos e contra-hegemônicos que se cruzam de forma complexa na face da Terra. Fica clara, de saída, a polêmica que envolve uma nova regionalização mundial.
Como regionalizar um espaço tão heterogêneo e, em parte, fluido, como é o espaço mundial contemporâneo?
HAESBAERT, R.; PORTO-GONÇALVES, C.W. A nova des-ordem mundial. São Paulo: UNESP, 2006
O mapa procura representar a lógica espacial do mundo contemporâneo pós-União Soviética, no contexto de avanço da globalização e do neoliberalismo, quando a divisão entre países socialistas e capitalistas se desfez e as categorias de “primeiro” e “terceiro” mundo perderam sua validade explicativa.______________________________________________
a) a estagnação dos Estados com forte identidade cultural.
b) o alcance da racionalidade anticapitalista.
c) a influência das grandes potências econômicas.
d) a dissolução de blocos políticos regionais.
e) o alargamento da força econômica dos países islâmicos.
______________________________________________
1. Competências e
habilidades do ENEM
C2
|
Compreender as transformações dos espaços geográficos como produto das relações socioeconômicas e culturais de poder. |
H9
|
Comparar o significado histórico-geográfico das organizações políticas e socioeconômicas em escala local, regional ou mundial.
|
______________________________________________
2. GEOGRAFALANDO COMENTA:
A questão aborda aspectos
sobre a nova geopolítica mundial, articulada na multipolaridade,
visualizada no mapa, estaria concentrada no eixo econômico Nova Iorque –
Londres – Tóquio, cidades estas que controlam a maior fatia dos fluxos
financeiros da economia mundial, polarizando as demais regiões do mundo. É
importante ressaltar que o texto deixa claro que essa regionalização econômica da
economia mundial se dá no período pós Guerra Fria, com o final do socialismo,
onde tivemos o fortalecimento das nações possuidora de maiores poderios tecnológicos
e financeiros. Onde o mapa mostra Japão, China-Índia, mundo árabe, EUA e União
europeia se consolidando como centros de poder, em nosso dias.
3. Gabarito:C
______________________________________________
ENEM
2010 - Prova comentada - Questão 11
=================
Caderno
|
Azul
|
Amarelo
|
Branco
|
Rosa
|
Questão
|
13
|
09
|
11
|
07
|
______________________________________________
Como os
combustíveis energéticos, as tecnologias da informação são, hoje em dia,
indispensáveis em todos os setores econômicos. Através delas, um maior
número de produtores é capaz de inovar e a obsolescência de bens e
serviços se acelera. Longe de estender a vida útil dos equipamentos e a
sua capacidade de reparação, o ciclo de vida desses
produtos diminui, resultando em maior necessidade de matéria-prima para a fabricação de novos.
produtos diminui, resultando em maior necessidade de matéria-prima para a fabricação de novos.
GROSSARD, C. Le Monde Diplomatique Brasil. Ano 3, nº 36, 2010 (adaptado).
A postura
consumista de nossa sociedade indica a crescente produção de lixo,
principalmente nas áreas urbanas, o que, associado a modos incorretos de
deposição,______________________________________________
a) provoca a contaminação do solo e do lençol freático, ocasionando assim graves problemas socioambientais, que se adensarão com a continuidade da cultura do consumo desenfreado.
b) produz efeitos perversos nos ecossistemas, que são sanados por cadeias de organismos decompositores que assumem o papel de eliminadores dos resíduos depositados em lixões.
c) multiplica o número de lixões a céu aberto, considerados atualmente a ferramenta capaz de resolver de forma simplificada e barata o problema de deposição de resíduos nas grandes cidades.
d) estimula o empreendedorismo social, visto que um grande número de pessoas, os catadores, têm livre acesso aos lixões, sendo assim incluídos na cadeia produtiva dos resíduos tecnológicos.
e) possibilita a ampliação da quantidade de rejeitos que podem ser destinados a associações e cooperativas de catadores de materiais recicláveis, financiados por instituições da sociedade civil ou pelo poder público.
______________________________________________
______________________________________________
______________________________________________
a) provoca a contaminação do solo e do lençol freático, ocasionando assim graves problemas socioambientais, que se adensarão com a continuidade da cultura do consumo desenfreado.
b) produz efeitos perversos nos ecossistemas, que são sanados por cadeias de organismos decompositores que assumem o papel de eliminadores dos resíduos depositados em lixões.
c) multiplica o número de lixões a céu aberto, considerados atualmente a ferramenta capaz de resolver de forma simplificada e barata o problema de deposição de resíduos nas grandes cidades.
d) estimula o empreendedorismo social, visto que um grande número de pessoas, os catadores, têm livre acesso aos lixões, sendo assim incluídos na cadeia produtiva dos resíduos tecnológicos.
e) possibilita a ampliação da quantidade de rejeitos que podem ser destinados a associações e cooperativas de catadores de materiais recicláveis, financiados por instituições da sociedade civil ou pelo poder público.
