CLIMA: influência da LATITUDE

Olá pessoal! Tudo bem? na aula de hoje vamos falar sobre a influência que a LATITUDE execer sobreo clima. Antes de falarmos sobre esse assunto é importante a gente revisar o que LATITUDE. ok!! 



NOÇÕES PRELIMINARES
 Veja o grafico abaixo:


LEMBRANDO:
- Latitude: É a distância em graus de qualquer ponto da superfície terrestre em relação ao Equador 
- Pode ser definida como o ângulo que a vertical desse lugar forma com o plano do Equador.
- A latitude pode ser norte ou sul e variar de 0º a 90º. Cada grau divide-se em 60 minutos e cada minuto em 60 segundos

AGORA O QUE TEM HAVER ISSO COM O CLIMA?

Tendo por base o Equador, à medida que nos aproximamos dos  polos a latitude vai aumentando. Isso ocorre devido o formato esférico do planeta existem vários tipos de incidência dos raios solares na Terra. Isso faz com que as temperaturas diminuam de acordo com a proximidade da região polar. Veja a gravura.


De forma geral a temperatura atmosférica no planeta varia em virtude da proximidade ou da distância da linha do Equador.  Isto é, da LATITUDE!!!!

Nessa aula vamos aprender que isso está ligado ao tipo de insidência solar, que ocorre no planeta, que não é igual devido a terra ser esférica e o ângulo dessa radiação entre os raios  e a superfície terrestre se darem de formas diferentes sobre a superfície do planeta. OK!!!  

Dica de Geografia: Como o Enem pode cobra questão sobre esse tipo de assunto: zonas de iluminação da terra.
Competência 2 – Habilidade 6 (Área ciência da matemática)
  


Devido à inclinação do eixo de rotação da terra, algumas regiões podem receber energia solar com mais intensidade ou ficar sob a luz  do sol por mais tempo durante algumas estações do ano. Receberão uma energia solar mais concentrada as regiões em que os raios solares chegam de forma perpendicular, pois tais raios atravessam distância menor na atmosfera. A figura seguinte representa a posição da terra em relação ao sol numa determinada época do ano. De acordo com essa figura, pode-se corretamente concluir que, nesta época:


a) as regiões que recebem energia solar menos concentrada têm, necessariamente, os dias mais longos.
b) a região indicada por C possui, nesta época, os dias mais longos do que as noites e recebe energia solar com mais intensidade que a região A.
c) a região indicada por A tem os dias mais longos que os da região indicada pelo ponto B e recebe a energia como mais intensidade do que recebe a região D.
d) a região indicada por B tem os dias mais longos nesta época do ano e possui energia solar com mais intensidade do que recebe a região C.
e) a região indicada por A recebe energia solar mais concentrada se comparada à região indicada por C.  
 



GEOGRAFALANDO COMENTA:

Pela análise da figura, vemos que a região C fica exposta a luz solar durante mais horas do dia, e os raios solares chegar com inclinação próxima a 90º, o que faz com que esta região tenha energia solar com maior intensidade.

A Alternativa correta é a letra “B”
 


Agora o que é que você precisa saber sobre esse assunto para se dar bem no Enem!!

A latitude é um dos fatores do clima que influi na temperatura devido à forma esférica da Terra(isso já ficou bem claro). A insolação diminui a partir do Equador, pois ali os raios solares incidem perpendicularmente à superfície da Terra, em direção aos pólos, onde há elevada inclinação e reflexão dos raios solares  a incidência solar se dá de forma mais inclinada e os raios chegam mais espalhados(o que diminui a capacidade do ar em reter calor na atmosfera). Então a regra geral se define que com o aumento da latitude diminui a temperatura.
 
Para compreendermos melhor esse fenômeno vamos dividir o estudo da influência da latitude em relação ao clima em duas categorias de análise:

 -1ª categoria de análese o Tipo de incidência dos raios solare.
 -2ª categoria de análise o Tipos de incidência angular dos raios solares.
 
