A DINÂMICA DA CROSTA TERRESTRE: Minerais e rochas (Recursos minerais))


 1- Minerais e rochas
A crosta terrestre é constituída por muitos tipos diferentes de rochas e minerais. oxigênio, silício, alumínio, ferro, magnésio, cálcio, potássio e sódio são alguns dos principais componentes encontrados na litosfera. Os diferentes arranjos cristalinos e combinações químicas destes elementos produzem a diversidade de rochas e minerais. Existe um processo constante de transformação. A Terra tem 4,5 bilhões de anos, mas as rochas mais antigas apenas 3,9 bilhões de anos, pois as anteriores foram recicladas em novas rochas.


Os minerais podem ser entendidos como: “um elemento ou composto químico resultante, em geral, de processos inorgânicos, de composição química definida e, encontrado naturalmente na crosta terrestre”.

As rochas são o material que compõe a porção sólida da superfície terrestre, constituídas pela agregação de um ou mais minerais. São classificadas em ígneas, sedimentares e metamórficas, de acordo com o processo de formação.

a)   ROCHAS ÍGNEAS OU MAGMÁTICAS: São rochas que resultam do resfriamento de materiais primitivos no estado de fusão, ou seja, do magma.
Dependendo do local e das condições onde sofrem o resfriamento se subdividem em:

•  Intrusivas, plutônicas ou abissais- quando o resfriamento ocorre em camadas inferiores da crosta terrestre, resfriando lentamente e favorecendo o crescimento de cristais.
Podem originar grandes formações rochosas como: dioritos, granitos, sienitos, etc.
•  Extrusivas, efusivas ou vulcânicas- o resfriamento é rápido pois ocorre na
superfície terrestre, formando os edifícios vulcânicos ou estendendo-se por grandes áreas (derrames). Apresentam cristais pequenos, exemplificada pelo basalto, riolito, etc.

b)   ROCHAS SEDIMENTARES: São rochas resultantes da desintegração da crosta terrestre, sendo formadas por partículas de outros materiais, que sofrem a ação das águas, dos ventos e das variações de temperatura, agregando-se ou não aos restos de seres vivos. Acumulam em depósitos, formando as camadas sedimentares.

São subdivididas em:
•  Detríticas ou Clásticas - resultantes de sedimentos de outras rochas. Ex.: arenito, cascalho, argilito, etc.
•  Orgânicas - quando se compõem, sobretudo de restos de seres vivos, como o calcário, turfa, hulha, etc.
•  Químicas - quando se originaram de reações químicas, tais como o sal gema, a dolomita, as estalactites e os salitres.

c)   ROCHAS METAMÓRFICAS: As elevadas temperaturas e pressões a que são submetidas às rochas provocam alterações em sua estrutura, dando origem às rochas metamórficas. Assim, o arenito pode dar origem ao quartzito; o calcário ao mármore e o granito ao gnaisse.


2- Os recursos minerais
A sociedade de modo geral necessita muito dos bens minerais. Os bens minerais têm uma importância tão significativa que uma das formas de se dividir as fases de evolução da humanidade é em função dos tipos de minerais utilizados como: idades da pedra, do bronze, do ferro, etc.

Os minerais estão diretamente relacionados ao dia-dia da população, seja quanto as necessidades básicas do ser humano - alimentação, moradia e vestuário, ou para o desenvolvimento – máquinas, fontes de energia, entre outros.

Os minerais são extraídos da natureza, mais precisamente do subsolo. Após essa etapa, que recebe o nome de extrativismo mineral, os minérios seguem para as siderúrgicas onde são forjados ou beneficiados, para então serem transformados em bens de consumo, como carros, motos, jóias, eletrodomésticos e muitos outros, além de serem úteis na construção civil.

Os recursos minerais possuem composições físicas e químicas distintas, fato que os classifica em:

  Metálicos: Como ferro, alumínio, manganês, magnésio, cobre, mercúrio, chumbo, estanho, ouro, prata e urânio, que detêm em sua composição física e química elementos de metal, o que favorece a condução de eletricidade.