______________________________________________
1. Competências e
habilidades do ENEM
C6
|
Compreender a sociedade e a natureza, reconhecendo suas interações no espaço em diferentes contextos históricos e geográficos. |
H26
|
Identificar em fontes diversas o processo de ocupação dos meios físicos e as relações da vida humana com a paisagem.
|
______________________________________________
2. GEOGRAFALANDO COMENTA:
A questão aborda um
dos aspectos da atual sociedade urbana-industrial que é o seu estilo de vida
fortemente consumista. Como pano de fundo a questão trás o problema ambiental do aumento da produção de lixo. Essa postura
consumista somada às inovações que trazem a obsolescência desses produtos cada vez
mais rápidas e somando a isto a capacidade de reparação desses produtos
que muitos é zero, o ciclo de vida desses produtos diminui e muito a
ponto de serem considerados quase como descartáveis.
Gelara!! Com a obsolescência programada, o
consumo é imediato e sendo vez mais intensificado e isso faz aumentar também a quantidade de dejetos que serão armazenado
(jogados de forma incorreta) nos lixões, localizados próximos aos centros
urbanos.
Esses dejetos irão provoca as contaminações dos solos e lençóis freáticos(principalmente os eletroeletrônicos),
além do aumento da emissão de gases impactando as condições socioambientais
dessa regiões. Desta forma, o intenso consumo favorece a proliferação de
doenças e degradação do meio ambiente.
3. Gabarito:A
______________________________________________
ENEM
2010 - Prova comentada - Questão 12
=================
Caderno
|
Azul
|
Amarelo
|
Branco
|
Rosa
|
Questão
|
12
|
11
|
10
|
10
|
______________________________________________
SOBRADINHO
O homem chega, já desfaz a natureza
Tira gente, põe represa, diz que tudo vai mudar
O São Francisco lá pra cima da Bahia
Diz que dia menos dia vai subir bem devagar
E passo a passo vai cumprindo a profecia do beato que dizia que o Sertão ia alagar.
O homem chega, já desfaz a natureza
Tira gente, põe represa, diz que tudo vai mudar
O São Francisco lá pra cima da Bahia
Diz que dia menos dia vai subir bem devagar
E passo a passo vai cumprindo a profecia do beato que dizia que o Sertão ia alagar.
SÁ E GUARABYRA. Disco Pirão de peixe com pimenta. Som Livre, 1977 (adaptado).
O trecho da
música faz referência a uma importante obra na região do rio São
Francisco. Uma consequência socioespacial dessa construção foi
______________________________________________
______________________________________________
a) a migração forçada da população ribeirinha.
b) o rebaixamento do nível do lençol freático local.
c) a preservação da memória histórica da região.
d) a ampliação das áreas de clima árido.
e) a redução das áreas de agricultura irrigada.
______________________________________________
______________________________________________
______________________________________________
a) a migração forçada da população ribeirinha.
b) o rebaixamento do nível do lençol freático local.
c) a preservação da memória histórica da região.
d) a ampliação das áreas de clima árido.
e) a redução das áreas de agricultura irrigada.
______________________________________________
1. Competências e
habilidades do ENEM
C6
|
Compreender a sociedade e a natureza, reconhecendo suas interações no espaço em diferentes contextos históricos e geográficos. |
H27
|
Analisar de maneira crítica as interações da sociedade com o meio
físico, levando em consideração aspectos históricos e(ou) geográficos.
|
______________________________________________
2. GEOGRAFALANDO COMENTA:
A questão aborda aspectos sobre a matriz energética brasileira,
a energia produzida a partir do uso de hidrelétricas. E a questão trás como pano
de fundo os impactos socioespacial para as populações locais dessas regiões
onde ficam estas hidrelétricas que é com a construção de represas para
a construção de usinas hidrelétricas, há o alagamento das áreas circunvizinhas,
afetando diretamente a vida das populações que vivem nas margens dos
rios da região.
No caso de Sobradinho que é uma hidrelétrica instalada na
bacia do são Francisco, foi responsável pela expulsão das populações de quatro
cidades – Santa Sé, Casa Nova, Pilão Areado e Remanso, dezenas de vilarejos e centenas de propriedades
rurais, foram submersas pelo lago artificial que se formou com a construção da hidrelétrica.
