LEIA ANTES DE ACESSAR O CONTEÚDO

Este blog tem como objetivo, ser um complemento para alunos do ensino médio, no que refere as Ciência Humanas.


05/01/2013

GLOBALIZAÇÃO: Noções Gerais



Fala galera!! Tudo bem? Na aula de hoje vamos falar sobre como se deu o início do processo de globalização em que o mundo vive atualmente! Show?

Então vamos lá..

Nos últimos 30 anos a palavra globalização é uma das palavras mais utilizada em sala de aula, telejornais, jornais e ou em revista na tentativa de explicar as transformações que o mundo atual vem apresentado nesse período. Para entender esse processo onde iniciou-se essas transformação é importante que você saiba que essa globalização ela tem uma relação direta com o aumento que vem ocorrendo nas relações de mercados (comerciais e financeiros) entre pessoas e entre nações. 

Podemos dizer que essas relações elas ocorrem em escalas planetárias, por isso mesmo, o termo Globalização mostra ser a ideia de um fenômeno que ocorre globalmente, isto é, no mundo todo, e que vem sendo ampliando cada vez mais à essas relações de forma cada vez mais forte e intensa.

Galera agora vamos tentar responder uma perguntinha bem básica e simples! Quando foi mesmo que essa tal globalização teve seu inicio?


Respondeu?  

Show......deixa eu te ajudar!

A gente fala que ela começou a partir do século XVI. Esse foi século das grandes navegações ultramarinas e é a partir desse momento que a globalização teve seu inicio, mas sem dúvida alguma foi somente nas ultimas três décadas do século XX (1970, 1980 e 1990) e no inicio desse século, que é o  XXI que o processo de globalização deu passos significativos e que isso tem uma relação direta com o avanço tecnológico especialmente o avanço tecnológico que vai acontecer em duas áreas especificamente:  

- a das comunicações e 
- a dos transportes.

A partir dos anos de 1970 nós temos de uma maneira global facilidades para se comunicar e facilidades para o transporte. Tanto isso é verdade que verificamos hoje que pessoas se comunicam facilmente de um país para outro ou de pessoas transportando mercadorias de um país distante para outra nação. Isso tudo não é uma das coisas mais difíceis de se ver atualmente, é até muito comum.

Galera esse avanço tecnológico que ocorreu a partir dos anos 1970 é conhecido como III Revolução Industrial ou também conhecida como a Revolução Técnico - Científica - Informacional, que vem fazendo que todo esse processo de comunicação e transporte sofra uma forte aceleração desde então

Outra particularidade que podemos destacar é que a partir da década de 1980 esse mundo globalizado passou a ter forte influência da política econômica chamada de Neoliberalismo, também conhecida de por outra expressão: Consenso de Washington. Washington é a capital dos EUA e os norte-americanos estão entre aqueles que mais difundiram as ideias políticas neoliberais. É interessante que você saiba que o Neoliberalismo propõem uma redução da influencia no Estado, do governo na economia. E ele tem algumas caracteristicas que são muito interessante.

A primeira delas podemos verificar que no neoliberalismo existe uma tentativa de promover privatizações. As privatizações, ou seja empresas que pertenciam ao governo e que passaram a ser agora administrada pela iniciativa privada é uma das marcas defendidas pelo neoliberalismo. 

Uma outra é a redução dos gatos públicos o famoso enxugar a máquina, ou seja, fazer com que o governo gaste cada vez menos, com gsstos públicos como sáude, educação e até mesmo com o funcionalismo publico.

E por fim, temos a desregulamentação dos mercados 




Vamos Ver agora como este assunto pode ser cobrado nas provas do Enem?


Questão 1 - Unioeste-PR

A globalização é, de certa forma, o ápice do processo de internacionalização do mundo capitalista. [...] No fim do século XX e graças aos avanços da ciência, produziu-se um sistema de técnicas presidido pelas técnicas da informação, que passaram a exercer um papel de elo entre as demais, unindo-as e assegurando ao novo sistema técnico uma presença planetária. Só que a globalização não é apenas a existência desse novo sistema de técnicas. Ela é também o resultado das ações que asseguram a emergência de um mercado dito global, responsável pelo essencial dos processos políticos atualmente eficazes.

