LEIA ANTES DE ACESSAR O CONTEÚDO

Este blog tinha como objetivo, apenas de ser um complemento para alunos do ensino médio, no que refere as Ciência Humanas AGORA também estaremos postando aulas com assuntos das Ciências Natureza (Biologia, Química e Física).


05/01/2013

A NOVA ORDEM MUNDIAL: e a geopolitica do final do século XX e inicio do século XXI

NOÇÕES PRELIMINARES:

1 - CARACTERÍSTICAS HISTÓRICAS

Década de 1950 e 1960 - Crescimento Econômico

Nesse período houve um forte crescimento de produção nos Estados Unidos, acarretado pela necessidade de abastecer os mercados europeus. A II Guerra
Mundial havia ocasionado uma destruição de vários parques industriais na Europa, o que propiciou o crescimento substancial da produção industrial nos Estados Unidos, que possuem um amplo parque industrial e uma grande reserva financeira.

Década de 1970- Crise e Welfare State

O clima de euforia e superprodução das décadas de 1950 e 1960 diminuem muito na década de 1970, no sentido de que o grande mercado de produção européia já havia se consolidado novamente, não necessitando de tantos produtos vindos da América.
Os Estados Unidos, presenciando um clima de insegurança e recessão, colocaram em prática um plano denominado de Welfare State (estado do bem-estar social). A intervenção do Estado na economia ocorreu a partir da produção de empregos (construção de rodovias, ferrovias, hidroelétricas…) para que a população continuasse inserida no mercado de consumo, fazendo com que a economia não entrasse em recessão.

Década de 1980 - Novos Ramos e Transferência da Dívida

Na década de 1980, o governo Reagan adotou uma política contraditória, em que diminuiria os impostos, ao mesmo tempo aumentaria os juros. Essa política foi apoiada no dólar moeda nacional e também de troca internacional. A política embasava-se na transferência da dívida interna ocasionada pela corrida armamentista, perda nas exportações e déficit público para os países subdesenvolvidos que solicitavam empréstimos, uma vez que, ficaram condicionados a pagar os juros dessas dívidas, favorecendo o enriquecimento dos países credores, principalmente os Estados Unidos.




2 - ORDEM MUNDIAL
O que é uma ordem mundial?


Desde o inicio dos anos 1990, vivemos na chamada “nova ordem mundial”. Qual o significado disso?
Uma Ordem mundial é o Equilíbrio de poder (ou a correlação de forças) no plano internacional. Ou seja, é a situação econômica, militar e político-diplomática do mundo numa determinada fase ou período.

No mundo da geopolítica atual conhecemos pelo menos  três tipos de ordem mundial, a saber: Monopolar, Bipolar e Multipolar

Monopolar: Reino Unido da Grã Bretanha. Século XVIII e XIX. Nesse período, a hegemonia mundial era determinada por essa potência a partir do domínio industrial e marítimo.
Bipolar: o mundo era marcado por dois grandes grupos militares, políticos, econômico e ideológicos: Capitalismo (líder EUA) e Socialismo (líder URSS), os quais ditaram as regras mundiais durante toda a Guerra Fria, proporcionando a bipolaridade mundial.

Multipolar: com a fragmentação da União Soviética e mudança do contexto econômico da China, países caracterizados como os mais fortes da hegemonia socialista, o mundo atravessou um período de divisão entre as potências, proporcionando a evolução global para multipolar. Esse período também marcou uma diminuição do poder quase absoluto dos Estados Unidos, acarretando a divisão desse poder com países que emergiam na nova conjuntura como líderes mundiais, como o Japão (líder na região do pacífico) e a Alemanha (líder na Europa), ocasionando uma maior dinâmica econômica no mundo contemporâneo. Atualmente buscam se desenvolver áreas de influência a partir de blocos econômicos. 

A VELHA E NOVA ORDEM MUNDIAL  
EXEMPIFICANDO:
Durante a maior parte do século XIX, por exemplo, havia uma ordem mundial monopolar, quando uma única grande potencia mundial, o Reino Unido, dominava direta ou indiretamente a superfície terrestre: dispunha de navios de guerra espalhados por todo os mares e oceanos, tinha inúmeras colônias ou territórios em quase todos os continentes, dominava o comércio internacional e também era a maior economia do mundo.

