ASSUNTO CORRETES DO PENSAMENTO GEOGRÁFICO - Determinismo geografico



Objetivos da Aula:

Fala galera!! Tudo bem!??


NOÇÕES PRELIMINARES:
Antes de conceituar o que foi o determinismo ambiental, precisamos primeiro entender dois dos conceitos que são fundamentais para o entendimento do pensamento ratzeleiano:

-O 1º é o conceito de Determinismo Geográfico: Oque é isso?
Bem pessoal!! É a idéia que um meio natural determina o grau desenvolvimento de uma população ou uma nação.

EXEMPLIFICANDO:
Segundo Ratzel um meio natural mais hostil proporcionaria um maior nível de desenvolvimento ao exigir um alto grau de organização social para suportar todas as contrariedades impostas pelo meio.
- o conceito de Espaço Vital: é o espaço necessário a sobrevivência de uma comunidade.

EXEMPLIFICANDO:
Segundo Ratzel os grupos humanos, ao crescer, tendem (poderiam) a alargar os seus territórios, tendo o direito de ocupar territórios vizinhos.Isto é, uma nação com um desenvolvimento nível de desenvolvimento mais elevado poderia apropria-se dos recurso naturais de outras nações com nível desenvolvimento menos elevado,por exemplo, as nações industrializadas européia poderiam se apropriar do recursos naturais dos países africanos e asiaticos como ocorreu no período do chamado IMPERIALISMO.

AGORA DE ONDE RATZEL TIROU ESSA IDEIA DE:
 “O homem como produto do meio” (Determinismo Geográfico)
“A idéia de Espaço Vital”
Bem pessoal! Todo o pensamento de Ratzel foi influenciado fortemente pelas ideias evolucionista de Charles Drawin.


IMPORTANTE:
Na análise de Ratzel sobre a teoria evolucionista ficou claro para ele que a luta entre as espécies se dava basicamente pelo espaço, o espaço era portanto poder, e meio de existência. A partir dessa observação ele concluiu então que essa disputa também se aplicaria à humanidade. Ratzel extrai dai um dos seus principais conceitos e o chamou de “Lebensraum, ou espaço vital”. Ratzel passou a acreditar que o espaço era vital para a sobrevivência de uma nação.

Nesse sentido, para Ratzel os homens deveriam procurar organizar o espaço para garantir a manutenção da sua vida não só individual, mas principalmente a vida coletiva. Seguindo o raciocínio ratzeliano o maior sinal da decadência de uma sociedade consistiria na perda do território, enquanto o expansionismo seria algo inevitável para uma sociedade que estivesse progredindo.

Por quê ? Ratzel vive um contexto do surgimento e organização da geografia que está relacionado com o processo Imperialismo e expansionismo das grandes potências européias entre os séculos XVII e XIX.

Obs.: Isso estruturado sobre as bases do positivismo.

IMPORTANTE: O que foi mesmo o Determinismo Ambiental? Foi o primeiro paradigma a caracterizar a geografia que emerge no final do século XIX. Teve como principal personagem o alemão Ratzel. Seus defensores afirmam que as condições naturais determinam o comportamento do homem, interferindo na sua capacidade de progredir.

Segundo CORREA (2000 ) essa interpretação de “determinação acabou servindo como ferramenta para ocultar uma ideologia das classes dominantes. Ratzel cria conceitos como : espaço vital, região natural, fator geográfico e condição geográfica.
OBS.:

Para Ratzel O HOMEM sofre ação do MEIO NATURAL e por isso ele o ver como um sujeito passivo. Isto é, que sofre a ação de um outro agente exterior a ele homem.

Contextualizando:No final do século XIX e início do século XX, a geografia determinista pregada pelo alemão Ratzel afirmava que nas áreas temperadas a humanidade teria tido um desenvolvimento mais elevado em relação as áreas tropicais (quentes e úmidas).

OBS:.Mas por que se afirmavam isso? Segundo Ratzel as regiões temperadas (Europa) por ter um meio natural mais hostil (frio) proporcionaria então um maior nível de desenvolvimento ao exigir um alto grau de organização social de seus habitantes para suportar todas as contrariedades impostas pelo meio. E afirmava também que nas regiãos tropicais onde o clima era menos agressivo, as dificuldades impostas pelo meio determinava que os seus habitantes fossem preguiçosos e indolentes, e isso era devido o clima quente = atrassados

QUESTIONAMENTOMas será que isso era mesmo verdade? Claro que não!!

Por exemplo, Isso seria o mesmo que dizer que o problema do Nordeste do Brasil é a seca (frase determinista). Observe que essa frase traz a ideia que as condições ambientais, em especial o clima, é capaz de influenciar o desenvolvimento socioeconômico do espaço nordestino. E isso não é verdade. Sabe-se que o problema do nordeste não são as secas mas as cercas e a falta de políticas públicas para desenvolver a região.Observa que essas idéias são carregadas de racismo. Isto é, uma raça é melhor que a outra.

IMPORTANTE:
Essa idéia de determinismo geográfico foi usado pelo Nazismo, (política expansionista e totalitária da Alemanha no pós I Guerra), que algumas nações tinham suas sociedades mais desenvolvidas. Isto é, uma diferença entre os povos, e isso implicou na formulação da idéia de superioridade de algumas raças.

Obs.: nesse caso a alemã – que naturalmente se desenvolveria mais que as outras. E que como raça superior precisaria de espaço e recursos naturais para se desenvolver. E ai, entra o conceito de Ratzel de Espaço Vital. Isto é, a idéia de que a Alemanha tinha de conquistar seu “espaço vital”, ou seja, mercados consumidores e fornecedores de matéria-prima.

Essas idéias justificariam o que?

1º a idéia do DIREITO Alemão de conquistar o mundo e a criação da GRANDE Alemanha habitada pela raça ariana considerada por eles como superior, justificando dessa maneira mesmo até a perseguição e o extermínio de outras raças, no desenrolar da II Guerra Mundial.

IMPORTANTE:
Tudo isso ocorreu graças ao conceito de ESPAÇO VITAL que justificava a conquista de novos territórios para suprir a maior demanda de recursos para seu desenvolvimento, ou seja, por meio da ampliação do espaço vital necessário para sustentar essa sociedade.
ASSUNTO CORRETES DO PENSAMENTO GEOGRÁFICO - Determinismo geografico ASSUNTO CORRETES DO PENSAMENTO GEOGRÁFICO - Determinismo geografico Reviewed by Gilvan Fontanailles on março 08, 2012 Rating: 5

2 comentários

  1. Muito bom. Sou graduando em geografia e nunca vi nas pesquisas sobre o determinismo, algo exposto de forma tão clara. Parabéns!

    ResponderExcluir

Slider

[recent]

Anuncios!