Gerando impactos sobre solos cultiváveis, matérias de interesse histórico-arqueológicos
e provocando perdas na biodiversidade
3. Gabarito:A
______________________________________________
ENEM
2010 - Prova comentada - Questão 13
=================
Caderno
|
Azul
|
Amarelo
|
Branco
|
Rosa
|
Questão
|
11
|
07
|
09
|
11
|
______________________________________________
A imagem retrata a araucária, árvore que faz parte de um importante
bioma brasileiro que, no entanto, já foi bastante degradado pela
ocupação humana. Uma das formas de intervenção humana relacionada
à degradação desse bioma foi
______________________________________________
______________________________________________
O texto exemplifica uma importante alteração socioambiental, comum aos centros urbanos. A maximização desse fenômeno ocorre
______________________________________________
A preservação do
solo, principalmente em áreas de encostas, pode ser uma solução para
evitar catástrofes em função da intensidade de fluxo hídrico. A prática
humana que segue no caminho contrário a essa solução é
______________________________________________
A partir do texto, a melhoria agronômica das sementes de pinhão manso abre para o Brasil a oportunidade econômica de
______________________________________________
______________________________________________
a) o avanço do extrativismo de minerais metálicos voltados para a exportação na região Sudeste.
b) a contínua ocupação agrícola intensiva de grãos na região Centro-Oeste do Brasil.
c) o processo de desmatamento motivado pela expansão da atividade canavieira no Nordeste brasileiro.
d) o avanço da indústria de papel e celulose a partir da exploração da madeira, extraída principalmente no Sul do Brasil.
e) o adensamento do processo de favelização sobre áreas da Serra do Mar na região Sudeste.
______________________________________________
______________________________________________
______________________________________________
a) o avanço do extrativismo de minerais metálicos voltados para a exportação na região Sudeste.
b) a contínua ocupação agrícola intensiva de grãos na região Centro-Oeste do Brasil.
c) o processo de desmatamento motivado pela expansão da atividade canavieira no Nordeste brasileiro.
d) o avanço da indústria de papel e celulose a partir da exploração da madeira, extraída principalmente no Sul do Brasil.
e) o adensamento do processo de favelização sobre áreas da Serra do Mar na região Sudeste.
______________________________________________
1. Competências e
habilidades do ENEM
C6
|
Compreender a sociedade e a natureza, reconhecendo suas interações no espaço em diferentes contextos históricos e geográficos. |
H26
|
Identificar em fontes diversas o processo de ocupação dos meios físicos e as relações da vida humana com a paisagem.
|
______________________________________________
2. GEOGRAFALANDO COMENTA:
A questão aborda aspectos sobre o processo de devastação (desmatamento)
de um importante bioma brasileiro conhecido como mata das Araucárias. A
araucária é uma árvore característica de zona subtropical, localizada na região
Sul do Brasil. Ela foi bastante
utilizada ao longo do século XX na indústria de papel e celulose, que foi a
grande responsável pela prática extrativista fazendo que a área coberta por
estas árvores fosse diminuindo rapidamente.
3. Gabarito:D
______________________________________________
ENEM
2010 - Prova comentada - Questão 14
=================
Caderno
|
Azul
|
Amarelo
|
Branco
|
Rosa
|
Questão
|
10
|
10
|
12
|
08
|
______________________________________________
O professor
Paulo Saldiva pedala 6 km em 22 minutos de casa para o trabalho, todos
os dias. Nunca foi atingido por um carro. Mesmo assim, é vítima diária
do trânsito de São Paulo: a cada minuto sobre a bicicleta, seus pulmões
são envenenados com 3,3 microgramas de poluição particulada –
poeira, fumaça, fuligem, partículas de metal em suspensão, sulfatos,
nitratos, carbono, compostos orgânicos e outras substâncias nocivas.
ESCOBAR, H. Sem Ar. O Estado de São Paulo. Ago. 2008.
A população de
uma metrópole brasileira que vive nas mesmas condições socioambientais
das do professor citado no texto apresentará uma tendência de
______________________________________________
a) ampliação da taxa de fecundidade
b) diminuição da expectativa de vida.
c) elevação do crescimento vegetativo.
d) aumento na participação relativa de idosos.
e) redução na proporção de jovens na sociedade.
______________________________________________
______________________________________________
______________________________________________
a) ampliação da taxa de fecundidade
b) diminuição da expectativa de vida.
c) elevação do crescimento vegetativo.
d) aumento na participação relativa de idosos.
e) redução na proporção de jovens na sociedade.