VELHA ORDEM MUNDIL - 
O correu durante a segunda metade do século XX – mais precisamente de 1945 até 1991 –,  na qual existiam duas grandes potências mundiais (ou superpotências, como eram chamadas) que disputavam  a Hegemonia ou supremacia internacional: os estados Unidos da América e a então União Soviética. Os Estados Unidos eram considerados o representante do capitalismo, da economia de mercado, e a União Soviética era a representante do antigo mundo socialista, ou dos países com economia planificada. Essas superpotências tinha uma enorme influência sobre o restante do mundo, pois dispunha de um enorme poderio econômico e militar tinham tropas e instalações militares espalhadas por todo o globo (os Estados Unidos ainda têm), etc. 

NOVA ORDEM MUNDIAL 
A Nova Ordem mundial, que existe desde o fim de 1991, é complexa. Do ponto de vista de poderio militar, ela pode ser considerada monopolar, ou seja, há apenas uma superpotência no nível planetário, os estados Unidos. Desde os anos 1990, quando a União Soviética deixou de existir e a sua principal herdeira, a Rússia, ingressou numa profunda crise econômica, o que enfraqueceu a sua força militar, os Estados Unidos se tornaram o único país com capacidade de intervir em conflitos importantes em praticamente  todo o globo. Mas essa situação talvez seja provisória, pois a China moderniza constantemente as suas forças Armadas – inclusive o aperfeiçoamento de suas armas nucleares –, e as tropas dos países militarmente fortes da União européia (França, Itália, Reino Unido, e Alemanha) podem acabar se unificando e adquirindo um poderio comparável ao norte-americano.

PRINCIPAIS CARACTERÍSTICAS DA NOVA ORDEM MUNDIAL:
 

3 comentários:

  1. D I V I N A C O N V O C A Ç Ã O
    (MC.12.10) AINDA NAO LESTES ESTA ESCRITURA:(SL.108.7) DISSE DEUS NA SUA SANTIDADE: (ÊX.4.22) ISRAEL É MEU FILHO, MEU PRIMOGÊNITO; (IS.49.3) POR QUEM HEI DE SER GLORIFICADO: (IS.30.12) PELO QUE ASSIM DIZ O SANTO DE ISRAEL:
    Todo Cristão desperto deve ingressar no ciclo da Nova Ordem Mundial, que chega com o Criador do Reino dos céus na terra:
    (MT.25.34) VINDE, BENDITOS DE MEU PAI! ENTRAI NA POSSE DO REINO QUE VOS ESTÁ PREPARADO DESDE A FUNDAÇÃO DO MUNDO: (JB.6.27) TRABALHAI, NÃO PELA COMIDA QUE PERECE, MAS PELA QUE SUBSISTE PARA A VIDA ETERNA, A QUAL O FILHO DO HOMEM VOS DARÁ; PORQUE DEUS, O PAI, O CONFIRMOU COM O SEU AMOR: (IS.42.21) FOI DO AGRADO DO SENHOR, POR AMOR DA SUA PRÓPRIA JUSTIÇA, ENGRANDECER A LEI E FAZE-LA GLORIOSA; (LC.12.32) PORQUE O VOSSO PAI SE AGRADOU EM DAR-VOS O SEU REINO; (1CO.15.45) POIS ASSIM ESTÁ ESCRITO: (JB.14.17) O ESPIRITO DA VERDADE, QUE O MUNDO NÃO PODE RECEBER, PORQUE NAO NO VÊ, NEM O CONHECE; VÓS O CONHECEIS, PORQUE ELE HABITA CONVOSVO E ESTARÁ EM VÓS; (PV.1.4) PARA DAR AOS SIMPLES PRUDÊNCIA, E AOS JOVENS CONHECIMENTO E BOM SISO; (1PE.4.17) PORQUE A OCASIÃO DE COMEÇAR O JUIZO PELA CASA DE DEUS É CHEGADA:
    (RM.13.11) E DIGO ISTO A Vós OUTROS QUE CONHECEIS O TEMPO, QUE JÁ É HORA DE VOS DESPERTARDES DO SONO; (2PE.3.4) PORQUE, DESDE QUE OS PAIS DORMIRAM, TODAS AS COUSAS PERMANECIAM COMO DESDE O PRINCIPIO DA CRIAÇÃO:
    (HB.5.11) A ESSE RESPEITO TEMOS MUITAS COUSAS QUE DIZER E DIFICIL DE EXPLICAR; PORQUANTO VÓS TENDES TORNADO TARDIOS EM OUVIR: (LC.16.9) E EU VOS RECOMENDO:
    Estudai e praticai os fundamentos cristãos, que temos divulgado através da internet, em particular no blog de Arnaldo Ribeiro ou Israel:
    (TB.5.21) FAZEI BOA JORNADA, E DEUS SEJA CONVOSCO NO VOSSO CAMINHO, E O SEU ANJO VÁ EM VOSSA COMPANHIA:

