GABARITO: D – 3: Identifica ou relacionar as principais características fitogeográficas do mundo ou do território brasileiro com suas respectivas regiões ou áreas de abrangência.

01ª- Questão:  (UVA/2003.1)
A Zona da Mata apresenta elevado índice pluviométrico. O cerrado é a paisagem do Centro-Oeste, sendo a vegetação dominante do Sertão nordestino, a Caatinga.  São corretos apenas os itens I e II.
Resposta correta: “A”

02ª- Questão: (UVA/2003.2)   
O solo da floresta amazônica é pobre devido ao processo de intensa lixiviação que ocorre dado o elevado índice pluviométrico da região. A vida na Amazônia é mantida principalmente devido as folhas mortas que caem e se decompõem graças ao intenso calor e umidade da floresta.

Resposta correta: “B”

03ª- Questão: (UVA/2003.2)
A bacia Amazônica é conhecida como a maior bacia fluvial do mundo, com cerca de sete mil rios que compõem a Hiléia  Amazônica
Resposta correta: “B”


04ª- Questão: (UVA/2003.2)
A mata atlântica abrange a costa atlântica do Brasil do Rio Grande do Norte ao Rio Grande do Sul, sendo encontrada atualmente nas áreas de grande altitude.
Resposta correta: “A”

05ª- Questão: (UVA/2004.2)
A  Amazônica  possui  como  características  tipos:  heterogênea,  latifoliada perene e higrófila
Resposta correta: "B"



06ª- Questão: (UVA/2006.1)
As áreas hachuradas representam as regiões que originalmente eram cobertas por florestas tropicais, Norte da América do Sul, Centro da África e Sul da Ásia, denominados de países subdesenvolvidos.
Resposta correta: “A”



07ª- Questão: (UVA/2006.1)
A questão apresenta a localização dos domínios morfoclimáticos do Brasil representados pelos números:

1.Mares de morros
3.Cerrado
4.Caatinga
5.Amazônico

Resposta correta: "D"


08ª- Questão: (UVA/2006.2)
O item incorreto é o B  pois afirma que as caatingas constituem um bioma homogêneo. Na verdade, assim como quase todos os biomas tropicais, as caatingas possuem grande heterogeneidade fauno-florística. De acordo com a pesquisadora Gerda Nickel existem cerca de 1346 espécies de plantas diferentes na caatinga, destas 600 espécies lenhosas.

Resposta correta: "B"


09ª- Questão: (UVA/2007.1)
Apenas o item 1, é falsa, pois a caatinga, principalmente no período da estiagem, oferece pouca proteção ao solo, devido a perda da folhagem.

Resposta correta: “C”


10ª- Questão: (UVA/2007.2)
Considerando a devastação das florestas Brasileiras, pode-se afirmar que a mata Atlântica é a mais destruída. E sua devastação de motivação histórica (povoamento) e econômica (ciclos econômicos).

Resposta correta: “B”



11ª- Questão: (UVA/2008.1)
O domínio das Caatingas cobre cerca de 10% do território brasileiro, e além das características citadas no enunciado, podemos destacar que ela possui grande biodiversidade ( mais de 1.500 espécies de plantas). Sua geologia é cristalina e os solos são rasos e pedregosos. 

Resposta correta: “A”


12ª- Questão: (UVA/2009.1)
As duas formações representadas no mapa são a caatinga, que cobre uma área de aproximadamente 900.000 Km2 abrangendo todos os estados nordestinos menos o Maranhão mais o norte doestado de Minas Gerais. E o cerrado
Resposta correta: "D"


13ª- Questão: (UVA/2009.1)
O biomas mais alterados do Brasil são as Araucárias e a Mata Atlântica com 99 e 95% de área devastada. A caatinga aparece em terceiro com 80% de área devastada ou fortemente antropizada.
Resposta correta: "B"  


14ª- Questão: (UVA/2009.1)
O custo do combate à desertificação é alto e exige medidas ligadas a recuperação das áreas degradadas e educação ambiental.
Resposta correta: "B"

15ª- Questão: (UVA/2010.1)
A Desertificação é definida como processo de destruição do potencial produtivo da terra nas regiões de clima árido, semi-árido e sub-úmido seco. Ocorre em mais de 100 países do mundo. Por isso é considerada um problema global. No Brasil existem quatro áreas, que são chamadas núcleos de Desertificação, onde é intensa a degradação. Elas somam 18,7 mil km² e se localizam nos municípios de Gilbués, no Piauí; Seridó, no Rio Grande do Norte; Irauçuba, no Ceará e Cabrobó, em Pernambuco. As regiões áridas, semi-áridas e subúmidas secas, também chamadas de terras secas, ocupam mais de 37% de toda a superfície do planeta, abrigando mais de 1 bilhão de pessoas, ou seja, 1/6 da população mundial.

Resposta correta: “C”

16ª- Questão: (UVA/2010.1)
A caatinga é um bioma exclusivo do Brasil e ocorre sob a influência do clima semi-árido.
Resposta correta: “B”
GABARITO: D – 3: Identifica ou relacionar as principais características fitogeográficas do mundo ou do território brasileiro com suas respectivas regiões ou áreas de abrangência.  GABARITO:  D – 3: Identifica ou relacionar as principais características fitogeográficas do mundo ou do território brasileiro com suas respectivas regiões ou áreas de abrangência. Reviewed by Gilvan Fontanailles on novembro 02, 2015 Rating: 5

Nenhum comentário

Slider

[recent]

Anuncios!