______________________________________________
1. Competências e
habilidades do ENEM
C6
|
Compreender a sociedade e a natureza, reconhecendo suas interações no espaço em diferentes contextos históricos e geográficos. |
H26
|
Identificar em fontes diversas o processo de ocupação dos meios físicos e as relações da vida humana com a paisagem.
|
______________________________________________
2. GEOGRAFALANDO COMENTA:
A questão aborda um dos aspectos do cotidiano das populações
que vivem nos grandes centros urbanizados que a poluição atmosférica. A intensa poluição atmosférica provocada pela
emissão de gases por automóveis e indústrias prejudica a vida da população
urbana, já que esta acaba respirando o ar poluído, aumentando casos de
doenças pulmonares, sofrendo agressões intensas, todos os dias, como resultados
dos elevados índices de poluição. A expectativa de vida tende a se reduzir,
pois a saúde humana é abalada fortemente, com a contaminação atmosférica
3. Gabarito:B
______________________________________________
ENEM
2010 - Prova comentada - Questão 15
=================
Caderno
|
Azul
|
Amarelo
|
Branco
|
Rosa
|
Questão
|
09
|
08
|
13
|
12
|
______________________________________________
O fenômeno de
ilha de calor é o exemplo mais marcante da modificação das condições
iniciais do clima pelo processo de urbanização, caracterizado pela
modificação do solo e pelo calor antropogênico, o qual inclui todas as
atividades humanas inerentes à sua vida na cidade.
BARBOSA,
R. V. R. Áreas verdes e qualidade térmica em ambientes
urbanos: estudo
emmicroclimas em Maceió. São Paulo: EdUSP, 2005.
______________________________________________
a) pela reconstrução dos leitos originais dos cursos d’água antes canalizados.
b) pela recomposição de áreas verdes nas áreas centrais dos centros urbanos.
c) pelo uso de materiais com alta capacidade de reflexão no topo dos edifícios.
d) pelo processo de impermeabilização do solo nas áreas centrais das cidades.
e) pela construção de vias expressas e gerenciamento de tráfego terrestre.
______________________________________________
______________________________________________
______________________________________________
a) pela reconstrução dos leitos originais dos cursos d’água antes canalizados.
b) pela recomposição de áreas verdes nas áreas centrais dos centros urbanos.
c) pelo uso de materiais com alta capacidade de reflexão no topo dos edifícios.
d) pelo processo de impermeabilização do solo nas áreas centrais das cidades.
e) pela construção de vias expressas e gerenciamento de tráfego terrestre.
______________________________________________
1. Competências e
habilidades do ENEM
C6
|
Compreender a sociedade e a natureza, reconhecendo suas interações no espaço em diferentes contextos históricos e geográficos. |
H26
|
Identificar em fontes diversas o processo de ocupação dos meios físicos e as relações da vida humana com a paisagem.
|
______________________________________________
2. GEOGRAFALANDO COMENTA:
A questão aborda um fenômeno climático marcado pela elevação da
temperatura, típico do cotidiano das
populações que vivem nos grandes centros urbanos se comparadas a uma área rural.
As ilhas de calor são fenômenos climáticos recorrentes nas áreas urbanas,
provocadas pela intensa impermeabilização do solo, baixa reflexão de luz solar
pelo asfalto e grande concentração de edifícios, que dificultam a
circulação de brisas, desmatamento e aterro dos corpos hídricos são fatores
responsáveis por alteração no albedo retendo calor nas camadas mais baixas da
atmosfera, nos cinturões urbanos .
3. Gabarito:B
______________________________________________
ENEM
2010 - Prova comentada - Questão 16
=================
Caderno
|
Azul
|
Amarelo
|
Branco
|
Rosa
|
Questão
|
08
|
13
|
07
|
13
|
______________________________________________
Um dos
principais objetivos de se dar continuidade às pesquisas em erosão dos
solos é o de procurar resolver os problemas oriundos desse processo,
que, em última análise, geram uma série de impactos ambientais. Além
disso, para a adoção de técnicas de conservação dos solos, é preciso
conhecer como a água executa seu trabalho de remoção, transporte e
deposição de sedimentos. A erosão causa, quase sempre, uma série de
problemas ambientais, em nível local ou até mesmo em grandes áreas.
GUERRA,
A. J. T. Processos erosivos nas encostas. In: GUERRA, A. J. T.; CUNHA,
S. B. Geomorfologia: uma atualização de bases e conceitos. Rio de
Janeiro: Bertrand Brasil, 2007 (adaptado).
______________________________________________
a) a aração.
b) o terraceamento.
c) o pousio.
d) a drenagem.
e) o desmatamento.
______________________________________________
______________________________________________
______________________________________________
a) a aração.
b) o terraceamento.
c) o pousio.
d) a drenagem.
e) o desmatamento.
