Estudo Dirigidos: História da Arte Grega
1. (Unicamp 2011) À
Ilíada, epopeia guerreira, sucede a Odisseia, pacífica coletânea de lendas e
aventuras marítimas. Esse contraste corresponde a uma mudança, quando os povos
da região renunciam às lutas em territórios muito estreitos e se voltam para os
países longínquos. Os poemas homéricos são contemporâneos da grande expansão
marítima dos fenícios e a Odisseia está cheia de violências e rapinas de todo
tipo praticadas pelos fenícios, apresentados como mercadores descarados e
bandidos sem escrúpulos; mas devemos levar em conta, nessas narrativas, as
rivalidades comerciais.
(Adaptado de J. Gabriel-Leroux, As primeiras
civilizações do Mediterrâneo. São Paulo: Martins Fontes, 1989, p. 67-68.)
a) Segundo o texto, quais seriam as razões históricas da
diferença entre a Ilíada e a Odisseia?
b) Como a organização política de fenícios e gregos os
diferenciava da civilização egípcia?
resposta:
a) Segundo o texto a Ilíada retrata uma grande aventura
militar, durante a Guerra de Tróia, quando povos gregos desenvolveram uma
política de expansão. A Odisseia retrata a relação amistosa entre os povos
gregos, num contexto marcado pela expansão do comércio.
b) Tanto os fenícios como os gregos antigos se organizavam
politicamente em cidades-estado, ou seja, as cidades eram unidades políticas
soberanas e não estavam subordinadas a um governo central. Isso significa que
para essas duas sociedades, o fato de pertencerem a um povo não significou a
formação de uma nação. Na antiguidade, fala-se em povo fenício, mas não existiu
um “Estado fenício” e o mesmo ocorreu com os gregos, pois tratamos de povo
grego ou da mitologia grega e não existiu a Grécia enquanto Estado.
2. (Fuvest 94) Freud, Brecht e
Pasolini, entre muitos outros, recorreram a ela em seus trabalhos. O primeiro,
ao utilizar os termos "Complexo de Édipo" e "Complexo de
Electra"; o segundo nas "Notas sobre a Adaptação de Antígona", e
o terceiro, no filme "Medéia".
a) Identifique a arte grega
evocada acima e dê o nome de dois de seus autores.
b) A que se deve sua permanente
atualidade?
resposta:
a) Arte teatral, intensamente
influenciada pela mitologia. São expoentes: Eurípedes, Ésquilo e Sófocles.
b) Sob efoque antropocentrista, o
teatro aborda todas as vicissitudes humanas. Vícios, paixões, emoções, etc são
temas abordados.
3. (Fuvest 93) "Há muitas
maravilhas mas nenhuma é tão maravilhosa quanto o homem. ...homem de engenho e
artes inesgotáveis... soube aprender sozinho a usar a fala e o pensamento mais
veloz que o vento... sagaz de certo modo na inventiva além do que seria de
esperar e na destreza, que o desvia às vezes para a maldade, às vezes para o
bem...."
(ANTÍGONA, Sófocles,
497 - 406, a.C.)
"Este animal previdente,
sagaz, complexo, penetrante, dotado de memória, capaz de raciocinar e de
refletir, ao qual damos o nome de homem... Único entre todos os vivos e entre
todas as naturezas animais, só ele raciocina e pensa. Ora, o que há... de mais divino que a razão,
que chegada à maturidade e à sua perfeição é justamente chamada de
sabedoria?"
(SOBRE AS LEIS, Cícero,
106 - 43, a.C.)
"Eu não te dei, Adão, nem um
lugar predeterminado, nem quaisquer prerrogativas.... Tu mesmo fixarás as tuas
leis sem estar constrangido por nenhum entrave, segundo teu livre arbítrio, a
cujo domínio te confiei.... Poderás degenerar à maneira das coisas inferiores,
que são os brutos, ou poderás, segundo tua vontade, te regenerar à
maneira das superiores, que são
as divinas."
(SOBRE A DIGNIDADE DO
HOMEM, Pico della Mirandola, 1463 - 1494)
a) Qual o assunto dos textos e
como é denominada a concepção neles presente?
b) Qual a relação existente entre
o universo cultural de Pico della Mirandola e o de Sófocles e Cícero?
resposta:
a) Os três textos exaltam o
gênero humano e sua capacidade criadora. A concepção neles presente é o
humanismo.
b) Pico della Mirandola exalta o
humanismo renascentista que foi buscar no passado greco-romano que reviveram
Sófocles e Cícero.
