Teorias Demográficas: Reformista ou Marxista

Fala galera!! Tudo Bem? Na aula passada a gente estudou as principais características da teoria malthusianista. Na aula de hoje vamos estudas as principias crítica feitas a esta teoria criada por Malthus no século XVIII. OK!!! 

Galera o conjunto de critica feitas a teoria de Malthus acabou que formando uma nova teoria demográfica que ficou conhecida por Reformista ou Marxista.
IMPORTANTE: 

E ai galera!! Qual seria a principal crítica feita ao malthusianismo.

Malthus defendia que se a população continuasse a crescer existiria uma crise alimentar mundial (principalmente entre as populações dos países pobres o que acabaria afetando também os países ricos.  Neste caso, o aumento populacional nos países subdesenvolvidos levaria a uma crise alimentar mundial. Essa teoria pregava que as populações mais empobrecidas deveriam mudar tragicamente o ritmo de crescimento populacional do contrário haveria um grave crise alimentar mundial.

Alguns estudiosos na metade no século XX começaram a discordar dessa teoria. Por que? A partir da década de 1950 campo passou por um processo de industrialização foi a chamada Revolução Industrial. Essas novas tecnologias aumentar consideravelmente a capacidade produtiva das áreas agricultáveis de todo o  mundo capitalista de então.

Produtividade = aumento da produção agrícola sem haver o aumento da área cultivada.

Se existia tecnologia para aumenta a produtividade de gêneros alimentícios .Por que existia a fome ainda presente no mundo subdesenvolvido do capitalismo?
   
Por que?????
Segundo os críticos da teoria de Malthus ao observar a própria realidade sócio econômica estabelecidas entre os países capitalistas (pobres e ricos) em sua essência o capitalismo cria desigualdades sociais entre os países com possibilidade de existência enquanto sistema. A pobreza e a miséria de uns como a riqueza de outros é algo essencial e característico do capitalismo e não tem nada haver com o crescimento populacional

Qual seria a explicação para a existência da miséria e da escassez de alimentos no mundo para os críticos de Malthus???

A pobreza e a riqueza é explicada a partir da má distribuição dos bens produzidos pelo próprio sistema capitalista entre as nações capitalistas.

Assim!! Os críticos do malthusianismo apontam que Malthus estava errado ao defender que o  aumento da população mundial seria a responsável pela miséria (Fome).
GALERA um dos pontos chaves desse conteúdo é você associar o crescimento demográfico com a existência fome no planeta.

-  O que defendiam os demógrafos reformistas? 

a) Quanto ao crescimento demográficos:

- Defendiam que a própria miséria era o responsável pelo acelerado crescimento populacional . E que a fome era fruto das distorções socioeconomicas produzidas pelo próprio sistema capitalista.

- Quais as mudanças  propostas eram feitas pelos reformistas??

b) Propunham a realização de reformas socioeconômicas que permitissem a elevação dos padrão de vida, melhorando a distribuição de renda e de alimentos e o aumento da taxa de escolaridade, que resultariam num planejamento familiar e na diminuição da natalidade e do crescimento vegetativo.

CONCLUSÃO:
- Os países não se tornam desenvolvidos apenas pela redução de sua taxa de natalidade. No entanto, há muitos países cujo desenvolvimento econômico e social propiciou acentuada redução espontânea da natalidade e do crescimento populacional.
Teorias Demográficas: Reformista ou Marxista Teorias Demográficas:  Reformista ou Marxista Reviewed by Gilvan Fontanailles on julho 13, 2015 Rating: 5

Nenhum comentário

Slider

[recent]

Anuncios!