______________________________________________
1. Competências e
habilidades do ENEM
C6
|
Compreender a sociedade e a natureza, reconhecendo suas interações no espaço em diferentes contextos históricos e geográficos. |
H26
|
Identificar em fontes diversas o processo de ocupação dos meios físicos e as relações da vida humana com a paisagem.
|
______________________________________________
2. GEOGRAFALANDO COMENTA:
A questão aborda o processo de ocupação irregular de áreas de
encosta e tendo como pano de fundo a questão da erosão do solo. Galera! A
erosão pode ser descrita como um agente externo do relevo que age no modelado
da paisagem. De acordo com a sua origem, o processo pode ser classificado em pluvial,
fluvial, por gravidade, eólica, glacial, antrópico. As encostas que sofrem desmatamento são
propícias ao processo de erosão, já que as vegetações atuam como infiltradores
das águas pluviais, dificultando a leva de sedimentos do solo pela chuva, para
as áreas mais baixas do relevo.
O avanço do processo erosivo desencadeia uma série de
problema socioambientais: deslizamentos, enchentes, assoreamento dos rios,
redução da biodiversidade, perda de nutrientes, danos econômicos, entre outros.
Quando em zonas urbanas o desmatamento de encosta
acelera o processo erosivo, que pode desencadear catástrofes, como as ocorridas
em janeiro desse ano na região serrana do Rio de Janeiro, quando 916 pessoas
morreram nas cidades de Petrópolis, Nova Friburgo e Teresópoles.
Quando em zonas rural o desmatamento de encosta
acelera faz a intensificação desse processo pode leva à origem de voçorocas e
ravinas (grandes buracos formados pelas intempéries) nas encostas de colinas e
morros.
3. Gabarito:E
______________________________________________
ENEM
2010 - Prova comentada - Questão 17
=================
Caderno
|
Azul
|
Amarelo
|
Branco
|
Rosa
|
Questão
|
07
|
12
|
08
|
09
|
______________________________________________
Uma empresa
norte-americana de bioenergia está expandindo suas operações para o
Brasil para explorar o mercado de pinhão manso. Com sede na Califórnia, a
empresa desenvolveu sementes híbridas de pinhão manso, oleaginosa
utilizada hoje na produção de biodiesel e de querosene de aviação.
MAGOSSI, E. O Estado de São Paulo. 19 maio 2011 (adaptado).
______________________________________________
a) ampliar as regiões produtoras pela adaptação do cultivo a diferentes condições climáticas.
b) beneficiar os pequenos produtores camponeses de óleo pela venda direta ao varejo.
c) abandonar a energia automotiva derivada do petróleo em favor de fontes alternativas.
d) baratear cultivos alimentares substituídos pelas culturas energéticas de valor econômico superior.
e) reduzir o impacto ambiental pela não emissão de gases do efeito estufa para a atmosfera.
______________________________________________
______________________________________________
______________________________________________
a) ampliar as regiões produtoras pela adaptação do cultivo a diferentes condições climáticas.
b) beneficiar os pequenos produtores camponeses de óleo pela venda direta ao varejo.
c) abandonar a energia automotiva derivada do petróleo em favor de fontes alternativas.
d) baratear cultivos alimentares substituídos pelas culturas energéticas de valor econômico superior.
e) reduzir o impacto ambiental pela não emissão de gases do efeito estufa para a atmosfera.
______________________________________________
1. Competências e
habilidades do ENEM
C6
|
Compreender a sociedade e a natureza, reconhecendo suas interações no espaço em diferentes contextos históricos e geográficos. |
H28
|
Relacionar o uso das tecnologias com os impactos sócio-ambientais em diferentes contextos histórico-geográficos.
|
______________________________________________
2. GEOGRAFALANDO COMENTA:
A questão aborda aspectos sobre a matriz energética
brasileira, a questão trás como pano de fundo a energia produzida a partir da extração do óleo de sementes de
plantas oleoginosas e o seu aproveitamento econômico.
Com o melhoramento genético das sementes de pinhão, as
condições do clima tornam-se secundárias para o aumento da produção, já
que essas sementes estarão adequadas a diferentes tipos de climas e solos,
ampliando as regiões produtoras para fora dos estados do sul do Brasil.
Galera!! Deste que o programa do biodiesel foi lançado,
as plantas oleoginosas entraram na mira dos grandes investidores estrangeiros.
