O que é mais cobrado de Física no Enem?

Considerando o que tem caído nas provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) a partir de 2009 (ano em que o exame passou a ter o formato atual), a dica é que o candidato estude bastante os tópicos relacionados a mecânica, energia e eletricidade.

“Em termos de conteúdo específico, temas ligados a transformações de energia, energia térmica, mecânica newtoniana e eletricidade, principalmente envolvendo circuitos elétricos de residências, são os mais pedidos na prova”, afirma o professor e supervisor de física do curso Anglo, Ronaldo Carrilho.

Exemplo: questão tirada do Enem 2011

Termofísica é outro tema recorrente. “Depois, o restante das questões é composto por temas diversos, sem uma predominância típica de assunto”, completa.
Exemplo: questão tirada do Enem 2010

Um padrão observado, no entanto, é a relação com o cotidiano dos estudantes – o funcionamento da válvula de uma descarga, por exemplo. Temas da atualidade, como a descoberta de algum material novo, também podem ser abordados.
Exemplo: questão tirada do Enem 2011

Fenômenos ondulatórios, como reflexão e refração, também figuram entre o conteúdo mais comum. “Mas a prova, até agora, não abordou muito a fundo ótica e eletromagnetismo”, afirma o professor.
Exemplo: questão tirada do Enem 2010
Como se preparar
Segundo Carrilho, o aluno não precisa se preocupar demais em decorar fórmulas. “Se ele não souber a fórmula da condução de calor, não tem problema”, diz ele. “Conteúdos mais específicos são muitas vezes fornecidos pelo próprio enunciado das questões”.
Mas é necessário ter uma boa noção do conteúdo explorado no Ensino Médio também: “Há coisas básicas que você deve dominar em cada área. Não dá para fazer a prova sem saber calcular velocidade média ou potência elétrica, por exemplo, porque parte-se do pressuposto de que o candidato sabe tudo isso. Em matemática, isso é o equivalente a operações fundamentais como equações e multiplicação de frações”, completa.
É necessário também que o candidato tenha um bom repertório cultural, esteja atento às notícias e seja capaz de usar seu conhecimento de exatas com fenômenos que nos rodeiam no dia a dia. “O Enem procura avaliar a capacidade do candidato em compreender fenômenos básicos, propor explicações e resolver problemas”, diz o professor.

Temas como a Rio+20, efeito estufa, novo código florestal e fontes alternativas de energia, por exemplo, merecem atenção. “Isso é típico do Enem, sempre cai”, afirma Carrilho. Com a aproximação das

Olimpíadas, também é bom dar uma estudada em questões que envolvam a física dos esportes.
Para o professor, o nível de dificuldade das questões de física é médio. “Elas não cobram detalhes ou exceções. A maior dificuldade que a prova apresenta é o tamanho dos enunciados e o fato de o candidato precisar correr contra o tempo, ficar cansado, perder o poder de concentração. É disso que os alunos reclamam, não da dificuldade das questões”, explica.
A dica dele para quem está começando a se preparar para o Enem? “Eu investiria meu tempo no estudo desses principais tópicos: energia, leis de Newton, circuitos elétricos, termofísica. E ficaria atento a reportagens sobre o que está acontecendo no setor ambiental”, diz.
O que é mais cobrado de Física no Enem? O que é mais cobrado de Física no Enem? Reviewed by Gilvan Fontanailles on setembro 07, 2013 Rating: 5

Nenhum comentário

Slider

[recent]

Anuncios!