Representação do espaço geográfico



Visão vertical, visão oblíqua, visão frontal, visão lateral
A geografia utiliza mapas, cartas, plantas e maquetes como ferramentas auxiliares para interpretação do espaço geográfico. As três primeiras ferramentas (cartas, mapas e plantas) são representações bidimensionais do espaço geográfico, exceto no caso dos mapas em relevo, que simulam a rugosidade do planeta Terra. 

A representação bidimensional expõe o comprimento e a largura do objeto do representado, como se ele fosse visto por cima. É o que chamamos visão vertical (4).

As maquetes, por sua vez, são representações tridimensionais pois, além da largura e do comprimento, elas ainda apresentam a altura dos objetos, o que lhes dá um tom de realismo, ou seja, elas podem ser vistas como cópias reduzidas da realidade.

Objetos vistos por cima e meio de lado nos dão aquilo que chamamos de visão oblíqua (2), que é também tridimensional. 

Outra possibilidade é a visão frontal (1), quando vemos os objetos de frente e outra a visão lateral (3). Essas duas são entretanto bidimensionais, pois apresentam apenas altura e largura ou altura e comprimento.



Numa visão vertical (também chamada aérea), podemos observar melhor a organização do espaço - distribuição das residências de uma cidade, localização das fábricas, dos campos agrícolas, tipo de arruamento, áreas de lazer, reservas ambientais etc.. 

Quanto mais nos aproximamos do chão, mais detalhes temos do lugar. É isso que caracteriza as plantas. Por outro lado, quanto mais nos afastamos do chão, ou seja, quanto mais alto estamos menos detalhes temos do espaço observado, porém uma maior abrangência. É a partir dessas imagens que se fazem os mapas
Representação do espaço geográfico Representação do espaço geográfico Reviewed by Gilvan Fontanailles on julho 17, 2013 Rating: 5

10 comentários

Slider

[recent]

Anuncios!