  Não-metálicos: Como cloreto de sódio, enxofre, fosfatos, nitratos, areia, argila, cascalho, amianto, água, petróleo e carvão mineral. Minerais desprovidos em sua composição física e química de elemento metálico.

De modo popular entre os minerais, existem aqueles de origem orgânica, como os minérios fósseis que possuem boa capacidade de combustão: gás natural, carvão mineral e o petróleo. Na verdade não são minerais e sim mineralóides, uma vez que é formado por processo orgânico.

Os recursos minerais servem de apoio para o desenvolvimento de um país. Os minérios não estão distribuídos de forma igual na superfície terrestre.
Países como o Japão, a Itália e os Tigres Asiáticos são paupérrimos desses recursos, enquanto nações como a África do Sul, Austrália, Brasil, o Canadá e os Estados Unidos foram muito beneficiados pelo acaso.

Fonte: IBGE, 1999; e Almananque Abril, 2002
A concentração da produção é particularmente elevada em alguns minerais: por exemplo, os cinco principais produtores de ferro reúnem 72% da produção mundial; o mesmo acontece com o ouro (70%), o níquel (70%) e a prata (65%). Os percentuais diminuem para o cobre (59%), o zinco (58%) e o chumbo (50%).

Mas deve-se levar em consideração que nem sempre, o país detentor do minério é o que mais se beneficia com seu uso econômico. Exemplificando esse caso, alguns países desprovidos de capital, tecnologia e indústrias de base, acabam por simplesmente fornecer matéria-prima aos países desenvolvidos que, a partir de então, buscam controlar essas reservas.

Os países subdesenvolvidos são detentores de uma grande quantidade das jazidas mundiais de minério. No entanto, esses produtos são adquiridos e controlados quase que em sua totalidade por companhias multinacionais e consumidos em países desenvolvidos. Desse modo, é fácil afirmar que os recursos minerais são causa de conflitos permanentes em países miseráveis, como em Serra Leoa, na África negra, que tem no diamante a razão de sua guerrilha longínqua.

Entre os minérios de grande importância para o mundo atual, podem ser citados:


A DINÂMICA DA CROSTA TERRESTRE: Minerais e rochas (Recursos minerais)) A DINÂMICA DA CROSTA TERRESTRE: Minerais e rochas (Recursos minerais)) Reviewed by Gilvan Fontanailles on outubro 26, 2012 Rating: 5

13 comentários

  1. Juliano Cunha: Habilidade em Prospecção e Venda na Internet | Corretor de Imóveis & Mineração.

    SE VOCÊ É O COMPRADOR OU O VENDEDOR:
    - Tenho uma rede de contatos e a colaboração de parceiros estratégicos em várias partes do mundo.
    - Através de um banco de dados de empresas em todo o mundo, sou capaz de atendê-lo com muitas conexões de negócios em diferentes áreas de operação.
    - Posso ajudá-lo a encontrar um parceiro comercial, serviço ou produto específico solicitado. Além disso, posso também ajudar você a vender ou comprar um determinado produto ou serviço.
    - Meu objetivo é encontrar compradores ou vendedores que tragam ganhos significativos para os negócios de meus clientes.
    - Ajudarei você a encontrar o melhor comprador ou vendedor, trabalhando com total transparência e honestidade.
    - Aceito parcerias que tenha o contato direto, sem intermediários.

    WhatsApp: +55 35 9.8429-9938

    WebSite: https://www.julianocunhaimoveis.com.br
    WebSite: https://www.jcbusiness.net
    WebSite: https://www.jcesmeraldas.com.br
    Facebook: https://www.facebook.com/jcmineracao
    Linkedin: https://www.linkedin.com/in/jcbusiness/

    ResponderExcluir

Slider

[recent]

Anuncios!