Empresas francesas, suíças, espanholas, portuguesas e americanas estabeleceram
ações de pesquisas e beneficiamento do pinhão manso, conhecido cientificamente
Jatropa curcas. O grande objetivo é a substituição dos combustíveis fósseis por
fontes energéticas alternativas e menos poluentes. A pesquisa busca adaptar o
pinhão manso a diversos climas
3. Gabarito:A
______________________________________________
ENEM
2010 - Prova comentada - Questão 18
=================
Caderno
|
Azul
|
Amarelo
|
Branco
|
Rosa
|
Questão
|
06
|
04
|
05
|
05
|
______________________________________________
TEIXEIRA, W. et al. Decifrando a Terra. São Paulo: Nacional, 2009 (adaptado).
O gráfico relaciona diversas variáveis ao processo de formação do solo. A
interpretação dos dados mostra que a água é um dos importantes
fatores de pedogênese, pois nas áreas
______________________________________________
O texto trata da
ocupação de uma parcela do território brasileiro. O processo econômico
diretamente associado a essa ocupação foi o avanço da
______________________________________________
Um processo econômico que tem contribuído na atualidade para acelerar o problema ambiental descrito é:
______________________________________________
Considerando os movimentos políticos mencionados no texto, o acesso à internet permitiu aos jovens árabes
______________________________________________
______________________________________________
______________________________________________
a) de clima temperado ocorrem alta pluviosidade e grande profundidade de solos.
b) tropicais ocorre menor pluviosidade, o que se relaciona com a menor profundidade das rochas inalteradas.
c) de latitudes em torno de 30° ocorrem as maiores profundidades de solo, visto que há maior umidade.
d) tropicais a profundidade do solo é menor, o que evidencia menor intemperismo químico da água sobre as rochas
e) de menor latitude ocorrem as maiores precipitações, assim como a maior profundidade dos solos.
______________________________________________
______________________________________________
______________________________________________
a) de clima temperado ocorrem alta pluviosidade e grande profundidade de solos.
b) tropicais ocorre menor pluviosidade, o que se relaciona com a menor profundidade das rochas inalteradas.
c) de latitudes em torno de 30° ocorrem as maiores profundidades de solo, visto que há maior umidade.
d) tropicais a profundidade do solo é menor, o que evidencia menor intemperismo químico da água sobre as rochas
e) de menor latitude ocorrem as maiores precipitações, assim como a maior profundidade dos solos.
______________________________________________
1. Competências e
habilidades do ENEM
C6
|
Compreender a sociedade e a natureza, reconhecendo suas interações no espaço em diferentes contextos históricos e geográficos. |
H29
|
Reconhecer a função dos recursos naturais na produção do espaço
geográfico, relacionando-os com as mudanças provocadas pelas ações
humanas.
|
______________________________________________
2. GEOGRAFALANDO COMENTA:
A questão aborda aspectos sobre o processo de formação
dos solos. A formação do solo é um processo muito lento que pode durar milhares
ou até mesmo milhões de anos. O solo pode ser compreendido como consequência do
tempo, dos vegetais e animais, do clima e da rocha. Esses fatores são chamados
de agentes formadores do solo. O gráfico mostrado relaciona diversas variáveis
ao processo de formação do solo, onde é facilmente percebido que nas regiões de
menor latitude as precipitações atmosféricas são as maiores e,
consequentemente, em tais regiões apresentam como características solos
profundos.
Galera!! Locais de baixa latitude – próximos ao
Equador - são sujeitos a grandes volumes de evaporação/precipitação devido às
altas temperaturas. A partir da grande quantidade de chuva, há
também maior intemperismo químico nas rochas inalteradas, formando assim
solos mais profundos. Desta forma, o gráfico indica a relação entre
maiores temperaturas, maior volume de evaporação/chuva, e a profundidade
dos solos.
3. Gabarito:E
______________________________________________
ENEM
2010 - Prova comentada - Questão 19
=================
Caderno
|
Azul
|
Amarelo
|
Branco
|
Rosa
|
Questão
|
05
|
05
|
06
|
04
|
______________________________________________
O Centro-Oeste
apresentou-se como extremamente receptivo aos novos fenômenos da
urbanização, já que era praticamente virgem, não possuindo
infraestrutura de monta, nem outros investimentos fixos vindos do
passado. Pôde, assim, receber uma infraestrutura nova, totalmente a
serviço de uma economia moderna.
SANTOS, M. A Urbanização Brasileira. São Paulo: EdUSP, 2005 (adaptado)
______________________________________________
a) industrialização voltada para o setor de base.
b) economia da borracha no sul da Amazônia.
c) fronteira agropecuária que degradou parte do cerrado.
d) exploração mineral na Chapada dos Guimarães.
e) extrativismo na região pantaneira.