Então vamos iniciar a nossa aula propriamente dita!! OK??!!
Começaremos pelo tipo de incidência dos raios solares.

a) Tipo de incidência dos raios solare:

Na figura acima observe que a incidência solar que ocorre sobre a superfície terrestre se dá de formas diferentes(existem regiões onde os raios solares incidem de forma mais concentrada e existe região onde os raios solares incidem de forma  mais dispersa). Mas, por que isso ocorre? Bem!! É claro que você já sabe a resposta. É devido o formato esférico do planeta (já aludimos isso atraz).

AGORA Observe os pontos A,B e C, na figura abaixo:

Em relação aos pontos A e C existe alguma diferença?

- 1° a localização o ponto A localiza-se sobre a região do equador, já o ponto C localiza-se sobre a região polar.
- 2° o ponto C o território está mais inclinado em relação ao ponto A.
- 3° a área do ocupada pela incidência dos raios no ponto A é mais concentrada em relação a área do ponto C.
- 4º os raios que incidem na área do ponto A refletem na mesma direção, já os raios que incidem na area do ponto C devido a inclinação da área refletem para varios outros lugares.
      
a.1) No caso da região indicada pela letra C. isto é, nas áreas próximas aos polos (ALTAS LATITUDE). Os RAIOS atingem a Terra de forma mais inclinada. O que faz com que os raios se espalhem mais e tangenciem uma maior área da superfície terrestre. E O QUE ISSO INFLUENCIARÁ NA DETERMINAÇÃO CLIMÁTICA DESSE LUGAR?


BEM PESSOAL!! Devido a inclinação da superfície terrestre ser mais acentuada nessa região do GLOBO, a medida em que nos deslocamos em direção aos pólos, haverá também uma maior inclinação e reflexão dos raios solares. E isso faz com que ELES  “se espalham mais” sobre a superfície e com isso refletam mais para várias outras direções, sendo mais dispersos eles acabam atingindo uma área bem maior e consequentemente, devido essa dispersão concentram menos calor, pois os raios solares não se concentram em um mesmo lugar. E isso explica em parte o motivo dessa região ser congelada.




OK!! Até aqui!! Está tudo esclarecido?? Se sim! Vamos então prosseguir. OK!!

a.2) No caso da região indicada pela letra A. isto é, nas áreas próximas ao equador (BAIXAS LATITUDE). Os RAIOS atingem a Terra de forma PERPENDICULAR. O que faz com que os raios se concentrem e ocupem um menor área da superfície terrestre. E O QUE ISSO INFLUENCIARÁ NA DETERMINAÇÃO CLIMÁTICA DESSE LUGAR?



BEM PESSOAL! Aqui a inclinação da Terra em relação a incidência dos raios solares é quase nula, isso é, os raios se chocam com a superfície dessa região de forma perpendicular.  E isso faz com que ELES fiquem mais concentradosocupando uma área bem menor, sobre a superfície, faz com que eles sejam refletidos na mesma direção em que foram projetados (de cima para baixo e voltam de baixo para cima), e por atingir uma área menor faz com que seja a temperatura maior nessa região,isso explica em parte o motivo dessa região ser bastante quente.


 b) Tipos de incidência angular:

 No caso da região próxima a Linha do Equador: Observa-se que a incidencia dos raios solares se projetam de modo a formarem um ângulo perpendicular sobre a região equatorial, isto é, um ângulo de 90°.  
 
  No caso da região próxima aos polos: Observa-se que a incidência dos raios solares se projetam de modo a formarem um ângulo obituso(maior que 90°) o que faz com que os raios solares se dispersem
             
                                    






A figura evidenciam a importância da latitude na variação da temperatura. Graças à forma esférica da Terra, os raios incidem verticalmente na região do Equador, cobrindo uma área menor, provocando mais calor, mas, na direção dos pólos, a área abrangida pelo raio solar é maior, devido os raios incidem transversalmente concentrando menos calor.