4. (Fuvest 89) Na Grécia
Clássica, os deuses eram concebidos à imagem e semelhança do homem, postura
invertida na Roma Imperial, na qual os cristãos viam o homem feito à imagem e
semelhança de Deus.Relacione a visão religiosa com a estrutura sócio política
em cada um dos casos acima.
resposta:
Na Grécia o politeísmo refletia o
espírito humanista e o caráter antônimo das cidades e da sociedade grega. No
império romano, a não aceitação do imperador como divindade pelo monoteísmo
cristão questionava-o como autoridade política.
5. (Fuvest 2009) "Alexandre
desembarca lá onde foi fundada a atual cidade de Alexandria. Pareceu-lhe que o
lugar era muito bonito para fundar uma cidade e que ela iria prosperar. A
vontade de colocar mãos à obra fez com que ele próprio traçasse o plano da
cidade, o local da Ágora, dos santuários da deusa egípcia Ísis, dos deuses
gregos e do muro externo."
Flávio Arriano.
"Anabasis Alexandri" (séc. I d.C.).
Desse trecho de Arriano, sobre a
fundação de Alexandria, é possível depreender:
a) o significado do helenismo,
caracterizado pela fusão da cultura grega com a egípcia e as do Oriente Médio.
b) a incorporação do processo de
urbanização egípcio, para efetivar o domínio de Alexandre na região.
c) a implantação dos princípios
fundamentais da democracia ateniense e do helenismo no Egito.
d) a permanência da racionalidade
urbana egípcia na organização de cidades no Império helênico.
e) o impacto da arquitetura e da
religião dos egípcios, na Grécia, após as conquistas de Alexandre.
resposta: [A]
6. (Fuvest 2009) No ano passado,
aconteceu em Pequim mais uma Olimpíada. No mundo, peças teatrais estão sendo
continuamente encenadas. Como se sabe, Olimpíadas e teatro (ocidental) foram
uma criação da Grécia antiga.
Discorra sobre:
a) o significado dos jogos
olímpicos para os antigos gregos;
b) as características do teatro
na Grécia antiga.
resposta:
a) Os Jogos Olímpicos eram
realizados na cidade de Olímpia em homenagem a Zeus, senhor do Olímpo na
mitologia helênica. Para os antigos gregos, significavam ainda a
confraternização entre as cidades-Estado e a celebração da superioridade do
povo grego.
b) O teatro grego caracterizou-se
pela restrição aos homens na atuação como atores, pelo uso de máscaras e as
apresentações em anfiteatros ao ar livre. Quanto aos temas, caracterizou-se
pelas tragédias e comédias.
7. (Fuvest 2006) Tendo em vista
as cidades-estado (polis), comente a seguinte passagem do livro
"História" (Livro VIII, 144), na qual Heródoto verifica a existência
da "unidade de todos os helenos pelo sangue e pela língua, e os templos
dos deuses e os sacrifícios oferecidos em comum, e a semelhança de nossa
maneira de viver".
Faça o comentário em termos
a) da identidade dos gregos.
b) do significado da polis.
resposta:
a) Apesar da ausência de unidade
política, os gregos possuíam em comum uma identidade cultural caracterizada pela
origem, pela religião e pelo idioma.
b) A polis ou cidade-Estado
constituía a base da organização política no Mundo Grego, isto é, as cidades
distinguiam-se umas das outras por sua soberania política.
8. (Unesp 92) "A Civilização Grega alcançou extraordinário
desenvolvimento. Além das indagações e respostas sobre os sentimentos humanos,
os gregos legaram à humanidade, até sob a forma de humor, inúmeras realizações
artísticas."
Ofereça contribuições para que se compreenda o papel do
teatro como manifestação artístico-cultural reveladora do humanismo grego.
resposta:
Tragédia e comédia. Os gregos representavam o tom crítico
da sociedade, dos seus problemas éticos e a política da época.