______________________________________________
______________________________________________
______________________________________________
a) industrialização voltada para o setor de base.
b) economia da borracha no sul da Amazônia.
c) fronteira agropecuária que degradou parte do cerrado.
d) exploração mineral na Chapada dos Guimarães.
e) extrativismo na região pantaneira.
______________________________________________
1. Competências e
habilidades do ENEM
C6
|
Compreender a sociedade e a natureza, reconhecendo suas interações no espaço em diferentes contextos históricos e geográficos. |
H26
H29 |
Identificar em fontes diversas o processo de ocupação dos meios físicos e as relações da vida humana com a paisagem.
Reconhecer a função dos recursos naturais na produção do espaço geográfico, relacionando-os com as mudanças provocadas pelas ações humanas. |
______________________________________________
2. GEOGRAFALANDO COMENTA:
A questão aborda aspectos sobre o processo de ocupação
da parte centro-oeste do território brasileiro. Traz como pano de fundo o tema
da modernização do campo brasileiro. A partir dos anos de 1960 e 1970, com a
politica de modernização da agricultura, voltada para atender a demanda do
setor urbano-industrial e as políticas de integração nacional o cerrado
brasileiro que ocupa quase dois milhões de quilômetros quadrados, com área
nuclear situado no planalto central. Apresenta solos ácidos, duas estações climáticas bem definidas e vegetação
estratificada.
Esse bioma tem sido devastado
pela ocupação descontrolada de suas áreas pela novas fronteiras agrícolas do
sul para o norte/oeste. Os avanços da fronteira agrícola do sul em direção ao
centro-oeste dinamizaram a economia da região a partir do agronegócio, baseado
principalmente na produção de soja. O uso de máquinas nas lavouras e o
crescimento de agroindústrias contribuíram para o êxodo rural e, assim, o
crescimento das áreas urbanas na região, degradando ainda mais a vegetação
do Cerrado.
3. Gabarito:C
______________________________________________
ENEM
2010 - Prova comentada - Questão 20
=================
Caderno
|
Azul
|
Amarelo
|
Branco
|
Rosa
|
Questão
|
04
|
06
|
04
|
06
|
______________________________________________
A Floresta
Amazônica, com toda a sua imensidão, não vai estar aí para sempre. Foi
preciso alcançar toda essa taxa de desmatamento de quase 20 mil
quilômetros quadrados ao ano, na última década do século XX, para que
uma pequena parcela de brasileiros se desse conta de que o maior
patrimônio natural do país está sendo torrado.
AB’SABER, A. Amazônia: do discurso à práxis. São Paulo: EdUSP, 1996.
______________________________________________
a) Expansão do Projeto Grande Carajás, com incentivos à chegada de novas empresas mineradoras
b) Difusão do cultivo da soja com a implantação de monoculturas mecanizadas.
c) Construção da rodovia Transamazônica, com o objetivo de interligar a região Norte ao restante do país.
d) Criação de áreas extrativistas do látex das seringueiras para os chamados povos da floresta.
e) Ampliação do polo industrial da Zona Franca de Manaus, visando atrair empresas nacionais e estrangeiras.
______________________________________________
a) Expansão do Projeto Grande Carajás, com incentivos à chegada de novas empresas mineradoras
b) Difusão do cultivo da soja com a implantação de monoculturas mecanizadas.
c) Construção da rodovia Transamazônica, com o objetivo de interligar a região Norte ao restante do país.
d) Criação de áreas extrativistas do látex das seringueiras para os chamados povos da floresta.
e) Ampliação do polo industrial da Zona Franca de Manaus, visando atrair empresas nacionais e estrangeiras.
______________________________________________
1. Competências e
habilidades do ENEM
C6
|
Compreender a sociedade e a natureza, reconhecendo suas interações no espaço em diferentes contextos históricos e geográficos. |
H27
H28 |
Analisar de maneira crítica as interações da sociedade com o meio
físico, levando em consideração aspectos históricos e(ou) geográficos.
Relacionar o uso das tecnologias com os impactos sócio-ambientais em diferentes contextos histórico-geográficos. |
______________________________________________
2. GEOGRAFALANDO COMENTA:
A questão aborda aspectos sobre o processo de devastação
pelo qual vem passando a floresta Amazônica. A questão traz como pano de fundo o tema
da modernização do campo brasileiro. A atual fronteira agrícola brasileira
avança sobre as bordas da floresta amazônica, provocando sérios danos
ambientais. Devido isso, o Brasil é líder em ranking de desmatamento mundial. A
implantação de culturas mecanizadas, em particular da soja, contribui para
acelerar o desmatamento na Amazônia.