SANTOS, M. Por uma outra globalização: do pensamento único à consciência universal. Rio de Janeiro: Record, 2000.

Considerando o enunciado anterior, sobre o processo de globalização na sociedade contemporânea, assinale a alternativa correta.

a) A globalização é um processo exclusivamente baseado no desenvolvimento das novas técnicas de informação e sua origem está diretamente relacionada com a difusão e universalização do uso da internet, que se deu a partir do final da década de 1990.
b) Entre as características próprias da globalização temos a alteração profunda na divisão internacional do trabalho, em que a distribuição das funções produtivas tende a se concentrar cada vez mais em poucos países, como é o caso dos Estados Unidos e do Japão.
c) Sobre as ações que asseguram a emergência do mercado global, o autor está se referindo à doutrina econômica neoliberal, que, entre outros princípios, defende o fortalecimento do Estado e a intervenção estatal como reguladora direta dos mercados – industrial, comercial e financeiro.
d) Atualmente, as relações econômicas mundiais, compreendendo a dinâmica dos meios de produção, das forças produtivas, da tecnologia, da divisão internacional do trabalho e do mercado mundial, são amplamente influenciadas pelas exigências das empresas, corporações ou conglomerados multinacionais.
e) As estratégias protecionistas tomadas pelos governos em todo o mundo, dificultando a entrada de produtos estrangeiros em seus mercados nacionais, são consideradas como características marcantes do processo de globalização.

Questão 2 (PUC-PR)

A globalização pode ser descrita como um conjunto de transformações na ordem política e econômica mundial que vem acontecendo nas últimas décadas.

São manifestações características da globalização, EXCETO:

a) A globalização aumentou a força/influência do Estado-Nação como poder regulador da vida econômica e social dos países.
b) A redefinição das relações políticas, econômicas e culturais entre os países modifica o papel e o significado das fronteiras nacionais.
c) A nova divisão internacional do trabalho permite que grandes conglomerados empresariais passem a exercer uma dominação crescente no setor industrial e de serviços.
d) Em virtude do processo de globalização, as grandes corporações passam a ter maior mobilidade espacial e maior capacidade competitiva.
e) É crescente a interligação e interdependência dos mercados financeiros em escala mundial.

Questão 3 (UFF-RJ)

O mundo como fábula, como perversidade e como possibilidade
Vivemos num mundo confuso e confusamente percebido. Haveria nisto um paradoxo pedindo uma explicação? De um lado, é abusivamente mencionado o extraordinário progresso das ciências e das técnicas, das quais um dos frutos são os novos materiais artificiais que autorizam a precisão e a intencionalidade. De outro lado, há, também, referência obrigatória à aceleração contemporânea e todas as vertigens que cria, a começar pela própria velocidade. Todos esses, porém, são dados de um mundo físico fabricado pelo homem, cuja utilização, aliás, permite que o mundo se torne esse mundo confuso e confusamente percebido.
De fato, se desejamos escapar à crença de que esse mundo assim apresentado é verdadeiro, e não queremos admitir a permanência de sua percepção enganosa, devemos considerar a existência de pelo menos três mundos num só. O primeiro seria o mundo tal como nos fazem vê-lo: a globalização como fábula; o segundo seria o mundo tal como ele é: a globalização como perversidade; e o terceiro, o mundo como ele pode ser: uma outra globalização.

SANTOS, M. Por uma outra globalização. In: Do pensamento único à consciência universal. Rio de Janeiro: Record, 2000.

A ideia da “globalização como fábula”, destacada no texto acima, torna-se ainda mais expressiva se levarmos em conta certas definições de fábula apresentadas no dicionário: mitologia, lenda, narração de coisas imaginárias.
Não resta dúvida de que se lida com a imagem de um mundo cada vez mais interconectado, mas de forma alguma “sem fronteiras”.

Essa imagem, difundida nos tempos atuais, encontra seu principal fundamento no aspecto

a) político, com o triunfo de regimes democráticos em continentes inteiros.
b) socioeconômico, com a redução das desigualdades entre os povos da Terra.
c) sanitário, com o êxito alcançado na prevenção das pandemias.
d) financeiro, com a intensa circulação de capitais em nível planetário.
e) cultural, com a crescente unificação das crenças religiosas no mundo.
 

 jhhgfdljk           .



  dizer   e     a     

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...