9. (Unesp 89) É certo que as civilizações da Antiguidade
legaram à posteridade um respeitável acervo cultural. No entanto, para superar
equívoco, assinale a alternativa INCORRETA:
a) A pintura egípcia revela belos exemplos de descrição de
movimento, sendo a figura humana representada com a cabeça e os pés de perfil.
b) Entre as Civilizações Mesopotâmicas que se desenvolveram
no vale dos rios Tigre e Eufrates, predominou, durante certo tempo, a forma
asiática de produção.
c) No período denominado Homérico, houve a dissolução das
comunidades gentílicas e a formação gradativa das Cidades-Estado da Grécia.
d) A escrita egípcia era em caracteres cuneiformes.
e) O Direito Romano, sujeito a novas interpretações,
tornou-se parte importante do Código de Justiniano, influenciou juristas da
Idade Média e até das fases históricas subseqüentes.
resposta:[D]
10. (Unesp 2001) Dentre os
legados dos gregos da Antigüidade
Clássica que se mantêm na vida
contemporânea, podemos citar:
a) a concepção de democracia com
a participação do voto universal.
b) a promoção do espírito de
confraternização por intermédio do
esporte e de jogos.
c) a idealização e a valorização
do trabalho manual em todas suas
dimensões.
d) os valores artísticos como
expressão do mundo religioso e cristão.
e) os planejamentos urbanísticos
segundo padrões das cidades-acrópoles.
resposta:[B]
11. (Fuvest 82) O estudo do chamado Período Homérico da
História da Grécia fundamenta-se na Ilíada
e na Odisséia. Em linhas gerais,
quais os temas centrais dessas obras?
resposta:
Epopéia grega, tomada de Tróia e as conquistas de Ulisses.
12. (Uece) Considerando a arte
egípcia e grega, na Antigüidade, especialmente a escultura, podemos afirmar corretamente:
a) O Mediterrâneo, situado entre
a Europa e a Ásia, impediu qualquer influência artística entre essas sociedades.
b) a escultura egípcia
configurava uma visão idealizada do homem.
c) Os egípcios, assim como os
gregos, rejeitaram associar a arte às concepções religiosas e ao poder.
d) os egípcios foram professores
dos gregos na arte da escultura, fornecendo-lhes a inspiração e, mais
importante, a técnica.
resposta:[D]
13. (Fuvest 82) Escreveram peças para teatro, durante o "Século
de Péricles" (séc.V a.C.):
a) Homero, Tucídides, Heródoto e Xenofonte
b) Ésquilo, Sófocles, Eurípedes e Aristófanes
c) Sócrates, Protágoras, Platão e Aristóteles
d) Eratóstenes, Arquimedes, Euclides e Pitágoras
e) Píndaro, Alceu, Safo e Hesíodo
resposta:[B]
14. (Fuvest 2000) Indique e comente quatro elementos da
antigüidade greco-romana presentes ainda hoje no mundo ocidental.
resposta:
- A racionalidade grega presente no pensamento filosófico e
científico.
- O conceito de cidadania e democracia que fortaleceu a
política em detrimento da religião.
- A organização do Direito, herdada dos romanos.
- O Latim, língua dos romanos que originou a formação de
línguas modernas como o português e o espanhol.
15. (Unicamp 94) "Os deuses,
quaisquer que tenham sido as suas origens longínquas, nada mais são do que
seres humanos, maiores, mais fortes, mais belos, eternamente jovens; adquiriram
não só a forma humana, mas também os sentimentos, as paixões, os defeitos e até
os vícios dos homens; o mundo divino apresenta, portanto, uma imagem
engrandecida, mas não depurada da humanidade."
(A. Jardé, A GRÉCIA
ANTIGA E A VIDA GREGA, 1977)
Usando as informações contidas no
texto e outras que você dispõe sobre o assunto, cite cinco características da
religião na Grécia Antiga.
resposta:
Politeísmo, antropomorfismo,
humanismo, mitologia e sacrifícios.
16. (Unicamp 98) No ano de 415 a.C., Alcibíades, um
general de Atenas, assim defendeu suas qualificações para comandar uma esquadra
contra os espartanos:
"Mais que a qualquer outro,
atenienses, cabe-me receber o comando (...) Os helenos,que consideravam a nossa
cidade esgotada pela guerra, passaram a fazer uma idéia de sua grandeza muito
além de seu poder, diante do meu desempenho nos Jogos Olímpicos, pois entraram
na pista hípica sete carros meus (...) e ganhei o primeiro, o segundo
e o quarto prêmios, além de
ter-me apresentado em tudo mais num estilo digno de minhas vitórias. De acordo
com as tradições isto é uma honra, e pelos feitos se deduz o
poder."
(Adaptado de Tucídides,
HISTÓRIA DA GUERRA DO PELOPONESO 6.16. 1-2, Brasília: UnB, 1982, p.296)
a) O que foi a guerra do
Peloponeso?
b) O que eram os Jogos Olímpicos
para os gregos da Antigüidade?
c) Por que era importante para as
Cidades-Estado gregas vencer nos Jogos Olímpicos?
resposta:
a) O conflito entre Esparta e
Atenas pela hegemonia sobre o mundo Grego, na época clássica.
b) Competições de caráter
esportivo e cultural, em homenagem a Zeus, deus supremo do Olimpo.
c) Para garantir o prestígio da
cidade frente às demais cidades helênicas.
