GABARITO: D – 2: Identificar as principais características do processo de urbanização do qual passou a sociedade brasileira a partir do final do século XX e ou conceitos ligados a termo urbanização.





01ª- Questão: (UVA/2003.1)   
O processo de urbanização brasileira não estabilizou-se entre 1980 a 1990 pois o país ainda apresenta elevado índice de êxodo rural, principalmente nas regiões mais pobres. Além de elevadas desigualdades sociais e regionais.

Resposta correta: “D”

02ª- Questão:  (UVA/2003.2)  
A intensa urbanização que ocorrem no Brasil, provocada pelo êxodo rural desordenado ocasionou uma urbanização anômala e com elevado índice de desempregados e subempregados.

-Resposta correta: “C”


03ª- Questão:  (UVA/2003.2) 
A urbanização dos países subdesenvolvidos é considerada tardia devido ao atraso do processo industrial

Resposta correta: "C”

04ª- Questão:  (UVA/2003.2):   
A topografia de uma área é  representada pelo sítio urbano, como planalto, planície, depressão ou acrópole.

Resposta correta: D

05ª- Questão:  (UVA/2004.1):   
A situação geográfica é a relação que existe entre a área ocupada pela cidade e suas condições naturais. EX: São Luís (insular), Belo Horizonte (de montanha), Manaus (entre rios).

Resposta Correta: “B”



06ª- Questão:  (UVA/2004.1):   
A urbanização no Brasil ocorreu junto com o processo de industrialização, porém caracterizou-se, como uma urbanização recente, rápida e desordenada

Resposta correta: "A"

07ª- Questão:  (UVA/2005.2):   
O único item falso é o terceiro, pois quando uma cidade em sua expansão funde-se com as vizinhas ocorre uma conurbação.

Resposta correta: "A"


08ª- Questão:  (UVA/2006.2):   
O único conceito de geografia urbana correto é o da hierarquia urbana. Os conceitos de rede urbana estão todos equivocados, pois rede urbana é simplesmente uma rede de cidades que possuem entre si uma relação de dependência funcional e espacial que será tanto mais forte quanto mais industrializada for a região.

Resposta correta: "C”

09ª- Questão:  (UVA/2007.2): 
A hierarquia urbana indica o grau de influência que uma cidade exerce sobre as demais, isso é definido pela sua concentração industrial, financeira e de serviços, além da rede de transportes e comunicação ligada a ela. Sendo assim, temos pela ordem decrescente: Cidade Global – Metrópole Nacional – Metrópole Regional – Centro Regional e Centro Local.

Resposta correta: “C”



10ª- Questão:  (UVA/2007.2):   
Brasília, por ser a capital político-administrativa, não possui função de metrópole nacional, uma vez que, não tem poder de polarização através da concentração industrial, financeira e comercial, peculiar das metrópoles.

Resposta correta: “A”


11ª- Questão:  (UVA/2008.1):   
Apenas o item 04 é falso, pois o processo de urbanização só é efetivado quando mais da metade do percentual da população de uma determinada área, vive nas cidades.

Resposta correta: “A”



12ª- Questão:  (UVA/2008.2): 
O item C é incorreto, pois os agentes imobiliários não contribuem para o acesso da população de baixa renda a habitações, pelo contrário, atuam como especuladores, muitas vezes usando a grilagem de terra (falsificação de documentos fundiários).

Resposta correta: “C”

13ª- Questão:  (UVA/2008.2):   
A dependência que existe de algumas idades em relação a outras, chamamos de hierarquia urbana.

Resposta correta: “B”


14ª- Questão:  (UVA/2009.1):   
Os fatores que impulsionam o processo de urbanização nos países subdesenvolvidos são principalmente repulsivos, como os fatores de estagnação das economias agrícolas dos países subdesenvolvidos, concentração fundiária, injustas relações de trabalho, insipiência tecnológica, falta de crédito rural, desertificação e baixos salários.

Resposta correta :"B"

  
15ª- Questão:  (UVA/2010.1): 
O processo de urbanização provoca alterações sensíveis no Ciclo Hidrológico, principalmente no aspecto da precipitação, ou ainda na diminuição da evapo-transpiração, como consequência da redução da vegetação, também pode provocar aumento da quantidade de líquido escoado, diminuição da infiltração da água, mudanças no nível do lençol freático e causar a erosão etc. .

Resposta correta: “D”

16ª- Questão:  (UVA/2010.2):  
Na hierarquia urbana as cidades são classificadas de acordo com o grau de influência espacial. Ex.: Metrópoles globais, Metrópoles nacionais, Metrópoles regionais, centros regionais e centros locais. 
 
Resposta correta: “C” 
GABARITO: D – 2: Identificar as principais características do processo de urbanização do qual passou a sociedade brasileira a partir do final do século XX e ou conceitos ligados a termo urbanização. GABARITO: D – 2: Identificar as principais características do processo de urbanização do qual passou a sociedade brasileira a partir do final do século XX e ou conceitos ligados a termo urbanização. Reviewed by Gilvan Fontanailles on outubro 28, 2015 Rating: 5

2 comentários

Slider

[recent]

Anuncios!