IMPORTANTE:
Isso ocorrer devido ESSAS REGIÕES possuirem DIFERENTES LATITUDES 



c) Influência da latitude na temperatura
A cidade de Belém, no Pará, está localizada em
pequena latitude: 1º28’S. Assim, sua média térmica anual é de 25,9ºC. De outro lado, a cidade de Porto Alegre, localizada numa latitude maior, de 31º01’S, possui média térmica anual de 20,1ºC, sendo mais fria que Belém.


ATIVIDADE DE FIXAÇÃO:

      OBSERVE a Tabela 01: Capitais brasileiras – Temperatura
COMO A ALTITUDE  INFLUENCIA A TEMPERATURA
Cidade
Temp. Máxima (°C)
Temp. Mínima (°C)
Temp. Média (°C)
Belém
33
23
Brasília
26
19
Porto Alegre
26
18
Recife
31
23
Salvador
27
22
São Paulo
26
17
Fonte: INMET (Instituto Nacional de Meteorologia), 2005.

A) Encontre a temperatura média das cidades indicadas e complete a tabela 01 adequadamente.
 _____________________________________________________________
  _____________________________________________________________
B) Identifique e escreva o nome dos fatores climáticos que condicionam as temperaturas dessas capitais.
 
 _____________________________________________________________
  _____________________________________________________________
C) Quais cidades apresentam a temperatura média diária mais alta e mais baixa, respectivamente?
 _____________________________________________________________
  _____________________________________________________________
D) Qual capital tem seu clima mais diretamente influenciado pela continentalidade (distância em relação aos oceanos)? Caracterize a distribuição diária da temperatura, nessa cidade, a partir da ação desse fator.
 _____________________________________________________________
  _____________________________________________________________
E) Qual cidade é mais influenciada pelo fator latitude? Existe relação entre as temperaturas indicadas acima.
 
 _____________________________________________________________
  _____________________________________________________________
Bons estudos!!

ATIVIDADE DE FIXAÇÃO:

1ª Questão: Em relação INFLUÊNCIA da latitude sobre a temperatura, costuma-se perguntar, por exemplo, por que a media térmica de Belém (PA) é de 25,6°C. A resposta é: Devido à influencia da latitude.
Veja a tabela a baixo, ela indica a latitude de algumas cidades brasileiras e a sua respectiva temperatura:
COMO A LATITUDE INFLUENCIA A TEMPERATURA
Cidade
Latitude
Média Térmica Anual
Belém
1º28’S
25,9ºC
Salvador
12º55’S
25,5ºC
Vitória
20º19’S
24,4ºC
Porto Alegre
31º01’S
20,1ºC
Santos (SP)
23°56’
22,0
Florianópolis (SC)
27°35’
20,5

2ª Questão (UCS/RS) A atmosfera terrestre é formada por diversos gases importantes para a vida. É na atmosfera que se desenvolve o clima e o tempo.
Sobre o clima é correto afirmar que
(A) é o estado momentâneo da atmosfera que influencia todo o Globo.
(B) à medida que a altitude aumenta, a temperatura diminui.
(C) quando nos afastamos da costa, encontramos amplitudes térmicas menores.
(D) as massas de ar influenciam apenas os climas frios, pois, nos climas quentes, elas não conseguem penetrar.
(E) quanto menor a latitude, menor é a temperatura em função da baixa umidade.

3ª Questão: (PUC/RJ – 2014) Levando-se em consideração a paisagem selecionada, a única característica climática correta para a região destacada é:


(A) alta amplitude térmica.
(B) elevada evapotranspiração.
(C) reduzida taxa de insolação.
(D) inexistência de pluviosidade.

(E) intensa umidade relativa do ar.
 
CLIMA: influência da LATITUDE CLIMA: influência da LATITUDE Reviewed by Gilvan Fontanailles on dezembro 05, 2012 Rating: 5

6 comentários

Slider

[recent]

Anuncios!