Embora todas as opções são cabíveis à destruição de
milhares de hectares da floresta amazônica, a mais adequada é aquela que
é a mais atual que se dá pela difusão do cultivo da soja, que avança do norte
do Mato Grosso em direção às áreas centrais do Estado do Amazonas.
Galera!! A fronteira agrícola é o avanço da unidade
capitalista sobre o meio ambiente. E esta está ligado a necessidade de maior produção de
alimentos e de criação de animais.
______________________________________________
______________________________________________
3. Gabarito:B
______________________________________________
ENEM
2010 - Prova comentada - Questão 21
=================
Caderno
|
Azul
|
Amarelo
|
Branco
|
Rosa
|
Questão
|
01
|
03
|
01
|
03
|
______________________________________________
No mundo árabe,
países governados há décadas por regimes políticos centralizadores
contabilizam metade da população com menos de 30 anos; desses, 56% têm
acesso à internet. Sentindo-se sem perspectivas de futuro e diante da
estagnação da economia, esses jovens incubam vírus sedentos por
modernidade e democracia. Em meados de dezembro, um tunisiano de 26
anos, vendedor de frutas, põe fogo no próprio corpo em protesto por
trabalho, justiça e liberdade. Uma série de manifestações eclode na
Tunísia e, como uma epidemia, o vírus libertário começa a se espalhar
pelos países vizinhos, derrubando em seguida o presidente do Egito,
Hosni Mubarak. Sites e redes sociais – como o Facebook e o Twitter
ajudaram a mobilizar manifestantes do norte da África a ilhas do Golfo
Pérsico.
SEQUEIRA, C. D.; VILLAMÉA, L. A epidemia da Liberdade. Istoé Internacional. 2 mar. 2011 (adaptado).
______________________________________________
a) reforçar a atuação dos regimes políticos existentes
b) tomar conhecimento dos fatos sem se envolver.
c) manter o distanciamento necessário à sua segurança.
d) disseminar vírus capazes de destruir programas dos computadores.
e) difundir ideias revolucionárias que mobilizaram a população.
______________________________________________
a) reforçar a atuação dos regimes políticos existentes
b) tomar conhecimento dos fatos sem se envolver.
c) manter o distanciamento necessário à sua segurança.
d) disseminar vírus capazes de destruir programas dos computadores.
e) difundir ideias revolucionárias que mobilizaram a população.
______________________________________________
1. Competências e habilidades do ENEM
C1
|
Compreender os elementos culturais que constituem as identidades
|
H3
|
Associar as manifestações culturais do presente aos seus processos históricos.
|
C3
|
Compreender a produção e o papel histórico das instituições sociais, políticas e econômicas, associando-as aos diferentes grupos, conflitos e movimentos sociais.
|
H11
H13
H15 |
- Identificar registros de práticas de grupos sociais no tempo e no espaço.
- Analisar a atuação dos movimentos sociais que contribuíram para mudanças ou rupturas em processos de disputa pelo poder.
- Avaliar criticamente conflitos culturais, sociais, políticos, econômicos ou ambientais ao longo da história.
|
C4
|
Entender as transformações técnicas e tecnológicas e seu impacto nos processos de produção, no desenvolvimento do conhecimento e na vida social.
|
H16
|
Identificar registros sobre o papel das técnicas e tecnologias na organização do trabalho e/ou da vida social.
|
______________________________________________
2. GEOGRAFALANDO COMENTA:
Em dezembro de 2010 um jovem tunisiano, desempregado, ateou fogo ao próprio corpo
como manifestação contra as condições de vida no país. Ele não sabia, mas o ato
desesperado, que terminou com a própria morte, seria o pontapé inicial do que
viria a ser chamado mais tarde de Primavera Árabe.
Protestos se espalharam pela Tunísia, levando
o presidente Zine el-Abdine Ben Ali
a fugir para a Arábia Saudita
apenas dez dias depois. Ben Ali estava
no poder desde novembro de 1987.
O texto retrata a importância das redes sociais (Sites
e redes sociais – como o Facebook e o Twitter ajudaram a
mobilizar manifestantes do norte da África a ilhas do Golfo Pérsico.) No
texto após o protesto do jovem tunisiano retratado, o movimento teve na
internet um importante veículo de rápida disseminação de ideias e de informação
que não puderam ser controlados pelos governos autoritários. Dessa maneira,
a internet cumpriu um papel fundamental para a queda de alguns regimes
autoritários em vários países do mundo árabe.
3. Gabarito:E
______________________________________________
PROVA DE GEOGRAFIA DO ENEM 2011: Competências, Habilidades, Comentários e Gabarito Oficial
Reviewed by Gilvan Fontanailles
on
junho 27, 2014
Rating:
Nenhum comentário