    ResponderExcluir
  2. (JR.5.21) Ouvi agora isto, ó povo insensato que tendes olhos e não vedes, tendes ouvidos e não ouvis; (1TS.4.3) pois esta é a vontade de Deus: A vossa santificação, que vos abstenhais da prostituição; (LS.1.12/13) porqu Deus não fez a morte, nem se alegra na perdição dos vivos: Não queirais buscar ansiosos a morte, no descaminho da vossa vida, nem adquirais a perdição com as obras das vossas mãos:
    (HC.2.19) Ai daquele que diz ao pau: Acorda! E à pedra muda: Desperta! Pode o ídolo ensinar? Eis que está coberto de ouro e de prata, mas no seu interior não há fôlego nenhum: (AT.3.15) Dessarte, matastes o Autor da Vida, a quem Deus ressuscitou dentre os mortos, do que nós somos testemunhas: (JB.7.48) Porventura creu Nele alguém dentre as autoridades, ou algum dos fariseus? (RM.3.3) E daí? Se alguns não creram, a incredulidade deles virá desfazer a fidelidade de Deus? (JB.3.23) Ora, o seu mandamento é este: (MC.12.33) Amar a Deus de todo o coração, de todo o entendimento e de toda a força, e amar ao próximo como a si mesmo:
    (JB.4.23) Mas vem a hora e já chegou, em que os verdadeiros adoradores adorarão o Pai em espírito e em verdade; porque são estes que o Pai procura para seus adoradores: (LS.19.23) E há quem fala francamente e não diz senão a verdade, (RM.4.3) pois que diz a escritura? (JB.4.24)Deus é Espírito;e importa que os seus adoradores o adorem em espírito e em verdade, (RM.1.20) porque os atributos invisíveis de Deus, assim o seu eterno poder, como também a sua própria divindade; claramente se reconhecem desde o principio do mundo, sendo reconhecidos pelas cousas que foram criadas:
    (HB.11.1) Ora, a fé é a certeza de cousas que se esperam, a convicção de fatos que não se vêem: ((SL.100.3) Sabei que o Senhor é Deus, foi Ele quem nos fez e Dele somos; somos o seu povo e o rebanho do seu pastoreio: (CL.3.23/24) Tudo quanto fizerdes, fazei-o de todo o coração, como sendo para o Senhor, e não parta homens; cientes de que recebereis do Senhor a recompensa da herança: A Cristo, o Senhor, é que estais servindo; (DT.1.38) porque Ele fará com que Israel a receba: (SL.32.11) Alegrai-vos no Senhor e regozijai-vos, ó Justos, exultai-vos, todos que sois retos de coração; (1TS.3.8) porque agora vivemos, se é que estais firmes no Senhor: (1cO.15.38) Portanto, amados irmãos, sede firmes, inabaláveis e abundantes na Obra do Senhor, Sabendo que no Senhor o vosso trabalho não é vão:
    (LE.12.13) De tudo o que se tem ouvido a suma é: Temei a Deus e guardai os seus mandamentos;porque isto é dever de todo Homem: (JR.21.8) Eis que ponho diante de vós o caminho da vida e o caminho da morte: (JB.14.6) Eu sou o caminho a verdade e a vida: (LV.19.4) Não vos virareis para os ídolos, nem vos fareis deuses de fundição: Eu sou o Senhor Vosso Deus: (IS.41.4) Quem fêz e executou tudo isto?(DT.27.26) Maldito aquele que não confirmar as palavras desta lei, não as cumprindo: (IS.46.8) Lembrai-vos disto e tende ânimo, ó prevaricadores; (LS.14.12) porque o culto aos ídolos é o princípio da corrupção da vida:
    (AT.3.17) Agora, Irmãos, Eu sei que o fizestes por ignorância, como também as vossas autoridades; (IS.9.16) porque os Guias deste povo são enganadores, e os que Por eles são dirigidos, são devorados:(TG.121) Portanto, despojando-vos de toda impureza e acumulo de maldade; acolhei, com mansidão, a palavra em vós implantada, a qual é poderosa para salvar a vossa alma:


    ResponderExcluir
  3. Nuevo Orden Mundial.la China,hace tiempo, no inundo de sus productos, llegando a San Victorino, Centro de BOGOTA.D. C., Colombia.S.A. Amén, Shalom.

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...