17. (Unicamp 2004) No poema grego
Odisséia, que narra as viagens lendárias do herói Ulisses, esse personagem
chega a um país habitado por gigantes chamados Ciclopes, que são descritos como
"homens sem leis", porque "não têm assembléias que julguem ou
deliberem" e "cada um dita a lei a seus filhos e mulheres sem se
preocuparem uns com os outros".
(Homero, Odisséia. São
Paulo: Nova Cultural, 2002, p. 117).
a) Aponte dois aspectos da
cidade-estado grega que a diferenciava do país lendário mencionado no texto.
b) Identifique os dois principais
modelos de cidade-estado desenvolvidos na Grécia.
c) Cite uma característica da
democracia grega que a diferencie da democracia atual.
resposta:
a) A cidades-estado gregas
diferenciavam-se do país lendário pela existência do Estado organizado e de um
sistema de leis para regular as relações sociais.
b) Esparta, estruturada
politicamente num modelo oligárquico e militarista e Atenas, como modelo
democrático. Em ambos os casos, as cidades vivenciaram diferentes formas de
organização política até se configurarem como modelos das polis gregas.
c) A democracia grega era
participativa, pois todos os cidadãos deveriam participar das assembléias para
a deliberação das questões pertinentes à cidade. A democracia atual é
representativa, pois os cidadãos escolhem representantes através de processo
eleitoral para constituírem parlamentos ou exercer funções executivas em favor
dos interesses da sociedade.
18. (Unicamp 2007) As figuras
escavadas em pedra nos mármores de Elgin, que circundavam o Parthenon,
encorajavam as esperanças dos atenienses. Assim batizadas em honra do nobre
inglês que as levou para Roma no século XIX, elas podem ser apreciadas hoje no
Museu Britânico. Nos mármores estão esculpidas cenas em honra da fundação de
Atenas e aos seus deuses. Celebrava-se o triunfo da civilização sobre o
barbarismo.
(Adaptado de Richard Sennett,
"A pedra e a carne. O Corpo e a Cidade na Civilização Ocidental". Rio
de Janeiro: Record. 2003, p. 37.)
a) O que significava
"bárbaro" na Atenas Clássica?
b) Segundo o texto, o que o
Parthenon e seus mármores significavam?
c) Explique por que a apropriação
desses mármores pelos ingleses se dá no século XIX.
resposta:
a) Para os atenienses,
"bárbaro" era todo aquele que não fosse grego ou aquele que não
possuísse a cultura grega. De modo pejorativo, o termo designava a
inferioridade cultural dos que pertencessem a outros povos, quando comparados
com o termo "helênico" (grego).
b) De acordo com o texto, o
Parthenon e seus mármores simbolizavam a superioridade da cultura helênica em
relação aos demais povos, considerados pelos gregos como bárbaros.
c) Durante a fase imperialista
das potências industriais no século XIX, as principais potências, em particular
Inglaterra e França, devido ao poder e à pretensa superioridade cultural em
relação aos demais povos, se apropriaram dos tesouros arqueológicos e
artísticos dos países considerados mais fracos, sobretudo onde se
desenvolveramgrandes civilizações na antiguidade.
19. (Ufsm)
A estátua "Lacoonte e seus filhos", produto do
helenismo, foi desenterrada em Roma, em 1506, impressionou Michelangelo
(1475-1564) e influenciou seu trabalho artístico em "Juízo Final".
Com base no trabalho de Michelangelo, pode-se considerar correta a seguinte
afirmação:
a) Sua arte restaura os valores da pólis grega: a exaltação
da razão, a morte dos deuses, a hegemonia da assembléia popular.
b) Sua obra rompe com o naturalismo e inaugura as formas da
arte moderna: a ênfase no abstrato.
c) Seu modo de representar a figura humana se opõe ao
hedonismo e à glorificação do natural.
d) Seu trabalho glorifica o divino e o extraterreno em
oposição ao humano e natural.
e) Sua colaboração artística se insere no movimento
intelectual que forma os valores modernos: naturalismo e individualismo.
resposta:[E]
20. (Ufsm) A foto integra a mais
recente versão cinematográfica da lenda da Guerra de Tróia, que, se de fato
aconteceu, deu-se no século XIII a.C. Essa forma de representar a luta entre
gregos e troianos mostra seus guerreiros cobertos por elmos, couraças, escudos
e armados com lanças e espadas. A partir da análise da figura, é possível
afirmar:
a) A guerra tinha um lugar
secundário na sociedade grega, tendo em vista a ênfase nas artes, na literatura
e na filosofia.
b) Os relatos heróicos geralmente
ocultam o trabalho dos artesãos, dos ferreiros e dos construtores de navios.
c) O desenvolvimento da política
sempre desconsiderou a guerra como instrumento de dominação.
d) A pólis grega, na sua
composição política, privilegia lavradores e artesãos em detrimento dos
guerreiros.
e) A aristocracia grega
menospreza a guerra e investia em outras formas de exercício do poder.
resposta:[B]
21. (Unesp) Observe as duas
figuras.
Os templos apresentados (o
Partenon da Grécia clássica e a catedral gótica de Estrasburgo da Idade Média)
veiculam princípios religiosos da Grécia antiga e do cristianismo,
respectivamente.
a) Indique uma diferença entre a
concepção religiosa grega da Antigüidade e a cristã.
b) Apresente a concepção de homem
associada a cada um desses dois estilos arquitetônicos.
resposta:
a) GREGA: politeísmo,
antropomorfismo e deuses concebidos à imagem do homem.
CRISTÃ: monoteísmo, Deus
como puro espírito e o homem concebido à imagem de Deus.
b) ESTILO GREGO:
antropocentrista.
ESTILO GÓTICO: teocentrista.
22. (Unesp 2005) Observe e compare as imagens seguintes.
a) Cite uma diferença na forma de representação do corpo
humano numa e noutra escultura.
b) Explique a importância da escrita para o Estado egípcio
na época dos faraós e a dos jogos olímpicos para as cidades gregas do século
VIII a.C. ao V a.C.
resposta:
a) Quanto a anatomina humana, o "Escriba Sentado"
revela uma representação estilizada e simplista, enquanto o
"Discóbolo" evidencia maior maior fidelidade. O segundo revela ainda
a sensação de movimento e o primeiro um caráter estático.
b) A escrita era fundamental para as questões
administrativas e fiscais para o Estado Egípcio, sobretudo na elaboração dos relatórios
relativos à coleta e armazenamento dos
cereais nos depósitos do Estado e
posterior distribuição entre a população. Os Jogos Olímpicos constituiam, além
de significativo evento religioso, um fator de confraternização entre as
cidades gregas.
23. (Unicamp) "Os deuses, quaisquer que tenham sido as
suas origens longínquas, nada mais são do que seres humanos, maiores, mais
fortes, mais belos, eternamente jovens; adquiriram não só a forma humana, mas
também os sentimentos, as paixões, os defeitos e até os vícios dos homens; o
mundo divino apresenta, portanto, uma imagem engrandecida, mas não depurada da
humanidade."
(A. Jardé, A GRÉCIA ANTIGA E A VIDA GREGA, 1977)
Usando as informações contidas no texto e outras que você
dispõe sobre o assunto, cite cinco características da religião na Grécia
Antiga.
resposta:
Havia uma hierarquia de divindade; os deuses agiam como
humanos (compartilhavam os mesmos vícios); alguns deuses eram associados á uma
cidade específica como Atena; a igreja era poderosa por isso tinha o poder de
hierarquizar a sociedade e influenciar governantes.
24. (G1) Em relação ao tema principal da escultura grega é
correto afirmar:
a) As figuras são, na maioria, representações de deuses
antropozoomórficos.
b) Essa produção reflete o antropocentrismo característico
da cultura grega.
c) As obras possuíam temas variados: das paisagens às
figuras de animais.
d) A escultura grega é marcada pelas representações fiéis de
seus generais.
e) A maioria das representações era de figuras femininas de
formas fartas.
resposta:[B]
25. (G1) Os períodos mais
importantes da arte grega são: arcaico, clássico e helenístico. Assinale a
alternativa correta em relação a esses períodos:
a) O período clássico foi aquele
em que a arte atingiu a perfeição e harmonia.
b) O período arcaico corresponde
ao momento em que a arte recebeu influência de outros povos dominados pelo
Império Macedônico.
c) O período helenístico marca o
início da produção artística de grande porte.
d) O período helenístico
representa o fim das construções artísticas gregas.
e) O período arcaico é marcado
pela perfeição, é o apogeu da arte grega.
resposta:[A]
Estudo Dirigidos: História da Arte Grega
Reviewed by Gilvan Fontanailles
on
setembro 21, 2014
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